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Tarifa de ônibus em João Pessoa sobe para R$ 5,20

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

A nova tarifa de transporte coletivo urbano convencional de João Pessoa foi fixada em R$ 5,20, registrando alta de 6,12% comparado aos atuais R$ 4,90. Já o público que utiliza os veículos opcionais (geladinho) terá de pagar R$ 5,80. O reajuste ocorreu ontem, durante reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU), realizada na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), no Cristo Redentor. O novo valor entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (13).

O encontro contou com a participação de membros do CMMU, incluindo representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), do sindicato das empresas de transporte coletivo e de entidades representativas da população, como associações de moradores. A reunião foi convocada para deliberar sobre questões de mobilidade, destacando o reajuste tarifário e a qualidade do serviço.

Ao todo, foram 12 votantes e uma pessoa ausente, sendo 11 votos a favor do aumento e um contra. De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da capital, Expedito Leite Filho, o valor foi definido levando em consideração os insumos que influenciam o cálculo tarifário. “Aqui em João Pessoa, a gente ficou abaixo do reajuste da média nacional, com o aumento de 30 centavos no preço da passagem. Diante desse novo valor, teremos melhorias na frota e no serviço, que é o que muita gente espera quando o reajuste é feito”, ressalta o superintendente.

Na ata da reunião, foi registrado o debate sobre o impacto econômico da nova tarifa e a justificativa para o aumento, considerando a alta dos custos operacionais, como combustíveis e manutenção dos veículos.

Segundo a Semob-JP, a definição do reajuste da tarifa de ônibus teve como base a inflação acumulada no período, o preço do óleo diesel, o dissídio coletivo dos trabalhadores do sistema (motoristas, cobradores, fiscais, entre outros) e, ainda, outras despesas acessórias.

No decorrer da reunião, foram pontuadas, também, medidas paralelas para melhorar o transporte público, como investimentos em frota e acessibilidade. A prefeitura reafirmou o compromisso de priorizar políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana, buscando equilíbrio entre a sustentabilidade econômica do sistema e o acesso dos cidadãos ao transporte coletivo.

O único voto contra o aumento veio do coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (DCE/UFPB), Fernando Alves. “As principais demandas que temos ainda são o Passe Livre Estudantil. Aqui não tem esta modalidade, nem o aumento da frota de ônibus e a quantidade de horários, porque a maior parte dos nossos estudantes concluem as aulas às 22h e acabam sem conseguir retornar para casa”.

Como ponto de resolução de um dos itens colocados pelo DCE, Expedito Leite anunciou que parte da frota de ônibus será renovada. “Vamos renovar 70 ônibus novos, sendo 60 convencionais e 10 geladinhos”. Para o superintendente, as deliberações que ocorreram na reunião representam um avanço na mobilidade urbana, já que será renovada quase 50% da frota.

Para os estudantes das instituições secundaristas e de nível superior e pessoas da sociedade civil, o reajuste não condiz com a realidade da cidade. A estudante Gabriela Bevenutty, representante da sociedade civil, explicou: “Quem pega ônibus diariamente sabe que os ônibus estão sucateados e as linhas estão reduzidas. Além disso, o geladinho não aceita gratuidade de pessoas idosas e com deficiência”.

 Pedro Roberto Wanderley, estudante secundarista e representante da Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas (Apes), que também compareceu à reunião, explicou que mais de 100 cidades no Brasil já adotam a tarifa zero para os estudantes. “Este aumento é um absurdo, porque quem quiser andar de ônibus, hoje, vai ter que pagar mais de R$ 10 para ir e voltar da escola”. A preocupação do estudante do terceiro ano é que a votação sempre ocorre no período de férias dos alunos.

Informações: A União

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Estação Central do Brasil da SuperVia está entre os destinos mais procurados no país

A estação Central do Brasil, um dos principais pontos de integração do transporte público no Rio de Janeiro, foi destaque em um levantamento divulgado pela 99, plataforma de mobilidade urbana. O ranking revela os dez destinos mais buscados pelos usuários durante as férias, colocando a estação Central do Brasil na quinta posição nacional, à frente de locais icônicos como o Aeroporto do Galeão (RJ) e a Avenida Paulista (SP). 

