Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo de São Paulo só investe 26% do previsto no Metrô

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Levantamento feito pela Comissão de Transportes da Assembleia mostra que o governo estadual deixou de gastar R$ 3,3 bilhões na expansão e modernização das linhas do Metrô, em 2011. Dos R$ 4,45 bilhões previstos no Orçamento, apenas R$ 1,16 bilhão (26%) foi de fato investido. 

O valor retido seria suficiente para ampliar em 8,6 km os atuais 74,3 km de linhas da cidade. Para modernização e recapacitação das linhas 1- Azul, 2-Verde e 3 Vermelha, o governo havia previsto gastar R$ 664 milhões, mas R$ 208 milhões foram congelados (32%). Técnicos da companhia ouvidos pelo Metro disseram que esse montante seria destinado à implantação do CTBC, sistema de controle de trens que reduz o intervalo entre as composições. 

Segundo eles, o uso do CTBC poderia ter evitado a colisão de duas composições da linha Vermelha, no dia 16 maio, que deixou 49 pessoas feridas. O relatório aponta também que o governo incluiu no Orçamento a compra de 57 novos trens, mas só adquiriu 22 composições. 

A prefeitura também investiu bem menos do que o prometido. De 2008 a 2011, dos R$ 2 bilhões prometidos, apenas R$ 641 milhões foram repassados. O Metrô diz que  destinou R$ 1,2 bilhão na rede e que os investimentos foram prejudicados por uma ação na Justiça que atrasou em seis meses as obras da linha 5-Lilás – o projeto foi suspenso após denúncia de irregularidades. 

A demora na obtenção de licenças ambientais também atrasou as obras da linha 17-Ouro e a extensão da linha Verde. O Metrô diz que comprou 26 trens em 2011 e, para 2012, serão mais 15. A companhia diz que a Secretaria da Fazenda só repassa os valores realmente gastos, por isso não houve congelamento de verba.

Fonte: Band

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960