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Itu renova transporte veículo com entrega de 12 ônibus adaptados

quarta-feira, 23 de junho de 2010


As empresas Viação Itu e Viação Avante, responsáveis pela operação do transporte coletivo urbano em Itu, integraram 12 novos ônibus em suas frotas. Os veículos são adaptados aos portadores de necessidades especiais, sendo dotados de elevadores e espaço destinado a passageiros cadeirantes e deficientes visuais acompanhados com cão guia.“Agora, com esses veículos, todas as linhas urbanas de Itu contarão com pelo menos um ônibus adaptado. Além de melhorar a acessibilidade, o investimento demonstra o compromisso das nossas empresas com a comunidade local”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação das operadoras.Os novos veículos, fabricados em 2010, têm chassi Mercedes-Benz OF 1722/59, motor eletrônico, catracas e letreiros eletrônicos, dispositivos de segurança que limitam a velocidade e não permitem a movimentação do veículo com as portas abertas. Os carros têm capacidade para transportar 85 pessoas, sendo 33 sentadas, e tiveram custo total de R$ 3 milhões para as duas empresas.Com a aquisição dos novos veículos, que beneficiarão 40 mil pessoas, a frota de ônibus coletivos, que é de 110, passa a contar com 16 adaptados, ou seja, 14,5% do total.
  • Confira as linhas que receberão os novos veículos:
> 02 – Parque Industrial
> 07 – Residencial Potiguara
> 08 – Aeroporto (Centro)
> 11 – Circular (Centro)
> 12 – Rancho Grande
> 15 – Residencial Itaim
> 16 – Circular (Prefeitura/bairros)
> 17 – Circular (bairros/Prefeitura)
> 47 – Extra Hipermercado (região Cidade Nova / Terminal)
> 61 – Rood Shopping
> 75 – Rodovia do Açúcar (região Cidade Nova/Terminal).

Fonte: Itu.com.br
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Governo do DF. Admite possível intervenção no transporte público


O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, estuda a possibilidade de uma intervenção no serviço de transporte público do DF. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, na manhã desta quarta-feira (23/5), após uma reunião entre governo, representantes dos grevistas e a bancada do PT da Câmara Legislativa. A conversa, que começou às 11h, foi suspensa por volta de 13h30 e será retomada às 16h, com a presença de representantes do Sindicato das Empresas de Transporte. A opção pela intervenção, no entanto, não foi confirmada por Rosso.

Caso a alternativa seja realmente adotada pelo governo, de acordo com Osório, a greve geral que já dura dois dias e meio pode ser suspensa se for garantido à categoria que as reivindicações serão atendidas, mesmo que o reajuste não seja imediato. Caso não haja acordo na reunião que ocorrerá mais tarde, os rodoviários continuarão com 100% da frota paralisada, e voltarão ao trabalho apenas após ter as reivindicações atendidas pelos patrões.

Os rodoviários pedem aumento salarial de 20% e renovação do acordo coletivo que garante uma lista de cerca de cem benefícios. Porém, os empresários se recusam a atender às exigências. Na última segunda-feira, os empresários protocolaram na Secretaria de Transporte um documento em que afirmam que trabalham hoje com um déficit de 28%, o que deveria ser compensado com aumento de tarifa. Na noite desta terça, os patrões levaram o documento ao conhecimento do governador Rogério Rosso que ainda não se manifestou sobre a reunião desta manhã. Ele falará apenas depois da segunda parte do encontro, marcado para as 16h.

Punição

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu, na terça-feira (22/6), aumentar a multa a ser paga pelo Sindicato dos Rodoviários pelo descumprimento da determinação judicial de manter 60% dos ônibus circulando no DF. O valor diário passará a ser de R$ 200 mil a partir das 18h desta quarta-feira, e não mais R$ 100 mil, como decidido em 10 de junho.

Fonte: Correio Braziliense
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Ônibus quebrados e muita confusão no 16º dia de greve em Fortaleza


  • Apesar da determinação judicial que exige o retorno imediato dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus, o 16º dia de greve da categoria começou sem veículos nas ruas.
    No Centro de Fortaleza, profissionais tiveram as chaves tomadas por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE), e um cruzamento - na rua Antônio Pompeu com a avenida do Imperador - chegou a ser fechado com os ônibus.

