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Em Cuiabá, Monotrilho é a 3ª opção de transporte urbano para 2014

quinta-feira, 17 de março de 2011

O monotrilho é a terceira opção entre modais que a classe empresarial paulista apresenta ao Governo de Mato Grosso, visando à adequar o serviço de transporte coletivo de Cuiabá, que irá sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

A nova opção foi apresentada na manhã desta quarta-feira (16) pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), e pelos representantes das empresas CR Almeida e Brascomi, respectivamente, Nicomedes Mafra Neto e Osmar Ferreira, diretor de Negócios evice-presidente de Relações Corporativas, ao governador Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com o deputado Riva, a apresentação de mais um modal fortalece as opções que o Executivo terá para escolher as melhores tecnologias. “Mato Grosso tem que exaurir toda e qualquer possibilidade, pois não podemos fechar no BRT ou VLT sem ouvir, por exemplo, essa opção do monotrilho, que, aliás, é a melhor. Desde o início, coloquei isso, mas não tivemos a possibilidade de discutir com técnicos sobre a viabilidade”, disse Riva.

Sobre a oferta do modal para a Capital, Riva disse que o governador ouviu as ponderações dos empresários e a Assembleia teve a oportunidade de conhecer a proposta.  “Eles [empresários] ainda vão apresentar as propostas de viabilidade e custo/benefício ao Governo”, observou.

Enquanto não se define o modal a ser implantado, o deputado Riva defende que todo e qualquer modelo tem que ser viável e estar pronto para a Copa. “O nosso grande gargalo é o transporte e, para a gente sanar isso, tem que ser um modelo que chegue até lá totalmente pronto”, disse.

O monotrilho passa por cima dos cruzamentos e viadutos, não interferindo no trânsito, que já é bastante complicado, na opinião de Osmar Ferreira, diretor da Brascomi. “Fizemos uma apresentação para o governador sobre o sistema de transporte de passageiros que se encaixa dentro das necessidades de Cuiabá, tanto no que se refere ao transporte de passageiro quanto ao alívio que trará ao trânsito, pois não interfere nas vias existentes”, explicou.

Monotrilho
Conhecido como ‘monorail’, o monotrilho é um sistema de metrô suspenso, que faz sucesso em vários países. Nos parques da Disney, nos Estados Unidos, eles são usados para encurtar a distância que separa os visitantes das atrações. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus também é atração, pois se aprecia, do alto, o percurso da paisagem.

As duas opções anteriormente apresentadas e ainda em discussão são o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT), ou ônibus de via rápida.

Em termos comparativos, o VLT é como se fosse um "metrô" de superfície e BRT, uma espécie de ônibus com capacidade maior que os atuais. O monotrilho corre sobre uma plataforma suspensa.


Fonte: Midia News

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No Rio, Detro tira de circulação 56 ônibus da frota intermunicipal

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) tiraram de circulação na manhã desta quarta-feira 56 ônibus intermunicipais da frota regular durante fiscalização realizada em diversos terminais rodoviários de todo o estado. O mau estado de conservação dos veículos foi a principal causa para a penalidade. No total, foram aplicadas 72 multas em 25 empresas, com valores que variam aproximadamente entre R$ 700 e R$ 1800.

Entre as empresas infracionadas a que apresentou maior número de irregularidades foi a Viação 1001, que teve veículos flagrados com problemas nos terminais de Macaé, Campos e Itaperuna, no Norte Fluminense; Cabo Frio, na Região dos Lagos; Nova Friburgo, na Região Serrana; e João Goulart, em Niterói, na Região Metropolitana do Estado. Somente esta empresa recebeu 18 multas e teve 13 ônibus recolhidos.

Foram também penalizadas as empreas Trans1000, Caravelle, Reginas, Tinguá, Trel, Nossa Senhora do Amparo, Rio Minho, Nilopolitana, Brasil, São Cristóvão, São João Batista, Viação Falcão, Viação Penedo, Natividade, Costa Verde, Colitur, Galo Branco, Estrela, Rio Ita, Rio Minho, Fagundes e Mauá.

Entre as irregularidades anotadas pelos 42 fiscais do Detro que participaram da operação estavam vidros trincados, pneus lisos, alteração de características (quando o banco do trocador é substituído pelo de passageiros), iluminação deficiente, faróis e lanternas quebrados e/ou queimados, além de problemas com documentação e atraso no cumprimento do quadro de horários.

"A vigilância tem que ser constante, pois, apesar dos empresários estarem cientes de que têm obrigações a cumprir junto à população, no sentido de garantir um transporte confortável e seguro, parece que, não raro, eles 'esquecem' deste dever", afirmou Rogério Onofre, presidente do Detro.

