Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Curitiba com requalificações de estações-tubo, novo binário e Complexo do Tarumã

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O pacote de obras da Prefeitura de Curitiba prevê para os meses de novembro e dezembro intervenções socioambientais de cidade inteligente na área de mobilidade urbana. Um exemplo é o trabalho na Avenida República Argentina, para permitir completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul - da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho.

O objetivo das obras que ocorrem na canaleta exclusiva é permitir a ultrapassagem de ônibus, com o desalinhamento de estações-tubo e alargamento da via. Estão em fase final de conclusão as obras no entorno da Estação Carlos Dietzsch, no Portão, com previsão de que a parada retorne às atividades nos próximos dias.

Na Estação Itajubá, no Novo Mundo, os trabalhos seguem com previsão de conclusão em março. Porém, o bloqueio realizado no trecho entre as ruas Itajubá e João Palomeque, necessário para o avanço das obras, será liberado em dezembro.
Paralelamente à execução dos trechos, já foi programado mais um lote de obras para finalizar a intervenção, dessa vez para requalificar as estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro. Nas estações Pedro Gusso e Santa Regina, no Capão Raso, os serviços começam na próxima semana.

Neste ano foi concluída e colocada em operação a estação-tubo Vital Brasil, no Água Verde. Também já estão em operação as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador.

Os entornos das novas estações-tubo ao longo da Avenida República Argentina, nos pontos em que estão sendo realizadas as obras do Ligeirão Norte-Sul, resgatam um conceito de planejamento de vanguarda já aplicado em Curitiba: priorizar o pedestre na ocupação do espaço urbano.

O prefeito Rafael Greca destaca o volume de investimentos que a administração municipal está fazendo na cidade, com obras que ao mesmo tempo impactam na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da economia da cidade, com a criação de novos empregos de forma direta e indireta.

“Estamos buscando atender a todos os bairros com obras e ações, a exemplo de pavimentações asfálticas, obras de mobilidade urbana, acessibilidade de calçadas, enfim, intervenções necessárias para melhorar a infraestrutura da cidade, para prepará-la aos desafios do futuro e ao mesmo tempo atender às demandas apresentadas pela população”, diz Greca.

BRT Leste-Oeste
Dentro das ações do município que buscam a inovação do transporte público da cidade, tem previsão para que ocorra em dezembro a autorização para o início da construção do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, entre os bairros Tarumã e Cajuru para organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste.

A Rua Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Os recursos fazem parte do Programa de Aumento de Capacidade e Velocidade do BRT Leste Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB).

Complexo do Tarumã
Outra importante obra de mobilidade que terá autorização de início neste mês é o Complexo do Tarumã, que será formado por duas estações de transporte público e a duplicação do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

A intervenção compreende o alargamento do Viaduto do Tarumã, as alças de acesso, as estações de ônibus Tarumã e Victor do Amaral, além da revitalização das praças da Cova da Iria e Mauro Ferreira, paisagismo, iluminação e sistema viário.

Depois de finalizada a obra irá permitir a operação completa da Linha Verde de ponta a ponta.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960