Agressão
Enquanto os usuários esperavam a chegada dos ônibus no Terminal do Papicu, nesta quarta-feira (23), grevistas esperavam na sede do sindicato um posicionamento para dar continuidade à greve.
Além de parar as atividades, houve confusão entre passageiros e funcionários das empresas. Muitos foram obrigados a descer dos coletivos. De acordo com o mecânico Rafael Cavalcante, uma pessoa chegou a ser agredida. "Tinha uma menina chorando, porque o cobrador deu um tapa nela e botou para fora do ônibus. Isso é uma falta de vergonha", revela indignado. Ele ainda completa, "qual é a autoridade que os motoristas têm de fechar os cruzamentos de Fortaleza? E a população que tem carro vai passar por onde?", questiona o mecânico.

Caos no transporte público
Na avenida Domingos Olímpio, alguns ônibus foram depredados por passageiros revoltados e motoristas grevistas. O trânsito ficou complicado, assim como no bairro de Fátima. Na avenida, seis veículos encontravam-se parados e destruídos; pedras e restos de vidros ficaram no asfalto.
A doméstica Lucilene da Silva confirma a ordem de depredação. "Eles madaram todo mundo descer para apedrejar", conta ela. De acordo com a babá Juliete Saraiva, que presenciou a ocorrência, pessoas que estavam no ponto de ônibus e motoristas foram responsáveis pela destruição.

Fonte: Diário do Nordeste
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DF: Rodoviários decidem continuar a greve


Os rodoviários do Distrito Federal decidiram, durante assembleia nesta terça-feira (22/6), continuar a paralisação iniciada no último dia 10. A categoria afirma que ainda não conseguiu entrar em acordo com os empresários.

Segundo o sindicato, a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de circular com 60% da frota durante a greve não é cumprida porque o ônibus que faz o transporte dos motoristas, de suas residências até a garagem das empresas, não está passando.

A assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte nega a informação dos rodoviários. Segundo os patrões, o ônibus que apanha os motoristas em casa está passando normalmente.

Multa

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu nesta terça-feira 922), que o descumprimento da determinação judicial - de manter 60% dos ônibus circulando no Distrito Federal - acarretará multa diária de R$ 200mil e não mais R$ 100 mil, como decidido dia 10 de junho. O novo valor passa a valer às 18h de quarta-feira (23).

No mesmo despacho, o juiz Paulo Blair negou pedido do sindicato patronal de aumentar a multa para R$ 500mil. O magistrado também negou pedido de majoração do percentual de ônibus em circulação para 80%.

De acordo com a assessoria do TRT, os oficiais de justiça do tribunal, que fiscalizam a circulação de ônibus nas ruas durante a greve dos rodoviários, certificaram mais um dia de descumprimento do percentual estabelecido. Segundo os servidores, hoje (22) não houve disponibilização de 60% dos ônibus de todas as linhas do DF à população.

O processo deve entrar em pauta para julgamento ainda em julho, quando então será analisado o cumprimento ou não do percentual estabelecido, para a aplicação da multa.

Reajuste

Entre os benefícios exigidos para que o transporte público volte ao normal, estão o aumento salarial de 20% e a renovação do acordo coletivo que garante uma lista de cerca de cem benefícios.

Porém, os empresários se recusam a atender às exigências dos rodoviários sem o aumento de 28% no preço da tarifa. O governo, por sua vez, afirmou que não vai intervir na questão e não fala em alterar o valor das passagens.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Justiça decreta que greve de motoristas é abusiva


Uma comissão de vereadores articulada pelo líder da prefeita, o petista Acrísio Sena, e Eliana Gomes (PCdoB), tendo a participação de assessores do Núcleo Político do Município, vai estar, às 9h30min desta quarta-feira, na sede da Etufor. O objetivo é avaliar a greve dos motoristas e cobradores de ônibus, que completou 15 dias nesta quarta-feira, e buscar canais de diálogo entre essa categoria e empresários.

O Sindiônibus, que ofereceu 5,5% de aumento para os motoristas e cobradores, que reivindicaram inicialmente 45,47% de reposição salarial, informou que não negocia mais e que aguardará o julgamento do dissídio por parte da Justiça do trabalho. Já o Sintro promoveu manifestações durante todo o dia e a clientela do ônibus viveu um dia de caos na área do transporte.

O assessor do Sintro, Valdir Pereira, informou que 90% da categoria paralisará atividades.No começo desta noite, a Justiça do Trablho decretou a abusividade da greve dos motoristas de ônibus. O vice-presidente do TRT-7ª Região, desembargador federal Arízio de Castro, determinou que a categoria volte ao trabalho e ainda aplicou multa de R$ 120 mil no Sintro.

