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Trem para terminais de Guarulhos deve ser entregue em junho

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Em uma solução aguardada pelos passageiros que utilizam a Linha 13-Jade, a conexão ferroviária aos terminais do Aeroporto de Guarulhos está prestes a se tornar uma realidade. A previsão é de que o “automated people mover,” uma espécie de monotrilho, seja entregue até o final de junho deste ano.

A ausência da Linha 13 nos terminais sempre foi motivo de debate, com os passageiros enfrentando a inconveniência de depender de ônibus fornecidos pela concessionária para chegar às áreas de embarque e desembarque em Cumbica.

Segundo passageiros entrevistados pelo GWeb, isso não apenas gera desconforto, mas também resulta em aumentos no tempo de viagem.

A controvérsia em torno da última estação surgiu quando a área foi designada à GRU Airport após a concessão do Aeroporto Internacional.

A concessionária tinha planos específicos para o local, como a construção de um hotel ou centro comercial, impedindo a aproximação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Após intensas negociações entre o governo federal e a GRU Airport, chegou-se a um acordo em que os R$ 272 milhões necessários para a implementação do “people mover” seriam financiados pela própria concessionária, utilizando parte da outorga destinada ao governo pela concessão do aeroporto.

O anúncio do início das obras foi feito em julho de 2022, com a única contribuição do governo estadual, na época sob a gestão do ex-governador João Doria, sendo uma renúncia fiscal de aproximadamente R$ 16 milhões.

Apesar de inicialmente cogitada para ser entregue no primeiro trimestre deste ano, a concessionária indica que a conclusão e a entrada em operação do “people mover” estão programadas para o final de junho.

Como será a operação
Atualmente, o transporte é feito por ônibus gratuitos que partem da Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM e levam cerca de 10 minutos até o terminal mais próximo, obrigando passageiros a subirem e descerem escadas rolantes, muitas vezes carregando malas.

O monotrilho terá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto e o tempo de viagem deverá cair para cerca de seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O tempo máximo de espera também deverá ser de seis minutos.

Serão dois veículos em operação e um reserva, com capacidade para levar até 200 pessoas por viagem cada um. Ao todo, o “people mover” deverá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora — 2.000 em cada sentido de direção.

O monotrilho é totalmente automatizado — não terá condutor, como os trens metropolitanos de São Paulo, por exemplo.

Informações: GuarulhosWeb

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'VLT Cuiabano' pretende ter duas linhas com 23 km e reaproveitar estrutura de obra anterior

A prefeitura de Cuiabá enviou um novo projeto para instaurar um sistema de transporte nos trilhos, voltado somente para a capital. Em 2014, um projeto de Veículos Leves sob Trilhos (VLT) que ligaria Cuiabá e Várzea Grande era uma das obras para Copa do Mundo no Brasil, mas após denúncias de corrupção, o projeto passou para um BRT entre as cidades, conforme definido pelo governo do estado.

O município, por sua vez, enviou um novo projeto ao Governo Federal para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A proposta prevê duas linhas principais, com 23km de trilhos, uma liga a região do Porto até o Bairro CPA, já a outra prevê ligar a região do centro ao distrito industrial.

O planejamento formulado pela prefeitura prevê que o sistema VLT tenha três terminais de integração, uma estação de conexão e trinta e duas estações de transbordo. Diferente do projeto anterior, o projeto está previsto para Cuiabá, sem rotas para Várzea Grande.

A novidade do projeto é que, com a exclusão do modal em Várzea Grande, há o acréscimo do trecho do Coxipó até o Distrito Industrial.

Em relação as obras que foram paralisadas, o município informou que é possível aproveitar obras e estruturas que foram feitas anteriormente nas linhas principais. O município também alega que o projeto original de implantação do VLT de Cuiabá já possuía as licenças ambientais, assim necessitaria apenas da renovação ou revalidação.

Custo de bilhões
Mesmo sem a conclusão, o VLT já consumiu mais de R$ 1 bilhão. No novo projeto são previstos R$ 4.968.750.00,00 para execução da obra. Os valores, se acolhida a proposta, serão financiados pelo Governo Federal.

