Reiniciando as ações educativas nos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife – RMR, para o ano de 2025, técnicos de educação e fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, em parceria com a Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar, estiveram hoje (17), no TI Joana Bezerra, dando continuidade a ação “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, quando foi realiza panfletagem e proferida mini palestra, alertando sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus. Diante do ocorrido no último dia 09 de janeiro, onde um jovem que pegava ‘bigu’ no ônibus da linha Zumbi do Pacheco/Tancredo Neves morreu após bater em poste, o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, determinou a intensificação das ações no combate à prática descontrolada de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus.
No local, Kathia Sena, gerente de Fiscalização do CTM, em uma conversa dinâmica com os motoristas, passageiros e comerciantes daquele TI, destacou a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus. “Nosso objetivo é conscientizar a todos, principalmente aos jovens, que essa prática não é um esporte, e sim um crime. Por isso, precisamos da ajuda de vocês, alertando a população para que, caso presencie esse crime, denuncie através dos nossos canais de atendimento”. Sena ainda ressaltou que o combate a esse crime é uma luta de todos, Estado e sociedade. “Com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema”.
Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.
DENÚNCIA
Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.
Informações: GRCT
0 comentários:
Postar um comentário