Fonte: O Dia Online

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Em São Paulo, SMS denúncia ajuda a garantir a segurança na CPTM

Os usuários da CPTM podem fazer denúncias relacionadas à segurança em trens e estações diretamente pelo telefone celular. O serviço SMS-Denúncia recebe torpedos pelo número 7150-4949.

Para maior eficiência na resposta da segurança, a CPTM orienta seus usuários a não esquecerem de teclar os seguintes dados na mensagem SMS: o tipo de infração cometida, características do autor, vagão [número ou posição 1º, 2º etc], número da linha, sentido do deslocamento do trem e próxima estação de parada.

Esse serviço se consolidou como um importante auxílio dos cidadãos à segurança no sistema da CPTM, especialmente no combate ao comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo e outras infrações e delitos. O Serviço de Atendimento ao Usuário [SAU] também pode ser acionado pelos usuários, por meio do Disque-Denúncia: 0800 055 0121.

O SMS-Denúncia funciona 24 horas por dia e o SAU, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Ambos os serviços garantem o anonimato de quem denuncia.

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Fonte: CPTM

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Trensurb disponibiliza mais viagens nos horários de pico

A Trensurb passou a disponibilizar um trem a mais nas manhãs dos dias úteis, no sentido São Leopoldo – Mercado. A medida visa a proporcionar um número maior de viagens com intervalo mínimo de quatro minutos, melhor atendendo à intensa demanda no referido sentido, no horário de pico matutino.
Desde segunda-feira, 14, a Trensurb passou a disponibilizar um trem a mais nas manhãs dos dias úteis, no sentido São Leopoldo – Mercado. A medida visa a proporcionar um número maior de viagens com intervalo mínimo de quatro minutos, melhor atendendo à intensa demanda no referido sentido, no horário de pico matutino.
Passando de 19 para 20 trens ativos no horário, o período durante o qual o intervalo entre as partidas da Estação São Leopoldo é de quatro minutos, que hoje vai das 6h51min às 7h15min, passa a ser das 6h44min às 7h28min. Isso significa mais cinco viagens com intervalo mínimo do que atualmente. Em uma hora, são 1080 lugares disponíveis a mais. A capacidade de 15.120 passageiros por hora passa para 16.200 passageiros por hora, um acréscimo de 7,1% em relação ao número de lugares oferecidos no momento.
Para quem embarca no trem na Estação Mathias Velho, por exemplo – uma das mais movimentadas no início da manhã –, os trens com destino a Porto Alegre passam de quatro em quatro minutos entre as 7h04min e as 7h48min. Na Estação Niterói/UniRitter, as viagens à capital têm intervalo de quatro minutos das 7h11min às 7h55min.
Confira abaixo a nova grade horária para os dias úteis, que entra em vigor no dia 14:
PARTIDAS DA ESTAÇÃO MERCADO

Faixa horária - Intervalo (entre trens)
Das 5h06min às 5h34min - 14
Das 5h34min às 6h04min - 15
Das 6h04min às 6h18min - 14
Das 6h18min às 6h30min - 12
Das 6h30min às 6h47min - 9
Das 6h47min às 7h08min - 7
Das 7h08min às 7h14min - 6
Das 7h14min às 7h34min - 5
Das 7h34min às 8h21min - 8
Das 8h21min às 16h51min - 10
Das 16h51min às 17h07min - 8
Das 17h07min às 17h13min - 6
Das 17h13min às 18h03min - 5
Das 18h03min às 18h23min - 4
Das 18h23min às 18h43min - 5
Das 18h43min às 19h39min - 8
Das 19h39min às 19h48min - 9
Das 19h48min às 20h18min - 10
Das 20h18min às 20h30min - 12
Das 20h30min às 22h01min - 13
Das 22h01min às 23h01min - 10
Das 23h01min às 23h25min - 12

PARTIDAS DA ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO

Faixa horária - Intervalo (entre trens)
Das 5h01min às 5h16min - 15
Das 5h16min às 6h06min - 10
Das 6h06min às 6h22min - 8
Das 6h22min às 6h29min - 7
Das 6h29min às 6h44min - 5
Das 6h44min às 7h28min - 4
Das 7h28min às 8h08min - 5
Das 8h08min às 8h14min - 6
Das 8h14min às 8h22min - 8
Das 8h22min as 8h31min - 9
Das 8h31min às 17h01min - 10
Das 17h01min às 17h41min - 8
Das 17h41min às 17h47min - 6
Das 17h47min às 17h57min - 5
Das 17h57min às 18h25min - 7
Das 18h25min às 18h49min - 8
Das 18h49min às 20h19min - 10
Das 20h19min às 20h31min - 12
Das 20h31min às 21h49min - 13
Das 21h49min às 22h00min - 11
Das 22h00min às 23h00min - 10
Das 23h00min às 23h12min - 12
Das 23h12min às 23h25min - 13


Fonte: Trensurb

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São Paulo: "Poesia na CPTM" exibe poemas de Vinícius de Moraes na estação Jundiaí

Foto: Eduardo GJF
O projeto "Poesia na CPTM" chega à estação Jundiaí, na próxima quinta-feira [17], permitindo aos usuários contemplar poemas de Vinícius de Moraes, expoente da literatura e música brasileira, fixados em vários pontos da estação, que pertence à Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí].

