Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários aprovam agilidade e conforto do Ligeirão em Curitiba

quinta-feira, 1 de abril de 2010


A economia de tempo e o conforto da viagem foram os principais pontos destacados nesta terça-feira (30) por passageiros do Ligeirão Boqueirão, o novo ônibus de Curitiba que entrou em operação na segunda-feira (29). O Ligeirão faz a ligação bairro-centro com apenas três paradas, reduzindo o tempo de viagem em pelo menos 15 minutos.

Um dos passageiros que ganharam tempo para ir ao trabalho foi o representante comercial, Aloir Fernando de Moraes, 54 anos. "A viagem é mais rápida. Esta economia de tempo não tem preço. Chego antes e posso me dedicar a outras tarefas", disse Moraes, ao desembarcar na praça Carlos Gomes. Segundo ele, o tempo da viagem foi a metade da linha convencional.

A agilidade da viagem foi comemorada também pelo trabalhador Marcelo Strawinski, 25 anos. Cadeirante, ele conta que o ônibus é confortável e seguro, com espaço adequado para a sua cadeira de roda. "A acessibilidade é muito boa", elogiou.

Para a vendedora Ingrid Domingues, 31 anos, a viagem rápida é sinônimo de mais tempo junto à família. "Moro no Xaxim e desde ontem tenho usado o Ligeirão para ir ao trabalho e voltar para casa. Posso chegar mais rápido em casa e descansar mais cedo", disse.

Outro usuário que está feliz com o Ligeirão é o aposentado Lionoro Magnésia, 80 anos. "Agora vou cansar menos para ir médico. Faço tratamento todo dia na Santa Casa. Hoje cheguei cedo na consulta. Gostei bastante da novidade que a Prefeitura deu à população", disse.

Ligeirão - O novo ônibus tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a praça Carlos Gomes, os mesmos pontos de chegada e saída do expresso Boqueirão convencional, que faz 17 paradas e transporta por dia em torno de 70 mil passageiros. A estimativa da Urbs é que ao longo do ano, 30 mil passaqeiros do expresso Boqueirão e 10 mil passageiros dos ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão Centro migrem para o Ligeirão.

É que o Ligeirão também é uma excelente opção para quem se desloca nesta rota pelos ligeirinhos que compartilham seus trajetos - paralelos aos eixos - com o trânsito em geral, enquanto o Expresso, segue pelas canaletas.

O Ligeirão Boqueirão fará 15 viagens por hora o que significa um ônibus chegando a cada quatro minutos, com aumento de 10,4% na oferta de ônibus nos horários de maior movimento - início da manhã e fim da tarde. A linha estará em observação permanente para adequações e aumento de frota que se fizerem necessários, levando em consideração, por exemplo, a migração de passageiros dos ligeirinhos.

Maior capacidade - A entrada do Ligeirão em operação representa um aumento de pelo menos 50% na capacidade da canaleta. Onde antes poderiam passar dois ônibus em sentido contrário, agora podem passar três. Para que isso fosse possível foi preciso reformar toda a avenida Marechal Floriano Peixoto que, desde o ano passado, passou a abrigar também a linha expressa Pinheirinho-Carlos Gomes, da Linha Verde Sul.

A partir da reforma, as canaletas ganharam trechos de ultrapassagem, o que foi possível com o desalinhamento das estações que antes ficavam frente a frente nos dois lados da canaleta e agora ficam alguns metros adiante. Assim, mesmo que um ônibus - Boqueirão ou Pinheirinho-Carlos Gomes - esteja parado na estação, o Ligeirão poderá seguir em frente, fazendo a ultrapassagem, sistema que poderá futuramente ser levado a outros eixos. Além do Boqueirão e Linha Verde, Curitiba tem mais quatro eixos de transporte Norte (formado pelas avenidas Paraná e João Gualberto); Sul (Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro); Oeste (Padre Anchieta) e Leste (Affonso Camargo).

A implantação do Ligeirão é um novo avanço no sistema de corredores exclusivos implantado em 1974, à época inédito no mundo. Atualmente existem, em todo o mundo, 60 sistemas semelhantes, 13 deles na América Latina.

Fonte: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960