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Porto Alegre: Ônibus lotados, passageiros apertados e paradas cheias, especialmente nas chamadas horas de pico

sexta-feira, 18 de junho de 2010


A reportagem que o Diário Gaúcho publicou ontem desvendando os transtornos dos usuários do transporte público de Porto Alegre é reveladora de uma das deficiências da cidade, além de apontar para uma questão crucial para sua qualidade de vida.

O jornal constatou ônibus lotados, passageiros apertados e paradas cheias, especialmente nas chamadas horas de pico. Como consequência dessa realidade, segundo as pesquisas feitas regularmente pela Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), quatro de cada 10 usuá-rios consideram que as empresas desrespeitam o limite de lotação imposto pela legislação do setor.

A questão do transporte coletivo numa cidade como Porto Alegre tem implicações que vão muito além da simples constatação de gargalos nos serviços. É toda a questão viária da cidade que está em causa.

Sem um serviço adequado e confortável de ônibus ou trens, não há como convencer o cidadão a deixar em casa seu automóvel e, portanto, a colaborar para que a cidade não se transforme num território em que duas, três ou quatro vezes por dia o trânsito se congestione.

A Capital já avançou com algumas medidas, como a dos corredores de ônibus, e com alguns projetos, como o dos portais da cidade. A sensação, no entanto, é de que estamos muito distantes de um sistema de transporte público que realmente garanta o direito dos cidadãos nessa área vital da cidade e que seja uma alternativa real para o uso de automóveis.

A solução para o problema do transporte dos porto-alegrenses é estratégica para a cidade. Já é tempo de definir um projeto que seja abrangente – de ônibus e trens, que tenha a capacidade não só de resolver questões emergenciais como as constatadas na reportagem, mas acima de tudo que devolva a perspectiva de uma circulação eficiente, sem gargalos, sem transtornos e sem sofrimento para os passageiros.

A tarefa envolve necessariamente o poder público e as empresas concessionárias. E pressupõe uma pressão permanente – e exigente – da sociedade.

Fonte: Intelog
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Pessoa com deficiência passa a ter gratuidade no transporte seletivo municipal de Vitória


As pessoas com deficiências incapacitantes, que residem na capital e tenham renda individual ou familiar de um a três salários mínimos, respectivamente, têm direito à gratuidade no transporte coletivo convencional para si e para o seu acompanhante, quando necessário.
Agora esse direito passa a valer, também, para o transporte seletivo. Para usufruir do benefício é preciso apresentar ao motorista do ônibus o Cartão de Gratuidade do Deficiente. Para fazer o cartão é preciso ligar para o número 3382-6486 e agendar um horário para o atendimento.
A pessoa com deficiência será informada sobre toda a documentação necessária para o cadastramento, que fica pronto em, aproximadamente, sete dias. Quem já possui o documento não precisa fazer novo cadastramento, pois ele tem validade para o seletivo.
No dia do cadastramento, a pessoa com deficiência será avaliada por uma equipe médica que definirá o grau de deficiência física, motora, mental, oral e auditiva, para emissão do laudo de incapacitação e avaliação, também, da necessidade de uma segunda pessoa para a sua locomoção.
O posto de atendimento para o cadastramento e realização da perícia médica fica no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, edifício Ítalo Batan Régis, na Enseada do Sua.

Fonte: Pref. de Vitória
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DF: Sindicato das empresas de ônibus entra com petição no TRT contra greve


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF) entrou, nesta quinta-feira (17/6), com uma petição no Tribunal Rregional do Trabalho contra a greve dos rodoviários. Os patrões alegam irregularidade na paralisação, porque, segundo eles, os funcionários não têm cumprido a determinação judicial de colocar 60% da frota nas ruas, o que implicaria em mula diária de R$ 100 mil.

De acordo com a Secretaria do Tribunal Pleno do TRT, por volta de 14h de hoje (18/6), foram iniciadas as fiscalizações para verificar a quantidade de ônibus nas ruas. O julgamento ainda não tem data estabelecida, mas a próxima sessão especializada, responsável por casos que envolvem paralisações, será no dia 7 de julho. Ainda assim, não está confirmado que este processo esteja entre os que serão julgados neste dia. As empresas devem pedir um acordo coletivo, que, se for conseguido, agilizará o andamento da ação.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passagerios e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF), não há a possibilidade de atender as reinvidicações da categoria, porque os patrões com déficit de 28% no orçamento. Para que houvesse um acordo, a passagem de R$ 3 subiria para R$ 3,20.