O procurador do Trabalho Gerson Marques entregou há pouco parecer sobre proposta de reajuste para os motoristas e cobradores. Recomendou 8,7%, o que será apreciado pelo Pleno do TRT-7ª Região.

Fonte: O Povo online
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Salvador: A cidade reclama um sistema de ônibus de alta capacidade


Num fim de tarde de um dia de trabalho assoberbado e comum na Transalvador – de reuniões, entrevistas, telefonemas, problemas, notícias da cidade …-, a equipe da revista Salvador em Movimento sentou -se com o arquiteto Francisco Ulises , e a conversa fluiu , rolou como o bate -papo dentro de um buzu , os asuntos pasando pela janela, seguindo em frente:

Qual a importância do ônibus na vida da cidade ?

Francisco Ulises - O ônibus é o veículo onde a população mais trafega. Por mais que haja carro particular, nada supera a quantidade de passageiros nos ônibus na cidade. Mais de 40 milhões de pessoas trafegam de ônibus, por mês, em Salvador.

Alguns acham que a quantidade de ônibus contribui para os engarafamentos…

FU - Nas grandes cidades, muitas inchadas, o grande vilão é o carro, o veículo individual. Ou as cidades implementam sistemas de transporte de massa com qualidade, de alta capacidade, que permitam as pessoas deixarem seus veículos individuais na garagem, ou as grandes cidades param. É o que já está acontecendo em Salvador.

As pesoas cobram mais vias, viadutos, sinaleira,ordenamentos de tráfego…

FU - Quanto mais viadutos, mais carros circulando; quanto mais vias, mais congestionamentos. Está provado: a solução do trânsito não está no trânsito, não é engenharia de tráfego, não são viadutos, obras, nada disso… São medidas que até podem minorar os engarrafamentos, aqui e ali, mas a solução é o transporte de alta capacidade. No caso de Salvador, cidade hoje com mais de três milhões de habitantes, a solução é um sistema de ônibus de alta capacidade e qualidade. Disso não temos dúvidas.

Andar de ônibus , hoje , então , significa cidadania?

FU - Utilizar o transporte coletivo de massa é um exercício de cidadania. Está provado que o uso do transporte individual como tem sido feito nas grandes cidades, também em Salvador, prejudica o direito de ir e vir de todos. Inclusive do próprio dono do carro particular.

Como se sustenta esse raciocínio?

FU - É simples. Um ônibus transporta 100 passageiros e ocupa o espaço de dois carros, às vezes, com apenas uma pessoa ao volante. Outra coisa: 55% da população de Salvador, por exemplo, andam de ônibus e 28% a pé. De carro, em torno de 15%… Então, há uma inversão de prioridades, de hierarquia. É preciso transporte coletivo de qualidade para a maioria, propiciar boa circulação para o pedestre e ter o transporte individual como alternativa.

Essa é a tendência, o caminho do futuro?

FU – Para que se tenha a ideia de quanto o carro particular é tido como o grande vilão nas cidades modernas, em Manhattan, por exemplo, não se aprovam mais projetos de prédios com garagem. Isso na tentativa de obrigar os proprietários dos novos apartamentos da ilha de Nova Iorque a manterem seus carros em garagens, estacionamentos distantes, forçando-os assim a usar o transporte de massa. Diz-se que mobilidade se resolve com transporte de qualidade e com a restrição ao uso de carro particular.

Bem, então está tudo errado, porque o que vemos é o incentivo, até do governo, à compra de caros e de motos, não?
FU - Moto é uma praga nas cidades e é um veículo inseguro e poluente… E não existe um sistema de transporte coletivo de qualidade porque o que prevalece é a lógica dos interesses das grandes indústrias automobilística e das obras viárias, dos grandes projetos. Assim, não se prioriza o transporte de massa, como devia. As cidades carecem de recursos. Como está, tudo trava e todos são prejudicados. Essa realidade perversa e poluidora é também contra a nova ordem mundial, a visão dasustentabilidade.

Mas iso vem de longe

FU - A política desenvolvimentista dos anos 1950 priorizava o transporte individual. Tinha sentido na época. Mas hoje a população brasileira é majoritariamente urbana e os grandes conflitos, as crises estão nas cidades. Segurança, desemprego, saúde, o estresse, o trânsito… A vida humana está em jogo. Já devíamos ter optado por outros modelos, elegendo novas prioridades.

