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Mais 17 ônibus zero quilômetro entram em circulação na sexta-feira em Juiz de Fora

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Mais 17 ônibus zero quilômetro começam a circular na próxima sexta-feira (23) em Juiz de Fora. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que afirmou que a medida faz parte da transição de linhas do Consórcio Manchester para o Via JF.

No início deste mês, o g1 mostrou que o Consórcio Via JF assumiu todas as linhas de ônibus da cidade e, desde então ocorre o processo de transição das linhas. Enquanto ele não é concluído, os problemas no transporte público continuam afetando usuários em diversas regiões.


Veja abaixo quais linhas do transporte público passam a operar com ônibus novos na sexta-feira:

400 (Alto Grajaú)
412 (Parque Burnier)
413 (Bom Jardim)
420 (Linhares)
422 (Santa Cândida)
426 (Grajaú)
431 (São Benedito)
434 (Vila alpina)
445 (Nossa Senhora de Lourdes)
511 (Dom Bosco),
512 (Dom Bosco)
516 (São Pedro)
519 (Torreões – Via Estrada Rio Preto)
520 (Aeroporto)
521 (Teixeiras)
522 (Teixeiras)
547 (Nossa Senhora de Fátima)

Com esta nova alteração, todas as linhas de prefixo 300 e 400 passam a ser operadas pelo Consórcio Via JF. De acordo com a SMU, até o próximo domingo (25), todos os 170 ônibus zero quilômetro da nova frota do transporte coletivo já estarão na cidade.

Linhas já alteradas
O processo de alteração de linhas ocorre de maneira gradual. De acordo com a Prefeitura, 31 linhas serão substituídas e a previsão é que o processo de troca da operação das empresas seja concluído em três semanas.

302 (Floresta)
303 (Jardim Esperança)
304 (Caeté)
306 (Retiro)
313 (Sarandira)
523 (Monte Verde)
529 (Torreões)
546 (BR 040/Mirante)
745 (Rosário de Minas)
403 (Nossa Senhora Aparecida)
424 (Aracy)
429 (Linhares)
713 (Náutico)
411 (Vitorino Braga)
415 (Linhares)
428 (Linhares)
444 (Nossa Senhora de Lourdes)
535 (UFJF)
727 (Araújo)

Informações: G1 Zona da Mata
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Ônibus elétrico chinês começa a ser testado nas linhas do transporte coletivo de Curitiba

terça-feira, 20 de setembro de 2022

O prefeito Rafael Greca anunciou a entrada do transporte público curitibano na era da eletromobilidade ao apresentar nesta sexta-feira (16/9), no Parque Tanguá, o modelo de ônibus 100% elétrico fabricado pela empresa chinesa Higer, que irá operar em fase de testes neste mês de setembro na cidade.


“É hora de embarcarmos com os dois pés e todos os pneus na eletromobilidade. A ideia é, de agora até 2024, colocar linhas integralmente elétricas em operação na cidade”, disse Greca, ao destacar que serão testados diferentes tipos de ônibus disponíveis no mercado para definir as tecnologias que se adequem às demandas de Curitiba.

“O mundo vai melhorar na proporção em que avançarmos na eletromobilidade. A ideia de baterias autossuficientes, de frotas públicas de transporte que não envenenem o ar das cidades, que não aumentem o aquecimento global e que façam com que as pessoas vão e voltem com plena saúde é o que representa o rosto da esperança e a visão do futuro. Curitiba tem compromisso com o futuro”, reforçou o prefeito.

Os ônibus elétricos não geram emissões de gases que provocam o efeito estufa e são silenciosos. E essas são apenas duas das vantagens apontadas como justificativa para substituição da frota do transporte coletivo de Curitiba.

Os novos modelos elétricos poderão ser testados de graça pela população neste final de semana, sábado (17) e domingo (18), de hora em hora. O ônibus elétrico vai circular entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui das 9h às 20h. O prefeito Rafael Greca falou sobre a entrada em uma nova fase.

Hoje, cerca de 4% dos ônibus do transporte público rodam com energia limpa ou baixa emissão de resíduos. A previsão é de que até 2030 esse percentual aumente para 33% e 100% até 2050, com zero emissão de poluentes. As demonstrações programadas para serem feitas até o final de 2023, servirão como base para definir futuras contratações da prefeitura, segundo Greca.

Haverá um revezamento entre cinco as linhas, onde o ônibus elétrico será testado. O início está previsto com a linha 801 Campina do Siqueira/Batel, nesta segunda-feira (19). Na terça-feira (20), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado.

