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Passagem de ônibus mais cara aumenta movimento no metrô em Teresina

sábado, 22 de maio de 2010


Após o aumento da passagem de ônibus, que passou a vigorar desde o último sábado, 15, cada vez mais os teresinenses vêm optando por formas alternativas de deslocamento. Utilizando o metrô ou mesmo através de caminhadas mais prolongadas, a população tenta diminuir os gastos ao sair de suas casas para o trabalho. Esse é o caso da cabeleireira Sandra Maria, residente no bairro Dirceu II, zona Sudeste da cidade. Sempre que necessita ir ao Centro comercial à procura de produtos de beleza, a empreendedora não pensa duas vezes em esperar um pouco mais pelo metrô.

“Desde que o metrô foi inaugurado passei a usá-lo, pois além de ser um meio mais econômico, é muito mais confortável do que os ônibus da cidade”, enfatiza Sandra. Segundo ela, o gasto quase quatro vezes menor com transporte representa uma economia significativa para a renda familiar. “Enquanto que se anda uma vez de ônibus, se pode andar quase quatro vezes de metrô”, salienta a cabeleireira. Preocupada com os gastos, a dona-de-casa e estudante Teresa Antunes também engrossa a lista de pessoas que resolveram abandonar o ônibus.

Teresa comenta que o último reajuste no preço da passagem de ônibus foi decisivo para que ela descartasse o uso do meio de transporte. “O preço cobrado nem de longe justifica a qualidade do serviço oferecido, pois os ônibus sempre vivem lotados e demoram muito a passar pelas paradas”, argumenta. De acordo com Conceição Castro, supervisora da subestação da Praça da Bandeira, somente na última semana houve um aumento de 10% no número de pessoas que utilizam o metrô da capital.

“Após a euforia da população em conhecer a nova estrutura do metrô, está havendo uma consolidação desse meio de transporte, já que o aumento do número de passageiros é crescente a cada dia”, ressalta Conceição ao comentar que nos fins de semana o movimento de passageiros é ainda maior. “Desde que começamos a abrir a estação aos sábados e domingos, percebemos que a quantidade de pessoas na estação é bem maior do que em dias comuns”, afirma a supervisora. Durante a semana a estação abre às 6h30 e fecha às 19h. Já nos fins de semana, abre às 6h30 e fecha às 14h.

CMTP aponta metrô como um “avanço atrasado”

Questionado sobre uma matéria veiculada nacionalmente, na qual constava que o serviço metroviário de Teresina é o pior do país, Antônio Sobral, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, afirma que: “O metrô da cidade é um avanço atrasado, se compararmos com outros Estados, a exemplo de São Paulo, onde esse tipo de transporte começou a funcionar ainda na década de 70”, analisa.

Entretanto, mesmo o metrô aparecendo tardiamente na cidade, Sobral destaca que ao todo, somente seis Estados possuem esse tipo de serviço, dois deles no Nordeste. “Não podemos comparar a quantidade de pessoas que utilizam o serviço em Teresina com aqueles que usam em São Paulo, pois além da última possuir um número maior de habitantes que a da nossa capital, ainda estamos passando por um processo de consolidação desse tipo de transporte”, ressalta Antônio Sobral.

A despeito da matéria publicada pelo jornal de circulação nacional, onde consta que 1,6% da população utiliza o metrô, Sobral elenca que atualmente esse número atinge os 4%. Segundo a Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), dentro de aproximadamente 45 dias o órgão deve concluir os últimos reparos na obra da Estação Bandeira. Banheiros, cadeiras e bebedouros serão fixados no local para dar maior conforto aos usuários, sem mencionar no desenvolvimento de projetos que otimizem o tempo que o usuário passa nas dependências da estação.

Além de terminar a construção do projeto original, Antônio Sobral garante que até o final deste ano os projetos de prolongamento do metrô devem ser entregues para os órgãos competentes. “Nosso intuito é estender o serviço metroviário para o Centro Administrativo, zona Sul, Altos e Campo Maior”, acrescenta Sobral.

Governador anuncia dois novos trens

O metrô de Teresina vai ganhar uma série de inovações, começando pela operação de dois novos trens. Também serão realizados dois cruzamentos de linhas, instalação de bicicletário e duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Renascença e Matinha.Todas essas mudanças foram discutidas ontem, em Brasília, pelo governador Wilson Martins e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Parte das inovações serão realizadas com recursos do próprio Estado, enquanto outras serão fruto de convênio entre o Governo do Piauí e a União. Os dois novos trens devem começar a operar nos próximos dois meses, segundo informou o diretor da Companhia do Metrô, Antônio Sobral, que acompanhou o governador na audiência. Com os dois novos trens, o tempo de espera entre as viagens será reduzido de 33 para 12 minutos, o que aumentará o uso do transporte ferroviário em Teresina.

