Um aplicativo instalado nos ônibus de transporte coletivo de Uberlândia mostra o momento exato em que o ônibus vai passar. O equipamento, que também monitora a velocidade e as freadas bruscas dos veículos, busca reduzir as reclamações sobre a demora. As empresas que não cumprirem o contrato serão multadas.
O monitoramento começou há mais de três anos e, atualmente, todos os ônibus têm um GPS instalado. O equipamento ajudou a melhorar a fiscalização do serviço, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade. "Com isso nós conseguimos ter um melhor controle e evidentemente melhorar a qualidade nos serviços", afirmou.
Os usuários do transporte coletivo da cidade têm acesso às informações do GPS em um aplicativo que mostra a hora exata que o ônibus passa. Além disso, o sistema também acusa quando o motorista comete erros, como freadas bruscas. "Nós instalamos nos ônibus da nossa frota um sistema que faz a leitura dos sensores instalados no motor do veículo, no freio e na embreagem", explicou o gerente de uma das empresas responsáveis pelo transporte na cidade, Alaor Morais.
Quando ocorrem os erros, uma luz acende no ônibus e um alerta aparece no painel que fica na central da empresa. Com isso, a cada semana, um relatório é gerado com a nota do motorista. "Se essa nota for muito baixa eu passarei para os instrutores para que eles possam fazer um acompanhamento em campo de cada motorista", disse o monitor de telemetria Wagner Correia.
A pontuação varia de zero a 100. O motorista Sidney Pedrosa, por exemplo, alcançou a nota 98. "Quero chegar a 100. Apesar de ser difícil, vou tentar, vou trabalhar para isso", concluiu.
Informações: G1 Triângulo Mineiro
0 comentários:
Postar um comentário