Os valores são referentes a:

O valor de R$ 150 milhões por km construído incluindo as estações (17,775km). Totalizando R$
3.468.750.000,00

A construção da CCO – Centro de Controle de Operações, das oficinas e manutenção do sistema, no montante de R$ 500 milhões
A aquisição de material rodante e equipamentos para a CCO no montante de R$ 1 bilhão.

O que dizem o governo e o consórcio
O governo de Mato Grosso declarou que o contrato previa que o VLT seria entregue pronto, que os equipamentos comprados são do consórcio responsável pela obra e que entrou na Justiça para receber indenização de todo o valor que o estado investiu.

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande afirma que o desmonte do projeto não encontra amparo de ordem técnica ou econômica, que mantém a guarda e manutenção dos trens até uma decisão da Justiça e que sempre esteve à disposição do estado para uma solução legítima e viável para concluir o projeto.

Informações: G1 MT

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Prefeitura de Fortaleza avança com as obras do novo Terminal José de Alencar

A Prefeitura Municipal de Fortaleza deu início em abril de 2023, as obras de construção do novo terminal José de Alencar, localizado no Centro da cidade. O novo equipamento está sendo construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira, ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.

A ideia é que o espaço concentre as linhas de ônibus em um único local, a exemplo dos outros terminais abertos, evitando que os passageiros realizem grandes deslocamentos pelas vias do Centro, além de suprir a demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação.

As obras, que já estão com 71% de conclusão, preveem a construção de três plataformas de embarque e desembarque com cobertas metálicas com mais de 2 mil metros quadrados de área. No local serão construídas também passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.

Segundo o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) Samuel Dias, o cronograma das obras está sendo cumprido com exatidão. "Toda a parte do pavimento rígido interno foi concluído, também foram construídas novas plataformas e agora estamos fazendo os banheiros. A parte da estrutura metálica já está toda colocada e as telhas da coberta já chegaram. Muito em breve veremos aqui um terminal concluído. A Rua Vinte e quatro de maio, que liga a praça José de Alencar à antiga Praça da Estação, também está concluída. Nós estamos trabalhando agora nos encaixes dela com as vias transversais, para evitar problemas de drenagem", afirmou Samuel Dias.

O secretário ressaltou que a obra faz parte de um conjunto de entregas para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza. "Com essa obra nós vamos concluir uma das promessas do prefeito Sarto de fazer quatro terminais de ônibus na cidade de Fortaleza, um grande investimento na política de mobilidade, três já foram concluídos, esse é o quarto." Os terminais já entregues pela gestão são o do José Walter, o da Av. Washington Soares e o da Praça Coração de Jesus.

O novo equipamento já conta com toda a pavimentação em concreto concluída, a escolha do material se deu devido ao intenso fluxo de ônibus e a alta durabilidade do material, garantindo a maior resistência da via. Atualmente, as equipes trabalham na execução do prédio de apoio que contará com salas para os motoristas e seguranças.

Com investimento de R$ 13,4 milhões, o equipamento contará, ainda, com pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo.

Quando concluído, o equipamento vai permitir a integração dos modais ônibus e metrô, proporcionando mais conforto, comodidade e rapidez para quem utiliza o transporte público.

Além das obras de construção do novo terminal, o projeto contempla ainda a urbanização da Rua 24 de Maio, entre as ruas Guilherme Rocha e Castro e Silva. As intervenções, que já estão com 90% dos serviços realizados, preveem a substituição do asfalto da via por pavimentação com piso intertravado, construção de calçadas padronizadas, mobiliários urbanos e itens de acessibilidade como rampas, passagem elevada e piso tátil, totalizando cerca de 340 metros de melhorias viárias. As duas obras na região devem ser entregues no primeiro semestre de 2024.

Informações: Prefeitura de Fortaleza 

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Em Manaus, Cinco linhas de ônibus terão itinerários alterados a partir de sábado

Com objetivo de otimizar os serviços de transporte público, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), fará a alteração de itinerário de diversas linhas de ônibus, a partir do próximo sábado (13). A baixa demanda de passageiros, aos sábados e domingos, é um dos motivos das mudanças nas referidas linhas. 