Já o prefeito Elmano Ferrer disse ontem, em reunião com os vendedores do Shopping da Cidade, que vai construir a passarela que vai ligar a Estação do Metrô ao segundo piso do shopping. “A construção dessa passarela é um pedido meu e não importa se vai ser compartilhado com o Governo ou será somente a Prefeitura. Só sei que iremos fazer”, afirmou Ferrer.

Fonte: Portal O Dia
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Urbanista defende que ônibus sejam ‘metronizados’


O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, defendeu, em Campinas, o que chamou de metronização do ônibus, ou seja, dar ao ônibus a mesma performance do metrô. “O futuro está na superfície, porque não há mais condições de aplicar tanto dinheiro em metrô”, disse o ex-governador do Paraná e primeiro a implantar um sistema de BRT no País.

Ele alertou, no entanto, que, sem a concepção correta da cidade, não adiantará aumentar a frota.Curitiba fez sucesso com seu sistema de transporte porque planejou, disse Lerner. Não apenas linhas de ônibus e corredores, mas especialmente porque utilizou o transporte como indutor de desenvolvimento. Nos anos 70, integrou o transporte ao uso do solo.

A opção foi por implantar um desenvolvimento radial a partir do Centro, por corredores de transportes. As indústrias que ficavam no entorno do Centro foram levadas para a região oeste, no Distrito Industrial, e um novo zoneamento foi estabelecido ao longo dos corredores, priorizando o uso residencial e serviços.

Assim, Curitiba tem hoje 72 quilômetros de corredores. Junto com isso, foi criado um sistema trinário de transporte, ou seja, um conjunto de três vias de 100 a 200 metros entre elas, sendo uma via rápida para o centro, uma via em sentido único para os bairros e, no centro, uma pista com três vias, formada por uma canaleta exclusiva e duas vias de acesso local.

Para atender a demanda, a cidade se estruturou de tal forma que hoje tem nove ônibus operando na linha circular, 50 convencionais, 385 atuando nas linhas troncos, 24 articulados, 162 biarticulados, além de articulados interbairros e linhas diretas.

O BRT de Curitiba nasceu, segundo Lerner, porque a cidade não tinha dinheiro para implantar metrô, problema da maioria das grandes cidades. A utilização de ônibus em corredores exclusivos, embarques e desembarques rápidos por meio de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e o sistema de pré-pagamento da tarifa deram agilidade ao sistema. (MTC/AAN)

Fonte: PUC Campinas
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Ministro das Cidades, Márcio Fortes dá sinal verde para o VLP


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse ontem que há grande possibilidade de o sistema de veículo leve sobre pneus (VLP) que a Prefeitura de Campinas pretende implantar no Corredor Ouro Verde, ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos, seja incluído no PAC da Mobilidade.

Segundo ele, a prioridade na área de transporte na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será para projetos de BRT, sigla de bus rapid transit, sistema de ônibus de alta capacidade, que utiliza corredores exclusivos.“Teremos R$ 18 bilhões para investir em metrô, BRT e obra viária. Vamos deixar os veículos leves sobre trilhos (VLT) para casos excepcionais e concentrar em BRT (que usa ônibus)”, disse.

O ministro informou que, em um mês, os prefeitos e governadores começarão a ser chamados a Brasília para serem informados das regras e apresentarem seus projetos de mobilidade. A proposta do governo é liberar os recursos para que as obras aprovadas tenham início em 2011 e conclusão em 2014.

Já há, segundo ele, 20 projetos de BRT aprovados para as 12 cidades que serão sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Temos que implantar o sistema no País todo, especialmente nas regiões metropolitanas”, disse. O ministro participou, em Campinas, do Show Bus, promovido pela Mercedes-Benz. A Prefeitura vai conceder a operação dos corredores e arcar com as obras de implantação do VLP.

Para isso, busca financiamento de R$ 406 milhões para a infraestrutura, tanto do Corredor Ouro Verde, onde circularão os VLPs, quanto do Corredor Campo Grande, onde circularão os ônibus biarticulados adquiridos recentemente pela Itajaí Transportes Coletivos. Quem vencer a concessão, comprará os VLPs, orçados em R$ 310 milhões.

