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Prefeitura de Curitiba prorroga edital da Estação Prisma Solar do Inter 2

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Prefeitura de Curitiba prorrogou o prazo para recebimento de propostas para o edital da Estação Prisma Solar, o novo modelo de parada de ônibus da linha Inter 2. A estrutura faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com obras de readequação e melhoria do transporte coletivo, que tem parte dos recursos – US$ 106,7 milhões - financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais US$ 26,7 milhões em contrapartidas do município.


O novo prazo para o edital, de abrangência internacional, é até 18 de maio de 2022. As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente.

A licitação em andamento, lançada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), estabelece os requisitos para um modelo protótipo que será instado na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral. No próximo dia 26 de abril, o BID, em parceria com a Utag, realiza um webinar técnico dirigido a proponentes para esclarecimentos de detalhes do projeto.

Entre os requisitos previstos no edital estão soluções inteligentes de transporte, energia e tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada, caminhada e carros de aplicativo – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.

"Temos uma previsão de aumento de 30% na demanda para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira. 

Para garantir que todas as soluções inteligentes e sustentáveis sejam desenvolvidas e aplicadas no protótipo, o edital foi elaborado em um formato inédito, com um valor estimado em R$ 4,6 milhões. Dessa vez, além da apresentação das tecnologias, o vencedor do certame vai fazer a obra e acompanhar a operação do equipamento, para ajustar a aplicação das facilidades previstas para a experiência do usuário, eficiência energética e infraestrutura. Esse período de assistência será essencial para modelagem do produto, até que esteja apto a ser replicado nas demais estações do Inter 2. Essa fase do programa é totalmente financiada pelo BID.

Uma das principais exigências do edital é a matriz energética do equipamento. A energia solar da estação será captada por meio de painéis fotovoltaicos - ou tecnologia semelhante - , garantindo eficiência para manter toda a operação, da climatização interna ao sistema de monitoramento e de comunicação do usuário.

A documentação completa do edital da Estação Prisma Solar está disponível no site da Utag e no Portal da Transparência de Curitiba. As propostas devem ser protocoladas no Serviço de Protocolo do Ippuc, na Rua Bom Jesus, 669, no Cabral, em Curitiba, até às 11h do dia 18 de maio. A Comissão de Licitação abre os envelopes a partir das 15h do mesmo dia.

Principais itens inovadores requeridos o edital
Operação
- Tecnologias para impedir/reduzir a evasão no pagamento de tarifas.

- Tecnologias para ganho de tempo na operação de embarque e desembarque de passageiros.

- Uso de tecnologias da informação e comunicação para gestão e controle da operação, com soluções inteligentes que permitam o monitoramento digital do equipamento, como sistema de telemetria, contagem de passageiros, dimensionamento de frotas e de tempo de percurso para evitar formação de comboio, controle de portas, temperatura, iluminação, conectividade, arrecadação tarifaria e abastecimento energético, entre outras operacionalidades.

Experiência do usuário
- Sistema Automatizado de Arrecadação Tarifária (SAAT) para cobrança de passes sem uso de dinheiro em espécie.

- Sistema de internet Wi-Fi para usuários em 99% do tempo de uso da estação.

- Sistemas de receitas acessórias na estação para o sistema público, estimulando o uso de cabines de vendas de alimentos, publicidades, mídia embarcada e outras ações que promovam a geração de receitas para a operadora do sistema.

- Sistema de segurança e alertas, especialmente, em horários de menor movimento. 

Infraestrutura
- Monitoramento e controle de catracas de entrada, uma vez que a estação não terá o controle do cobrador.

- Validador eletrônico com venda de créditos por celular, compra e recarga dos cartões-transporte, uso de cartões cipurse (cartões inteligentes para cobrança de automática de tarifas), compatibilidade com os atuais sistemas do município.

- Painel de Mensagem Variável para promover informação útil ao usuário. 

- Climatização com temperatura média de 22ºC, variação entre 18 e 26, com distância limite de 4 passageiros por m².

- Soluções sustentáveis extras, considerando a estação e seu entorno. Deve-se dar preferência a medidas relacionadas a água, energia e a resíduos sólidos.

Informações: URBS
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Volvo amplia presença na operação do transporte público em Cuiabá

Com 60 novos ônibus, a Volvo ampliou sua presença na operação do transporte público em Cuiabá (MT). A venda foi feita pela Auto Sueco, concessionária Volvo, com financiamento da Volvo Financial Services.

Todos os ônibus são do modelo Volvo B270F, com motor dianteiro. Uma opção que exige menos manutenção e entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível.

Responsável por mais de 1 ⁄ 3 dos veículos do sistema de transporte, a Volvo também é a única fabricante com ônibus articulados na frota. 

De acordo com a prefeitura de Cuiabá, o sistema tem 360 ônibus que transportam 175 mil passageiros por dia.

