Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Paralisação de ônibus no Rio já deixa passageiros a pé

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Atendendo a solicitação de paralisação por 24 horas promovida pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio), grande parte de motoristas e cobradores da cidade cruzaram os braços á zero hora desta terça-feira. Porém, a Justiça não atesta a legalidade da paralisação. Durante a madrugada uma oficial de justiça esteve na Central do Brasil, onde sindicalistas tentavam convencer os rodoviários que ainda rodavam a parar, e entregou um parecer de uma juíza do trabalho que julgava a paralisação ilegal.
As principais reividicações do Sintraturb são o aumento salarial e o fim da categoria Júnior. De acordo com o ativista Sebastião Neto, que com outros membros do Sindicato estendiam faixas na Central do Brasil com os dizeres:" estamos em greve", atualmente um cobrador recebe R$689 por mês, enquanto o salário do motorista é de R$1.337. O pedido é que os salários aumentem para R$995 e R$1.731, respectivamente.
Segundo Neto, a criação da categoria Júnior - motoristas de microônibus que também exercem a função de cobrador - fez com que cerca de 3.600 funcionários fossem demitidos. Esse tipo de profissional recebe o salário de R$ 880, conforme informou o Sindicato.
- Queremos acabar com o motorista júnior, pois é acumulo de função e o profissional recebe menos. Com a criação dessa categoria aproximadamente 3.600 pessoas foram demitidas e queremos que esses empregos sejam recuperados - disse Neto.
Sem saber da paralisação, o entregador Aldo Batista da Silva, de 32 anos, chegou na Central ás 23h30m. Vindo da Urca, onde trabalha, ele pretendia ir para casa, em Cavalcanti, na Zona Norte. Por volta de 1h30m, após duas horas de espera, o coletivo que ele pega, sem ter que esperar mais do que dez minutos normalmente, ainda não tinha passado.
- Não sabia dessa greve. Vou ter que esperar o ônibus passar porque não tenho outro meio para ir embora. Eu costuma chegar em casa, no máximo, meia-noite e meia. Essa hora eu já estaria dormindo - contou o entregar, sem ter noção do horário que conseguiria descansar.
Além da falta de ônibus os usuários tiveram que enfrentar a lotação. Assim que um coletivo parava no ponto várias pessoas tentavam embarcar e começava o empurra-empurra. Os ônibus saíam do ponto já cheios. Para evitar esse tipo transtorno, o garçom Valdir Vasconcelos, que trabalha na Barra e esperou 40 minutos para conseguir um ônibus que o deixasse na Central do Brasil, preferiu dividir a corrida de um táxi com dois amigos até Bonsucesso, onde moram:
- Tem menos ônibus hoje. Fiquei 40 minutos esperando na Barra para conseguir um ônibus para cá (Central). Não vou ficar esperando mais - afirmou o garçon.
O Sindicato que convocou a paralisação é uma dissidência do Sindicato dos Rodoviários, que ainda não é reconhecido pelo Ministério do Trabalho, por isso o protesto foi considerado ilegal. De acordo com os próprios sindicalistas do Sintraturb, apesar de alegarem que estão prestes a conseguir, a organização ainda não possui a carta sindical expedida pelo Ministro do Trabalho, que legitima o sindicato.

Fonte: O Globo

READ MORE - Paralisação de ônibus no Rio já deixa passageiros a pé

Metrô de Brasília terá bilhete digital até abril

Os seis tipos de cartões começaram a ser distribuídos aos usuários hoje. A estudante Nathane Martins foi renovar o cartão de estudante e já saiu com o modelo novo, com a foto e o nome dela. “É uma segurança a mais que o Metrô tem para fiscalizar os usuários”, opina a estudante.

O cartão de estudante terá informações personalizadas. O vale-transporte será destinado aos empregadores para ser distribuído aos funcionários. O de idosos é para facilitar o acesso, sem a necessidade de apresentação do documento de identidade. O mesmo vale para o cartão de gratuidade, que beneficia policiais e bombeiros fardados, por exemplo. O cartão unitário dá direito a apenas uma viagem. Já com o múltiplo o passageiro pode comprar várias viagens, que ficam armazenadas.

