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Lei que determina ciclovias em trechos urbanos não é cumprida deixando ciclistas de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos prejudicados

sábado, 13 de agosto de 2011

Uma lei estadual, aprovada há 13 anos, prevê a construção de ciclovias nos trechos urbanos das rodovias. Apesar disso, a determinação nunca saiu do papel e a lei ainda não foi regulamentada.

Ainda não há previsão para a regulamentação. A Secretaria Estadual de Transportes informou que irá criar este ano um grupo para estudar a implantação de ciclovias nas estradas. Enquanto isso, os ciclistas que precisam andar nas estradas se arriscam e enfrentam a insegurança diariamente.

De acordo com a Polícia Rodoviária, todos os anos, são registrados mil acidentes envolvendo ciclistas nas estradas paulistas. De janeiro até agora, já foram mais de 50 mortes.

A falta de regras dificulta investimentos. As concessionárias de rodovias informaram que os contratos não prevêem a construção de ciclovias.
Nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, elas administram três mil quilômetros de estradas. Segundo as empresas, só há dois quilômetros para bicicletas.

Uma ciclovia de um quilômetro em São Carlos contrasta com a estrada em boas condições, pois tem buracos, mato e nenhuma sinalização. “Para quem passa na rodovia, é muito fácil confundir a ciclovia com uma extensão do acostamento, o que é um risco para os ciclistas”, disse Antônio Nelson da Silva, especialista em engenharia de transportes da USP de São Carlos.

O DER informou que a ciclovia deve receber serviços de manutenção e limpeza na próxima semana.

Ele ainda diz que o custo de uma ciclovia varia conforme o terreno, o trecho urbano, a necessidade de pontes, viadutos. Mas ele não tem dúvidas e acredita que o investimento compensa. “Há muitas obras que poderiam ter a ciclovia ou ciclofaixa com um custo adicional muito pequeno. Todo mundo ganharia, porque reduziria os acidentes. Economizaria por outro lado, já que você gastaria um pouquinho mais na construção, mas deixava de gastar com hospital, internação”, disse.

Segundo as concessionárias, na região de São Carlos, há também uma ciclovia em um trecho de 800 metros da SP-127, entre Rio Claro e Piracicaba.
Na região de Ribeirão Preto, há um trecho de interligação para ciclistas e pedestres na SP-322, em Bebedouro.



Fonte:  EPTV

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