Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Cuiabá: Especialistas colaboram com edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo

sábado, 19 de junho de 2010

Modelo de São Paulo


O edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo urbano vem sendo elaborado em Cuiabá. A pergunta que se faz é sobre o melhor modelo para a Capital que, conurbada com Várzea Grande, soma 750 mil habitantes. A expectativa da administração municipal é que, com a proximidade da Copa de 2014, o município regulamente o serviço para ônibus, micro-ônibus e ônibus sanfonados.


Para se chegar ao ideal, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo Dante Orrico Filho, entende que é preciso utilizar as formas de transportes disponíveis, sejam veículo leve sobre trilhos (VLT), metrô ou ônibus de trânsito rápido (BRT), de maneira inteligente. “Tão importante quanto a escolha do modelo é a inserção humana. Todos eles podem ser úteis, mas tem que se discutir as vantagens e ter um projeto de cidade”, frisou.


Subsecretário do Rio de Janeiro, Rômulo Filho e uma equipe de especialistas em engenharia de transporte estão na Capital para orientar técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU) na elaboração do edital. Perguntado se o modelo mais adequado para a Capital é o BRT, como está previsto o Mundial de 2014, o professor disse que o transporte público é a conjugação de três fatores, um deles ligado à produção das atividades para as quais ele vai servir. “Tem que se estudar um serviço de transporte e oferta viária pensando nas atividades que as pessoas têm que fazer.


O sistema tem como base uma rede estrutural, que interliga os polos geradores da cidade”. Ele lembrou ainda que as cidades se tornaram multipolares e que é preciso repensar essas redes para atender ou acompanhar esse crescimento. Mas também é preciso pensar nos custos. “Justificam-se serviços de alta capacidade se existem corredores de intenso uso e se há um densamento (populacional)”, frisou. Professora da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, chamou a atenção para a questão da estrutura urbana. “O transporte é um dos elementos da infraestrutura para que se possa sediar uma Copa.


É preciso pensar num projeto de cidade em que se permita fazer investimento desde estradas, transportes à saúde, turismo, lazer, rede de hotelaria, segurança”, citou. A equipe também chamou atenção para a localização geográfica da cidade, considerada Centro Geodésico da América, e para importância do centro histórico. “O sistema para se sustentar precisa ter gente, depende de planejamento e achar que é meramente transporte ou tecnologia o impacto (negativo) vai ser grande”, disse.


Atualmente, somente na Capital três empresas operam no sistema convencional com 407 ônibus, além de 24 do alternativo, com 82 micro-ônibus. A média de usuários é de 260 mil ao dia. O modelo do edital para o setor deve ser concluído em 60 dias.


Fonte: Diário de Cuiabá

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960