Os termos da concessão ainda estão em discussão, mas a operação do corredor deverá ser feita por um período variável entre 30 e 40 anos e ganhará a licitação a empresa que oferecer o maior valor de outorga e a melhor técnica.O plano inicial era que os VLPs, uma espécie de metrô sobre pneus com piloto automático, circulassem nos futuros corredores Campo Grande e Ouro Verde, sendo que o corredor Campo Grande utilizará a faixa de domínio do antigo VLT para fazer a conexão com o novo Terminal Multimodal de Campinas. Mas a Prefeitura avaliou que faltariam recursos.

Embora o projeto de dotar Campinas de um sistema de média capacidade de transporte tenha partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a garantia dos recursos não se firmou até agora.

Por isso, a Prefeitura mudou o projeto e optou por implantar biarticulados no Corredor Campo Grande e VLPs no Ouro Verde.Alguns grupos internacionais já se interessaram pelo projeto, como a japonesa Mitsui.

Executivos da empresa estiveram em Campinas com representantes da francesa Lohr Industrie, que fabrica e comercializa sistemas de transportes de passageiros, e manifestaram interesse em financiar a compra dos VLPs.

Fonte: PUC Campinas
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Sindicalista confirma greve de ônibus no Rio para segunda-feira

sexta-feira, 21 de maio de 2010


O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro, Osvaldo Garcia, disse ao R7 na noite desta sexta-feira (21) que a categoria entrará em greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (24).

De acordo com ele, os rodoviários reivindicam um aumento salarial de 15%, vale-alimentação no valor de R$ 150, retorno de cobradores que foram demitidos em razão de coletivos circularem somente com motoristas e a devolução do dinheiro dos uniformes que, segundo Garcia, são comprados pelos próprios funcionários.
Segundo o sindicalista, na segunda-feira às 16h será feita uma avaliação do movimento grevista. Ele disse que os rodoviários na capital fluminense somam 32 mil e espera adesão total à paralisação.

Fonte: R7.com


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Após assembleia, Transporte Coletivo volta a funcionar em Pindamonhangaba


Os ônibus da empresa Viva Pinda, de Pindamonhangaba – que estavam impedidos de circularem, desde às 4h30, desta sexta-feira (21), voltaram a ativa às 9 horas.

O fato se deu após assembleia entre o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e a empresa Viva Pinda (responsável pelo Transporte Coletivo no município).

A paralisação teve por objetivo reivindicar mais segurança para os funcionários da empresa e usuários – é o que explica o presidente do sindicato, José Carlos de Souza.

“Nós pedimos mais segurança: para os trabalhadores e também para a população, que acabam vítimas dos frequentes assaltos que vêm ocorrendo. Esses assaltos ocasionam não só agressões físicas, como também psicológicas, como síndrome do pânico, entre outras doenças”, ressaltou.

Souza frisou que a manifestação é uma forma de mobilizar os órgãos competentes a tomarem providências:

“Estamos encaminhando ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para que eles tomem ciência dos fatos e redobrem a segurança, ainda porque, a polícia sabe onde acontecem os maiores índices de assalto, por isso, devem reforçar o policiamento nestes locais, devem realizar mais blitz, isto é, devem trabalhar a prevenção e não só a prisão”, argumentou.

Para o Gerente Geral da empresa Viva Pinda, João Machado, a empresa está cumprindo sua parte. “Os assaltos procedem, mas é bom ressaltar que a empresa já trabalha pela segurança de todos: por meio de câmeras de monitoramento e acionamento da polícia. Inclusive dois assaltantes já foram presos e um já está com ordem de prisão decretada”, justificou.

Machado diz que a paralisação tem sua finalidade, mas, quem paga é a empresa e a população. “Nós somos tão vítimas quanto a população, além de perdermos financeiramente com os assaltos, a paralisação traz imagem negativa à empresa”, resumiu.

Já a prefeitura está tomando as providências cabíveis – é o que afirma o diretor de Trânsito de Pindamonhangaba, Luiz Rosas Júnior: “Desde o primeiro assalto comunicamos os órgãos competentes, assim como pedimos reforços no policiamento, que já prendeu dois responsáveis pelos assaltos, enfim, estamos trabalhando para a solução destes problemas”, comentou.

De acordo com o sindicato, cerca de 120 funcionários participaram da paralisação.

