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Em Curitiba, Usuários dos ônibus reclamam de lotação e tarifa alta
quarta-feira, 22 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 08:01 0 comentários
Marcadores: Paraná
Ciclistas sofrem com a falta de ciclovias em Goiânia
A morte de Walter Rodriges Pereira, atropelado no último sábado, por volta das 18 horas, na GO-020, próximo ao autódromo (perímetro urbano) – quando pedalava sua bicicleta – contribuiu mais uma vez para a negativa estatística. Walter estava com um grupo de ciclistas que transitava pelo acostamento sentido Bela Vista-Goiânia quando foi atingido por um Fiesta, conduzido por Iraides Cardoso Texeira. A versão dos ciclistas é contestada pela mulher, que não prestou socorro às vítimas, mas se apresentou no 8° DP em Goiânia. Segundo o grupo, eles pedalavam pelo acostamento, já a mulher alegou que eles estavam na pista.
Na ocorrência policial não foi registrado se a vítima utilizava os equipamentos de segurança exigidos desde 2000 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O artigo 105 estabelece a instalação de equipamentos obrigatórios como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.
A falta de fiscalização se destaca devido à não regulamentação municipal da Resolução nª 46, do Contran. Mas vale ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define leis para que haja compartilhamento das vias e, inclusive, aponta que a bicicleta tem a preferência. Todos os motoristas, inclusive os que escolheram essa atividade como profissão, como por exemplo, os motoristas de ônibus, devem estar atentos a estas leis e segui-las.
No entanto, a realidade é outra. Livres, sem qualquer tipo de fiscalização e ciclovias, os ciclistas se arriscam pelas ruas. Alguns trafegam pela contramão, fazem ultrapassagens à direita, passam pelo semáforo vermelho e pedalam em cima das calçadas – local destinado aos pedestres. O órgão municipal que deveria ser responsável pelas autuações é a Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), que no passado chegou a fiscalizar ciclistas que se aventuravam a pegar carona na traseira, pratica conhecida como “rabeirão”, nos ônibus de transporte coletivo. Agora nem isso mais é feito.
Fiscalização
O diretor de Fiscalização da AMT, Vicente Mendonça Júnior, diz que ainda não existe regulamentação em nível nacional dos dois artigos referentes aos equipamentos de segurança e a proibição de trânsito de bicicletas pelas calçadas. “Isso impede que a AMT atue de maneira fiscalizadora.” Ele assume que o ciclista que possui veículo não registrado com placa se sente impune e, por isso, continua a desrespeitar as leis de trânsito. “Maioria tem conhecimento do que é certo e errado.”
O vendedor Adriano José da Silva, 42 anos, utiliza a bicicleta como principal veículo há 20 anos. “Troquei o transporte coletivo e ganhei agilidade.” Mesmo com toda experiência no guidom, ele sofreu nos últimos cinco anos dois acidentes. “Fui atropelado por motocicletas.” Em um dos acidentes ficou desacordado por duas horas e levado ao Hugo. Mesmo satisfeito com a mobilidade que o veículo lhe proporciona, considera o transporte como de risco. “Pedalo 60 quilômetros por dia e percebo que tanto ciclistas e motoristas não respeitam o trânsito.”
Adriano disse que utiliza equipamentos de segurança antes de subir ao veículo de duas rodas. “Tenho capacete, luvas, olho de gato – farol dianteiro.”
Fonte: Jornal o Hoje
Postado por Meu Transporte às 08:01 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Goiás
Transporte coletivo de Muriaé vai receber 10 ônibus novos
Fonte: A Notícia
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Postado por Meu Transporte às 08:00 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Passagem de ônibus pode aumentar para R$ 2,20 em Teresina
Os usuários do transporte coletivo reclamam de que não houve melhorias no sistema. "Não houve integração nas linhas, não houve melhorias nada paradas, não houve nada que beneficiasse o usuário e que justificasse esse aumento abusivo", ressalta Raimundo Mendes da Rocha, presidente da Federação das Associações dos Moradores do Piauí (Famepi).
Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: Piauí
Rodoviária Novo Rio deve receber 22 mil pessoas entre quarta e sexta-feira
terça-feira, 21 de junho de 2011
Está programada a partida de 490 ônibus, sendo 280 extras, para os três dias.
A expectativa da empresa 1001 é a de que 30 mil pessoas viagem de ônibus para região dos Lagos, juntando os passageiros que saem do Rio de Janeiro (da Rodoviária Novo Rio), de Niterói, e de outros pontos da região metropolitana.
De Niterói, outras oito mil pessoas devem seguir para o litoral. Do Terminal Rodoviário Roberto Silveira estão programadas 72 partidas, sendo 38 extras.