O público poderá embarcar na leitura dos poemas Soneto da Fidelidade, Soneto de Amor Total, Allegro, A Rosa de Hiroshima e Poética que estarão expostos nas paredes da estação, impressos em lonas suspensas por cabos de aço com letras grandes, que facilitam a leitura mesmo a distância.

A ação iniciada em dezembro, na estação Luz, já ocupa também paredes das estações Barra Funda, Brás, Itaim Paulista e Grajaú, abrangendo as seis linhas do sistema ferroviário.

A exposição deverá permanecer em cartaz por três meses. Após esse período, obras de outros poetas populares deverão ser selecionadas para uma nova etapa.

Idealizado pelo poeta Carlos Figueiredo, da Companhia de Poesia, o projeto adotado nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, desde o final de 2009, tem o objetivo de usar espaços públicos para difundir a arte e provocar nos usuários o interesse pela poesia.

Ficha técnica
Idealização do projeto: Carlos Figueiredo
Direção de Arte: Talita Marimon
Seleção de poemas: Carlos Figueiredo
Produção: Adriana Bocoli/ Talita Marimon.
Execução: Companhia de Poesia
Realização: CPTM e Governo do Estado de São Paulo
Fonte: CPTM

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No Recife, De carnaval em carnaval, nada mudou para evitar vandalismo nos ônibus

quarta-feira, 16 de março de 2011

Foto: Blog Meu Transporte
Todo ano é a mesma coisa. Os ônibus pagam um preço alto pela folia do Carnaval. Nada muda. Nem os vândalos se conscientizam de que o prejuízo é social ao destruir o transporte coletivo, nem o poder público atua para evitar os estragos. No máximo, vai à mídia lamentar e alertar a população de que o custo da depredação dos ônibus sai do bolso do próprio passageiro, inclusive daquele incapaz de danificar qualquer item de um coletivo.
O curioso é perceber que a violência contra os ônibus se mantém estável. Essa estabilidade é positiva por um lado porque signifca menos prejuízo. Mas é péssima se considerarmos que, numa leitura real, percebe-se que nada está sendo feito para evitar a destruição. E esse papel é do poder público, afinal, transporte público é um serviço social, gerenciado e de responsabilidade do Estado e municípios.
Não é de hoje que as empresas contratam segurança particular para tentar minimizar as depredações, mas este ano não só repetiram a iniciativa, como fizeram questão de anunciá-la. A atitude nem agradou ao poder público, que prefere apostar apenas na conscientização da população e na presença da Polícia Militar, que não consegue estar em todos os pontos e, principalmente, acompanhar o trajeto dos ônibus, exatamente quando acontece a destruição. A postura é um sinal de que as coisas precisam mudar. Se analisarmos os números dos últimos dois anos constatamos que nada tem mudado. No Carnaval do ano passado tivemos 491 ônibus depredados, totalizando um prejuízo de R$ 87 mil. Este ano foram 532 coletivos danificados, ao custo de R$ 95 mil. Ou seja, realmente nada mudou.  Por Roberta Soares


Fonte: JC Online

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Copacabana terá segunda faixa seletiva para ônibus ainda em março

Um novo corredor exclusivo para ônibus deve entrar em operação em Copacabana, na Zona Sul do Rio, ainda no mês de março. Na Rua Barata Ribeiro, a faixa azul já foi pintada no asfalto. Esta será a segunda rua a implantar o sistema no Rio.

Apesar de três semanas de adaptação, o primeiro dia de fiscalização na faixa seletiva da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na segunda-feira (14) ainda havia irregularidades. Motoristas foram flagrados trafegando de forma ilegal no corredor. Segundo a prefeitura, eles já foram foram multados. Onze radares fazem fiscalização eletrônica ao longo da avenida.
Quem for flagrado multa para quem for flagrado trafegando no corredor exclusivo será multado em R$ 53, 20 e ganhará três pontos na carteira de motorista. A faixa seletiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6h as 21h. Aos sábados, o sistema é das 6h as 14h.
A maior preocupação da CET-Rio agora é a fluidez do trânsito na faixa da esquerda da pista. A carga e descarga só é permitida nas ruas transversais do bairro, mas caminhões foram flagrados descarregando mercadorias no local.
Entenda as regras
De acordo com as novas regras da faixa exclusiva, chamada também de BRS, só poderão circular lá ônibus municipais e táxis com passageiros. O embarque e desembarque dos táxis deverá ser feito apenas pelo lado esquerdo da rua ou nas transversais.
Táxis adaptados para portadores de necessidades especiais e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da via para embarcar ou desembarcar passageiros. Os outros veículos devem usar apenas as pistas da esquerda ou usar a pista da direita apenas quando estiverem prestes a dobrar daquele lado.

