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Mauá e Santo André estão agora com linhas de ônibus 24 horas

domingo, 3 de julho de 2011

Passageiros de ônibus moradores dos bairros Itapeva e Zaíra, em Mauá, ganharam opção de transporte coletivo durante a madrugada. A Prefeitura criou as chamadas Linhas Corujão, que irão atender toda a extensão das avenidas Castello Branco e Barão de Mauá. O preço da passagem é R$ 2,50, mesmo valor cobrado nas tarifas convencionais dos coletivos municipais.
Os ônibus das Linhas Corujão farão três partidas durante a madrugada, de hora em hora, da 1h às 3h, em todos os dias da semana. A Prefeitura ainda não tem estimativa de quantos passageiros utilizarão o serviço. No entanto, o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, acredita que haverá número suficiente de pessoas para que os coletivos saiam com todos os bancos preenchidos. Na avaliação da Prefeitura, o número de usuários tende a ser crescente conforme a população tomar conhecimento sobre o novo serviço.
Uma das linhas, a que chega ao Terminal Itapeva, será operada pela Viação Cidade de Mauá, enquanto a Leblon será a responsável pela linha do Jardim Zaíra.
"O objetivo da criação dessas linhas é captar o residual de demanda de pessoas que precisam utilizar o transporte público durante a madrugada de uma forma geral, como trabalhadores que têm jornada de trabalho estendida", explica o secretário.
Outro tipo de público que as linhas pretendem atender, principalmente nos feriados e fins de semana, são os frequentadores de bares e restaurantes no Centro. Moreira dos Santos avalia que o serviço pode contribuir para reduzir o número de acidentes automobilísticos ocorridos durante a madrugada.
"O pessoal que estiver em um bar no Centro e tomar uma cerveja não precisará pegar o carro ou pagar um táxi para voltar para casa." Na avaliação do secretário, a iniciativa é importante para alertar a população de que "o ônibus é o melhor meio de transporte".

O titular da Pasta explica que os dois bairros foram escolhidos por abrigarem grande concentração de moradores. Após avaliação do funcionamento do serviço, a administração estudará a necessidade de expansão do Corujão para outros bairros do município.
Para garantir a segurança dos passageiros durante a viagem, a Prefeitura diz ter feito contatos com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, de modo que as corporações tenham conhecimento da novidade.

Sto.André também tem itinerários noturnos

Além de Mauá, Santo André já disponibiliza ônibus durante as madrugadas. No município, cinco itinerários funcionam após o encerramento das atividades dos trajetos convencionais, por volta da 1h.
As linhas que fazem esse serviço são a I-02 (Cidade São Jorge/Jardim Ana Maria), I-04 (Jardim Las Vegas/Parque Capuava), T-15 (Hospital Mário Covas/Estação de Santo André), T-29 (Vila Suíça/Estação de Santo André - Via Condomínio Maracanã) e AL-115 (Represa/Estação de Santo André - Via Clube de Campo). Os ônibus partem de uma em uma hora, da 0h às 4h. Segundo a Prefeitura, aproximadamente 242 pessoas utilizam o serviço diariamente nas cinco linhas.

A Prefeitura de São Bernardo disponibiliza serviço noturno em duas faixas de horário, da 0h à 1h e das 4h às 5h. No primeiro horário, quando funcionam 14 linhas, a demanda diária é de 1.500 pessoas, enquanto no segundo, com 38 linhas, o movimento é de 6.000 passageiros por dia.
Em Diadema, apenas uma linha, a 11EP (Vila Paulina-Terminal Piraporinha) começa a operar antes das demais. A partida é às 3h50, e os ônibus deixam de circular à 0h50.
O serviço noturno não existe em São Caetano. As cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram se o transporte é realizado durante a madrugada.


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Em São Paulo, Corredor de ônibus terá velocidade padronizada em 60 km/h

sábado, 2 de julho de 2011

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade no Corredor Lapa - Paulista - Jabaquara, em São Paulo, em 60 km/h a partir da próxima segunda-feira. A mudança tem como principal objetivo proporcionar mais segurança aos que circulam pelos 21 quilômetros do trecho.

Entre as vias que terão a velocidade uniformizada estão as avenidas Doutor Arnaldo, Paulista, Bernardino de Campos, Professor Noé de Azevedo, Jabaquara, Engenheiro Armando de Arruda Perreira e Doutor Hugo Beolchi, além das ruas Heitor Penteado, Domingos de Morais e Vergueiro.

