Depois de concluir o corredor Transbrasil no último mandato, Eduardo Paes agora quer implantar o chamado “BRT Metropolitano” na cidade. Na prática, explica o prefeito, a ideia é fazer a integração entre os transportes municipais e intermunicipais. Por isso, a elaboração de um plano de ação por parte da Secretaria municipal de Transportes foi determinada pelo município, para pensar medidas que permitam a implementação desse sistema.
— (É para) Passar a tratar com dignidade também a população de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, que vem (para o Rio), trabalha no Rio de Janeiro, e hoje não está tendo o mesmo tratamento que a cidade do Rio, que pode usar o BRT Transbrasil com mais rapidez, mais conforto e com segurança — disse Paes em entrevista coletiva, logo após tomar posse, na Câmara dos Vereadores do Rio.
Um “modelo ideal” que pode ser seguido é o do Terminal Deodoro, conforme pontuou o prefeito. No local, passageiros vindos da Zona Oeste, de novas linhas de ônibus ou de serviços que foram transferidos para o terminal, inaugurado em setembro de 2023, acessam os serviços dos corredores Transbrasil e Transolímpica. Essa deve ser a ideia seguida no BRT Metropolitano, só que de passageiros vindos da Baixada Fluminense, reforçou Paes.
Na Transbrasil, que tem faixa exclusiva entre os terminais Gentileza e Deodoro, os terminais Missões e Margaridas foram planejados para realizar justamente essa integração com ônibus intermunicipais, mas que acabaram servindo como áreas de manobra para os articulados, conforme noticiado à época da inauguração do corredor da Avenida Brasil.
— O BRT Transbrasil já foi o BRT construído com essa visão metropolitana. A gente tem ali o Terminal das Missões e o Terminal Margaridas praticamente prontos, a gente fez infraestrutura básica. É obvio que isso (funcionamento) depende de uma coordenação metropolitana — observou Eduardo Paes.
Entre os 46 decretos publicados no primeiro Diário Oficial do ano, está um que determina a elaboração, em até 60 dias, de um plano de ação para a expansão do sistema BRT no Rio. A SMTR deverá apresentar “medidas e intervenções que viabilizem e estimulem a integração dos modos municipais de transporte coletivo com os modos intermunicipais”.
Segundo Eduardo Paes, é necessária a compra de mais ônibus para o sistema. Por isso, ele afirma já ter conversado com o presidente Lula para tentar captar recursos do governo federal para isso.
Além dos BRTs, a Avenida Brasil faz parte do trajeto de linhas municipais que fazem ligações entre o Centro e as Zonas Norte e Oeste, além de linhas intermunicipais que se destinam à Baixada Fluminense, sob o chapéu do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ), órgão que está em processo de elaboração de um novo edital de licitação para os ônibus intermunicipais.
Informações: O Globo
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