A linha 319 – João Paulo 2/ Renato Souza Pinto/ Terminal 1/ Centro, nos dias de sábado, passará a operar até o Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. Os usuários terão como opções, a partir do T3, as linhas 448 e 640, bem como outras 34 linhas que atendem a partir do Terminal 1 (T1), na Constantino Nery, totalizando uma frota de 110 veículos. 

Também a partir do próximo sábado, a linha 357 – Viver Melhor/ Terminal 3/ Estações 4 e 3/ Djalma Batista/ Terminal 1/ Centro, nos dias de sábado, domingo e feriados, passará a operar até o T3 e sua demanda será atendida pelas linhas 350, 448 e 640. 

Quanto à linha A316 Campos Sales/ Terminal 1/ Praça da Saudade, nos dias de sábado, domingo e feriados, a linha passará a operar até a Estação de Transferência 3 (E3) – Santos Dumont. Na estação, os passageiros serão atendidos por 19 linhas que passam no local em direção ao Centro da Cidade e outras áreas da capital.

Outra alteração será na linha 713– Jardim Mauá / Vila Buriti/ Ceasa/ Terminal 2/ Centro, que a partir do próximo sábado, 13/01, em dias de sábado, domingo e feriados, passará a operar até o Terminal 2 (T2), no bairro Cachoeirinha, sendo sua demanda de passageiros atendida pelas 15 linhas que passam no T2 em direção ao Centro.

Outra mudança será na linha 440 – Amazonino Mendes/ Terminal 1/ Centro que, a partir de sábado, passará a atender o percurso pelas avenidas João Valério e Constantino Nery. A medida visa dar mais velocidade a operação da linha com destino ao Terminal 1 e Centro da Cidade, principalmente após os devidos reparos realizados no Complexo Viário Roberto Campos. 

Informações: A Critica

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Prefeitura confirma extensão da vida útil dos ônibus em Porto Alegre

A vida útil dos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre foi aumentada para até 15 anos no caso dos veículos comuns e 16 anos para os articulados. Pela legislação em vigor, de 2018, os carros deveriam rodar por, no máximo, 12 anos para os comuns e 13 anos para os articulados. Contudo, a prefeitura vem publicando sucessivas normas para aumentar o limite.

Até 2023, os acréscimos de vida útil eram de 24 meses. Agora, isso foi esticado ainda mais, chegando aos 36 meses, o que acaba envelhecendo a frota. A resolução que ampliou a idade máxima saiu no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) no dia 2 de janeiro de 2024.

O texto contém um aspecto de dubiedade: um item menciona que os carros fabricados em 2010, atualmente no 14° ano de circulação, poderiam seguir nas ruas até abril de 2024. Mais abaixo, um inciso autoriza a “prorrogação excepcional da vida útil máxima em até 36 meses”. O secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, confirmou que a extensão é válida por até 36 meses. Isso significa que está permitida a circulação de ônibus fabricados entre 2009 (comuns) e 2008 (articulados).

Castro afirmou que a medida foi necessária em função exclusivamente da Carris, empresa pública em processo de privatização. A resolução permite que a Carris mantenha 29 ônibus ativos: 23 comuns fabricados em 2009 e seis articulados de 2008. Deste montante, 18 carros estão em operação. Os outros 11 seguem ativos no sistema, mas aguardam peças de reposição para voltar a circular ou foram colocados na reserva.

— Foi necessária a iniciativa para não comprometer a tabela horária da Carris — diz Castro.

Ele afirma que os três consórcios privados que atuam na cidade não deverão fazer uso do aumento da vida útil. Os carros mais velhos dos operadores privados são de 2010, assegura. Atualmente, a idade média da frota de ônibus comuns no sistema de Porto Alegre é de 6,99 anos. Se acrescidos no cálculo os articulados, o tempo de uso geral sobe para 7,36 anos.

Castro projeta o rejuvenescimento do indicador em 2024. Ele menciona negociações para que os consórcios privados adquiram 110 veículos novos. E ainda destaca que a Viamão, compradora e próxima de assumir o controle da Carris, terá de providenciar 60 ônibus novos no primeiro ano de operação.

