Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Passageiros aprovam eficiência e tranquilidade do novo Ligeirão Norte-Sul em Curitiba

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Em operação desde esta quinta-feira (18/1), a linha 250 Ligeirão Norte-Sul foi aprovada pelos usuários. Com um trajeto de 38 quilômetros (ida e volta), o ônibus liga o Terminal do Santa Cândida ao Terminal do Pinheirinho, com passagem pelos terminais Boa Vista, Cabral, Portão e Capão Raso, e outras cinco estações-tubo.

“Estou gostando muito dessa linha, vou chegar muito mais rápido agora. Meu trajeto era do Centro ao Terminal do Capão Raso, então os expressos demoravam bem mais”, conta Gabriela Ducci, de 21 anos.

A linha também é uma alternativa para aqueles que utilizavam outros ônibus, além das linhas expressas, como é o caso de Leonardo Ulths, de 21 anos, que se desloca diariamente do Pinheirinho ao Centro.

“Antes eu usava o Pinheirinho-Cabral, que é um ligeirinho, e não demorava muito, mas agora está muito mais rápido. Ir pela canaleta ajuda bastante também” relata Ulths.

Economia de tempo
O Ligeirão vai trazer uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.

“Trata-se de uma linha que faz uma importante ligação do Norte e o Sul da cidade, que vai desafogar as linhas paradoras, que já fazem esse trajeto e vão ser mantidas, e trazer mais velocidade de deslocamento para a população” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. “No caso de uma pessoa que utiliza todo dia o trajeto de ida e volta em dias úteis, a economia de tempo será de 1h15 durante a semana”, completa.

Serão 29 ônibus na linha Norte Sul, com intervalos de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em períodos de menor demanda. A Urbanização de Curitiba (Urbs) estima que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis.

Experiência mais tranquila
Além da agilidade, os passageiros do Ligeirão Norte-Sul estão elogiando a tranquilidade e o conforto dos ônibus. “Ter uma experiência mais calma, com o ônibus mais vazio, vai ser muito melhor, principalmente fazendo esse trajeto todo dia”, diz Anna Carolina Pereira, de 20 anos.

A nova linha também permite que a população passe menos tempo em deslocamento, aproveitando mais o dia, como conta Adriana Gonçalves, de 32 anos.

“Agora vou chegar ao meu trabalho 30 minutos mais rápido, então vou poder sair mais tarde de casa, e meu dia inteiro acaba ficando mais calmo. Ter um ônibus com mais espaço melhora ainda mais”, afirma Adriana.

Confira as paradas do novo Ligeirão Norte-Sul
Terminal Santa Cândida *
Terminal Boa Vista
Terminal Cabral
Estação-tubo Passeio Público
Estação-tubo Central
Estação-tubo Eufrásio Correia
Estação-tubo Oswaldo Cruz
Estação-tubo Bento Viana
Terminal Portão
Terminal Capão Raso
Terminal Pinheirinho*
*No Terminal Santa Cândida os ônibus com letreiros frontal linha 250 Norte-Sul são acessados pela plataforma atrás do parador Santa Cândida/Capão Raso. No Terminal Pinheirinho, são acessados na plataforma do Pinheirinho/Praça Rui Barbosa.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960