Os usuários do transporte coletivo de Salvador vão contar com veículos de última geração, mais modernos e confortáveis, já a partir deste mês de setembro. As concessionárias que operam o transporte na cidade, Plataforma e OTTrans, são as primeiras do Brasil a adquirir os mais recentes lançamentos de motor traseiro Millennium geração V e o eMillennium, modelo específico para chassis com propulsão elétrica.
No total foram adquiridas 213 unidades, todas com ar condicionado, entre veículos para o BRT e para o sistema convencional. Para o BRT foram adquiridos ônibus de piso baixo, dos quais 44 são veículos a diesel e oito elétricos. Já para o sistema convencional, foram adquiridos 119 ônibus de piso alto e 50 micro-ônibus. Os primeiros veículos começam a chegar já nesta primeira quinzena de setembro, e os demais chegarão de forma gradativa nos próximos meses.
Em visita à unidade matriz da Caio, fabricante dos modelos, o titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fabrizzio Muller, pontuou a importância destas novas aquisições para a cidade. “Ainda este mês de setembro entregamos à população de Salvador o BRT e, além disso, a Prefeitura, junto às concessionárias, está fazendo um esforço para, nesta renovação da frota convencional, oferecer veículos que oferecem maior conforto aos usuários. Com essas novas aquisições, podemos nos orgulhar em oferecer aos soteropolitanos o que há de mais moderno no mercado”.
Modelos
As linhas do modelo seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os veículos da linha Millennium possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, permitindo com que os veículos circulem por vias convencionais ou corredores exclusivos para ônibus. O modelo possui espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual além da otimização da acomodação de componentes técnicos da carroceria e capacidade de lotação aumentada.
Já o eMillennium foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, os veículos possuem ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.
Além de não emitir gases poluentes, o eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que também proporciona alta durabilidade e acabamento superior. O sistema de eletrificação do veículo será realizado pela Eletra.
Todas as novas unidades adquiridas são climatizadas e possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos.
Operação assistida
A operação do BRT será iniciada no trecho entre o Shopping da Bahia e a praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães. Os cidadãos poderão fazer a integração do sistema com os ônibus convencionais e o metrô. Todos os envolvidos na operação, desde a equipe técnica da Semob e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) até motoristas, bilheteiros e equipe de apoio, estão em fase final de capacitação.
Mais rapidez
O projeto do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, representando um avanço e mais qualidade de vida para quem anda de ônibus, com um modal mais confortável, eficiente e seguro. O trecho dois do modal, que vai desde a entrada do bairro Cidade Jardim até a Lapa, está com as obras em andamento e tem previsão de entrega para dezembro de 2023.
Informações: BAdeValor
0 comentários:
Postar um comentário