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Leilão do trem-bala deve ficar para julho

quinta-feira, 31 de março de 2011

O governo deverá adiar de abril para julho o leilão de concessão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) orçada em mais de 30 bilhões de reais, disse à Reuters uma fonte do governo nesta quarta-feira.

Segundo a fonte, que pediu anonimato, a decisão final sobre a data do leilão será tomada após reunião da presidente Dilma Rousseff com representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde a semana passada vêm acontecendo reuniões em Brasília entre a pasta dos Transportes, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e BNDES para analisar o pedido dos investidores -entre eles os espanhóis da Talgo- de adiar o leilão.
As empresas querem mais tempo para analisar o projeto e formar os consórcios que entrarão na disputa.

Segundo essa mesma fonte no governo, os pedidos, feitos por diferentes empresas, vão de dois a seis meses de adiamento. "Mas avaliamos que o melhor seria adiar por 90 dias, por isso deve ser em julho", disse a fonte.

Se confirmado, esse será o segundo adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV). Inicialmente, a licitação ocorreria no dia 16 de dezembro passado, mas foi remarcado para 29 de abril, sendo que a entrega dos envelopes com as propostas ocorreria no dia 11 de abril. A entrega das propostas também deverá ficar para julho.

O projeto, de 500 quilômetros de extensão, prevê a interligação dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) e é uma das obras importantes de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.



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População não aprova retirada de cobradores no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande

Com o intuito de aumentar a segurança do sistema de Transporte Coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) firmou uma parceria com o Sindicato dos Motoristas, por meio do qual os cobradores serão retirados dos ônibus. No entanto, a iniciativa – ainda em teste – já tem causado transtornos para a população. 

De acordo com o diretor de transportes da SMTU, Gabriel Müller, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, assim como pelo intermunicipal, solicitaram autorização para retirada dos cobradores em linhas de baixa demanda, aos domingos, como uma forma de teste. Entretanto, o teste já foi estendido para todos os dias da semana – ainda nas linhas de baixa. “As reclamações são pontuais, são ônibus que carregam 200 ou 300 pessoas por dia, não gera tumulto”.

Contudo, a fisioterapeuta Giani Morais – que utiliza o transporte coletivo diariamente – informou que o congestionamento em horário de pico está extrapolado e muitos passageiros estão reclamando. “O motorista tem que receber, dar o troco, liberar a catraca, cuidar das portas quando os passageiros entram e saem. Antes era o cobrador que cuidava das portas, principalmente quando eram idosos. Isso está causando muito congestionamento”.

Mas de acordo com Müller, a mudança total não será imediata e dependerá da adaptação dos passageiros. “A mudança deve ocorrer em 13 meses, podendo se estender ainda mais, pois a retirada total dos cobradores depende de uma análise cautelosa e principalmente dos munícipes. Para a mudança total, precisamos de 100% de bilhetagem, tirar o dinheiro de circulação e oficializar o sistema eletrônico. Não sabemos se vamos acompanhar os 13 meses, os munícipes serão os sensores”. 

Porém, para o estudante Heitor Rafael Cáceres, quando o sistema de cartão começou a ser implantado já era visto que isso iria acontecer. “Nós já sabíamos, mas é muito ruim e está todo mundo reclamando. Esses dias um senhor chegou com R$ 50 e o motorista levou um tempão para conseguir arrumar o troco, congestionou tudo. Quem sofre somos nós e os motoristas. E quando implantarem o sistema eletrônico? Vai ser horrível para quem anda de ônibus esporadicamente, terá que comprar um cartão para andar uma vez e muitas vezes nem tem dinheiro para isso”.

Quanto a esse fato, Müller garantiu que já está sendo implantado o “Cartão Tem”, um cartão provisório onde o passageiro compra cinco passagens, as usa, e quando acaba já fica no sistema para reciclagem. “Campo Grande já tem esse sistema, Goiânia também e está dando certo, mas para isso precisa de 100% de bilhetagem”.  

Emprego – De acordo com o diretor de transportes nenhum cobrador ficará sem emprego. “Eles estão sendo treinados para retornar como motoristas e dessa forma não perderem a receita. Mesmo porque, com a Copa do Mundo a demanda será muito maior e o número de motoristas será insuficiente”. 


Fonte: VG Notícias

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Transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo

Uma pesquisa mostra que o transporte coletivo - metrô, ônibus e trem - no Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo.
Um transtorno para passageiros, que sofrem com a falta de infraestrutura e o trânsito na cidade.



Video: eBand

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Tarifa de transporte coletivo pode sofrer reajuste em Boa Vista

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) recebeu da empresa responsável pelo transporte coletivo de ônibus em Boa Vista uma solicitação de reajuste na tarifa, que hoje custa R$ 2, justificado pelo aumento no valor do combustível e outros itens. O reajuste previsto na planilha seria de R$ 2,25.