— Poderemos nos aproximar dos 6 anos de idade média nos comuns e 6,5 anos nos articulados. É o que esperamos alcançar até o final de 2024 — diz Castro.

PAC
Existe expectativa positiva na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana quanto à inscrição realizada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal, em uma modalidade da política pública direcionada à renovação de frota.

A prefeitura apresentou proposta para adquirir 600 ônibus zerados, sendo 500 movidos a diesel e 100 elétricos. O investimento, de cerca de R$ 1 bilhão, seria feito com recursos federais, aportados a fundo perdido. A prefeitura, caso receba a confirmação, teria de adquirir os veículos via licitação. Depois, os repassaria ao sistema de transporte.

Como isso diminuiria o custo das empresas, seria discutida uma forma de compensação, que poderia ser desde a redução de tarifa do usuário até o corte nos subsídios públicos para manter os ônibus rodando ou aumento de investimento por parte das operadoras do serviço.

A secretaria tem mantido reuniões com o governo federal e aguarda resposta, prometida ainda para janeiro. Uma renovação de 600 carros, mais da metade da atual frota circulante, que conta com 1.173 veículos, é considerada um avanço significativo.

— É uma grande oportunidade para nós — avalia Castro.

Projeto de lei revoga parâmetros de idade da frota
Tramita desde dezembro na Câmara de Vereadores o projeto de lei 046/2023, de autoria da prefeitura de Porto Alegre, que revoga os dispositivos da lei de 2018 responsáveis por fixar os limites de idade da frota em 12 anos (comuns) e 13 anos (articulados). A norma, se aprovada, dará poder à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para regular anualmente, via decreto, os critérios de tempo e qualidade para a circulação de veículos no transporte coletivo. O projeto também revoga o artigo que determina a inclusão apenas de veículos zero Km e com ar-condicionado na frota.

Informações: Gaúcha Zero Hora

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SPTrans remaneja linhas nas plataformas do Terminal Capelinha, a partir de segunda-feira (15)


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (15) quatro linhas serão remanejadas devido à realização de obras nas plataformas 1 e 2 do Terminal Capelinha. 

Linhas que serão remanejadas: 

Plataforma 1
6824/10 Pq. Fernanda - Term. Capelinha - PMV 1
N741/11 Term. Capelinha - Valo Velho - PMV 2
N739/11 Term. Capelinha - Jd. Universal - PMV 3

Plataforma 2
6451/10 Term. Capelinha - Term. Bandeira - PMV 11

Linhas remanejadas anteriormente e que retornarão aos seus pontos originais:

Plataforma 1
6820/31 Jd. das Rosas - Term. Capelinha - PMV 2
6820/10 Jd. das Rosas   - Term. Capelinha - PMV 3

Linhas que permanecerão remanejadas:

6805/10 Term. Capelinha - Term. João Dias
6805/31 Term. Capelinha - Term. João Dias
6813/10 Jd. Lídia - Term. Capelinha
6036/10 Jd. Macedônia - Term. Capelinha
6821/10 Jd. Jangadeiro - Term. Capelinha
6817/10 Jd. São Bento - Term. Capelinha
6826/10 Jd. D. José - Term. Capelinha
648P/10 Term. Capelinha - Term. Pinheiros
6823/10 Jd. Guarujá - Term. Capelinha
5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
6825/10 Valo Velho - Term. Capelinha
6816/10 Jd. Mitsutani - Term. Capelinha
6816/31 Jd. Mitsutani  - Term. Capelinha
6455/10 Term. Capelinha  -  Lgo. São Francisco
6001/10 Term. Capelinha  -  Term. Sto. Amaro
6450/10 Term. Capelinha  - Term. Bandeira
N704/11 Term. Capelinha  - Term. Sto. Amaro
N843/11 Term. Capelinha  - Pq. Arariba
N731/11 Term. Capelinha  - Term. Sto. Amaro

Informações: SPTrans

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No Recife, MPPE dá um prazo para convocação do CSTM