Fonte: Agora Vale
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Salvador: Greve de ônibus confirmada para Quarta-feira


Os rodoviários aprovaram por unanimidade a greve da categoria nas duas assembleias realizadas nesta quinta-feira, 20, de acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários na Bahia, Manoel Machado. Os trabalhadores participaram de um encontro pela manhã e outro pela tarde, às 15h.
O encontro desta tarde serviu para referendar a decisão obtida na reunião da manhã, que previa a aprovação da greve. Durante a primeira assembleia do dia, cerca de 400 motoristas e cobradores compareceram; já pela tarde mais de mil trabalhadores estiveram presentes, segundo o vice-presidente do Sindicato, Ubirajara Sales.

Após o encontro, que foi finalizado por volta das 17h30, Manoel Machado informou que os rodoviários vão esperar uma saída para o impasse da negociação com os empresários até as 12h da próxima terça-feira.
Caso não haja acordo, a greve será iniciada à meia-noite de quarta-feira, 26. "Isso se não houver proposta até lá. Sempre estivemos e continuamos à disposição para buscar um acordo. A greve é a última consequência", disse Machado.
Segundo Jorge Castro, assessor de Relações Sindicais do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS), não haverá mais concessões aos rodoviários. "Não tem discussão, vamos solicitar que o TRT [Tribunal Regional do Trabalho] resolva o conflito". Castro ressalta que, a partir de agora, é o Tribunal quem pode resolver a questão, estabelecendo uma porcentagem do serviço para que os usuários de transporte público não sejam prejudicados.
Reivindicações - A categoria quer 15% de reajuste, e os empresários oferecem 2,8%. A categoria também pede 30% de aumento no tíquete-alimentação e pagamento do benefício durante as férias. A proposta de greve do sindicato é que uma frota mínima de 30% de ônibus circule pela cidade, garantindo a prestação do serviço básico de transporte. O percentual deve ser determinado pela Justiça.

Fonte: A Tarde
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Rio de Janeiro: Licitação de linhas de ônibus pode emperrar


A Justiça acolheu um pedido do Ministério Público estadual e determinou que seja feita a licitação das linhas de ônibus municipais. Porém, condicionou a deflagração do processo a um levantamento, a ser feito pela prefeitura, para apurar se as empresas que exploram o serviço têm direito a indenização. Se ficar comprovada a necessidade de ressarcimento, o município só poderá dar início à licitação após o pagamento da indenização. A Procuradoria Geral do Município informou que só vai se pronunciar sobre o caso após a publicação da decisão, que deverá acontecer na segunda-feira, quando está prevista também a divulgação do edital de licitação.
A procuradora Patrícia Rosa disse que o MP, autor da ação, vai entrar com recurso, por considerar que o processo de licitação não pode estar vinculado ao fato de as empresas terem ou não direito à indenização.
Nesta sexta-feira, o Sindicato dos Rodoviários do município do Rio realiza assembleia para decidir se a categoria, que reivindica 15% de aumento salarial, fará greve na próxima segunda-feira.

Fonte: O Globo



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SPTrans altera itinerário de linhas de ônibus na zona leste


Para oferecer melhor atendimento aos passageiros dos serviços 3795/10 Jd. São Carlos - Metrô Itaquera (no sentido bairro/centro) e 3795/21 Cohab Fazenda do Carmo - Metrô Itaquera (no sentido centro/bairro), os quais eram atendidos próximos à Fundação CASA (antiga FEBEM), terão os itinerários de suas linhas alterados a partir de sábado, 22 de maio, de forma a diminuir o tempo de percurso, sem comprometer a quem freqüenta o local.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

3795/10 Jd. São Carlos - Metrô Itaquera
Ida: normal até Avenida Itaquera, Avenida Miguel Inácio Cury, Avenida Prof. Eng. Ardevan Machado (à direita), seguindo normal.Volta: normal até Avenida Prof. Eng. Ardevan Machado, Avenida Miguel Inácio Cury (à direita), Avenida Itaquera, seguindo normal.

3795/21 Cohab Fazenda do Carmo - Metrô Itaquera
Sentido Único: normal até Avenida Itaquera, Avenida Miguel Inácio Cury, Avenida Prof. Eng. Ardevan Machado, Acesso, Rua Dr. Luiz Ayres, Rua Eng. Sidney A. de Moraes, Acesso ao Term. Metrô Itaquera, Saída 02, Acesso, Avenida Prof. Eng. Ardevan Machado, Avenida Miguel Inácio Cury (à esquerda), Avenida Itaquera, seguindo normal.

Fonte: SPTrans
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