Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Estação-tubo Carlos Dietzsch volta a funcionar no Portão

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A estação-tubo Carlos Dietzsch, na República Argentina, no bairro Portão voltou a operar nesta quarta-feira (23/11), após a conclusão das obras que foram executadas no entorno para permitir a ultrapassagem dos ônibus e os passageiros já podem utilizar novamente os pontos de parada, nos dois sentidos da via.

A obra integra o conjunto de intervenções da Prefeitura de Curitiba para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
O retorno da operação da estação-tubo agradou aos moradores, que agora contam com um local totalmente requalificado para as chegadas e partidas dos ônibus, além de acessibilidade e áreas compartilhadas no caminho até a parada.

“Valeu o tempo de espera porque o resultado vai além de uma nova estação-tubo, temos agora uma região totalmente melhorada para o bem da população”, disse a esteticista Aline Felix.

Usuária do transporte coletivo, Aline conta que as mudanças complementam as inovações no sistema de transporte da cidade. “Não são apenas as obras físicas, tem também a inovação no sistema de pagamento dos ônibus na cidade que é outro ganho importante para quem circula de ônibus. Combina com Curitiba, sempre uma cidade modelo e com obras que vão deixando os bairros cada vez mais bonitos”, disse a moradora do Portão.

Alguns trechos da via agora são elevados, com mínima segregação de pistas que induzem a um novo comportamento de pedestres, motoristas e demais cidadãos em diferentes modais.

Ligeirão Norte-Sul
A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. Já foram requalificadas e voltaram a operar 16 estações estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch, todas nos dois sentidos.

Seguem em obras as melhorias no entorno da estação-tubo Itajubá, no Novo Mundo que que inclui o alargamento da canaleta, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novo calçamento que segue um planejamento de vanguarda e prioriza o pedestre na ocupação do espaço urbano, novo sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

Paralelamente à execução dos trechos, já foi programado mais um lote de obras, dessa vez para requalificar as estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro.

“Nas estações Pedro Gusso e Santa Regina, no Capão Raso, os serviços devem começar nas próximas semanas”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Menor tempo de viagem
As obras em execução na República Argentina e que em breve alcançarão a Avenida Winston Churchill vão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul. Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

Primeira etapa
Em 28 de março de 2018, a Prefeitura colocou em operação a primeira fase do Linha Direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960