Técnicos da Consultoria Jaime Lerner estiveram nesta semana em Uberaba para tratar do início dos trabalhos relacionados às alterações no trânsito do município. Segundo o consultor da Jaime Lerner, Taco Roorda, o trabalho a ser realizado pela equipe será focado em três vertentes principais."Uma das vertentes é relacionada à questão da mobilidade urbana, ou seja, tráfego e trânsito. Pretendemos oferecer uma série de contribuições para a melhoria do fluxo dos automóveis particulares em Uberaba.
A outra vertente é para o transporte coletivo, com o objetivo de oferecer condições melhores ao sistema de transporte, que traga conforto e comodidade para os usuários. Percebemos que as empresas [de transporte coletivo] que trabalham em Uberaba têm excelente qualidade operacional e a princípio não haverá muito a contribuir nesta área operacional do sistema. As contribuições nossas virão mais no aspecto funcional do sistema, que tipo de sistema irá operar em Uberaba para que o passageiro tenha mais flexibilidade e condições no seu deslocamento diário", informa Roorda.
Ainda segundo o consultor, a terceira vertente é lançar um olhar global em Uberaba, "para ver o que é a cidade, qual é a sua dinâmica econômica, quais são as tendências de crescimento e indicar e contribuir com algumas diretrizes e sugestões para uma futura revisão do plano diretor", observando que os dados serão "interessantes" e poderão ser apropriados nesta revisão.
Taco Roorda destaca que o trabalho que está sendo realizado pela consultoria de Curitiba aborda, principalmente, algumas questões relacionadas à identidade da cidade, aspecto da história e da cultura do município. "Estas propostas terão componentes ambientais, porque acreditamos que hoje existem três temas básicos que devem ser adotados em qualquer cidade com tamanho como Uberaba ou maior. O primeiro deles é a mobilidade, que já estamos tratando. O segundo tema é da identidade, que é o que a cidade traz de característica e lhe dá sua personalidade, e o terceiro tema é relacionado à sustentabilidade, que é um tema mundial. Estamos trabalhando um mundo que traga soluções e tecnologias apropriadas para o desenvolvimento e que seja ambientalmente e socialmente correto. Estas são as principais linhas de nosso trabalho", explica Roorda.
O consultor afirma que a consultoria defende, em todas cidades por onde passa, soluções simples, que não sejam de alto custo, de fácil implementação e, consequentemente, de fácil assimilação pela população.
0 comentários:
Postar um comentário