Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Curitiba prorroga edital da Estação Prisma Solar do Inter 2

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Prefeitura de Curitiba prorrogou o prazo para recebimento de propostas para o edital da Estação Prisma Solar, o novo modelo de parada de ônibus da linha Inter 2. A estrutura faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com obras de readequação e melhoria do transporte coletivo, que tem parte dos recursos – US$ 106,7 milhões - financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais US$ 26,7 milhões em contrapartidas do município.


O novo prazo para o edital, de abrangência internacional, é até 18 de maio de 2022. As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente.

A licitação em andamento, lançada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), estabelece os requisitos para um modelo protótipo que será instado na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral. No próximo dia 26 de abril, o BID, em parceria com a Utag, realiza um webinar técnico dirigido a proponentes para esclarecimentos de detalhes do projeto.

Entre os requisitos previstos no edital estão soluções inteligentes de transporte, energia e tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada, caminhada e carros de aplicativo – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.

"Temos uma previsão de aumento de 30% na demanda para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira. 

Para garantir que todas as soluções inteligentes e sustentáveis sejam desenvolvidas e aplicadas no protótipo, o edital foi elaborado em um formato inédito, com um valor estimado em R$ 4,6 milhões. Dessa vez, além da apresentação das tecnologias, o vencedor do certame vai fazer a obra e acompanhar a operação do equipamento, para ajustar a aplicação das facilidades previstas para a experiência do usuário, eficiência energética e infraestrutura. Esse período de assistência será essencial para modelagem do produto, até que esteja apto a ser replicado nas demais estações do Inter 2. Essa fase do programa é totalmente financiada pelo BID.

Uma das principais exigências do edital é a matriz energética do equipamento. A energia solar da estação será captada por meio de painéis fotovoltaicos - ou tecnologia semelhante - , garantindo eficiência para manter toda a operação, da climatização interna ao sistema de monitoramento e de comunicação do usuário.

A documentação completa do edital da Estação Prisma Solar está disponível no site da Utag e no Portal da Transparência de Curitiba. As propostas devem ser protocoladas no Serviço de Protocolo do Ippuc, na Rua Bom Jesus, 669, no Cabral, em Curitiba, até às 11h do dia 18 de maio. A Comissão de Licitação abre os envelopes a partir das 15h do mesmo dia.

Principais itens inovadores requeridos o edital
Operação
- Tecnologias para impedir/reduzir a evasão no pagamento de tarifas.

- Tecnologias para ganho de tempo na operação de embarque e desembarque de passageiros.

- Uso de tecnologias da informação e comunicação para gestão e controle da operação, com soluções inteligentes que permitam o monitoramento digital do equipamento, como sistema de telemetria, contagem de passageiros, dimensionamento de frotas e de tempo de percurso para evitar formação de comboio, controle de portas, temperatura, iluminação, conectividade, arrecadação tarifaria e abastecimento energético, entre outras operacionalidades.

Experiência do usuário
- Sistema Automatizado de Arrecadação Tarifária (SAAT) para cobrança de passes sem uso de dinheiro em espécie.

- Sistema de internet Wi-Fi para usuários em 99% do tempo de uso da estação.

- Sistemas de receitas acessórias na estação para o sistema público, estimulando o uso de cabines de vendas de alimentos, publicidades, mídia embarcada e outras ações que promovam a geração de receitas para a operadora do sistema.

- Sistema de segurança e alertas, especialmente, em horários de menor movimento. 

Infraestrutura
- Monitoramento e controle de catracas de entrada, uma vez que a estação não terá o controle do cobrador.

- Validador eletrônico com venda de créditos por celular, compra e recarga dos cartões-transporte, uso de cartões cipurse (cartões inteligentes para cobrança de automática de tarifas), compatibilidade com os atuais sistemas do município.

- Painel de Mensagem Variável para promover informação útil ao usuário. 

- Climatização com temperatura média de 22ºC, variação entre 18 e 26, com distância limite de 4 passageiros por m².

- Soluções sustentáveis extras, considerando a estação e seu entorno. Deve-se dar preferência a medidas relacionadas a água, energia e a resíduos sólidos.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960