O destaque reforça a relevância da estação, que diariamente conecta milhares de passageiros ao sistema ferroviário da SuperVia, linhas de ônibus, VLT e o metrô carioca, além de ser um importante marco histórico e cultural da cidade.   

A SuperVia reconhece o papel essencial da Central do Brasil na mobilidade urbana e reafirma seu compromisso em oferecer um transporte seguro, eficiente e acessível para todos os seus passageiros.  

Confira o ranking de destinos mais procurados do Brasil: 

1. Aeroporto de Guarulhos (SP) 
2. Aeroporto de Congonhas (SP) 
3. Praia de Copacabana (RJ) 
4. Parque Ibirapuera (SP) 
5. Central do Brasil (RJ) 
6. Estação Porto Alegre (RS) 
7. Aeroporto do Galeão (RJ) 
8. Aeroporto de Brasília (DF) 
9. Estação Central de Belo Horizonte (MG) 
10. Avenida Paulista (SP) 

Informações: Supervia

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Prefeitura de Curitiba promete um novo contrato de concessão do transporte coletivo

Ao assumir o cargo de prefeito de Curitiba no dia 1º de janeiro, Eduardo Pimentel ressaltou que terá três projetos de impacto a conduzir já neste primeiro ano de gestão pela melhoria da qualidade de vida da população.

O primeiro é a realização da assinatura de um novo contrato de concessão do transporte coletivo, que vai definir as empresas que irão operar a frota de veículos na cidade. O segundo é a revisão do Plano Diretor, que vai estabelecer e organizar a ocupação do espaço na cidade nos próximos anos, com uma política de desenvolvimento urbano, ambiental, social e econômico. O terceiro projeto é avançar nas discussões sobre a destinação dos resíduos sólidos da cidade.

A preocupação com a manutenção de uma rede de transporte coletivo de qualidade e de uma tarifa justa foi comprovada por Eduardo com a assinatura do Decreto Municipal 35/2025, que estabeleceu a meia tarifa aos domingos e feriados e começou a ser usada pelos curitibanos no dia 5 de janeiro.

Nova concessão
A nova concessão, cujo leilão está previsto para o terceiro trimestre de 2025, também inclui a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT), a ampliação da integração com a Região Metropolitana e a descarbonização gradual da frota, com a substituição do diesel por outras opções sem emissões, como os veículos elétricos, e a inclusão de novas tecnologias aplicadas para melhorar a vida dos passageiros.

Um dos objetivos, já anunciados por Pimentel é reduzir, de forma responsável e sustentável a tarifa, hoje em R$ 6.

O prefeito lembrou que Curitiba está trabalhando há dois anos na preparação da nova concessão do transporte coletivo, na qual tem participação ativa desde o princípio, quando ocupava os cargos de vice-prefeito da cidade e secretário estadual das Cidades.

"Começamos a discutir o processo ainda na gestão anterior, em que fui o vice-prefeito. Esta é uma oportunidade que a cidade terá para incluir no próximo contrato as tecnologias que estão acontecendo no mundo, como a mudança para matriz elétrica, sempre procurando a eficiência do transporte, além da tarifa justa e a qualidade para o usuário", disse o prefeito.

Parceria com quem sabe
Para a estruturação e modelagem da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, a Prefeitura fez uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), que vem estruturando o projeto. O processo conta com várias etapas e vai contar também, com audiências públicas, que terão a participação da população.

A capital paranaense terá a primeira do Brasil a primeira concessão do transporte coletivo do Brasil elaborada de forma estruturada, já na sua origem, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa com mudança na matriz energética. A meta é que 33% da frota de ônibus de Curitiba seja formada por veículos zero emissões até 2030, percentual que alcançará 100% em 2050.

Plano diretor
Também em 2025, o prefeito e sua equipe realizam a revisão do Plano Diretor de Curitiba, atendendo à legislação federal que exige essa atualização a, no mínimo, uma vez a cada dez anos.

