Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cuiabá: Especialistas colaboram com edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo

sábado, 19 de junho de 2010

Modelo de São Paulo


O edital para escolha do novo sistema de transporte coletivo urbano vem sendo elaborado em Cuiabá. A pergunta que se faz é sobre o melhor modelo para a Capital que, conurbada com Várzea Grande, soma 750 mil habitantes. A expectativa da administração municipal é que, com a proximidade da Copa de 2014, o município regulamente o serviço para ônibus, micro-ônibus e ônibus sanfonados.


Para se chegar ao ideal, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo Dante Orrico Filho, entende que é preciso utilizar as formas de transportes disponíveis, sejam veículo leve sobre trilhos (VLT), metrô ou ônibus de trânsito rápido (BRT), de maneira inteligente. “Tão importante quanto a escolha do modelo é a inserção humana. Todos eles podem ser úteis, mas tem que se discutir as vantagens e ter um projeto de cidade”, frisou.


Subsecretário do Rio de Janeiro, Rômulo Filho e uma equipe de especialistas em engenharia de transporte estão na Capital para orientar técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU) na elaboração do edital. Perguntado se o modelo mais adequado para a Capital é o BRT, como está previsto o Mundial de 2014, o professor disse que o transporte público é a conjugação de três fatores, um deles ligado à produção das atividades para as quais ele vai servir. “Tem que se estudar um serviço de transporte e oferta viária pensando nas atividades que as pessoas têm que fazer.


O sistema tem como base uma rede estrutural, que interliga os polos geradores da cidade”. Ele lembrou ainda que as cidades se tornaram multipolares e que é preciso repensar essas redes para atender ou acompanhar esse crescimento. Mas também é preciso pensar nos custos. “Justificam-se serviços de alta capacidade se existem corredores de intenso uso e se há um densamento (populacional)”, frisou. Professora da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, chamou a atenção para a questão da estrutura urbana. “O transporte é um dos elementos da infraestrutura para que se possa sediar uma Copa.


É preciso pensar num projeto de cidade em que se permita fazer investimento desde estradas, transportes à saúde, turismo, lazer, rede de hotelaria, segurança”, citou. A equipe também chamou atenção para a localização geográfica da cidade, considerada Centro Geodésico da América, e para importância do centro histórico. “O sistema para se sustentar precisa ter gente, depende de planejamento e achar que é meramente transporte ou tecnologia o impacto (negativo) vai ser grande”, disse.


Atualmente, somente na Capital três empresas operam no sistema convencional com 407 ônibus, além de 24 do alternativo, com 82 micro-ônibus. A média de usuários é de 260 mil ao dia. O modelo do edital para o setor deve ser concluído em 60 dias.


Fonte: Diário de Cuiabá

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960