Informações: Volvo
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Prefeitura anuncia parceria para treinamento de 1.400 motoristas de BRT


A Prefeitura do Rio vai fechar uma parceria com o Sest/Senat para implementação do Programa de Formação e Treinamento para Motoristas e Mecânicos do Sistema BRT em suas unidades. Atualmente, o sistema BRT tem cerca de 445 motoristas contratados pela Mobi-Rio e 32 em processo de admissão. 

No entanto,  será necessária a contratação de mais 1.400 motoristas e de mecânicos até a chegada dos 572 novos ônibus,  cuja primeira licitação para a compra acontece nesta quarta-feira (13/4).

O objetivo é formar, inicialmente, um cadastro de motoristas de articulados e de mecânicos, a fim de implantar um processo de contratação gradativa, conforme o cronograma de entrega da nova frota. As inscrições para a seleção das primeiras turmas estão previstas para as próximas semanas e serão divulgadas pela Mobi-Rio e pelo Sest/Senat.

Informações: Prefeitura do Rio
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No Recife, Cartão VEM poderá ser carregado pelo Facebook e Instagram

Usuários do sistema de transporte público poderão contar com uma nova forma de recarga do VEM, a partir desta terça-feira (12). Agora, é possível comprar crédito e solicitar serviços por meio do Facebook e Instagram. 


A iniciativa é pioneira no Brasil e acompanha a tendência de digitalização dos serviços do VEM e ampliação da rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte.

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. 

“O objetivo é facilitar o acesso e dar mais conveniência para o passageiro, especialmente aquele que é do nicho estudantil, porque já está conectado, familiarizado com redes sociais, mas realiza, ainda, a recarga na rede física”, afirmou o diretor de Inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira. "Estamos na busca de soluções que vão ao encontro dessa virtualização de serviços, disponibilizando mais conveniência para o passageiro e para as suas atividades rotineiras".

Para a recarga, será cobrada uma taxa no valor de R$ 2,70 por transação. Para o VEM trabalhador, o valor mínimo é R$ 6,20 e máximo diário, de R$ 102,45.

Como acessar?
Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados. Ao solicitar a opção de recarga, o usuário terá que informar os números do cartão que deseja recarregar. 

O pagamento poderá ser feito via Pix, e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo. 

Atendimento
Através do WhatsApp (81) 3320.2001, os usuários também podem realizar recargas e solicitar serviços como bloqueio do cartão por perda ou roubo; atualização cadastral do estudante; solicitação da primeira via do VEM estudante; e reportar problema com a recarga. 

A plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br, também oferece serviços de forma virtual. 

O atendimento para usuários do VEM Estudante, Trabalhador, Comum e Passe Livre também é realizado pelo telefone (81) 3125.7858.

Já o atendimento para os que utilizam o Livre Acesso e Idoso é realizado, também, no número (81) 3125.7575. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 17h, exceto feriados.

Informações: Folha PE
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Em Curitiba, Mais dez linhas terão pagamento exclusivo com cartão-transporte

A partir do próximo sábado (16/4), mais dez linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão-transporte. As linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e Portão.


São elas: 372 Tarumã; 373 Alto Tarumã; 533 Erico Veríssimo/Pantanal; 612 Portão/CIC; 631 Piratini/BR476; 635 Londrina; 649 Pirineus; 683 Futurama/S. Cercado; 773  Vizinhança/Santa Rita; e 828 C. Comprido

Considerado mais prático e seguro, o cartão-transporte ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas dez linhas, com 76% de participação, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade.  

“O cartão é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança tecnológica que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo WhatsApp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Com as dez novas linhas, vai para 160 o número das que só aceitam cartão-transporte como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Em breve, todas elas passarão a receber também pagamento de cartão de crédito e débito e outros dispositivos por aproximação. A novidade, que já funciona em terminais e estações-tubo, deve ser ativada nos veículos até o fim do mês.

Atendimento
Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania. O Urbs Móvel, que presta atendimento itinerante, também terá programação nos bairros em que circulam essas linhas.

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. Excepcionalmente, em caso de instabilidade no site - por conta de recentes ataques hackers -, o usuário poderá fazer agendamento pessoalmente nas unidades de atendimento. O serviço será marcado para a data e horário mais próximos que estejam disponíveis.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham de 11h às 17h em dias úteis.

Informações: URBS
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Prefeitura de Porto Alegre lança consulta pública sobre desestatização da Carris

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Parcerias (SM) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) dessa sexta-feira, 8, a abertura da consulta pública para concessão do bloco de linhas operadas pela Companhia Carris Porto-Alegrense, associada à desestatização da companhia.


Os contratos e anexos, minutas do edital e os documentos complementares de apoio serão disponibilizados a partir desta segunda-feira, 11, no site da secretaria. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados, por meio de correspondência dirigida, incluindo o formulário de contribuições, até 11 de maio de 2022.

Segundo a secretária Ana Pellini, a prefeitura está disponibilizando a minuta do edital de concessão da Carris para obter sugestões de todos interessados com objetivo de melhorá-lo. "Queremos ter o melhor e mais completo edital possível”, afirma Ana. 

