Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Porto Alegre investe na renovação do transporte público

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Enquanto a população atual de Porto Alegre, de 1.409.351 habitantes, aumentou 3,58% em dez anos (Fonte: IBGE), a frota de veículos cresceu, no mesmo período, 45,81%, passando de 485.437 para 707.834 veículos (Fonte: Detran/RS). Para qualificação da circulação, enfrentando a realidade de um carro a cada 2 habitantes, além das obras em andamento e as previstas no pacote para a Copa do Mundo, e antes da implantação do metrô e do Sistema BRT (Bus Rapid Transit), a prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), tem investido na renovação do transporte público, considerado, atualmente, um dos mais modernos do País.
         
“Nunca se renovaram tantos ônibus, táxis e lotações como agora”, afirma Ivo Hoerlle, técnico da EPTC, responsável pelo serviço de inspeção veicular. “Somente em 2011, no modal ônibus, já foram renovados cerca de 150 veículos, e outros 50 ainda estão previstos até o final do ano. Quanto aos lotações, já foram renovados este ano 120 veículos, 62 com elevadores para portadores de deficiência. E a frota de táxis, a maioria já com ar-condicionado e quatro portas, teve uma renovação de 730 veículos em 2011”, informa Hoerlle.
           
Os 403 lotações atendem cerca de 60 mil passageiros por dia em 29 linhas, com 3.600 viagens/dia. Este sistema será ampliado em 2012 para atender aos bairros Restinga e Belém Novo. Todos os lotações circulam com ar-condicionado, sendo já 62 com elevador para pessoas portadoras de deficiência física. Os veículos possuem motor eletrônico, com baixo índice de poluição, poltronas reclináveis, padrão rodoviário e cintos de segurança retráteis.Os corredores dos lotações estão mais largos, passando de 35cm para 70cm, proporcionando um maior conforto e segurança no deslocamento dos usuários. A vida útil de um lotação é de, no máximo, dez anos, com vistorias realizadas pela EPTC de 90 em 90 dias. A meta é mais 12 novos lotações, todos com elevador, até o final do ano,
.
Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC, afirma que a preocupação com a qualidade no transporte público é permanente: “Trabalhamos intensamente para garantir um melhor atendimento aos usuários, em renovação das frotas, investimentos tecnológicos, fiscalização e engenharia de tráfego. Além disto, estamos presentes nas comunidades para os ajustes necessários. Nosso objetivo é um serviço cada vez mais qualificado, sempre priorizando o transporte coletivo”. Existe um projeto de incluir 80 novos táxis até a Copa do Mundo: “Seria uma reposição de veículos (concessões) que já saíram da frota no decorrer dos anos, por motivos diversos. A idéia é que estes carros sejam adaptados para deficientes físicos”, acrescenta.

Os 1.658 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos. O serviço de transporte coletivo por ônibus opera com 372 linhas, 25 mil viagens/dia, e transporta cerca de 1 milhão de passageiros por dia. Dos 1.658 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo nível de poluentes. A frota de ônibus adaptada para portadores de deficiência é de 732 veículos, correspondendo a 44,15% da frota total de ônibus. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade; possibilitando 43 lugares sentados, em média.                                             

Todos os novos táxis, quatro portas, bagageiro mais espaçoso, de uma frota de 3.920 veículos, idade média de 3 anos e 10 meses, possuem ar-condicionado (obrigação desde 2006). A exigência de vistoria varia entre 30 e 180 dias, de acordo com a idade do veículo. A vida útil do carro não pode passar de 15 anos.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960