O estudo irá avaliar o sistema de transporte e desenvolver políticas sustentáveis e de menor custo para as mais de 20 milhões de viagens diárias feitas em ônibus, trens, metrôs e carros. As pesquisas de campo do plano começaram na segunda-feira (29) nas rodovias estaduais.
De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, o estudo, financiado pelo Banco Mundial, funciona como um censo dos transportes, que informa o número de embarques e as origens e destinos dos deslocamentos, inclusive de veículos particulares. A partir do resultado, que será divulgado entre março e abril de 2012, o Estado e concessionárias como o Metrô Rio e a SuperVia terão novos subsídios para iniciar projetos de mobilidade urbana.
"A concorrência internacional já foi feita e três empresas importantes, que estão trabalhando em consórcio, ganharam. Agora, vamos fazer o maior número possível de entrevistas domiciliares. A pesquisa nos ajudará a atender às demandas. Convidamos o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) para participar do novo PDTU, assim como a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Secretaria Municipal de Transportes", afirmou Lopes.
A elaboração do PDTU inclui a revisão dos últimos estudos apresentados em 2005 e o zoneamento das áreas de trabalho, além da atualização de sua base de dados. Nesta fase, são avaliados os cenários de operação do setor: atualização de vias rodoviárias, análises de tarifas e levantamento, por GPS, da distribuição espacial e temporal da velocidade média de percurso nas principais avenidas. No fim da pesquisa, serão analisados os pontos de integração intermodal e a eficiência das integrações já em funcionamento.