Para evitar filas, a compra dos créditos poderá ser feita pela internet. O usuário terá que imprimir o boleto e pagar em qualquer banco. A recarga poderá ser feita em máquinas que serão instaladas em todas as estações. A tecnologia permite a integração entre o metrô e os ônibus, mas ainda depende de iniciativa da Secretaria de Transporte.

“Vai depender só de uma política da Secretaria de Transporte. Esse sistema vai nos permitir fazer a integração, o sistema anterior não permitia. Nós podemos também com o novo sistema oferecer desconto ao usuário. A política tarifária do DF pode definir descontos em horários fora do pico”Explica o chefe do departamento comercial do Metrô, Paulo Eduardo Moura.



Fonte: DFTV

READ MORE - Metrô de Brasília terá bilhete digital até abril

Cadastramento de alunos para gratuidade nos trens da SuperVia

Do dia 1º ao dia 25 de fevereiro, a SuperVia vai recadastrar os estudantes matriculados na rede pública de ensino para ter acesso ao cartão de acesso livre do transporte no Rio (gratuidade). O atendimento será feito por calendário, de acordo com a inicial do nome do aluno. De acordo com a concessionária, a partir de 11 de abril, os cartões antigos serão cancelados, e os estudantes somente terão acesso às estações com novo cartão de cor marrom. O período de atendimento também valerá para quem vai pedir a emissão do cartão pela primeira vez.

Quem tem direito
Os estudantes matriculados na rede pública.

Onde ir
Sala de cadastramento, que fica no subsolo da Central do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Documentos
Identidade (se maior que 18 anos) ou certidão de nascimento (se menor que 18 anos)
Declaração escolar (um mês de validade)
Comprovante de residência (se menor que 21 anos em nome dos pais, se maior, em nome do próprio)
* Para os alunos de escola técnica, o direito ao cartão é válido apenas para os que cursam até o nível médio, de acordo com a lei, como destaca a SuperVia.

O cronograma
Letras A até F: de 01 de fevereiro a 08 de fevereiro;
Letras G até L: de 09 de fevereiro a 16 de fevereiro;
Letras M até Z: de 17 de fevereiro a 25 de fevereiro

Fonte:: Extra

READ MORE - Cadastramento de alunos para gratuidade nos trens da SuperVia

No Dist. Federal, Situação indefinida do Passe Livre compromete a volta às aulas

O trânsito pesado perto das escolas particulares é sinal que a rotina das aulas recomeçou. Os engarrafamentos são um transtorno diário para quem vai de carro para a escola. Mas nesse início de ano letivo não é só o trânsito que preocupa pais e alunos. Quem depende do Passe Livre para não pagar passagem de ônibus não está conseguindo fazer a recarga nos cartões – que foi suspensa nos postos da Fácil.

A lei que regulamenta o benefício foi alterada em julho do ano passado e transferiu para o GDF a responsabilidade de cadastrar os alunos, mas até agora o governo não decidiu como e onde isso será feito. A indefinição pegou de surpresa cerca de 800 pessoas só nesta segunda-feira (31) no posto da Fácil no Setor Comercial Sul.

No posto do centro de Taguatinga, 500 pessoas tentaram fazer o recadastramento e a recarga hoje. Sem o passe, Sila calcula um gasto mensal de mais de R$ 100 com o transporte do filho
A suspensão da recarga prejudica toda a família da auxiliar administrativa Mirelle Cristina. Ela, a filha e a sobrinha são estudantes, e o Passe Livre proporciona uma economia que faz muita diferença agora que ela está de licença médica. “Tive redução salarial e ter mais esse gasto é difícil”, relata.

Em nota, a Secretaria de Transportes informou que faz discussões para garantir o cadastramento e recarga do Passe Livre o mais rápido possível.