Essa visão política desatuali zada tem um custo …

FU – Hoje, o custo social com acidentes de trânsito, por exemplo, é absurdo, muito alto. O País tem um prejuízo de bilhões, cada ano. São mais de 30 mil mortes por ano, isso corresponde a uma guerra. Morre-se mais aqui no trânsito do que nos conflitos do Iraque, por exemplo. E isso é inadmissível. Seguramente não mudamos isso com mais carros e motos nas ruas, mais vias e viadutos para eles.

Tampouco com quebra-molas …

FU – Os quebra-molas aparecem em função da velocidade dos carros particulares. Diante dos atropelos, acidentes, as comunidades reivindicam e até constroem os quebra-molas. Num recente levantamento descobrimos uma linha de ônibus em que há 110 quebra-molas numa só viagem, ida e volta. Isso trava o fluxo, estraga o veículo e acaba com a saúde do motorista. Veja o ciclo vicioso: o carro corre, o cidadão põe o quebra-mola, há o travamento, o estresse, o prejuízo. Congestionamento significa perda de dinheiro.

Em torno desses problemas há uma discusão entre o poder público e os empresários?

FU - Amadurecemos muito. Hoje o Setps nos acompanha,há uma parceria em busca de soluções, até em função da sobrevivência.

Em torno desse projeto do BRT, por exemplo, há uma parceira. Há nesse sentido uma convergência de intereses …
FU – Interesses da sociedade. Vivemos um momento de transição, quanto a questão dos transportes urbanos. É um momento sensível , precisamos de critérios e rigor nas decisões,porque o que decidirmos hoje vai ganhar amplitude no futuro da cidade. A meta é a melhoria nos serviços. O empresariado, hoje, está compreendendo isso bem melhor.

Hoje se vê o empresariado como parceiro, mas ainda há quem os veja como exploradores?

FU – Acho que isso é coisa do passado. Houve uma mudança geracional, há uma nova mentalidade, umaevolução. A NTU, a entidade nacional dos empresários de transportes urbanos, hoje tem a sofisticação de uma FIESP. Possui consultores de alto nível, alguns internacionais. Eles cresceram muito em nível de organização e têm contribuído positivamente na discussão dos problemas de transportes do País.

Como foi construída esa parceria, prefeitura/Setps, em torno do projeto BRT?

FU - Montamos um grupo com cinco técnicos da prefeitura, três do Setps e mais uma consultoria de fora. Fizemos avaliações, buscamos alternativas, indicamos caminhos, opções. Para nós, importante. Para eles, é também a sobrevivência do negócio. É necessário recuperar o tempo, as perdas…

A concorência também é maior, as exigências do usuário também?

FU – Se não oferecer um bom serviço, o usuário corre para as moto-táxis, vans, compram motos e carros usados em prestações a perder de vista… Já se diagnostica uma perda de 15% de demanda em cima desses fatores. Então, o sistema de BRTS é um benefício para a cidade, para o cidadão e significa uma retomada para o empresariado do setor.

Então , o moderno não é voar de moto , tampouco o último modelo do carão … e sim o BRT… Mas , como convencer o consumidor?

FU - Sabemos que o apelo promocional hoje é para o transporte individual. Propaganda, facilidades, financiamentos especiais, etc.. Mas isso é um equívoco. O próprio governo federal há de repensar o assunto. Veja, a moto é o veículo de maior índice de acidentes, com tantos casos diários de morte,invalidez… Moto significa rapidez, velocidade, risco de vida. E as motos são as maiores poluidoras urbanas! A moto polui mais do que um carro, um ônibus…

E vem aí o Bus Rapid Transit , o BRT.

FU - O BRT é uma mudança de inflexão. Teremos um sistema de alta qualidade e capacidade com um custo 10 vezes menor do que um metrô. E que vai dar a Salvador um upgrade de qualidade urbana e de qualidade de vida. Vai criar novos comportamentos.

E iso tudo num tempo hábil, curto …
FU - O que a Copa do Mundo 2014 fez conosco foi pegar o sistema, que já existia num projeto bem estudado e traçado, e que talvez demorasse de aprontar e de começar a executar, e potencializou, definiu um prazo: tem que ser 2012. Em dezembro de 2012, o sistema do transporte de massa urbano da cidade deve estar em operação para a Copa das Confederações, que acontece em Salvador.

E o sistema é ese mesmo, o BRT que foi criado e aprovado em Curitiba?

FU – Não há outro possível. Até a decisão da Fifa por Salvador aconteceu também em função da viabilidade do BRT, levando em conta a questão do tempo. Eles conhecem bem o sistema, viveram agora a experiência da implantação na África do Sul… Estamos prontos.

Fonte: Bahia em Movimento
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Fortaleza: Transporte e trabalho de qualidade


A capital cearense está vivendo há 15 dias a maior greve de ônibus em duração já realizada. As dificuldades que a população vem enfrentando para chegar aos seus locais de trabalho e os impactos que a paralisação no setor de transportes causa em toda cidade são de conhecimento público. No entanto, para sairmos de discussões polarizadas, fugindo do contra e a favor, alguns pontos devem ser ponderados e alvo de reflexão.

Uma primeira questão é atentar que o País e o Estado estão em pleno crescimento econômico. O Ceará, inclusive, com taxas acima da média nacional, apontando para um crescente potencial de investimentos. Como reflexo, houve aumento em 17,89% do número de usuários do sistema de transporte coletivo, de 2005 a 2010, de acordo com dados da Etufor. Mais pessoas andam de ônibus, mais lucros para os donos de empresas, que possuem uma concessão pública de prestação de serviços.

Como os ganhos ficaram concentrados com os empresários até agora, não há qualquer justificativa para o aumento da passagem de ônibus de Fortaleza. Além de uma medida sem respaldo econômico, traria prejuízos para toda a população da cidade, entre os que dependem direta, ou indiretamente, do transporte público.

O diálogo é o caminho primeiro e preferencial no processo de negociação coletiva de trabalho. Se não é possível, a Constituição brasileira garante uma forma de compensar as diferenças entre trabalhadores e os que detêm o poder econômico. Esse instrumento legítimo dos trabalhadores é a greve. A defesa do direito de luta por melhores condições de trabalho e dignidade deve ser o norte para uma sociedade democrática.

Motoristas, cobradores e fiscais são profissionais valorosos, submetidos a extensas jornadas, estresse, poluição, que só conquistaram ganhos por meio da reivindicação e unidade da categoria. Eles e todos nós esperamos que os empresários retomem o diálogo com os representantes dos trabalhadores, reconhecendo os lucros que concentram. Somente assim todos serão beneficiados.

Fonte: O Povo online
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CTBel participa de fórum sobre transporte público


A Companhia de Transportes de Belém (CTBel) participa, nesta quarta-feira (23), às 14h40, do ‘Fórum de Transporte da Região Metropolitana de Belém: Desafios e Perspectivas’. O evento, aberto nesta terça-feira, 22, promovido pelo Governo do Estado, reúne técnicos e especialistas na área, além de representantes das prefeituras localizadas na Grande Belém para discutir melhorias no transporte e no trânsito da capital.

O diretor de Transportes da CTBel, Walter Campos, será um dos palestrantes da mesa redonda ‘Panorama Atual do Sistema de Transporte Público de Belém’. Durante a palestra, a CTBel apresentará os projetos que a Prefeitura de Belém expôs ao Ministério das Cidades, em Brasília, e que devem melhorar consideravelmente o transporte público coletivo na capital.

Entre os projetos está o de canaletas exclusivas para ônibus nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. O projeto já está sob apreciação do Governo Federal e, sendo aprovado, deverá receber financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Além de projetos, o diretor da CTBel também mostrará o que já foi feito pelo órgão para melhorar o serviço de transporte coletivo na capital. Desde 2005, o transporte público coletivo de Belém ganhou o reforço de mais de 30 novas linhas de ônibus. Atualmente, cerca de 160 roteiros atendem Belém e Região Metropolitana. E para garantir que um número maior de usuários seja servido por essas linhas, a Companhia faz um trabalho permanente de avaliação e, quando necessário, de reorganização dessas linhas, diminuindo o fluxo de veículos no centro da capital e servindo áreas antes menos atendidas.

De acordo com Campos, “a implantação de novas linhas e roteiros é um procedimento regular” do órgão, que visa melhorar o transporte público coletivo não apenas nas áreas menos atendidas, como também onde há maior fluxo de ônibus e se faz necessária uma redistribuição das linhas já existentes.

Fonte: Diário do Pará
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