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Feira de Santana: Passageiros reivindicam cumprimento de horário dos ônibus

quinta-feira, 13 de maio de 2010


Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana reclamam do atraso em algumas linhas do sistema. Segundo muitos passageiros, os usuários do serviço passam muito tempo no ponto a espera de um ônibus, outros dizem que nunca sabem os horários em que os carros passam.
A passageira Jaci Carla Melo afirma que várias vezes perdeu compromissos por conta desses atrasos. “Já cheguei a ficar uma hora e vinte minutos esperando o ônibus que faz linha para o bairro Nova Esperança e Feira IX. Os ônibus atrasam e, quando passam, estão sempre cheios. Já cheguei atrasada no trabalho e perdi compromissos por causa disso”, relata.

“Já são 17 horas e estou desde 16h25h esperando o ônibus do Aviário. Uma vez passei uma hora no ponto esperando por ele e quando vem está muito cheio. Temos que esperar muito pelo ônibus do Aviário. Já cheguei atrasada várias vezes no trabalho por causa do atraso do carro”, diz Joseleide Figueredo, enfatizando que a empresa responsável pela linha não tem a preocupação de deixar a população informada sobre os horários dos ônibus.

Justificativa

O gerente da empresa de ônibus 18 de Setembro, Rock Gomes, afirma que os atrasos não são significativos e que fatores externos podem colaborar para que eles aconteçam. Ele também alega que a população pode ficar atenta aos horários disponibilizados nos carros e que assim passará menos tempo à espera do transporte. Porém, nossa equipe identificou que o ônibus da empresa 18 de Setembro, placa JRN 8273, que faz a linha Feira X /Terminal Central, não apresenta o mapa de horário no vidro localizado atrás do banco do motorista.

“Às vezes o ônibus pode atrasar por conta das condições do solo, em tempo de chuva isso acontece muito. É claro que devemos levar em consideração a melhoria da pavimentação urbana realizada pela Prefeitura, mas as chuvas podem destruir o solo. Quando o piso fica danificado é mais fácil que um pneu fure ou um carro quebre e até para que outro carro chegue ao local para substituir o quebrado requer um certo tempo”, explica o gerente da empresa.

Fonte: Folha do Estado

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Cresce o serviço de van e mototáxis nas cidades


Vans e mototáxis são os meios de transporte cada vez mais usados nas cidades. É o que aponta a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o levantamento, em 2008, 59,9% dos municípios tinham serviço de transporte de van e 52,7%, de mototáxis. Em 2009, esse índice aumentou para 66,7% e 53,9%, respectivamente. Mesmo entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, o percentual é maior comparando os dois anos – houve um aumento de 3,9 pontos percentuais no serviço de mototáxi e passou de 73% para 80% o transporte por vans nesses municípios.
Percebe-se, porém, uma maior presença no serviço de mototáxi nas cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, onde o percentual chega a 71,8%.
Para Gilberto Almeida dos Santos, presidente da Federação Brasileira dos Motociclistas e Ciclistas Profissionais (Febramoto), o aumento do número de mototaxistas no País vem para suprir problemas de governos e prefeituras. . "A categoria nasceu pela deficiência do transporte de qualidade. Muitas cidades pequenas só têm essa opção de locomoção. E ainda é um transporte mais barato. Sou nordestino e sei que em muitas cidade de lá, as motos estão substituindo o transporte animal".
A profissão de mototaxista foi sancionada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela lei federal, os municípios têm autonomia para regulamentar a profissão de mototaxista. O assunto ainda é polêmico entre os gestores - principalmente nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, prevalece uma lei de 1998 que proíbe o uso de motos para o transporte remunerado de passageiros. No Rio de Janeiro, onde o serviço também é proibido, estima-se que quase 2 mil mototaxistas trabalhem de forma ilegal.
O presidente da Febramoto concorda com a proibição da regulamentação da profissão de mototaxistas em grandes centros urbanos. "Nas cidades pequenas tudo bem. Mas nas cidades grande é muito perigoso. Em São Paulo temos 800 mil motos trafegando. Seriam 1,6 milhão de pessoas em uma condição que hoje é de risco", afirmou Santos.

Fonte: Ultimo Segundo
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Metrô está presente em 15 cidades com mais de 50 mil habitantes


Um estudo divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que apenas 15 cidades brasileiras, todas com mais de 50 mil habitantes, contam com transporte por metrô, do total de 5.565 municípios do país. A pesquisa aponta ainda que, entre 2008 e 2009, houve crescimento no número de cidades com transporte por ônibus intermunicipal, e que só em 29,2% dos municípios brasileiros os critérios de acessibilidade em ônibus são considerados.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) considera dados de 2009. Os números foram obtidos por meio de questionários respondidos pelas prefeituras.

Segundo o IBGE, considerando os tipos de transporte existentes nos municípios, com exceção do transporte coletivo por ônibus, entre 2008 e 2009 cresceu o número de municípios com transporte por barco (de 10,5% para 11,3%), mototáxi (de 52,7% para 53,9%), trem (de 1,5% para 3%) e van (de 59,9% para 66,7%). Houve um decréscimo apenas nos municípios com transporte coletivo por táxi, passando de 81,5%, em 2008, para 80,8%, em 2009. O percentual de municípios com transporte por metrô se manteve o mesmo: 0,3%.

Do total de municípios brasileiros, o transporte por barco tem grande relevância na Região Norte, de acordo com a pesquisa, por se tratar de uma região onde o transporte fluvial se faz muito presente.

No caso do metrô, o serviço está presente apenas nos municípios com mais de 50 mil habitantes, por se tratar de um transporte de massa, que precisa de um volume de investimento grande e com retornos financeiros de longo prazo.

