Enquanto a população atual de Porto Alegre, de 1.409.351 habitantes, aumentou 3,58% em dez anos (Fonte: IBGE), a frota de veículos cresceu, no mesmo período, 45,81%, passando de 485.437 para 707.834 veículos (Fonte: Detran/RS). Para qualificação da circulação, enfrentando a realidade de um carro a cada 2 habitantes, além das obras em andamento e as previstas no pacote para a Copa do Mundo, e antes da implantação do metrô e do Sistema BRT (Bus Rapid Transit), a prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), tem investido na renovação do transporte público, considerado, atualmente, um dos mais modernos do País.
“Nunca se renovaram tantos ônibus, táxis e lotações como agora”, afirma Ivo Hoerlle, técnico da EPTC, responsável pelo serviço de inspeção veicular. “Somente em 2011, no modal ônibus, já foram renovados cerca de 150 veículos, e outros 50 ainda estão previstos até o final do ano. Quanto aos lotações, já foram renovados este ano 120 veículos, 62 com elevadores para portadores de deficiência. E a frota de táxis, a maioria já com ar-condicionado e quatro portas, teve uma renovação de 730 veículos em 2011”, informa Hoerlle.
Os 403 lotações atendem cerca de 60 mil passageiros por dia em 29 linhas, com 3.600 viagens/dia. Este sistema será ampliado em 2012 para atender aos bairros Restinga e Belém Novo. Todos os lotações circulam com ar-condicionado, sendo já 62 com elevador para pessoas portadoras de deficiência física. Os veículos possuem motor eletrônico, com baixo índice de poluição, poltronas reclináveis, padrão rodoviário e cintos de segurança retráteis.Os corredores dos lotações estão mais largos, passando de 35cm para 70cm, proporcionando um maior conforto e segurança no deslocamento dos usuários. A vida útil de um lotação é de, no máximo, dez anos, com vistorias realizadas pela EPTC de 90 em 90 dias. A meta é mais 12 novos lotações, todos com elevador, até o final do ano,
.
Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC, afirma que a preocupação com a qualidade no transporte público é permanente: “Trabalhamos intensamente para garantir um melhor atendimento aos usuários, em renovação das frotas, investimentos tecnológicos, fiscalização e engenharia de tráfego. Além disto, estamos presentes nas comunidades para os ajustes necessários. Nosso objetivo é um serviço cada vez mais qualificado, sempre priorizando o transporte coletivo”. Existe um projeto de incluir 80 novos táxis até a Copa do Mundo: “Seria uma reposição de veículos (concessões) que já saíram da frota no decorrer dos anos, por motivos diversos. A idéia é que estes carros sejam adaptados para deficientes físicos”, acrescenta.
Os 1.658 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos. O serviço de transporte coletivo por ônibus opera com 372 linhas, 25 mil viagens/dia, e transporta cerca de 1 milhão de passageiros por dia. Dos 1.658 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo nível de poluentes. A frota de ônibus adaptada para portadores de deficiência é de 732 veículos, correspondendo a 44,15% da frota total de ônibus. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade; possibilitando 43 lugares sentados, em média.
Todos os novos táxis, quatro portas, bagageiro mais espaçoso, de uma frota de 3.920 veículos, idade média de 3 anos e 10 meses, possuem ar-condicionado (obrigação desde 2006). A exigência de vistoria varia entre 30 e 180 dias, de acordo com a idade do veículo. A vida útil do carro não pode passar de 15 anos.
“Nunca se renovaram tantos ônibus, táxis e lotações como agora”, afirma Ivo Hoerlle, técnico da EPTC, responsável pelo serviço de inspeção veicular. “Somente em 2011, no modal ônibus, já foram renovados cerca de 150 veículos, e outros 50 ainda estão previstos até o final do ano. Quanto aos lotações, já foram renovados este ano 120 veículos, 62 com elevadores para portadores de deficiência. E a frota de táxis, a maioria já com ar-condicionado e quatro portas, teve uma renovação de 730 veículos em 2011”, informa Hoerlle.
Os 403 lotações atendem cerca de 60 mil passageiros por dia em 29 linhas, com 3.600 viagens/dia. Este sistema será ampliado em 2012 para atender aos bairros Restinga e Belém Novo. Todos os lotações circulam com ar-condicionado, sendo já 62 com elevador para pessoas portadoras de deficiência física. Os veículos possuem motor eletrônico, com baixo índice de poluição, poltronas reclináveis, padrão rodoviário e cintos de segurança retráteis.Os corredores dos lotações estão mais largos, passando de 35cm para 70cm, proporcionando um maior conforto e segurança no deslocamento dos usuários. A vida útil de um lotação é de, no máximo, dez anos, com vistorias realizadas pela EPTC de 90 em 90 dias. A meta é mais 12 novos lotações, todos com elevador, até o final do ano,
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Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC, afirma que a preocupação com a qualidade no transporte público é permanente: “Trabalhamos intensamente para garantir um melhor atendimento aos usuários, em renovação das frotas, investimentos tecnológicos, fiscalização e engenharia de tráfego. Além disto, estamos presentes nas comunidades para os ajustes necessários. Nosso objetivo é um serviço cada vez mais qualificado, sempre priorizando o transporte coletivo”. Existe um projeto de incluir 80 novos táxis até a Copa do Mundo: “Seria uma reposição de veículos (concessões) que já saíram da frota no decorrer dos anos, por motivos diversos. A idéia é que estes carros sejam adaptados para deficientes físicos”, acrescenta.
Os 1.658 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos. O serviço de transporte coletivo por ônibus opera com 372 linhas, 25 mil viagens/dia, e transporta cerca de 1 milhão de passageiros por dia. Dos 1.658 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo nível de poluentes. A frota de ônibus adaptada para portadores de deficiência é de 732 veículos, correspondendo a 44,15% da frota total de ônibus. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade; possibilitando 43 lugares sentados, em média.
Todos os novos táxis, quatro portas, bagageiro mais espaçoso, de uma frota de 3.920 veículos, idade média de 3 anos e 10 meses, possuem ar-condicionado (obrigação desde 2006). A exigência de vistoria varia entre 30 e 180 dias, de acordo com a idade do veículo. A vida útil do carro não pode passar de 15 anos.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
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