A consulta é destinada a colher manifestações sobre a minuta de edital, contratos e demais anexos para a concorrência pública, de âmbito internacional, do tipo maior valor, tendo como finalidade a concessão dos serviços de operação das linhas da bacia transversal do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre, associado à alienação das ações ordinárias e preferenciais da Carris.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Greve do metrô de BH completa 21 dias e já é a mais longa desde 2012

A atual greve dos metroviários de Belo Horizonte, iniciada no último dia 21 de março, já se tornou a mais longa desde 2012, quando a categoria paralisou as atividades por 39 dias, entre 14 de maio e 20 de junho. Como efeito da mobilização, o Metrô de BH funciona em escala mínima, das 10h às 17h, há 21 dias. 


A assembleia mais recente foi realizada pela categoria na noite da última quarta-feira (6), na Estação Central. Na ocasião, os metroviários votaram pela manutenção da greve. Conforme o Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais), a continuidade da paralisação foi decidida por não haver resposta do governo às reivindicações da categoria. 

O movimento tem como objetivo evitar a demissão de 1,6 mil servidores concursados após a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e cobra um diálogo com o Governo Federal e a companhia sobre o futuro do metrô na capital.

Impacto
"Estou pagando para trabalhar". É assim que a professora Aline Fajardo, 25, comenta os impactos da greve na rotina. Ela conta à reportagem de O TEMPO que precisa fazer os deslocamentos para as escolas e que o metrô é essencial. Com a falta dos trens nos horários de pico, ela precisa recorrer aos aplicativos de transporte.

"Os preços não estão acessíveis como antigamente, por causa da gasolina. Está pesando mais no bolso. Recebo R$ 9 por dia de passagem, mas tenho que completar com mais R$ 11, por semana são R$ 55. Estou pagando para trabalhar e tendo um prejuízo bem grande", comenta.

A profissional da educação até que tenta ir para o trabalho de ônibus, mas reclama das condições. "Não estão n0ada bons. A greve gera um caos incontrolável. É verdade que o metrô não tem qualidade muito boa, mas a falta dele piora ainda mais".

Chegar atrasado ao trabalho tem sido normal na vida do engenheiro Elysson Galdino, 46, desde que a greve começou. "Estou saindo mais cedo de casa e chegando mais tarde no trabalho. Até o momento o patrão está tendo bom senso, só que na última semana fui questionado [sobre os atrasos]. Falei que dependo do transporte público".

O fim da greve é pedido pelo engenheiro que ainda faz um comentário sobre o movimento. "Entendo a luta de classe dos metroviário, mas, por outro lado, está sendo inviável o horário que os trens circulam. Não estão olhando o lado da população, apenas para o próprio umbigo. Para o movimento ganhar força, eles tinham que buscar o apoio da população e não se virar contra ela", afirma.

Informações: O Tempo
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Rio de Janeiro tem a passagem de metrô mais cara do país

A cidade do Rio de Janeiro possui a passagem de metrô mais cara do Brasil. A nova tarifa entrou em vigor no começo do mês de abril. O valor aumentou R$ 0,70. Passou de R$ 5,80 para R$ 6,50. Segundo passageiros, o aumento na tarifa não corresponde a uma melhora no serviço.


A passagem no Rio está R$ 1 mais cara em comparação com a segunda capital com maior tarifa, Brasília, que tem passagem por R$ 5,50. Em Belo Horizonte e em Porto Alegre é R$ 4,50. Em São Paulo o bilhete custa R$ 4,40.

“Com o valor da passagem do metrô tenho optado em pegar ônibus, apesar de saber que a gente fica aqui uma hora, uma hora e meia esperando o ônibus”, disse uma passageira.

Em comparação com outras cidades do mundo, o preço do Rio ainda é mais alto. Isso pois a passagem corresponde a mais de 20% do salário mínimo do Brasil, se considerarmos um passageiro habitual que pague passagem na ida e na volta, em pelo menos em 20 dias úteis. O valor seria um gasto de R$ 260 mensais.

Em Nova York, o preço da passagem é de US$ 3. O salário mínimo é de US$ 1.256 por mês. Sendo assim, o gasto mensal corresponde a 9,55% da renda local.

Em Paris, o gasto com passagens do metrô para um usuário nos mesmos moldes corresponderia a apenas a 4,24% da renda mínima local. Na capital da França, o preço da passagem é € 1,70 e o salário mínimo é € 1.603.

O Metrô Rio informou que o sistema é único no país e um dos poucos no mundo custeado integralmente pelos passageiros. E que, na maioria dos sistemas metroviários, parte da operação é paga pelo poder público. O metrô disse ainda que a tarifa cobre integralmente os custos com a operação, manutenção e segurança, de acordo com o contrato de concessão, e que a concessionária presta um serviço de alta qualidade.

Os passageiros afirmam que enfrentam vagões lotados e até goteiras dentro das composições. Entre os problemas enfrentados pelos passageiros estão as filas para pegar a integração do metrô de Botafogo.

Como a estação da Gávea ainda não saiu do papel, o Metrô Rio tem uma alternativa para os passageiros: um ônibus que completa o trajeto que deveria ser feito pelos vagões.

Informações: G1 RJ
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