Caso seja decidido pelo reajuste, os táxis-lotação também devem acompanhar o aumento. A Emhur informou que analisa a solicitação e vai organizar uma reunião com o Conselho Municipal de Transportes para discutir sobre o assunto e outras melhorias para o transporte coletivo.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Roraima, Jurandir Pereira de Lucena, disse que convocou uma discussão para consultar a classe sobre um possível aumento imediato da passagem, que hoje sai a R$ 2,50. Com base na divergência de opiniões, ele disse que será aberta uma votação na qual serão analisadas quatro propostas: o aumento imediato para R$ 2,75 ou para R$ 3, depois que os ônibus reajustarem seus valores ou ainda nenhum aumento.

“Abriremos a urna no sábado e o que for mais votado será levado para a Emhur como proposta para a classe”, disse. Edilson Almeida, presidente da Cooperativa dos Táxis-lotação, é contra a formulação de uma proposta de aumento no momento. Ele diz que caso os ônibus venham a aumentar as tarifas, a proposta deve se basear em manter a diferença de R$ 0,50 a mais para os lotações. Segundo ele, uma proposta de aumento agora será precipitada, uma vez que cabe à Emhur deliberar sobre a questão. (PF)

Fonte: Portal Amazônia

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Trens e VLT devem usar mesmo trilho em Joinville

Para o engenheiro eletricista, Luiz Antônio Negri, a implantação do metrô de superfície na região de Jaraguá é viável. “Os trilhos já existem. Será necessário uma central de controle, assim como funciona nas centrais de controle de aeroportos, para estes trens terem um horário para usar o mesmo trilho – tanto o trem de carga como o VLT”, acredita Negri.

De acordo com a assessoria de imprensa da América Latina Logística (ALL), concessionária do transporte ferroviário do Sul do País, existe uma cláusula no contrato de concessão a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que a malha ferroviária utilizada por trens de cargas também pode ser usada para veículos de passageiros.

A comissão técnica de implantação do novo sistema de transporte terá de apresentar um projeto para a ANTT, com os horários desejados para a circulação do metrô de superfície e quantos vagões terá o veículo. Após a aprovação do órgão nacional, a ALL e a empresa que ficará responsável pelo serviço na região de Jaraguá do Sul, terão de entrar em acordo sobre o uso dos trilhos. O controle da malha ferroviária continua com a ALL.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está construindo a linha férrea do contorno entre Joinville e São Francisco do Sul, para desafogar os congestionamentos causados pelos trens nas regiões centrais destas duas cidades. A obra atrasou por causa das chuvas e, a princípio, deve ser finalizada em 2012.

Na parte do desvio da ferrovia em Jaraguá do Sul e Guaramirim, a obra não começou. De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, o processo licitatório está passando por novas reformulações e não tem previsão para sair.

Fonte: A Notícia


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Japeri terá nova linha de ônibus para o centro do Rio de Janeiro

Os moradores do município de Japeri, na Baixada Fluminense, contarão agora com uma nova linha de ônibus direto para o centro do Rio de Janeiro. A partir da próxima segunda-feira (4) começará a circular a linha Japeri-Castelo, da empresa Normandy. A iniciativa é fruto de solicitação do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos e do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias.

A linha terá duas saídas de Japeri e duas do Centro do Rio, pela manhã e à tarde. O ônibus sairá às 5h de Japeri e retornará do Castelo às 7h. À tarde a saída será às 14h do município da Baixada, com retorno às 16h50 do Centro do Rio. A passagem custará R$ 7,50 no preço normal, mas vai aceitar o bilhete único (R$4,40).

De acordo com o vice-prefeito terá no início apenas estes dois horários, o que já beneficia muitos passageiros. Segundo a direção da Normandy, poderão ser acrescentados novos horários de acordo com a demanda.

- Já temos uma linha, da empresa Blanco, que sai de Engenheiro Pedreira, mas era uma solicitação antiga daqueles moradores. A empresa Normandy prometeu manter a linha que sai de Paracambi às 5h15, e passa no centro do distrito de Japeri às 5h45, em direção ao centro do Rio de Janeiro.

O ônibus Japeri-Castelo partirá da rua Leni Ferreira, no centro do distrito, passando pela RJ 125, rodovia Presidente Dutra, avenidas Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas e Rio Branco, rua Araujo Porto Alegre, Presidente Antônio Carlos e ponto final na avenida Nilo Peçanha.

Na volta o ônibus sairá da avenida Nilo Peçanha e passará pelas avenidas Graça Aranha, Almirante Barroso, Primeiro de Março, Presidente Vargas, ruas Bento Ribeiro e Rivadávia Correia, avenidas Presidente Rodrigues Alves, Brasil, rodovia Presidente Dutra, RJ 125 e centro do distrito de Japeri.