A assessoria de imprensa do Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou não ter recebido, até por volta de 15h desta sexta, um pedido formal de reunião, mas que a posição do governador acerca do assunto é imparcial. Ele acredita que essa é uma discussão entre patrões e empregados e, por enquanto, pretende não interferir nas negociações.

Fonte: Correio Braziliense
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Rio de Janeiro: Bilhete único de ônibus municipais deverá valer para qualquer direção


O prefeito Eduardo Paes e o líder do Governo na Câmara dos Vereadores, Adilson Pires (PT), admitiram nesta quarta-feira a possibilidade de retirar do projeto de lei que instituiu o bilhete único municipal (R$ 2,40), encaminhado esta semana ao Legislativo, o dispositivo que restringe o uso do benefício a viagens num único sentido. O parágrafo único do artigo quinto da proposta, que exclui o retorno dentro prazo de duas horas para usar o talão, foi criticado por vereadores.
- Acho que não teríamos um sistema de controle que permitisse identificar direções. Essa é uma formalidade que não faria diferença se fosse suprimida do projeto - comentou Paes.
Por recomendação de Paes, Adilson quer agilizar a aprovação do projeto. Vai propor parecer conjunto das comissões da Casa e convocará o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, para uma reunião, a fim de esclarecer eventuais dúvidas.
- O dispositivo que fala em deslocamento unidirecional tem um componente subjetivo forte - ressaltou o vereador Alfredo Sirkis (PV).
Sirkis não considera claro ainda o artigo que trata de contrapartidas às gratuidades. O vereador Paulo Pinheiro (PPS) também defende que esse dispositivo seja detalhado:
- Como vai ser essa contrapartida? Através, por exemplo, de redução de ISS?
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), que vê a contrapartida como subsídio indireto, decidiu apresentar emenda:
- Vou relacionar aqueles que têm direito à gratuidade - disse Andrea, que vai emendar outro artigo, de modo que o reajuste da tarifa do bilhete único obedeça à legislação em vigor (como a Lei 8.666, de licitações).
Presidente de entidade critica ausência de ônibus noturnos
O Rio Ônibus - sindicato que representa as empresas de ônibus - continua sem se manifestar sobre o edital de licitação da linhas, sob a alegação de que o documento está sendo analisado pelo departamento técnico da entidade. Enquanto isso, o prefeito espera não ter que enfrentar um embate judicial para realizar a concorrência:
- Rezo todo o dia. Faço muita oração para não ter nenhum problema judicial. Vamos esperar - brincou Paes.
O Movimento O Rio pela Paz foi a primeira entidade a se manifestar sobre o edital dos ônibus. Rommel Cardozo, presidente da organização, lamentou que não haja uma cláusula tratando do transporte noturno:
- É positiva a iniciativa do prefeito de reformular o sistema de transporte de ônibus da cidade, mas um detalhe que deve ser levado em consideração e não está presente no edital é o da obrigatoriedade de circulação 24 horas de pelo menos uma linha por trajeto. Da forma que o sistema está desenhado hoje, várias regiões ficam sem operação durante a madrugada, favorecendo a ocorrência de assaltos.

Fonte: O Globo
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Avenidas terão sentido único em Fortaleza


As mudanças ainda não têm prazo para serem implantadas, mas o assunto foi discutido, ontem, na Câmara

As avenidas Desembargador Moreira, Dom Luiz e Santos Dumont passarão a ter sentido único. Ainda não há previsão de quando as mudanças serão implantadas, mas elas são parte de um projeto de intervenções de circulação para a região da Aldeota e adjacências, cuja versão inacabada foi apresentada, ontem, na Câmara Municipal, pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Fernando Bezerra.

O projeto definitivo ficará pronto somente em agosto, mas ele adiantou que a Desembargador Moreira passará a começar na Avenida Raul Barbosa em direção ao litoral; a Dom Luiz assumirá o sentido Aldeota/Centro; e a Santos Dumont terá sentido Centro/Aldeota. O objetivo é reduzir os congestionamentos nas vias.De acordo com Fernando Bezerra, o transporte coletivo será priorizado, com a criação de faixas preferenciais para ônibus e vans.

