Para os usuários, o sistema de transporte de Curitiba é caro e não oferece qualidade, principalmente quando a tarifa é levada em consideração. De acordo com um levantamento da Paraná Pesquisas, feito com exclusividade para a Gazeta do Povo, em janeiro deste ano, 77% das 510 pessoas ouvidas disseram considerar R$ 2,50 uma tarifa muito alta diante da qualidade oferecida pelo sistema.
Apesar de ser o transporte mais utilizado pelos entrevistados (58,2% usam o ônibus) e ser considerado ótimo e bom por 53% deles, metade das pessoas ouvidas apontaram a lotação como o maior problema do transporte coletivo da capital. O preço da passagem apareceu em terceiro lugar, com 18%. Em segundo, com 38%, ficou a demora entre os ônibus. Questionados sobre o que os levaria a utilizar o transporte público, 14,3% responderam que os ônibus menos lotados e 10,4% uma tarifa mais barata.
Para André Caon, coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana de Curitiba, o resultado do levantamento mostra os motivos que levam Curitiba a perder passageiros. “Está implícito, as demandas dos usuários não estão sendo atendidas. Hoje é muito mais caro andar de ônibus do que de automóvel. É preciso alterar o foco das políticas públicas de transporte, que priorizam o transporte individual em detrimento do transporte coletivo”, afirma.
Fonte: Gazeta do Povo
0 comentários:
Postar um comentário