Já no Terminal João Goulart, a empresa está programando ônibus com saídas a cada 10 minutos para Saquarema e Araruama. A empresa estima que mais de 30 mil pessoas viagem de ônibus do Rio de Janeiro e região metropolitana para as cidades da Costa do Sol.
Viagens para norte do estado e Nova Friburgo
O norte do estado também é uma região muito procurada para o feriado. Para Campos e Itaperuna, estão programadas 250 partidas, sendo 147 extras. Para Nova Friburgo, na região serrana, a previsão é de 110 partidas durante todo o feriado.
Ainda há passagens disponíveis para venda e a empresa irá colocar novas saídas, além das já previstas, dependendo da fluidez do trânsito e da demanda de passageiros.
Os bilhetes podem ser comprados em seis parcelas sem juros nas rodoviárias, pelo telefone (0xx21) 4004-5001, ou pelo site www.autoviacao1001.com.br.
Quem optar por comprar pela internet, pode retirar as passagens nos terminais de autoatendimento localizados na SalaNET, no 2º piso da Rodoviária Novo Rio.
Postado por Meu Transporte às 22:34 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em BH, Projetos para desafogar Vetor Sul só saem do papel daqui a 10 anos
O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória, ressalta que há 40 anos não são feitas obras de grande porte para desafogar o trânsito no Vetor Sul. O bairro que representa é um dos mais afetados e os moradores convivem com o tráfego à beira do colapso. A topografia acidentada e o alto valor dos imóveis também inviabilizam as intervenções e possíveis desapropriações necessárias. Diante de tantos entraves, a BHTrans abriu licitação, em maio de 2010, para contratar o Estudo de Desenvolvimento de Transporte do Eixo Sul. A primeira parte da análise feita pela Planum Planejamento e Consultoria Urbana Ltda, que recebeu R$ 402,2 mil pelo serviço, foi concluída e entregue há três semanas.
A BHTrans promete anunciar, até setembro, a alternativa mais viável, escolhida entre as 11 analisadas para o Eixo Sul. O presidente da empresa que gerencia o trânsito da capital, Ramon Victor Cesar, ressalta que não há recurso assegurado, nem previsão de quando o projeto deverá sair do papel. “Não é para a Copa’2014. Está dentro do plano de governo municipal, já pensando a cidade a longo prazo.” Na segunda fase da consultoria serão feitos levantamentos dos custos de cada uma das rotas e a simulação de desempenhos das propostas de transporte e impactos ambientais causados por eles na cidade até 2020, de acordo com o assessor de Relações Metropolitanas e Metrô da BHTrans, Tomás Alexandre Ahouagi.
Segundo ele, a alternativa mais viável será definida por pontuação baseada em multicritérios, com peso variando de 2 a 5. “O estudo é exploratório e indicativo para um futuro projeto de transporte coletivo no Eixo Sul. São levados em conta a tecnologia, a adequação urbanística e ambiental, o desempenho e o fator econômico, ou seja, o custo de implantação.” O que mais pesa na avaliação é a tecnologia adequada para a topografia do Vetor Sul. O assessor da BHTrans destaca que o sistema escolhido precisará romper as rampas íngremes que há no trajeto. “Além do desempenho, será observado o impacto na cidade com as emissões de ruídos e vibrações. O Eixo Sul é o mais motorizado de BH e com alta densidade populacional. Ao contrário de outros corredores, nos quais foi preciso desocupar àreas para fazer obras viárias, como as avenidas Antônio Carlos e Pedro I, a desapropriação na Região Sul é bem mais difícil”, afirmou.
O engenheiro civil Silvestre Andrade, mestre em transportes e trânsito e consultor na área, ressalta que o Vetor Sul, embora seja um dos mais importantes de BH, é o único ainda não contemplado com análise de viabilidade de intervenções para aliviar o trânsito. “Não há um estudo abrangente para a Nossa Senhora do Carmo, enquanto outros corredores têm obras programadas ou em curso.”
Postado por Meu Transporte às 18:17 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Grande Curitiba perde mais passageiros por quilômetro
O IPK é importante porque influi diretamente no preço da passagem. Quanto menor o índice, mais cara é a tarifa. Autor de um trabalho sobre o tema, o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) Sandro Silva lembra que em Curitiba a queda no IPK é registrada há quase duas décadas. “Entre 1994 e 2001, a quilometragem aumentou 58%. No mesmo período, houve um crescimento de apenas 2% no números de usuários. O IPK caiu e a passagem aumentou”, diz.
Postado por Meu Transporte às 17:55 0 comentários
Marcadores: Paraná
Primeiros novos ônibus chegam a Manaus em julho, onde 850 serão comuns, 166 biarticulados e 78 serão microônibus
Postado por Meu Transporte às 17:37 0 comentários
Marcadores: Amazonas
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