Fonte: DFTV

READ MORE - No Dist. Federal, Situação indefinida do Passe Livre compromete a volta às aulas

Prefeitura de São José dos Campos estuda criar corredor exclusivo para ônibus

Para tentar resolver o problema, a prefeitura estuda implantar, ainda esse ano, corredores exclusivos para o transporte publico.

Os ônibus coletivos de São José dos Campos transportam por dia 250 mil pessoas. São 86 linhas e 392 carros, 100 a mais que em 2008, quando foi feita uma licitação para o transporte público. De lá pra cá o preço da passagem foi reajustado duas vezes. Nas ruas, o aumento não foi bem recebido. "Eu acho um absurdo", conta uma moradora.

Passageiros acham que pagam caro para muita espera nos pontos. "40 minutos no ponto, já", declara uma passageira. Reclamam ainda de ônibus cheios nos horários de pico. E da falta deles à noite. No fim de semana, a situação piora.

A principal reclamação de quem anda de ônibus é a falta de integração entre as linhas. Hoje, apenas 45% delas são integradas. A prefeitura prometeu 10 estações de conexão, espalhadas pelos bairros. Apenas uma foi feita e ela não foi aprovada pelos moradores.

A estação fica no Campos de São José, na região leste. "Pra mim, não foi bom", conta uma moradora. Duas linhas principais ligam o bairro ao centro.

Algumas pessoas não conseguem usar a integração por causa do tempo gasto dentro do ônibus e a espera na estação. O secretário de transportes, Anderson Ferreira, disse que a integração total das linhas será feita ainda esse ano. "A nossa expectativa é: a empresa nova começa a operar em 7 de fevereiro, e que a gente consiga em 60 dias concluir todos os estudos, programar todas as linhas pra que a gente inicie a integração total na cidade", explicou o secretário.

O especialista Emanuel Dos Santos diz que só a integração não vai resolver o problema da locomoção na cidade. Para ele, será preciso planejar um transporte de massa. "Transportar muitas pessoas, num tempo menor, e em longas distâncias. É necessário ter vias exclusivas em um sistema de controle semafórico, com preferência sempre para o transporte coletivo".

"O plano para transporte de massa precisa de um investimento maior, para longo prazo. O plano de corredores a gente começa a fazer testes em 2011, na região leste e zona sul", garantiu o secretário.

Sobre a reclamação de ônibus lotados, demora e falta de linhas, o secretário informou que a prefeitura vai investir em novos horários e itinerários. E que iniciou uma pesquisa pra levantar os principais destinos dos passageiros.

Fonte: VNews

READ MORE - Prefeitura de São José dos Campos estuda criar corredor exclusivo para ônibus

População reclama das mudanças no Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu

No último sábado, pela manhã, a Redação do Clickfoz foi até o Terminal de Transporte Urbano – TTU – ouvir a opinião das pessoas sobre a recente mudança realizada no sistema de transporte. Nenhuma pessoa disse ter se sentido beneficiada pelos serviços após a adaptação. A maior parte das reclamações está relacionada à mudança das rotas. A impressão que se tem é de que a população ainda está perdida. Ficamos aproximadamente duas horas dentro do TTU acompanhando o fluxo de pessoas que chegava e saía. Neste curto período tornou-se comum ver o transeunte descer do ônibus e perguntar para o cobrador o próximo ônibus que deveria embarcar para seguir o itinerário.
“Nossa! Sujeira! Está todo mundo perdido, não sabe o ônibus que deve pegar” declarou Elza, moradora de Foz do Iguaçu há 12 anos. Segundo ela, esta é a pior situação que o Transporte Coletivo de Foz já esteve. Elza sugere que os itinerários voltem ao modelo antigo, pois agora o tempo de espera no ponto de ônibus é maior.

 “Tem que melhorar né?! Porque como estava nos primeiros dias era horrível. Eu vim do Morumbi e tive que esperar quase uma hora e meia. Ainda não consegui pegar o ônibus que passava na Av. Mario Filho. O ponto tinha sido mudado de lugar, eu tive que caminhar para outro ponto”, denunciou Anita, moradora de Foz do Iguaçu há mais de 30 anos.
 