Ainda segundo a prefeitura, o estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h, ou sábados, após as 14h e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.
Fonte: G1.com.br

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Copenhague, a capital mundial das bicicletas tem 37% da população que usa a bicicleta como meio de transporte

O crescimento populacional acarreta uma série de problemas: desde o tráfego mais intenso nas cidades, passando pela demanda elevada de energia, até o consumo excessivo de água. Justamente por esse motivo, em 2006, 40 das principais metrópoles do mundo se aliaram e fundaram o chamado Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades (C40). Com a iniciativa, as cidades pretendem interagir, aprendendo umas com as outras, e elevar o seu peso nas negociações climáticas internacionais.

Copenhague, a capital das bicicletas – Os grandes centros urbanos já são ativos em muitos campos – principalmente no relativo à política de transporte. Nesse âmbito, Copenhague detém uma posição de liderança: a cidade dinamarquesa é considerada a Capital Mundial das Bicicletas, por promover fortemente o transporte ciclístico desde a década de 1960.

“Trinta e sete por cento dos nossos cidadãos que trabalham vão de bicicleta para o emprego. Queremos dotar toda a cidade de ciclovias. Apenas algumas ruas ainda não foram adaptadas”, conta Lasse Lindholm, porta-voz da administração do município.

Semáforos ecológicos, pontos de aluguel de bicicleta dispostos por quase toda a cidade e amplos estacionamentos para os adeptos do veículo de duas rodas – o conceito ciclístico de Copenhague possui muitos elementos.

E, também muitos imitadores: cidades como Barcelona e Paris, por exemplo, já estão construindo sistemas semelhantes de aluguel, em larga escala. O incentivo ao uso de bicicletas é previsto ainda pela política de transporte de Estocolmo, Amsterdã, Viena e Oslo, consideradas particularmente ecológicas dentre as cidades europeias.

Criatividade global – A Cidade do México está construindo seu primeiro sistema de aluguel de bicicletas – em conjunto ainda com zonas para pedestres, linhas modernas de ônibus expressos, novas faixas exclusivas para o transporte coletivo e uma linha de metrô. Um bilhão de dólares deverão ser investidos nisso.

O êxito de medidas como a ampliação de linhas de ônibus, por exemplo, pode ser observada na capital colombiana: em Bogotá, o tempo de viagem dos passageiros diminuiu mais de 30%, enquanto as emissões de CO2 diminuíram em cerca de 300 mil toneladas por ano.

Em Londres, desde a implementação de pedágios urbanos, as emissões carbônicas anuais caíram 16%. Os motoristas que quiserem dirigir no centro da cidade, agora, são obrigados a pagar uma taxa. O método resultou ainda num encolhimento de 20% no tráfego municipal. O dinheiro recolhido pelos pedágios rende à cidade quase 140 milhões de euros – que são investidos, entre outros, na ampliação do transporte de curta distância.

Já Estocolmo introduziu o pedágio em 2007. Ao mesmo tempo, a capital sueca equipou toda a sua frota de ônibus com motores híbridos, movidos a biogás ou etanol. Esse é um dos motivos que a levou a ser eleita, em 2010, a Capital Verde da União Europeia. Em 2011, esse título é ostentado por Hamburgo.

Capital Verde Europeia – Uma razão que garantiu o título à cidade alemã é que para a maioria dos habitantes de Hamburgo o ponto de ônibus ou trem mais próximo não fica além de 300 metros de distância de sua residência.

O conceito de transporte ecológico inclui ainda dois ônibus com tração híbrida a diesel, que já estão em circulação – outros oito devem complementar a frota. “Agora estamos expandindo o transporte ciclístico em grande escala”, revela Volker Duman, porta-voz do departamento municipal de meio ambiente.

Ele aponta ainda que o S-Bahn (modelo alemão de trem de curta distância) que circula na cidade é 100% abastecido com eletricidade ecológica (hidroenergia). Com as novas medidas, a cidade espera atingir a sua ambiciosa meta climática: reduzir 80% das emissões municipais de CO2 até 2050. Uma primeira etapa já foi cumprida: a emissão per capita diminuiu 15% em relação à de 1990. “Uma conquista significativa para uma grande cidade”, assinalou a Comissão Europeia.


Fonte: Midia News

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