O Plano Diretor de Curitiba estabelece princípios, diretrizes e objetivos para: a política de desenvolvimento urbano; a política urbana ambiental; a política social e econômica; e a gestão democrática da cidade e promove o desenvolvimento integrado, harmônico e sustentável de Curitiba com a Região Metropolitana, sendo o instrumento básico, global e estratégico da política de desenvolvimento urbano, determinante para todos os agentes, públicos e privados.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Distrito Federal mantém tarifas de ônibus congeladas até 2026

Enquanto sete capitais brasileiras iniciaram o ano de 2025 com reajustes nas tarifas de ônibus, o Distrito Federal optou por manter os valores atuais das passagens até o final de 2026. A medida foi anunciada pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, em comunicado divulgado na última sexta-feira (10). 

Segundo o secretário, a decisão atende a uma orientação do governador Ibaneis Rocha, que busca evitar impactos no orçamento das famílias que dependem do transporte público. “Não haverá aumento nas tarifas até o final de 2026. É uma determinação direta do governador, pensando no trabalhador, no pai de família e em todos os usuários do transporte público”, afirmou Zeno.

Atualmente, as tarifas no Distrito Federal permanecem com valores fixos: R$ 2,70 para viagens curtas, R$ 3,80 para deslocamentos entre regiões administrativas e R$ 5,50 para viagens longas ou para o metrô.

Com essa decisão, o Governo do Distrito Federal  (GDF) reforça seu compromisso em manter o transporte público acessível à população, priorizando o alívio financeiro dos cidadãos em um cenário onde outras capitais reajustam tarifas para equilibrar os custos operacionais.

Tarifa técnica

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) informou que o GDF adota o critério da tarifa técnica, uma política que beneficia os usuários do transporte coletivo ao evitar que o custo total do sistema recaia integralmente sobre os passageiros.

Parte desse custo é coberta pelo valor das passagens, sendo a outra pelo complemento tarifário, que é subsidiado pelo governo. O investimento é calculado com base na quantidade de acessos dos passageiros. Além disso, o GDF arca com as gratuidades e dois acessos de integração para cada usuário.

“É uma grande transferência de renda. O governo cobre essa diferença para que o custo não pese no bolso do usuário. Sem esse investimento, a tarifa paga pelo usuário seria de aproximadamente R$ 13”, destacou Zeno.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)

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Aracaju terá ônibus elétrico circulando em fase experimental

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), apresentou na manhã desta terça-feira, 14, um ônibus elétrico que será testado em fase experimental na capital sergipana. A iniciativa faz parte de um projeto para modernizar o transporte público da cidade com veículos mais tecnológicos e sustentáveis.

De acordo com a prefeita, o ônibus circulará inicialmente nas linhas mais movimentadas, permitindo que os usuários avaliem o modelo.

“Esse veículo será experimentado pela população, que terá a oportunidade de dizer se aprova ou não. Se o modelo atender às expectativas, pretendemos adquirir cerca de 10 unidades com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explicou Emília.

A gestora destacou que a decisão final dependerá da opinião dos usuários e que os recursos necessários já estão disponíveis. “Essa é uma etapa inicial para avaliar a viabilidade do projeto. O ônibus é moderno, totalmente elétrico, tecnológico e de excelente qualidade, mas a palavra final será dos cidadãos”, afirmou.

A iniciativa marca um passo importante para a modernização do transporte público em Aracaju. “Estamos iniciando um novo tempo. Este é o primeiro passo para construir a nova Aracaju que prometemos durante a campanha”, concluiu a prefeita.

Informações: Infonet

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Prefeitura do Rio diz que vai elaborar plano de ação para criar o BRT Metropolitano

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Depois de concluir o corredor Transbrasil no último mandato, Eduardo Paes agora quer implantar o chamado “BRT Metropolitano” na cidade. Na prática, explica o prefeito, a ideia é fazer a integração entre os transportes municipais e intermunicipais. Por isso, a elaboração de um plano de ação por parte da Secretaria municipal de Transportes foi determinada pelo município, para pensar medidas que permitam a implementação desse sistema.

— (É para) Passar a tratar com dignidade também a população de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, que vem (para o Rio), trabalha no Rio de Janeiro, e hoje não está tendo o mesmo tratamento que a cidade do Rio, que pode usar o BRT Transbrasil com mais rapidez, mais conforto e com segurança — disse Paes em entrevista coletiva, logo após tomar posse, na Câmara dos Vereadores do Rio.

