As obras no sistema viário do entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, composta por requalificação de 4,8 km de vias, rotas para exclusivas para pedrestres, sinalização horizontal e vertical, além da construção de quatro viadutos promovendo fluidez ao tráfego local e acesso ao estacionamento serão iniciadas em outubro próximo.
A informação é da diretora de mobilidade urbana e interurbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Maria França Gomes, em resposta à crítica feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em nota à imprensa, divulgadas na última segunda-feira (25), que aponta ausência de investimentos de microacessibilidade no projeto da Arena Fonte Nova.
A crítica do ministro Valmir Campelo, relator dos projetos da Copa no TCU, enviada como alerta ao Ministério do Esporte, é resultado da inspeção feita pelo órgão no canteiro de obras do estádio, no início de julho. Durante a visita, o ministro identificou a ausência de tais projetos, em relação aos indicativos de acessibilidade destacados na Matriz de Responsabilidade.
Licitação em agostoA licitação para as obras de acessibilidade será lançada em agosto. O valor total do projeto é de R$ 41 milhões --R$ 34,6 mil de recursos da União e R$ 6,4 mi do governo do estado. Os recursos oriundos do Ministério das Cidades foram aprovados pela Caixa Econômica Federal. As obras estão previstas para iniciar em outubro próximo, com duração de um ano.
Segundo Grace Gomes, da Sedur, o programa de microacessibilidade da Fonte Nova é dividido em dois projetos, um voltado para veículos e outro voltado para pedestres. O projeto foi feito para atender as recomendações da Fifa de evacuação total da arena em, no máximo, oito minutos.
“Este projeto foi planejado à partir de uma avaliação do número de veículos que passam na região em dias normais, comparado com a projeção para os dias de grandes eventos, entre eles, os jogos da Copa do Mundo”, afirma Gomes.
As melhorias viárias no entorno da Arena Fonte Nova serão articulados com os investimentos de mobilidade urbana previstos para integrar o novo estádio às duas estações do metrô (Brotas e Campo da Pólvora), além de interligar o estacionamento da Fonte Nova às avenidas Vasco da Gama e Bonocô, principais vias de acesso ao estádio, além do Pelourinho e Porto de Salvador.
A diretora da Sedur informou ainda que estavam previstas duas passarelas, uma para ligar o bairro Engenho Velho de Brotas ao Jardim Baiano, passando por cima do Dique do Tororó, e outra para ligar o bairro da Saúde ao Pelourinho. A primeira foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a segunda ainda está em estudo.
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