Está em um dos princípios do Instituto Brasil Leitor (IBL) a meta de expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores, disseminando o ato da leitura em espaços pouco convencionais ou periféricos da sociedade. Sob este viés, será reinaugurada nesta terça-feira, às 9h, na Estação Central do Recife, a biblioteca Leitura nos Trilhos, iniciativa do IBL em parceria com o Metrô do Recife e o Ministério da Cultura (MINC).
A biblioteca volta a funcionar de segunda a sexta, das 9h às 19h, e pretende aumentar seu número de leitores-sócios, que atualmente totalizam cerca de cinco mil. “É de extrema importância a reabertura desse espaço, tanto pela educação que é propiciada quanto pelo lazer dos nossos clientes”, afirma Marcelo Nóbrega, um dos idealizadores do projeto.
O espaço, localizado nas dependências físicas do metrô, no bairro de São José, encontra-se desativado há cerca de 10 meses. No local, um aviso que data de março do ano passado comunica aos usuários que a biblioteca estaria desativada por tempo indeterminado. O local teve suas portas fechadas devido à parceria interrompida com a empresa patrocinadora, a administradora de cartões Cielo. “A empresa resolveu investir mais na área de esportes e ficamos carentes de patrocínios para tocar com o projeto”, afirma Nóbrega.
Situação que incomodou certos passageiros, como a dona de casa Helena Rúbia, de 55 anos, professora aposentada do estado. “Durante anos de ditadura, vi que ser estudante era sinônimo de reivindicação, de luta pelos seus direitos. Os jovens de hoje em dia estão muito perdidos, sem instrução nenhuma, espero que com essa opção eles passem a ter mais contato com a leitura”, observa.
Esta é a segunda ação do projeto Brasil Leitor em Pernambuco, que já ultrapassa, em todo o Brasil, cerca de 65.451 associados, com unidades implantadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Piracicaba. A primeira ação foi inaugurada no ano passado: o Leitura Integrada, no Terminal Pelópidas Silveira, que beneficia a população de Paulista com as leituras itinerantes.
O acervo do Leitura nos Trilhos conta com cerca de 3.600 títulos de gêneros como literatura brasileira, best-sellers internacionais, infanto-juvenil, artes e filosofia, incluindo exemplares em braille, o que corrobora com a proposta de inclusão social do projeto.
Na ocasião de abertura, estarão presentes o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, o chefe de gabinete da CBTU, Diogo Campos (representando o superintendente regional) e o articulador externo e ouvidor da CBTU/Metrorec, Marcelo Nóbrega, responsável pela parceria entre a empresa e o IBL.
Para se tornar um usuário da biblioteca, são necessárias as originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência atual e uma foto 3x4. Tanto os empréstimos quanto o cadastro podem ser feitos no local, gratuitamente.
Fonte: Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário