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Manaus: Greve parcial termina com promessa de acordo

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Rodoviários aceitaram novo prazo dado pelo Sinetram e suspenderam a paralisação de 40% dos ônibus que já durava 5 horas.

O Sindicato dos Rodoviários, em acordo com os motoristas e cobradores, suspendeu às 10h30 a paralisação que vinha acontecendo desde às 5h30 da manhã desta segunda-feira (21) em uma das garagens da Eucatur, na Cidade Nova. A paralisação, que não havia sido informada à empresa, atingiu cerca de 200 mil usuários do transporte coletivo, a maioria deles da zona norte de Manaus, em virtude da não circulação de 450 carros de um total de 750.
A suspensão da paralisação aconteceu porque não havia um representante da empresa que pudesse negociar as reivindicações. Apesar da liberação da frota, o coordenador de greves do sindicato dos rodoviários, Givancir Oliveira, informou que ainda haverá uma reunião no próximo dia 23 (quarta-feira) entre o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), a categoria e os empresários, no Ministério Publico do Trabalho para discutir a questão.
Os trabalhadores exigem o pagamento do vale alimentação e da cesta básica – nos valores de R$ 195 e R$ 135, respectivamente – que deveria ter sido feita na última sexta-feira (18), data que havia sido acordada na Convenção Coletiva 2010-2011, realizada em abril. Além disso, os trabalhadores reivindicam ainda que o valor seja pago em dinheiro. Segundo eles, a empresa adotou um sistema de pagamento via cartão que não beneficia os trabalhadores. “O pagamento com o cartão é complicado porque são poucos comércios que aceitam o cartão”, diz o motorista José Renato, motorista.

A paralisação acontece menos de duas semanas depois do reajuste temporário da tarifa do transporte coletivo, determinado pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB) no dia 9 (quarta-feira) deste mês. Na ocasião, o prefeito alegou que o reajuste estava sendo feito para evitar o “caos” e que o novo valor ajudaria as empresas a regularizarem sua situação fiscal.
O argumento do prefeito, no entanto, não condiz com os números da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que isentou, nos últimos dois anos, os empresários do transporte coletivo de Manaus em R$ 55,4 milhões sobre o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS), subsidiado pelo Estado sobre o óleo Diesel. Este ano, os empresários foram isentados em mais de R$ 29 milhões.

Fonte: D24 am
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Feira de Santana: Transporte coletivo mais caro a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (21), os usuários do transporte coletivo urbano, em Feira de Santana vão pagar mais caro pela passagem. Depois de 14 meses sem aumento, a tarifa de ônibus sofreu um reajuste de 7,5%, aumentando de R$ 2,00 para R$ 2,15 na cidade, e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval e Humildes, e para R$ 2,90 nos demais distritos.

O decreto

Governo Municipal baixou um decreto, no final da tarde de sexta-feira (18), autorizando o reajuste que deixou milhares de pessoas insatisfeitas. Segundo a Secretaria Municipal de comunicação Social (Secom), novas tarifas foram decididas depois que os integrantes do Conselho Municipal de Transportes se manifestaram, por escrito, sobre a proposta de reajuste. Em documento encaminhado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), eles votaram e explicaram a posição que estavam adotando, sendo que a correção foi aprovada pela maioria dos conselheiros.

Ônibus

O Governo alega que no período de 15 meses da administração atual, a frota de Feira de Santana recebeu 51 ônibus zero quilômetro, entretanto os usuários do transporte coletivo, consideram o aumento da passagem injusto, uma vez que, constantemente reclamam do serviços prestados, em virtude de atrasos, mal atendimento, e problemas mecânicos, entre outros.

Andréa Trindade Fonte: Acorda Cidade
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Governo do DF. anuncia reforço no metrô e quer detalhes do custo das empresas de ônibus


O Governo do Distrito Federal quer conhecer as planilhas de custo das empresas de ônibus do DF, anunciou o governador Rogério Rosso nesta segunda-feira (21), durante entrevista à imprensa. O governo quer reunir todas as informações das empresas e saber, por exemplo, quanto é gasto com a folha de pagamento dos funcionários, com combustível e quais os custos fixos e variáveis.

As informações serão essenciais para o avanço nas negociações, disse o governador. “Não vamos permitir o que está acontecendo. Se o empresário fala que - para conceder o aumento aos rodoviários - ele precisa aumentar a tarifa de ônibus, eu quero conhecer esse motivo. Ou seja, sem informação na mesa, o GDF é contra qualquer reajuste na tarifa”, declarou Rosso.

O governador enfatizou que o GDF subsidia 100% da passagem de ônibus para todos os estudantes do DF e que esse dinheiro entra na conta das empresas. “Tem que ser um jogo de cartas abertas. Estamos atentos e não vamos deixar a população sozinha. Vamos agir para acabar com a greve, mas tudo será feito dentro da legalidade e da transparência”, ressaltou Rogério Rosso.

A importância de respeitar a decisão judicial que determinou, no mínimo, 60% da frota dos ônibus circulando foi ressaltada por Rogério Rosso. “Com o sistema parado tudo fica mais difícil e quem perde é a população que precisa do transporte para ir trabalhar ou estudar”, disse.

Metrô é alternativa
O Governo do Distrito Federal busca alternativas de transportes para a população. A Secretaria de Transportes e o Metrô/DF colocaram todos os dezenove vagões de passageiros para circulares, aumentando a oferta do transporte que normalmente conta com apenas dezesseis vagões. Portanto, o metrô passou a circular com a capacidade máxima em todos os horários - das 6h às 23h30 -, aumentando em 30% a capacidade de transportar passageiros. O GDF estuda ainda novas formas para minimizar os transtornos aos brasilienses que precisam do transporte coletivo.

Fonte: Clicabrasília
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O Distrito Federal amanheceu sem ônibus novamente


Pelo menos, quatro mil rodoviários participaram da assembleia, realizada nesse domingo, dia 20, e decidiram pela greve. Os micro-ônibus também vão parar. De acordo com a determinação da Justiça do trabalho, 60% da frota devem circular. Para evitar represálias, quem for trabalhar vai sem uniforme. O sindicato diz que os empresários vão fazer o controle dos ônibus e os rodoviários não têm como garantir a frota mínima exigida.

“São quase três meses na tentativa de achar uma solução de forma acordada. E em todas as ocasiões que foram realizados encontros, os empresários disseram não poder manter o acordo coletivo da categoria e apresentar qualquer proposta de ajuste salarial”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Rodoviários João Osório. Na semana passada, os rodoviários tentaram negociar o aumento de 20% e manutenção do acordo coletivo. Mas não foram ouvidos nem pelos empresários nem pelo governo. O que resultou em sucessivos protestos. Segunda-feira, dia 14, os rodoviários chegaram a liberar a catraca. Os empresários recolheram os ônibus e houve protesto dos passageiros.

Na terça-feira, dia 15, menos ônibus nas ruas e, com isso, paradas cheias. Na quarta-feira, dia 16, 400 ônibus fizeram carreata nas principais ruas da cidade. Já na quinta-feira e sexta-feira houve paralisação dos ônibus extras que circulam em horário de pico. Durante a assembleia desse domingo, distritais do PT disseram que vão impedir a aprovação de qualquer projeto de interesse do governo até que o GDF entre nas negociações.

Pelo menos, 600 mil passageiros vão ficar sem ônibus. Na Rodoviária do Plano Piloto, hoje o dia começou com as baias dos ônibus completamente vazias. E os passageiros estão sem saber o que fazer. Apenas os veículos da TCB estão rodando normalmente, sendo que a empresa não representa nem 5% da frota do Distrito Federal.



Fonte: DFTV
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Grevistas fecham garagem e impedem saída de ônibus em Fortaleza


O 14º dia de paralisação de motoristas e cobradores de ônibus começou com os mesmos problemas para a população fortalezense. Nos terminais, filas enormes e muita gente atrasada para o trabalho.

Nas ruas, muita reclamação de que diversos ônibus não param nas paradas. Outro fator que tem irritado os passageiros é a chamada "Operação Tartaruga", que é quando os veículos não ultrapassam 40 km/h.

Paralisação em garagem - Nesta manhã, o Sindicato dos Motoristas paralisou a saída dos veículos da garagem da empresa Dragão do Mar, no Passaré. Ao todo, 94 ônibus ficaram parados, assim como cerca de 350 passageiros da empresa, o que refletiu em mais transtornos para os passageiros do transporte público em Fortaleza.

Fonte: Portal Verdesmares
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DF: Rodoviários decretam greve geral a partir da 0h desta segunda-feira

domingo, 20 de junho de 2010


Os rodoviários decretaram greve geral em votação unânime, na manhã deste domingo (20/6). Cerca de 4.500 representantes da categoria foram até a assembléia, no Conic, para confirmar a paralisação anunciada para começar no primeiro minuto desta segunda-feira.

Com isso, os brasilienses devem se preparar para o mesmo tráfego intenso visto na semana passada. O sindicato dos rodoviários irá cumprir a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de manter 60% da frota de ônibus rodando na cidade. Porém, o presidente da entidade, João Osório, não concorda com essa imposição. "Esse percentual é abusivo.

Greve tem que ser feita com o mínimo e não com o máximo", disse. "Já estamos lutando na Justiça do Trabalho para rodar com 30% da frota", complementou. Entre os benefícios exigidos para que o transporte público volte ao normal, estão o aumento salarial de 20% e a renovação do acordo coletivo que garante uma lista de cerca de cem benefícios.

Porém, os empresários se recusam a atender às exigências dos rodoviários sem o aumento de 28% no preço da tarifa. O governo, por sua vez, afirmou que não vai intervir na questão e não fala em alterar o valor das passagens.

Fonte: Correio Braziliense
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Ônibus em Curitiba são conectados à banda larga via 3G

sábado, 19 de junho de 2010


Curitiba é a primeira cidade do mundo a implementar a solução.
Um sistema que conecta os ônibus municipais às redes de banda larga móvel 3G, desenvolvido pela Ericsson e a Dataprom, teve seu projeto piloto em Curitiba.

Segundo as duas empresas, o projeto possui os sistemas de Bilhetagem Eletrônica e Gestão de Frota, os quais possibilitam que os controladores tenham acesso às informações sobre a frota e possam monitorar a rota. Além disso, é possível administrar o tempo de parada, velocidade, distância percorrida e dados de saída e chegada.

“Estamos puxando a adoção de sistemas máquina-a-máquina no setor de transporte público no Brasil. Os nossos clientes poderão administrar suas frotas e desenvolver aplicativos que apoiam suas operações cotidianas”, afirma Alexei Rodrigues, diretor Comercial da Dataprom.

A estimativa da Ericsson é de conectar 50 bilhões de dispositivos como este até 2020.

“Acreditamos que tudo que pode se beneficiar de uma conexão com a rede, e nossos módulos embutidos garantem a conectividade banda larga móvel de qualquer dispositivo”, diz Eduardo Ricotta, vice-presidente da Ericsson na América Latina e completou “a banda larga móvel é cada vez mais importante para empresas de transporte, porque as comunicações avançadas podem criar frotas mais eficientes, seguras e verdes”, concluiu.

Fonte: IPNews
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Cuiabá: Especialistas colaboram com edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo

Modelo de São Paulo


O edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo urbano vem sendo elaborado em Cuiabá. A pergunta que se faz é sobre o melhor modelo para a Capital que, conurbada com Várzea Grande, soma 750 mil habitantes. A expectativa da administração municipal é que, com a proximidade da Copa de 2014, o município regulamente o serviço para ônibus, micro-ônibus e ônibus sanfonados.


Para se chegar ao ideal, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo Dante Orrico Filho, entende que é preciso utilizar as formas de transportes disponíveis, sejam veículo leve sobre trilhos (VLT), metrô ou ônibus de trânsito rápido (BRT), de maneira inteligente. “Tão importante quanto a escolha do modelo é a inserção humana. Todos eles podem ser úteis, mas tem que se discutir as vantagens e ter um projeto de cidade”, frisou.


Subsecretário do Rio de Janeiro, Rômulo Filho e uma equipe de especialistas em engenharia de transporte estão na Capital para orientar técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU) na elaboração do edital. Perguntado se o modelo mais adequado para a Capital é o BRT, como está previsto o Mundial de 2014, o professor disse que o transporte público é a conjugação de três fatores, um deles ligado à produção das atividades para as quais ele vai servir. “Tem que se estudar um serviço de transporte e oferta viária pensando nas atividades que as pessoas têm que fazer.


O sistema tem como base uma rede estrutural, que interliga os polos geradores da cidade”. Ele lembrou ainda que as cidades se tornaram multipolares e que é preciso repensar essas redes para atender ou acompanhar esse crescimento. Mas também é preciso pensar nos custos. “Justificam-se serviços de alta capacidade se existem corredores de intenso uso e se há um densamento (populacional)”, frisou. Professora da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, chamou a atenção para a questão da estrutura urbana. “O transporte é um dos elementos da infraestrutura para que se possa sediar uma Copa.


É preciso pensar num projeto de cidade em que se permita fazer investimento desde estradas, transportes à saúde, turismo, lazer, rede de hotelaria, segurança”, citou. A equipe também chamou atenção para a localização geográfica da cidade, considerada Centro Geodésico da América, e para importância do centro histórico. “O sistema para se sustentar precisa ter gente, depende de planejamento e achar que é meramente transporte ou tecnologia o impacto (negativo) vai ser grande”, disse.


Atualmente, somente na Capital três empresas operam no sistema convencional com 407 ônibus, além de 24 do alternativo, com 82 micro-ônibus. A média de usuários é de 260 mil ao dia. O modelo do edital para o setor deve ser concluído em 60 dias.


Fonte: Diário de Cuiabá
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