Ainda de acordo com o IBGE, no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal o metrô é subterrâneo em grande parte de seu percurso. Nos demais municípios, apenas de superfície.
Fonte: G1, em São Paulo
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Maceió: SMTT informa mudanças de horário de ônibus


A SMTT informa aos cidadãos maceioenses que a linha 072 – Gama Lins/Centro -via Colina/João Sampaio/Sanatório será substituída aos sábados, domingos e feriados pela linha 813- Int. Gama Lins/Colina dos Eucaliptos/Ceasa.

  • Horários:
    Sábados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
    Domingos e feriados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
Fonte: O Jornal
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Aumento nas tarifas de ônibus de Bauru, valerá a partir de 12 de junho


O aumento médio de 5% na tarifa de ônibus em Bauru valerá a partir do dia 12 de junho. Nesta quinta, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) publica decreto no diário oficial da cidade autorizando o reajuste para as três empresas que exploram o sistema.
O maior acréscimo será para o pagamento de tarifa escolar integrada, que dá direito a usar dois ônibus. A tarifa passará de R$ 1,84 para R$ 1,95 (5,98%) mais cara. A passagem escolar sem integração era R$ 1,50 e vai para R$ 1,58.
A tarifa básica no cartão vai de R$ 2 para R$ 2,10. Em dinheiro, no ônibus, a passagem única vai de R$ 2,15 para R$ 2,25. A tarifa integrada normal valerá a partir do dia 12 de junho R$ 2,60, contra R$ 2,46 cobrados atualmente.
No mesmo decreto do aumento – que é anual –, o prefeito concede alguns benefícios para os usuários do sistema de ônibus. A grande novidade é a concessão do desconto de 25% no passe escolar para estudantes de até 25 anos. Atualmente, tal benefício só vale para menores de 18 anos.
Outro benefício é bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários com mais procura aos usuários com cartões cadastrados. Tal desconto só será possível para usuários do cartão fornecido pelas empresas. Esse bônus será permitido de segunda a sábado, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30.
O benefício não contempla domingos e feriados e o passe escolar.

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BH: Futebol, Inimigo Nº 01 do Transporte Público - Vândalos depredam 34 ônibus após jogo no Mineirão

A derrota do Cruzeiro para o São Paulo na primeira partida das quartas de final da Libertadores, nessa quarta-feira no Mineirão, terminou com 34 ônibus depredados, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH).
Deste total, sete são da frota destinada pela BHTrans para transporte especial de torcedores. O prejuízo médio por veículo é de R$ 700. A maioria dos ataques ocorreu no Anel Rodoviário, nas avenidas Pedro II, Antônio Carlos e rua José Clemente, no bairro Floramar.
As linhas mais atingidas foram 8350 (Estação Barreiro/Estação São Gabriel), 330 (Estação Barreiro/Independência), 2004 (Bandeirantes/Pilar), 3503 (Santa Terezinha/São Gabriel), 2214 (Floramar), 8501 (Maria Gorett/Engenho Nogueira), 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro), 4405 (Coqueiros) e 601 (Nova York/Juliana).

Fonte: Uai Minas

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Em 2 meses, 65% dos coletivos fiscalizados no Rio tiveram que parar de circular


Ônibus que circulam pelas ruas do Rio em mau estado de conservação e com problemas na documentação estão na mira da prefeitura. Balanço divulgado ontem pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes revelou que, nos últimos dois meses, de 279 veículos fiscalizados, 65% foram retirados de circulação.

Desde fevereiro, quando começaram as operações diárias, 163 ônibus foram multados. Destes, 72 foram lacrados e 19, removidos para depósitos da prefeitura. Outros 72 foram lacrados e apreendidos. As principais irregularidades são pneus carecas, falhas no sistema elétrico, bancos soltos e vidros trincados e quebrados.
Somente nos primeiros 11 dias de maio, 112 ônibus foram vistoriados, e 66, retirados de circulação. Desse último grupo, 11 eram piratas — sem registro na Secretaria Municipal de Transportes. Em operação realizada ontem, fiscais flagraram cinco ônibus piratas, além de outros 11 veículos com problemas de conservação e documentação.
Na lista das empresas de ônibus campeãs em irregularidades, a liderança é da Viação Zona Oeste, seguida por Transportes Campo Grande, Rubanil, Breda Rio e Pégaso. Moradora de Bangu, a diarista Maria do Carmo Santos, 41, reclama da empresa Campo Grande. “São sujos e têm bancos quebrados”, enumera.
Segundo a Fetranspor, o processo de vistoria e licenciamento dos ônibus no Detran e na Secretaria Municipal de Transportes ainda está em curso. Ainda de acordo com a federação, o número de ônibus retirados de circulação representa menos de 2% da frota que atende o Município do Rio.

Fonte: O Dia online
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Florianópolis: Estudantes se acorrentam contra reajuste de passagem de ônibus


Estudantes de Florianópolis acorrentaram os pés durante protesto pelo reajuste da passagem de ônibus municipal, nesta quinta-feira (13), em frente ao prédio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis), que funciona dentro do Terminal do Centro (Ticen). Segundo a Secretaria Municipal de Transporte de Florianópolis, há três formas de pagamento de passagens.
O reajuste da tarifa com uso do cartão Passe Rápido foi de R$ 2,20 para R$ 2,38 (8%) e de R$ 2,80 para R$ 2,95 (5,3%) para pagamento em dinheiro. A tarifa social, que tem linhas específicas para atender a usuários em bairros carentes, passou de R$ 1,50 para R$ 1,60 (6,6%), com uso do cartão Passe Rápido, e de R$ 1,80 para R$ 1,90 (6%) para pagamento em dinheiro (Foto: Susi Padilha/Diário Catarinense/Ag.RBS)
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