Segundo a CET, as mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Doutor Arnaldo, Paulista e Bernardino de Campos, em um total de 5,3 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 15,7 quilômetros restantes, a velocidade regulamentada já é de 60 km/h.

Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade no trecho da Rua Heitor Penteado, na altura da Rua Capote Valente, no sentido Lapa, onde, devido às características físicas da via, está instalada uma lombada eletrônica. Serão implantadas 155 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 12 faixas informativas para alertar os motoristas sobre a alteração.



Fonte: Agência Estado
 

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Em Curitiba, ônibus Ligeirão vai atender todos os eixos de Curitiba até 2013

O prefeito de Curitiba (PR), Luciano Ducci, afirmou nesta sexta-feira (1º), que o ônibus Ligeirão, com capacidade para 270 passageiros, vai atender todos os eixos da cidade até 2013. Atualmente o coletivo de 28 metros faz duas linhas, uma que liga o Alto Boqueirão ao centro, com somente quatro paradas, e a linha Pinheirinho-Linha Verde-Centro. Segundo Ducci, já foi lançada a licitação para o Ligeirão que deve atender o eixo norte-sul.

- Agora nós lançamos a licitação para um outro eixo, que é o norte-sul de Curitiba. Assim, ano que vem teremos mais um eixo e, em 2013, o eixo leste-oeste.

De acordo com o prefeito, o transporte público de Curitiba atende hoje a uma demanda de quase 2 milhões de passageiros por dia, por meio de uma rede de 2.000 ônibus. O Ligeirão que já está em circulação desde março deste ano passa pelos corredores dos coletivos e só para em alguns pontos.

- Ele reduz o tempo médio de viagem em praticamente 50%. Ele melhora bastante o tráfico. Se for de carro no horário de pico, ou com o ônibus, o usuário chega mais rápido de ônibus.

Ducci também garantiu que até o ano que vem serão implantados 30 ônibus elétricos na cidade, o que deve reduzir a emissão de poluentes e não faz barulho durante a circulação. Inicialmente, quatro linhas serão implantadas.

- Ele é com baterias, super silencioso. Quando ligado, sai em partida elétrica até 20 km/h e depois passa biocombustível [automaticamente]. Quando freia, ele recarrega as baterias. Ele traz melhoria para o meio ambiente e reduz a poluição em quase 90%.



Fonte: R7.com

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Prefeitura de São Paulo não vai cumprir a meta de construir 66 quilômetros de corredores de ônibus

A Prefeitura de São Paulo reconheceu ontem que não vai cumprir a meta de construir 66 quilômetros de corredores de ônibus até o fim da gestão, no fim do ano que vem. Serão concluídos apenas o corredor da Radial Leste (zona leste) e o da Avenida Luís Carlos Berrini (zona sul).

Os dois corredores juntos somam pouco mais de dez quilômetros. A primeira parte do corredor da Radial (que deve ser concluída bem no fim da gestão) terá 8 km de extensão entre o Terminal do Parque D. Pedro e a região do Aricanduva. Serão no total 12 paradas - três delas ao lado de estações de metrô: Pedro II, Belém e Tatuapé. O projeto prevê ampliação de 9,5 km na zona leste, mas ainda sem previsão. O corredor da Berrini terá cerca de 3 km.

O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, explica que a meta inicial foi abandonada para fazer investimentos em sistemas de transporte de alta capacidade. Alguns projetos, como o Expresso Tiradentes, deixaram de ser corredor de ônibus e se transformaram em metrô, sob responsabilidade do governo estadual.

"Demos uma solução de projeto muito maior do que a que proposta inicialmente. Em quilômetros de corredor, não serão feitos os previstos na meta, mas os projetos serão feitos com um prazo maior, mas para uma capacidade maior", informou o secretário, que ressaltou que a Prefeitura pretende investir R$ 2 bilhões em obras do Metrô.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Grande Recife: Empresa Itamaracá realiza mais um fórum com seus usuários


Visando melhorar o atendimento, a empresa Itamaracá de transportes realizou neste sábado mais um fórum de clientes, onde foram mostrados metas e problemas a serem enfrentados neste ano, este encontro teve a participação das comunidades atendidas, que também expuseram suas dificuldades em relação ao atendimento prestado.
Para hélio Brandão, este momento é muito valioso, pois esclarece aonde se precisa melhorar, bem também como ajustar o atendimento.
As cerca de 100 pessoas que participaram do Fórum, responderam a um questionário sobre atendimento, qualidade entre outros.


