Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Alagoas, Sistema de Transporte Público Intermunicipal terá licitação inédita

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Diário Oficial desta quarta-feira (24), publicou dois avisos de licitação para o Sistema de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros do Estado de Alagoas, um para o transporte convencional (ônibus) e outro para o sistema complementar. Esta é uma ação inédita para o serviço de transporte intermunicipal, que atualmente transporta 80 mil passageiros por dia, que permitirá uma cobertura total do Sistema em todo o Estado.

O processo licitatório é de responsabilidade da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), mas o termo de especificação necessário para o cumprimento do processo ficou a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). A licitação será realizada através de concorrência para ambas as modalidades: convencional (ônibus) e complementar.
“Com a licitação conseguiremos mudar o atual cenário do transporte público intermunicipal. Os usuários serão atendidos com mais qualidade e segurança, pois todos os veículos serão cadastrados, inspecionados e rastreados via satélite como consta no edital”, garante Waldo Wanderley, diretor-presidente da Arsal.

De acordo com o edital, o sistema convencional será dividido em nove lotes, nas regiões: Central; Nordeste; Sul; Aglomerado de Arapiraca; Baixo Sertão; Alto Sertão; Litoral Sul, Litoral Norte e Região Norte. Com a licitação, o sistema convencional passa a operar com 61 linhas em todo o Estado (hoje são 55 linhas). Os ônibus em operação também passam de 215 para 241. No dia 10 de outubro, as propostas das empresas interessadas serão apresentadas para a Comissão de Licitação na sede da Amgesp, no bairro do Farol.

Já no edital para a permissão da exploração do serviço complementar é pré-requisito que o veículo tenha idade máxima de sete anos. Também contarão pontos para avaliação critérios como: experiência de carteira de motorista classe D ou superior; experiência com transporte de passageiros; multas registradas; participação em cursos voltados à área; idade do veículo e veículos providos de acessibilidade. Com a licitação, o número de linhas atendidas pelos complementares passa de 109 para 157 em todo o Estado, divididas nas mesmas regiões do sistema convencional. O número de veículos (vans) também aumenta de 718 para 1.194. As apresentações das propostas individuais dos complementares acontecem por linhas, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2011.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960