Os canteiros centrais serão mantidos, já que sua remoção aumentaria os custos do projeto. Os recuos para estacionamentos deixarão de existir. As calçadas passarão a ser padronizadas e adaptadas para pessoas com deficiência. A Praça Portugal, que fica na confluência das avenidas Desembargador Moreira e Dom Luiz, também será modificada. Nesse ponto, porém, Fernando não detalhou as mudanças previstas. O valor de todas as alterações ainda não estão definidos.

A chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nadja Dutra, declarou que é cedo para avaliar o projeto com profundidade, já que seu conteúdo ainda não é conhecido na íntegra. Contudo, ela afirmou que é comum grandes cidades adotarem corredores de mão única para promover melhorias no tráfego de veículos.

"Por enquanto, não há como emitir nenhuma opinião, pois eu não sei, por exemplo, que solução será dada para as diferenças na largura das vias em questão, que apresentam tamanhos variados em suas extensões", explicou ela.

Fonte: Diário do Nordeste
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Prefeitura de Boa Vista entrega mais cinco novos ônibus neste sábado

A Prefeitura está investindo na melhoria do transporte coletivo em Boa Vista. Neste sábado (19), às 8h30, o Prefeito Iradilson Sampaio entregará à população mais cinco novos ônibus com elevadores para o acesso de deficientes físicos que fazem o uso de cadeiras de rodas.
A entrega será no estacionamento da Praça das Artes, no Complexo Ayrton Senna, e os veículos ficarão expostos no local durante todo o dia. Os novos veículos vão ampliar e reforçar a frota existente, totalizando 20 ônibus mais confortáveis e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
No início deste ano foram entregues à população outros seis ônibus novos com acessibilidade, além de veículos semi-novos adaptados para portadores de deficiência. No total, 30% da frota foi totalmente renovada.
O prefeito Iradilson Sampaio destaca que a renovação da frota é mais um compromisso que a Prefeitura cumpre com a população. A meta é disponibilizar até o final do ano a acessibilidade para cadeirantes em 50% da frota do município.
“Vamos continuar investindo para melhorar o transporte coletivo em Boa Vista. Os novos ônibus atenderão a diversas linhas e itinerários para beneficiar um maior número maior de pessoas. Além disso, a acessibilidade tem sido uma prioridade”, destaca.
O Município disponibiliza gratuidade no transporte público para três públicos: idosos com 65 anos que precisam apenas apresentar a carteira de identidade, para pessoas que precisam de acompanhantes, pois não conseguem se locomover sozinhos e para os deficientes físicos. São quase 20 mil pessoas beneficiadas com transporte gratuito.

Fonte: Roraíma Hoje
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DF: Acidentes e redução de ônibus provocam trânsito intenso nesta sexta-feira

Os motoristas do Distrito Federal encontram, nesta manhã de sexta-feira (18/06), o trânsito bastante intenso motivado pela redução do número de ônibus operando e, também, por conta de acidentes nas principais vias.
Uma pessoa foi atropelada, por volta de 8h05, no Riacho Fundo. A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre vítima. O acidente aconteceu em frente ao Quartel dos Bombeiros, no sentido Núcleo Bandeirante. Os Bombeiros informaram que na via não existe passarela.
Por volta de 7h20, um carro e uma moto colidiram na DF-280, próximo ao Condomínio São Francisco, no sentido Santo Antônio do Descoberto - Plano Piloto. De acordo com a Ciade, o acidente deixou uma vítima, que teve apenas lesões leves e recebeu o atendimento da corporação.
Neste mesmo horário, outro acidente atrapalhou o tráfego em Ceilândia. Dois carros bateram em frente à Feira de Ceilândia, no cruzamento do Pistão Norte, na QNP 9/13. Segundo os Bombeiros, as duas vítimas tiveram pequenas lesões e foram encaminhadas ao Hospital Regional de Ceilândia.
Na Estrutural, por volta das 7h15, dois veículos se envolveram em um acidente que complicou bastante o trânsito na via, no sentido Plano Piloto. A batida aconteceu na Pista Sul, próximo à Cidade do Automóvel. Quem puder, é melhor optar pela Pista Norte.
De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), ainda não há informações sobre vítimas, porque os agentes ainda estão no local.Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), um acidente também congestiona o tráfego de veículos na via.
Um carro e uma moto bateram, próximo ao posto da CPRv, no sentido Plano Piloto. O acidente aconteceu por volta das 7h. Segundo agentes da CPRv, as duas vítimas foram encaminhadas com ferimentos leves ao Hospital Regional do Gama. Mais cedo, às 7h, na DF-003, próximo ao início da Ponte da Granja do Torto. O posto rodoviário informou que o acidente atrapalhou bastante o trânsito na região, apesar de não ter sido grave.
De acordo com a CPRv, nas BR-020 e BR-060, o trânsito de veículos é tranquilo. Já na BR-040, é bastante intenso por causa do horário, no sentido Plano Piloto, porém, não há registro de acidentes.

