Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Jundiaí abre corredor de ônibus preferencial no Centro de Cidade, a partir deste mês

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Pensando em uma maior mobilidade e fluidez para o trânsito, a partir do dia 23 de janeiro, Jundiaí passa a contar com corredor de ônibus preferencial na rua Rangel Pestana. O corredor terá início no cruzamento da rua Benjamin Constant e terminará no cruzamento da rua Secundino Veiga, com extensão de 1.500 metros. Além da rua Rangel Pestana, a rua Dr. Torres Neves, no centro de Jundiaí, também passará a contar com o corredor de ônibus preferencial com 150 metros de extensão. Outras modificações serão aplicadas na via, como a velocidade máxima permitida, que passa dos 50 km/h para 40 km/h.

“Essa é a primeira etapa da implantação de corredores preferenciais executada pela Prefeitura de Jundiaí, atendendo ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade, buscando dar prioridade ao transporte coletivo”, reforça o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. O ponto próximo ao restaurante Bom Prato será desativado e a linha 953 (Terminal Colônia) será realocada para o ponto localizado na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95. As outras linhas como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João) serão transferidas para a rua Dr. Torres Neves, 460, (ao lado do estacionamento).

Levantamento feito pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) mostrou que nas linhas que circulam pela rua Rangel Pestana são feitas diariamente 1.048 viagens de ônibus, sendo transportados 17.050 passageiros. O local ainda conta com 338 viagens intermunicipais diárias. As alterações têm como objetivo reduzir a concentração de pessoas em trechos que não comportam aumento no movimento. Na extensão do corredor hoje existem 147 vagas de estacionamento que permanecerão.

Os horários de operação serão de segunda a sexta, das 06h às 08h30, e das 16h30 às 19h00 e a velocidade máxima permitida será de 40 km/h, lembrando que as faixas são preferenciais, não exclusivas. A redução na velocidade máxima tem como objetivo garantir segurança e maior fluxo de ônibus na via preferencial. Fora dos horários determinados poderá haver a circulação de outros veículos. Haverá sinalização horizontal e vertical ao longo dos corredores para que os motoristas que transitarem pelas vias identifiquem as alterações de percurso.

“Os números dos levantamentos que fizemos nos mostraram a necessidade da implantação dessas faixas preferenciais devido ao aumento no volume de veículos automotores nas vias municipais”, destaca Aloysio Queiroz, Gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí.

Informações: Prefeitura de Jundiaí

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960