Um “modelo ideal” que pode ser seguido é o do Terminal Deodoro, conforme pontuou o prefeito. No local, passageiros vindos da Zona Oeste, de novas linhas de ônibus ou de serviços que foram transferidos para o terminal, inaugurado em setembro de 2023, acessam os serviços dos corredores Transbrasil e Transolímpica. Essa deve ser a ideia seguida no BRT Metropolitano, só que de passageiros vindos da Baixada Fluminense, reforçou Paes.

Na Transbrasil, que tem faixa exclusiva entre os terminais Gentileza e Deodoro, os terminais Missões e Margaridas foram planejados para realizar justamente essa integração com ônibus intermunicipais, mas que acabaram servindo como áreas de manobra para os articulados, conforme noticiado à época da inauguração do corredor da Avenida Brasil.

— O BRT Transbrasil já foi o BRT construído com essa visão metropolitana. A gente tem ali o Terminal das Missões e o Terminal Margaridas praticamente prontos, a gente fez infraestrutura básica. É obvio que isso (funcionamento) depende de uma coordenação metropolitana — observou Eduardo Paes.

Entre os 46 decretos publicados no primeiro Diário Oficial do ano, está um que determina a elaboração, em até 60 dias, de um plano de ação para a expansão do sistema BRT no Rio. A SMTR deverá apresentar “medidas e intervenções que viabilizem e estimulem a integração dos modos municipais de transporte coletivo com os modos intermunicipais”.

Segundo Eduardo Paes, é necessária a compra de mais ônibus para o sistema. Por isso, ele afirma já ter conversado com o presidente Lula para tentar captar recursos do governo federal para isso.

Além dos BRTs, a Avenida Brasil faz parte do trajeto de linhas municipais que fazem ligações entre o Centro e as Zonas Norte e Oeste, além de linhas intermunicipais que se destinam à Baixada Fluminense, sob o chapéu do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ), órgão que está em processo de elaboração de um novo edital de licitação para os ônibus intermunicipais.

Informações: O Globo

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Governo recebe primeiros ônibus elétricos para o BRT Metropolitano

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) recebeu nesta quinta-feira (9) o ônibus de número 50 do contrato assinado pelo Governo do Pará, que adquiriu 265 veículos exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano. Os primeiros seis ônibus elétricos chegaram a Belém por volta de 14h.

A Artran, responsável por acompanhar e fiscalizar todo o processo da compra, vem recebendo os novos veículos desde dezembro de 2024. Todos passam por vistoria da Agência para verificação dos itens constantes do contrato. Após a constatação de cumprimento das normas contratuais pela equipe de fiscalização, os ônibus são direcionados ao local onde permanecerão até a entrega do Sistema BRT.

Nesta terça-feira (9), os primeiros seis ônibus elétricos chegaram ao estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, em Belém, no início da tarde, e depois foram levados à garagem.

O diretor-geral da Artran, Eduardo Ribeiro, informou que os ônibus elétricos serão entregues em lotes de 10 unidades.

“Esses seis primeiros ônibus fazem parte de um total de 40 ônibus elétricos que o Estado adquiriu para circular no BRT Metropolitano. Nós começamos a fazer a recepção desses ônibus. Hoje estamos recebendo seis ônibus elétricos, e na semana que vem chegam mais quatro, completando o primeiro lote de 10. Até abril vão chegar os demais 30 ônibus elétricos, que fazem o total da frota de 40 ônibus. É uma nova tecnologia. Esses veículos serão incorporados à frota do BRT Metropolitano para rodarem no corredor BR-Almirante Barroso”, explicou.

Eduardo Ribeiro disse ainda que, com os seis elétricos, 50 ônibus da frota já chegaram a Belém. Os outros 44 veículos são a diesel, modelo Euro 6, com um sistema moderno de redução de 80% na emissão de gases poluentes.

Tecnologia sustentável – Os ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Pará em 2024 possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores, destacou o representante da Caio Eletra. “O ônibus elétrico é a benesse do cuidado do meio ambiente e da natureza. Esse é o primeiro ponto positivo. O segundo ponto positivo é que é um veículo que tem uma viagem muito confortável. O usuário vai poder ver isso no dia a dia. A terceira coisa é que essa viagem, por ser confortável e ter um consumo infinitamente menor de recursos do meio ambiente, está diretamente fazendo um bem. É um ônibus que, do ponto de vista técnico, é tão bom ou melhor que o ônibus tradicional”, enfatizou.