Além de acompanhar o ritmo no TTU, embarcamos em um ônibus para a Vila Portes, e seguimos conversando com as pessoas abordo.
 
“Está difícil porque demora muito pra vir o ônibus, quando vem está muito cheio. No bairro que eu moro demora mais de uma hora pro ônibus passar. Eu moro no Morumbi III”, reclamou Dani Maria Cruz.

De volta ao TTU conversamos com Tatiana que disse estar completamente perdida, mesmo depois de 15 dias da mudança nas rotas, ela ainda não sabe qual ônibus pegar para voltar pra casa. “Eu não gostei nada desta mudança. Eu trabalho duas vezes por semana na Vila A e fiquei um monte lá esperando. Eu moro no Jd Patriarca e até agora eu não sei qual ônibus eu tenho que pegar pra voltar pra casa. O “Jd. Das Flores” passa reto de onde eu moro, antes era este que eu pegava, agora estão dizendo que é o “Jd. Cataratas”, mas eu esperei, esperei e não vi ele passar. Agora eu vou esperar de novo, pra ver qual vai ser. Eu queria que voltasse tudo como era antes”, afirma.

Dentro do ônibus encontramos um rapaz com deficiência visual, segundo ele a mudança o prejudicou, porque além de não conseguir ler com facilidade, os horários mudaram e aparentemente a frota de carros foi reduzida. “Mudou bastante, agora parece que diminui os ônibus. Pra mim piorou muito, ainda mais que eu tenho deficiência visual, antes pra mim era mais fácil. Agora eu estou perdido”.

Fonte: Click Foz

READ MORE - População reclama das mudanças no Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu

Recife: Biblioteca na Estação Central do Metrô será reinaugurada nesta terça

Está em um dos princípios do Instituto Brasil Leitor (IBL) a meta de expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores, disseminando o ato da leitura em espaços pouco convencionais ou periféricos da sociedade. Sob este viés, será reinaugurada nesta terça-feira, às 9h, na Estação Central do Recife, a biblioteca Leitura nos Trilhos, iniciativa do IBL em parceria com o Metrô do Recife e o Ministério da Cultura (MINC).
A biblioteca volta a funcionar de segunda a sexta, das 9h às 19h, e pretende aumentar seu número de leitores-sócios, que atualmente totalizam cerca de cinco mil. “É de extrema importância a reabertura desse espaço, tanto pela educação que é propiciada quanto pelo lazer dos nossos clientes”, afirma Marcelo Nóbrega, um dos idealizadores do projeto.
O espaço, localizado nas dependências físicas do metrô, no bairro de São José, encontra-se desativado há cerca de 10 meses. No local, um aviso que data de março do ano passado comunica aos usuários que a biblioteca estaria desativada por tempo indeterminado. O local teve suas portas fechadas devido à parceria interrompida com a empresa patrocinadora, a administradora de cartões Cielo. “A empresa resolveu investir mais na área de esportes e ficamos carentes de patrocínios para tocar com o projeto”, afirma Nóbrega.
Situação que incomodou certos passageiros, como a dona de casa Helena Rúbia, de 55 anos, professora aposentada do estado. “Durante anos de ditadura, vi que ser estudante era sinônimo de reivindicação, de luta pelos seus direitos. Os jovens de hoje em dia estão muito perdidos, sem instrução nenhuma, espero que com essa opção eles passem a ter mais contato com a leitura”, observa.
Esta é a segunda ação do projeto Brasil Leitor em Pernambuco, que já ultrapassa, em todo o Brasil, cerca de 65.451 associados, com unidades implantadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Piracicaba. A primeira ação foi inaugurada no ano passado: o Leitura Integrada, no Terminal Pelópidas Silveira, que beneficia a população de Paulista com as leituras itinerantes.
O acervo do Leitura nos Trilhos conta com cerca de 3.600 títulos de gêneros como literatura brasileira, best-sellers internacionais, infanto-juvenil, artes e filosofia, incluindo exemplares em braille, o que corrobora com a proposta de inclusão social do projeto.
Na ocasião de abertura, estarão presentes o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, o chefe de gabinete da CBTU, Diogo Campos (representando o superintendente regional) e o articulador externo e ouvidor da CBTU/Metrorec, Marcelo Nóbrega, responsável pela parceria entre a empresa e o IBL.
Para se tornar um usuário da biblioteca, são necessárias as originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência atual e uma foto 3x4. Tanto os empréstimos quanto o cadastro podem ser feitos no local, gratuitamente.