Fonte: R7.com

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Motoristas negociam reajuste salarial com empresas de ônibus em Goiânia

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sindtransporte) e das empresas de ônibus (Setransp) estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) na Superintendência Regional do Trabalho para discutir o reajuste no salário dos motoristas do transporte coletivo de Goiânia.

Atualmente eles recebem R$ 1126, e apresentaram proposta para aumentar em 8% o ganho real da gratificação mensal, além de 6,36% de aumento, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, aumento para R$ 260 no valor do ticket alimentação, R$ 109 em uma gratificação suplementar, manutenção do anuênio e melhoria nas condições de trabalho.

O Chefe de Relações da Superintendência Regional do Trabalho, Paulo Gama, que intermediou as negociações, disse que o acordo ainda não foi fechado. “Nenhuma das Comissões aqui tem autorização pra já fechar o que foi discutido aqui, então elas vão levar uma proposta, que foi apresentada pela própria Superintendência de um reajuste linear de 8% em todos os itens da remuneração dos trabalhadores, e aí eles vão complementar com mais algumas alterações que eles pretendem fazer”, explicou Paulo.

O presidente do Setransp, Décio Caetano, reforçou que pretende antecipar o resultado da proposta do sindicato patronal, para encaminhar aos trabalhadores e evitar que ocorram paralisações do transporte coletivo em Goiânia.

“Nos comprometemos a fazer uma reunião, uma assembléia das empresas operadoras do Setransp amanhã (quinta-feira) pra poder estar avaliando essa proposta, e se possível dar um retorno aos motoristas, aos sindicatos, que tem uma assembléia marcada pro próximo domingo, pra gente avançar nessa proposta e evitar qualquer tipo de transtorno pra população”, comentou.

Sindtransporte aprova proposta

O presidente do Sindtransporte, Alberto Magno, ficou satisfeito com alguns elementos da proposta, principalmente a manutenção do anuênio. “Tirou-se aqui hoje uma proposta que vem do mediador do Ministério do Trabalho, que seria 8% linear nos três itens, e continua o anuênio como está, que seria a grande vantagem hoje, que é o não congelamento do anuênio”, avaliou.

No próximo domingo às 08h30 ocorrerá uma assembleia dos motoristas para avaliar a proposta encaminhada pela Superintendência do Trabalho e Emprego. Segundo Alberto Magno, diante do saldo da reunião desta quarta, não há necessidade dos motoristas fazerem greve. “Se não aprovada em Assembleia, será discutido o rumo do movimento, mas enquanto não fechar as negociações, as possibilidades de negociar, não há motivo para isso”, disse.



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Prefeito de Curitiba destaca melhorias para motoristas e cobradores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os 97 novos ônibus entregues pelo prefeito Luciano Ducci, no dia do aniversário da cidade, 29 de março, vão melhorar não apenas a vida para os usuários do transporte coletivo da capital. Os trabalhadores do setor, motoristas e cobradores, também terão mais conforto para trabalhar. O prefeito destacou a importância dos servidores para o bom funcionamento do transporte coletivo da cidade.

"São ônibus modernos, confortáveis e mais ecológicos. Tenho certeza que nossos motoristas estão bem capacitados e com os novos ônibus terão mais conforto para trabalhar. Os funcionários realizam um trabalho vital, pois transportam as famílias curitibanas pela cidade", disse o prefeito Luciano Ducci, que fez questão de tirar uma foto com todos os motoristas que participaram da entrega dos novos veículos.

Até julho a cidade vai ganhar 544 ônibus zero quilômetro. Isso representa quase 29% dos 1.915 veículos da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Os novos ônibus têm uma melhor visibilidade que os antigos, pois possuem uma maior parte envidraçada na frente. Os veículos também são equipados com ventilador e exaustor, para manter a temperatura interna agradável, mesmo nos dias frios e quentes.

Para o motorista Hamilton da Silva dos Santos, os novos ônibus são um grande investimento para a cidade. "Vai melhorar bastante o nosso trabalho com esses novos ônibus. Também vai ficar melhor para os usuários. Os carros são bonitos e bem confortáveis. Esse novo Ligeirão vai transportar mais pessoas, será bom para os horários de pico", contou o motorista.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, também destaca a utilização de combustíveis mais ecológicos nos veículos. "Estamos avançando com novos veículos e com a utilização do biocombustível. O Ligeirão fará viagens mais rápidas, pois irá parar menos durante o trajeto", definiu.

Ao todo são 12.266 funcionários que trabalham na Rede Integrada de Transporte (RIT). Destes, 6.710 são motoristas e 5.556 cobradores.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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