Os veículos entregues nesta terça-feira têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo Patrick Lucas, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.

Modernidade e conforto – O Sistema de Transporte Metropolitano é uma obra do Governo do Pará que vai integrar os terminais de Belém com Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Trinta e uma linhas alimentarão a linha troncal, responsável pela integração desses municípios.

Com apenas um bilhete, o passageiro poderá pegar um ônibus que circula dentro do seu município, desembarcar nos pontos ou estações, ou ainda nos Terminais de Integração de sua preferência, e chegar até Belém.

Entre os principais objetivos do Sistema estão a redução do tempo de deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Belém, melhor oferta de transporte nos bairros, ampliação das opções de deslocamento com o pagamento de uma única tarifa, maior comodidade em ônibus novos e modernos, equipados com ar condicionado e Wi-Fi, e mais segurança ao passageiro, além dos impactos positivos no trânsito da RMB.

Informações: Diário do Pará

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Linha 16-Violeta do metrô de SP tem avanço e fica mais próxima de leilão

O governo de São Paulo deu um passo fundamental para tirar do papel a linha 16-Violeta do metrô, que terá 32 quilômetros de extensão e 25 novas estações.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou o grupo espanhol Acciona a conduzir os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção da linha.

Com isso, a Acciona terá um prazo de quatro meses para entregar esses estudos. O custo total será de R$ 42,4 milhões.

Se o projeto for leiloado e arrematado por eventual concorrente, a empresa tem direito ao reembolso integral, que seria pago pelos vencedores da licitação.

A autorização para os estudos foi publicada nesta quarta-feira (8) em despacho da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Tentativa de cronograma
Após a entrega, o governo paulista poderá fazer ajustes no projeto e então abrirá audiência pública para receber contribuições de interessados. Isso deverá ocorrer no começo do segundo semestre.

Recentemente, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manifestou o desejo de leiloar a linha 16-Violeta ainda em 2025. Nos bastidores, entretanto, técnicos consideram que esse cronograma é praticamente impossível de cumprir e o leilão ficará mesmo para 2026.

O importante, afirmam, é que o contrato de concessão da nova linha ainda seria assinado na atual gestão.

Será uma parceria público-privada (PPP), com aporte financeiro do estado para compor o investimento total de R$ 38 bilhões, conforme estimativas ainda preliminares.

Segundo fontes, o governo pretende dividir a construção da linha em duas fases. A primeira compreende o trecho Oscar Freire-Abel Ferreira, com 16 estações, passando por outras quatro linhas existentes do metrô.

Numa segunda etapa, a construção prosseguiria com mais nove estações, chegando até Cidade Tiradentes (extremo leste da cidade de São Paulo).

Ao dividir as obras em duas fases, o objetivo do governo é adequar a construção à sua capacidade orçamentária ao longo do tempo, já que precisará arcar com parte significativa dos investimentos.

A linha 16-Violeta é chamada também de “Linha dos Parques” pela proximidade de suas estações com parques tradicionais de São Paulo, como o da Aclimação, o Ibirapuera e o Independência.

Concorrência
Concessionária e responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim (na primeira fase), a Acciona tem sido vista como favorita para ficar com o novo projeto do metrô.

Foi a empresa espanhola, por exemplo, que apresentou formalmente uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) na linha 16-16-Violeta e levou o governo de São Paulo a abrir um chamado para a realização de estudos.

A Acciona também deve desmobilizar, em breve, dois “tatuzões” que têm sido usados na escavação da linha 6-Laranja e ficariam disponíveis para outras obras.

Na avaliação do Palácio dos Bandeirantes, contudo, há uma perspectiva de concorrência no leilão do projeto.

Pelo menos três grandes empreiteiras nacionais e dois grupos italianos procuraram o governo com interesse na linha 16-Violeta.

A expectativa do governo é que haja a formação de mais um consórcio para, futuramente, disputar a concessão com a Acciona.

Informações: CNN Brasil

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