Fonte: Correio Braziliense
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Em Cubatão, Integração de transportes aumenta com nova empresa e mais ônibus


Com a entrada em circulação de mais seis veículos (todos dentro dos novos padrões de acessibilidade), e a operação da frota municipal pela empresa Trans Líder, no próximo domingo (dia 20), consolidam-se a integração entre as linhas municipais e a presença dos cobradores nos veículos, iniciada com a contratação emergencial da empresa Bom Jesus, em 2009, e agora assegurada em contrato ao menos pelos próximos dez anos.
Segundo lembra o titular da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Silvano da Silva Lacerda, a reestruturação do transporte coletivo, iniciada no ano passado, agora está garantida documentalmente, no próprio contrato de concessão por dez anos (prorrogáveis por mais cinco). Em função dessas mudanças, foram contratados na cidade 252 funcionários, inclusive cerca de 100 cobradoras, dentro do programa de incentivo à criação de postos de trabalho para a população local. Nesse quesito, Silvano ressalta que em muitos casos tem sido o primeiro emprego de muitas mulheres, que também compõem a maioria dos empregados contratados.
A integração de transportes em Cubatão funciona em qualquer ponto, sempre no mesmo sentido da viagem (é vedado o retorno à origem na mesma linha), sendo uma integração por passagem, em até 60 minutos (o bilhete é entregue pelo cobrador, sem custo adicional).
Por mês, o transporte coletivo movimenta cerca de 900 mil passageiros, incluindo os transportados nos veículos da concessionária e nos de transporte alternativo, com pagamento ou não de passagem. Para prestar informações e receber sugestões ou críticas, a população pode acessar o site da CMT (http://www.cmtcubatao.sp.gov.br/), os telefones 0800-7711194 (CMT) e 0800-7747020 (Trans Líder).

Melhorias – Dos 49 ônibus que compõem a frota atual, 14 já possuem os elevadores para cadeirantes, e em poucos meses mais toda a frota da concessionária terá equipamentos de acessibilidade, pois os novos coletivos já virão nesse padrão.
Em julho, será iniciado o cadastramento de passageiros com direito à gratuidade na passagem, que receberão carteira provisória comprovando esse direito, até a instalação da bilhetagem eletrônica nos veículos – que deve ocorrer dentro de 120 dias.
Quatro meses é também a previsão para a instalação, na sede da CMT, do Centro de Controle e Monitoramento do Transporte Coletivo, destinado a fazer em tempo real esse trabalho em toda a frota (de concessionária e alternativos), ampliando a regularidade e confiabilidade no transporte. Serão monitorados: o cumprimento de horários de partida e de itinerários, a velocidade dos veículos e os desvios de rota (todos os veículos serão dotados de rastreadores). Isso permitirá também que, através do site na Internet (e eventualmente por meio de totens multimídia instalados em pontos de maior concentração), seja possível consultar o tempo de espera até a passagem do próximo veículo em cada linha.
Silvano informou ainda terem sido iniciados recentemente os entendimentos com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para estudar a possibilidade de integração com o transporte metropolitano. Quanto às linhas atuais, permanecerão as mesmas, podendo haver ajustes no itinerário por solicitação da comunidade, ou ampliações para atender a novos núcleos habitacionais, como o da Mantiqueira, na divisa com Santos (e que depende apenas de entendimentos com a Ecovias).
Vem ocorrendo também a cobertura dos pontos de parada dos coletivos, à razão de 50 lugares por ano: 12 coberturas já foram instaladas, e outras 38 serão colocadas até o final deste ano.


Fonte: Prefeitura Munic. Cubatão

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