Fonte: Meu Transporte

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Prefeitura do Rio determina que ônibus terão que circular com velocidade máxima de 50 km/h

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Prefeitura determinou que os ônibus de transporte coletivo terão que circular no máximo a 50 km/h ou menos nos casos em que o limite de velocidade seja ainda menor. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (1º) do Diário Oficial do Município.

A medida inclui ônibus urbanos, micro-ônibus, fretados e veículos de transporte escolar e vale também para os corredores criados na avenida Nossa Senhora de Copacabana e na rua Barata Ribeiro. Segundo o secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, a medida foi tomada com base em estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

Em nota, ele afirma ainda que o estudo foi feito porque havia a percepção de que os ônibus estavam correndo demais em determinadas vias.

Ficam de fora do novo limite as vias de trânsito rápido, como as avenidas Brasil, das Nações Unidas, em Botafogo; o aterro do Flamengo, a a auto-estrada Lagoa Barra, o Elevado da Perimetral e o viaduto do Gasômetro, as linhas Amarela e Vermelha e os túneis Rebouças, Santa Bárbara e Zuzu Angel. 


Fonte: R7.com

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Empresa que venceu a licitação em Diadema começa a operar no fim do ano

A Transportadora Turística Benfica, com sede em São Caetano, foi homologada pela Prefeitura de Diadema e irá assumir 40% das linhas de ônibus municipais. A empresa venceu a licitação para terceirização da Empresa de Transporte Coletivo de Diadema e deve começar a operar em cinco meses.
Ontem, a Comissão de Licitações da administração do prefeito Mário Reali (PT) rejeitou recursos interpostos pela Viação Umuarama, no Paraná, e pela Rodoviária Metropolitana, de Pernambuco, perdedoras do certame, contestando o resultado da disputa. A Viação Cidade Sorriso, também do Paraná, não questionou a licitação.
A empresa de São Caetano ofereceu R$ 15,8 milhões para assumir as linhas pertencentes à ETCD e terá direito de explorar o serviço por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. O valor foi R$ 500 mil maior do que o oferecido pela Viação Umuarama. A Cidade Sorriso sugeriu R$ 13,7 milhões, enquanto a Metropolitana propôs R$ 12,7 milhões.
A dívida da ETCD, estimada em R$ 110 milhões, não será herdada pela Benfica. Reali confirmou ao Diário que o Poder Executivo já renegocia esse débito com credores, entre eles o INSS, que receberá os cerca de R$ 20 milhões de passivo parcelados em 15 anos.
A companhia pública foi fundada em 1987, pelo então prefeito Gilson Menezes (ex-PT, hoje PSB), para responder por parte das linhas do transporte público. A crise financeira começou a se agravar em 2001 devido a más administrações.
O restante das linhas hoje é operado pela Viação Imigrantes.


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Termina a greve do transporte coletivo em Foz do Iguaçu

O Sindicato dos Rodoviários de Foz do Iguaçu suspendeu a paralisação do transporte coletivo na tarde de sexta (1º), em função do entendimento no Tribunal Regional do Trabalho em Curitiba.

Segundo o sindicato, a principal reivindicação já havia sido atendida. Devido à sanção do projeto de lei, assinada pelo prefeito em exercício, Chico Brasileiro, que reforça a garantia da manutenção dos cobradores nos ônibus coletivos.

Brasileiro afirmou que não havia motivos para vetar o projeto, uma vez que a proposta não contraria nenhuma diretriz do novo sistema e teve aprovação unânime dos representantes do povo, que são os vereadores.

A lei do transporte já assegura o emprego dos cobradores, porém nessa fase de transição para o novo sistema, determinadas linhas tiveram que ser atendidas provisoriamente com alguns microônibus, tendo o motorista fazendo a função de cobrador. A lei reforça que a única exceção de ônibus sem cobrador serão as linhas denominadas de alimentadoras.

De acordo com o sindicato as reivindicações foram atendidas em partes e o dissídio salarial coletivo para acordar um reajuste salarial, que atenda as partes sindicato e empregador, ficou para o mês de outubro.

Entre as reivindicações, o sindicato pede aumento salarial, plano de saúde, redução na carga horária e outras.

Segundo o secretário geral do sindicato Antonio Nereu Claro da Silva está marcada para segunda-feira (4) uma assembleia.


Fonte: Click Foz

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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