Na quarta-feira (21) o teste vai ser feito com a 617 Jardim Ludovica. Na quinta-feira (22) o ônibus elétrico vai transportar os passageiros da linha 654 Campo Alegre e na sexta-feira (23) a fase experimental fecha com a 826 Campo Comprido/CIC.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Estado entrega 20 ônibus elétricos ao sistema de transporte da Região Metropolitana de Salvador

Vinte ônibus elétricos começam a ser testados de forma gradual, a partir desta segunda-feira (5), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), como parte do Projeto-piloto Ecológico lançado pelo Estado da Bahia, para atender a população com um sistema de transporte moderno e benéfico para o meio ambiente.


Com um investimento de R$ 44,7 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), os veículos adquiridos equivalem a 5% da frota total do subsistema metropolitano a ser renovada.

O ato de entrega dos ônibus contou com a presença do governador Rui Costa, na manhã desta segunda, no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas.

Após comprar os veículos, o Estado da Bahia realizou uma licitação e contratou a empresa vencedora para gerir o serviço, com a operação e manutenção do equipamento.
A regulação da operação ficará sob responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à Seinfra.

Os veículos 100% movidos a eletricidade vão atuar, inicialmente, nas linhas Ilha de São João, Terminal Pituaçu e Kartódromo, na Praia de Ipitanga. Outras linhas serão acrescentadas em um cronograma que está sendo elaborado.

A previsão é que, até o final da semana, a população já possa contar com o serviço de forma integral. Com uma autonomia de cerca de 250 quilômetros por carga, os ônibus serão abastecidos em dois terminais de integração com o metrô: Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar.

De acordo com o diretor executivo da Agerba, Carlos Henrique Martins, a operação dos ônibus elétricos representa a mudança da matriz energética de alimentação dos sistemas de transporte público coletivo na Bahia.

“O meio ambiente é o grande beneficiado com esse modelo que vem para revolucionar todo o transporte público, contribuindo para minimizar a emissão de poluentes”, destacou.

Informações: Acorda Cidade
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No Rio, Novos operadores de estação vão combater o calote no sistema BRT

A Mobi-Rio está finalizando o processo de contratação de 80 novos operadores de estação. Eles vão poder aplicar multas referentes à prática ilícita de evasão de tarifa no sistema BRT. O decreto publicado nesta quarta-feira (14/09) no Diário Oficial do Município delega à Mobi-Rio e à Gerência do Programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a competência para fiscalização e aplicação de multas a quem não pagar passagem nas estações e terminais. Atualmente, o calote no sistema é de 20% do carregamento diário, sendo que a média diária de passageiros transportados é de 240 mil (pagantes + gratuidades).


– Essa é mais uma das iniciativas da Mobi-Rio no combate à evasão. Desde o início da intervenção, adotamos medidas para combater os calotes, como a reforma das estações, com chapas de aço nas portas e automação, e a parceria com o programa BRT Seguro, da Seop. Com isso, o número de pessoas que não pagam passagem caiu de 35%, 40% para 20% – explicou a presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

Os novos operadores vão passar por treinamento com a Gerência do Programa BRT Seguro, antes de começarem o trabalho de combate aos calotes:

– O BRT Seguro, por meio dos guardas municipais, vem fazendo esse trabalho de combate à evasão de passagens. Esse treinamento, com a qualificação dessas pessoas, vai ser ainda mais importante para essa atuação, uma vez que teremos maior capacidade de fiscalização para permitir que o sistema funcione dentro de todas as regras e de toda a legalidade – destacou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Informações: Prefeitura do Rio
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Mais quatro estações do Metrô de Salvador passam a oferecer Wi-Fi

Mais quatro estações de metrô passam a oferecer Wi-Fi gratuitamente aos clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O serviço, viabilizado dentro da Parceria público privada entre a CCR Metrô Bahia e o Estado da Bahia, tem cobertura nos mezaninos e plataformas de embarque e desembarque das estações Acesso Norte, Rodoviária, Pernambués e Brotas.  


Já implementado também na estação de metrô Aeroporto, o serviço estará disponível em todas as estações até o final de novembro. Todos os pontos de acesso terão a tecnologia Wi-Fi 6, uma nova geração de rede sem fio que permite mais conexões simultâneas. “Com o serviço de Wi-Fi buscamos oferecer ainda mais comodidade aos nossos clientes. Essa tecnologia é de última geração e proporciona uma melhor experiência de navegação na rede, além de ter um desempenho melhor para vídeos e outros aplicativos”, explica Julio Freitas, gerente executivo de Arrecadação e Contratos da CCR Metrô Bahia.

Como acessar?

Para ter acesso ao serviço totalmente gratuito nas Estações, basta o cliente conectar-se à rede “ConectaBahia” e efetuar um cadastro simples com nome, CPF, endereço de e-mail válido e senha de acesso. Depois desse cadastro inicial, o cliente poderá acessar o serviço em quaisquer estações sem necessidade de novo cadastro. O aceite é do termo da Lei Geral de Proteção de Dados e o acesso concedido será de 10 minutos por cada conexão, podendo ser renovado. Dois links serão dedicados para esse serviço. O projeto não contempla cobertura em terminais de ônibus.

Informações: CCR
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Transporte coletivo em Salvador terá veículos com nova tecnologia em 2022

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os usuários do transporte coletivo de Salvador vão contar com veículos de última geração, mais modernos e confortáveis, já a partir deste mês de setembro. As concessionárias que operam o transporte na cidade, Plataforma e OTTrans, são as primeiras do Brasil a adquirir os mais recentes lançamentos de motor traseiro Millennium geração V e o eMillennium, modelo específico para chassis com propulsão elétrica.


No total foram adquiridas 213 unidades, todas com ar condicionado, entre veículos para o BRT e para o sistema convencional. Para o BRT foram adquiridos ônibus de piso baixo, dos quais 44 são veículos a diesel e oito elétricos. Já para o sistema convencional, foram adquiridos 119 ônibus de piso alto e 50 micro-ônibus. Os primeiros veículos começam a chegar já nesta primeira quinzena de setembro, e os demais chegarão de forma gradativa nos próximos meses.

Em visita à unidade matriz da Caio, fabricante dos modelos, o titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fabrizzio Muller, pontuou a importância destas novas aquisições para a cidade. “Ainda este mês de setembro entregamos à população de Salvador o BRT e, além disso, a Prefeitura, junto às concessionárias, está fazendo um esforço para, nesta renovação da frota convencional, oferecer veículos que oferecem maior conforto aos usuários. Com essas novas aquisições, podemos nos orgulhar em oferecer aos soteropolitanos o que há de mais moderno no mercado”.

Modelos
As linhas do modelo seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os veículos da linha Millennium possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, permitindo com que os veículos circulem por vias convencionais ou corredores exclusivos para ônibus. O modelo possui espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual além da otimização da acomodação de componentes técnicos da carroceria e capacidade de lotação aumentada.

Já o eMillennium foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, os veículos possuem ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.

Além de não emitir gases poluentes, o eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que também proporciona alta durabilidade e acabamento superior. O sistema de eletrificação do veículo será realizado pela Eletra.

Todas as novas unidades adquiridas são climatizadas e possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos.

Operação assistida
A operação do BRT será iniciada no trecho entre o Shopping da Bahia e a praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães. Os cidadãos poderão fazer a integração do sistema com os ônibus convencionais e o metrô. Todos os envolvidos na operação, desde a equipe técnica da Semob e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) até motoristas, bilheteiros e equipe de apoio, estão em fase final de capacitação.

Mais rapidez
O projeto do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, representando um avanço e mais qualidade de vida para quem anda de ônibus, com um modal mais confortável, eficiente e seguro. O trecho dois do modal, que vai desde a entrada do bairro Cidade Jardim até a Lapa, está com as obras em andamento e tem previsão de entrega para dezembro de 2023.

Informações: BAdeValor
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Uso das linhas expressas de ônibus em Joinville está longe da meta

O serviço expresso de ônibus em Joinville alcançou o melhor número de usuários mensais em agosto, com 9.836 passageiros transportados. Apesar da marca atingida, o número está longe da meta de 20 mil usuários por mês.

“Cresceu, mas está bem longe da necessidade ainda. Se olhar os últimos quatro meses é um crescimento bem pequeno”, avalia Alcides Bertoli, gerente de operações da Passebus.

As nove linhas de ônibus do serviço expresso circulam apenas entre segunda e sexta-feira. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados. Para Alcides, o número de usuários registrado em agosto reflete na quantidade de dias úteis que o mês teve, 23 dias ao todo.

Desde abril, apenas em julho foi registrada uma queda no número de usuários, com 8.128. Enquanto no mês anterior, 8,5 mil pessoas utilizaram o serviço. Os dois meses tiveram 21 dias úteis.

“A nossa expectativa era que esse aumento fosse um pouquinho maior, que fosse crescendo a medida que a gente fosse usando. Me parece que atingimos a totalidade do público. Está vindo muito pouco”, afirma Alcides. Para ele, a diferença da tarifa, de R$ 4,75 para R$ 7, ainda pesa no bolso das pessoas.

A meta estabelecida de 20 mil usuários mensais tem como base os custos que o serviço tem. “Ainda não equilibrou receita com despesa”, comenta o gerente de operações.

Ele diz que o serviço só é viável porque os veículos disponibilizados são os mesmos usados por empresas para fretamento. Isso é possível porque as indústrias têm horários diferentes dos horários comerciais.

“Se eu tivesse comprado um ônibus específico, para pagar a prestação do ônibus, tudo isso só com esse serviço, não teria nem como a gente começar a pensar em fazer”, explica Alcides.

Na opinião dele, a caracterização dos ônibus utilizados influenciou apenas no começo da circulação do serviço. “O problema de caracterização é a continuidade ou a exclusividade”, justifica. “Como ele tem dupla jornada, a caracterização específica fica um pouco comprometida”, completa.

Prefeitura prorroga período experimental do serviço
A Prefeitura de Joinville publicou no dia 23 de março o decreto que estabelecia a nova modalidade de transporte coletivo de forma experimental. As linhas começaram a circular no dia 11 de abril.

No dia 9 de agosto o período experimental foi encerrado, porém, a prefeitura prorrogou esta fase por mais 120 dias. O serviço expresso segue de forma experimental até o dia 7 de dezembro deste ano.

Alcides afirma que a continuidade do serviço será avaliada junto à prefeitura. “Ele precisa estar com os custos equilibrados”, acrescenta. O gerente explica que os gastos com a modalidade de transporte são de aproximadamente R$ 50 mil por mês, sem contar com gastos adicionais causados por acidentes, reparos e pagamento dos demais funcionários das empresas de transporte coletivo de Joinville.

“É um excelente serviço que a gente gostaria de ampliar. Mas esbarramos na questão econômica do volume e da própria legislação que precisa sofrer as alterações das modernidades”, finaliza Alcides.

O gerente de operações da Passebus afirma que para esta segunda fase de período experimental, a quantidade de horários disponíveis das linhas foi reduzida pela metade.

Avaliação das linhas
Entre as nove linhas oferecidas, Alcides avalia que a linha Costa e Silva/Perini (8004) é a mais fraca. Em agosto, foram transportados 419 passageiros pela linha.

“Dividindo isso entre ir e voltar, dá uma média de duas a três pessoas por ônibus. É muito baixo, mas existe essa demanda”, comenta o gerente.

Costa e Silva/Perini é a segunda linha com menor quilometragem por dia. Ao todo são percorridos 32 quilômetros (km). Em agosto, foram percorridos 735 km.

Porém, segundo Alcides, a quilometragem não justifica a baixa adesão da linha, pois, a linha com menor quilometragem, Morro do Meio/Centro (8103), transportou mais que o dobro de passageiros que a linha Costa e Silva/Perini em agosto, com 863 passageiros ao todo.

Morro do Meio/Centro percorre 27,4 km por dia. Em agosto, foram percorridos 630,9 km. Com isso, a linha fica na primeira colocação do índice de passageiros por quilômetro (IPK), com 1,37.

A primeira colocação é dividida com a linha Itaum/Centro (8101), que também tem um IPK de 1,37. Porém, esta linha percorre 61,4 km diários. Em agosto, foram percorridos 1.412,2 km com 1,932 passageiros transportados.

Confira a quantidade de passageiros transportados e a quilometragem por linha:

As nove linhas e os trajetos foram definidos após um mapeamento realizado pela Passebus. Para isso, foram analisados os locais com mais embarques durante a manhã e os locais onde a mesma pessoa embarcava no fim da tarde. Os dados foram obtidos pelos relatórios do Cartão Ideal.

O trajeto completo e os horários das nove linhas do serviço expresso podem ser conferidas no site onibus.info.

Informações: O Municipio Joinville
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Bilhetagem eletrônica será implementada em 2023 no Rio

Antes prometida para começar nesse ano, a nova bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do Rio de Janeiro vai entrar em operação em abril de 2023, no sistema do BRT. Até 2024, o sistema será implementado em outros meios de transporte, como VLT, ônibus convencionais e vans, de acordo com a prefeitura.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (13), depois da fase de diligências e consultas para verificação dos documentos relacionados à situação jurídica e qualificação técnica da empresa que ganhou a licitação, o Consórcio Bilhete Digital. A assinatura do contrato está prevista para Outubro.

O período da concessão vai ser pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais 12 anos.

A primeira sessão pública da licitação da Bilhetagem Digital para o credenciamento das empresas foi aberta no dia 12 de julho e teve a participação de quatro concorrentes: Consórcio Bilhete Digital (formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda. e Alto Tijuca Participações Ltda.), que apresentou a melhor oferta, no valor de R$ 110 milhões.

O Consórcio Tacom (formado pela Tacom Projetos e Tacom Ltda.) ofereceu R$ 108 milhões e ficou em segundo lugar, em terceiro foi a empresa Sonda Mobility, com uma proposta de R$ 81 milhões. Em quarto lugar, ficou a empresa Autopass Bilhete Digital, cujo o valor não foi revelado pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), abriu prazo, até a próxima terça-feira, para interposição de recursos dos outros concorrentes, que serão analisados pela Comissão Especial  de Licitação da SMTR e publicados em Diário Oficial.

Informações: Band Rio
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