Em reunião realizada hoje pelo ministério público de maneira à híbrida com os mais diversos representantes MPPE, Grande Recife Consórcio de Transporte, Secretaria de Mobilidade, URBANA PE e mais dos representantes dos usuários Clayton Leal e Pedro Joseph foi discutida a situação do ar-condicionado nos coletivos da RMR e o percentual de renovação de frota que acordado todos os anos após reajuste tarifários, nessa discussão, foi falada que a tarifa se encontra congelada em R$ 4,10 desde janeiro de 2022 e mesmo sem o reajuste, o representante da URBANA relatou que a renovação é feita diante do regulamento com veículos com mais de 10 anos. 

A reunião tinha caráter de cobrar através de um documento como seria feita a implantação gradativa dos acondicionados nos ônibus da Região Metropolitana do Recife visando cumprir a lei e resolução aprovada dentro do próprio CSTM com metas a serem alcançadas, mas a reunião não avançou a este patamar devido aos participantes entrarem em consenso sobre a falta de reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, onde os conselheiros tiveram seus mandatos renovados agora em dezembro bem como uma decisão do governo em definir como será a forma de repasse dos subsídios as empresas permissionárias que se venceu em 31 de dezembro através da lei de remuneração 17.878/22.

Na reunião, o Membro representante dos usuários Clayton Leal cobrou mais agilidade do Governo do Estado frente à crise que estar hoje o transporte coletivo na RMR e uma resolução rápida frente à lei. Também o conselheiro reforçou sobre a diminuição dos coletivos onde o mesmo relatou que o GRCT fez um plano férias de maneira insensata, visto que as linhas continuaram com a mesma programação do plano férias de julho.

Já o Conselheiro Pedro Joseph cobrou da SEMOBI a volta das reuniões do CSTM e que a mesma viesse já com um calendário de reuniões visando não interromper os encontros regidos por lei.

O Promotor do MPPE Leonardo Caribé determinou um prazo até o dia 26 de janeiro para que o Governo do Estado estabeleça uma data de convocação do CSTM visando resolver questões de urgências relativas ao sistema.

Blog Meu Transporte

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Metrô de Salvador transportou 100 milhões de pessoas em 2023

A movimentação de passageiros no metrô de Salvador, enfim, se recuperou da pandemia de Covid-19 e, em 2023, voltou a superar a marca de 100 milhões de pessoas, de acordo com dados da Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB).

Durante todo o ano de 2023, o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas registrou a passagem de 101.684.054 pessoas, a segunda maior marca de sua história, atrás apenas dos 106 milhões de passageiros registrados em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Com a chegada da Covid-19, os números de movimentação de passageiros, que vinham crescendo ano após ano, desabaram para 61 milhões em 2020. A recuperação foi lenta, à medida que as vacinas foram sendo aplicadas na população, chegando a 72 milhões em 2021 e 94 milhões em 2022.

A expectativa do governo do estado, para 2024, é que a circulação de passageiros no metrô de Salvador supere os 106 milhões de 2019, estabelecendo um novo recorde de movimentação no sistema, especialmente devido à inauguração completa do tramo 3, com as estações Campinas de Pirajá e Águas Claras.

Com a retomada do movimento e a chegada do sistema a bairros populares do miolo de Salvador, a CTB também aguarda um possível alcance do gatilho de 6 mil passageiros por hora/pico na Estação Aeroporto, o que dispararia contratualmente a construção de uma nova parada do metrô, no centro de Lauro de Freitas.

Caso o gatilho não seja alcançado, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) já tem estudado uma alternativa para levar o sistema metroviário ao centro de Lauro de Freitas, com um possível reequilíbrio econômico do contrato com a CCR Metrô Bahia. Até o momento, a média de circulação na Estação Aeroporto é de 4,5 mil passageiros hora/pico.

Em 2024, a gestão estadual também deve licitar também a chamada “Expansão Sul” do metrô, com a ampliação da linha 1, a partir da Estação da Lapa, até o bairro do Campo Grande, no Centro Antigo de Salvador. O projeto está na fase final de seus estudos, mas já foi cadastrado no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Informações: A Tarde

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