A implantação das faixas de ônibus em São Paulo gerou um ganho, em média, de 38 minutos por dia do tempo de viagem dos passageiros de transporte coletivo, de acordo com levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgado pela prefeitura da capital paulista nesta sexta-feira.
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press |
O levantamento, de acordo com a CET, levou em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias - antes e após a implantação das faixas.
Segundo o levantamento, a velocidade média desenvolvida nas faixas exclusivas teve aumento de 45,1% nas vias segregadas, e passou de 14,4 para 20 quilômetros por hora. A medição foi feita de 28 de novembro a 16 de dezembro.
Lentidão na cidade
De acordo com a CET, de janeiro a novembro deste ano, a média dos índices máximos de lentidão na capital paulista a 142 quilômetros. No mesmo período de 2012, a medição alcançou 132 quilômetros e, em 2011, 116. Nas vias que receberam faixas exclusivas de ônibus, o trânsito teve uma “acomodação geral”, de acordo com a prefeitura.
Informações: Terra
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