Fonte: Diário de Pernambuco

READ MORE - Recife: Biblioteca na Estação Central do Metrô será reinaugurada nesta terça

CTTU promove ação educativa de volta às aulas em escolas do Recife

Após o período de férias escolares, os estudantes de diversos colégios do Recife retornam às aulas nesta semana para o início de mais um ano letivo. Entre os dias 1º e 11 de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará um monitoramento especial em pontos estratégicos da capital pernambucana.

A ação educativa de “Volta às Aulas” estará presente nas proximidades de 11 escolas com grande fluxo de alunos e veículos, garantindo uma melhor circulação do trânsito e a segurança dos pedestres.

Um efetivo de 30 agentes da Companhia irá atuar na atividade de fiscalização do trânsito durante a entrada dos alunos nos horários de 6h30 às 8h e das 12h às 13h, assegurando a fluidez do tráfego e o respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na Zona Sul da Cidade, serão monitoradas as vias próximas aos colégios Santa Maria, Boa Viagem, Atual e Motivo. Já na Zona Norte, a fiscalização atuará nas ruas adjacentes aos colégios Damas, São Luiz e Agnes. A operação será realizada, ainda, na área central do Recife, especialmente nas imediações dos colégios Saber Viver, Salesiano, Nossa Senhora do Carmo e GGE.

Os pais ou responsáveis que forem deixar os estudantes nos colégios devem obedecer à sinalização, não obstruindo a via com estacionamento em fila dupla ou parada em local proibido.

As infrações para estacionamento ou parada irregular são classificadas de leve, média e grave, e a multa varia de R$53,20 a R$ 127,69, com 3 a 5 pontos na Carteira de Habilitação.

Faixas de pedestres
A Prefeitura iniciou neste mês de janeiro a manutenção na pintura de mais de 200 faixas de pedestres no entorno de colégios do Recife. Estão recebendo o serviço de reforço faixas em todas as regiões da Cidade, próximas às unidades de educação com grande número de estudantes ou de fluxo de veículos nas vias adjacentes. Até o final do mês, a ação, que é orçada em aproximadamente R$ 76 mil, estará concluída.

Transporte escolar
O serviço é regulamentado pela CTTU e Detran. Por isso, os pais devem estar atentos ao contratar o transporte para levar seus filhos ao colégio. Quem presta a atividade de forma legal possui selos dos dois órgãos no parabrisa do veículo.

A punição para os condutores flagrados fazendo o transporte irregular é a apreensão do veículo e a aplicação de uma multa de R$ 2.883,33.

Dispositivos de segurança
Durante os dias da atividade, a Prefeitura também irá reforçar a utilização dos dispositivos de segurança por parte das crianças menores de dez anos de idade no interior dos automóveis, obedecendo a resolução do CONTRAN que entrou em vigor no último mês de setembro de 2010.

A equipe da Gerência de Educação para o Trânsito da CTTU vai distribuir panfletos informativos sobre a campanha nas coordenações pedagógicas dos colégios, para que o assunto seja trabalhado com os pais e alunos dentro das unidades.

Aqueles diretores que quiserem a participação do órgão municipal durante as conversas sobre o tema do uso de cadeirinhas, bebê conforto, acento de elevação e o cinto de segurança, podem entrar em contato e agendar uma palestra que irá abordar a questão da condução correta e segura para os menores.

As escolas públicas ou privadas interessadas devem enviar um email ou ligar para o número 3355 5316 e formalizar o pedido.      

Fonte: pe360graus.com

READ MORE - CTTU promove ação educativa de volta às aulas em escolas do Recife

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960