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Mercedes-Benz vende 79 ônibus urbanos para capitais do Nordeste

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Empresas de Natal e São Luís adquiriram chassis OF 1721 e OF 1724 visando oferecer maior conforto e qualidade aos usuários

Chassis de ônibus urbanos da Mercedes-Benz consolidam sua presença em renovações de frota no Brasil

Empresa é líder absoluta nas vendas de ônibus no País, com cerca de 70% de participação no segmento urbano em 2015

Assim como vem ocorrendo em diversas capitais brasileiras nos últimos meses, os ônibus Mercedes-Benz também ganharam a preferência dos clientes nas renovações de frota em Natal, no Rio Grande do Norte, e em São Luís do Maranhão.
Em Natal, foram comercializados 50 chassis do modelo OF 1721, destinados às empresas Cidade do Natal, Oceano, Reunidas e Transflor. Na capital do Maranhão, as empresas TransPremium e TransRequinte adquiriram 20 unidades do OF 1724 com suspensão metálica para uso no transporte metropolitano, atendendo linhas novas criadas para oferecer maior velocidade operacional ao sistema. Já a Viação Primor adquiriu nove chassis OF 1724 com suspensão pneumática, destinados para renovação de frota do serviço urbano.

“Os governos municipais estão se mobilizando para oferecer um transporte público de melhor qualidade”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A reorganização do transporte urbano passa pela implantação de novas linhas e de sistemas integrados. Isso também vem acontecendo em Natal e São Luís, capitais onde nossa marca mantém expressiva participação de mercado de 42%, sendo que na capital maranhense somos os líderes locais”.

Ônibus Mercedes-Benz são destaque nas renovações de frota
“Essas vendas demonstram novamente que os nossos produtos, que oferecem um elevado padrão de qualidade, conforto e segurança no transporte coletivo urbano, continuam contando com ampla aprovação dos clientes na hora da renovação de frota”, ressalta Walter. “Além disso, destacam-se pela robustez, resistência, excelente desempenho e reduzido custo operacional, assegurando rentabilidade às empresas operadoras”.

Com a escolha dos ônibus Mercedes-Benz, Natal e São Luís seguem a tendência de outras grandes regiões metropolitanas do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Vitória, Brasília e Florianópolis. Os ônibus da marca atendem a todas as demandas do transporte coletivo urbano, o que inclui sistemas, como BRT, corredores e faixas exclusivas. Dessa forma, contribuem de maneira importante para a mobilidade urbana e a melhoria da prestação de serviços à população.

Mercedes-Benz é líder de vendas em ônibus no Brasil
A expressiva presença da Mercedes-Benz em diversas capitais reafirma a liderança absoluta da Empresa nas vendas de ônibus no Brasil. “Em 2015, nossa marca obteve cerca de 70% de participação no segmento urbano acima de 8 toneladas”, informa Walter.

De acordo com o executivo, considerando o mercado total de ônibus, acima de 8 toneladas, a Mercedes-Benz mantém sua liderança tradicional e destacada, com emplacamento de 8.254 unidades no ano passado, o que resulta numa participação de 52,5%. Este market share significa 2,8 pontos percentuais a mais em relação aos 49,7% do mesmo período de 2014.

Suspensão metálica ou pneumática e caixa automatizada opcional

Os chassis OF 1721 e OF 1724 são indicados para transporte urbano de passageiros, fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Neste caso, os veículos recebem carroçarias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto e bem estar a bordo.

Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721 e o OF 1724 são oferecidos também com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.

A Mercedes-Benz oferece a opção de caixa de mudanças automatizada para o chassi OF 1724. A caixa automatizada “SmartShift” baseia-se numa caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico inteligente fazendo a escolha da melhor marcha para cada situação de operação. Com a troca automática de marchas é dispensado o uso do pedal de embreagem. Isso resulta em maior conforto para o motorista e maior segurança na condução do veículo. Além disso, assegura menor consumo de combustível e maior segurança contra eventuais erros de operação.

Informações: SEGS


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Passagem de ônibus deve subir para R$ 2,90 em Natal

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal aprovou nesta quinta-feira (28) uma proposta de reajuste de R$ 0,25 para o valor da tarifa de ônibus de Natal. Foram 15 votos a favor e dois contra. Caso o prefeito Carlos Eduardo acate o aumento, a passagem passará de R$ 2,65 para R$ 2,90 assim que for publicado em Diário Oficial.

A proposta dos empresários, que era de aumentar a passagem para R$ 3,20, sequer entrou em votação.

O conselho reúne representantes de várias entidades, incluindo o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Entidades estudantis e do comércio também participam do conselho que definiu a nova passagem.

Antes deste aumento, a passagem de ônibus em Natal havia sido reajustada pela última vez em julho do ano passado, quando subiu de R$ 2,35 para R$ 2,65.

Informações: G1 RN

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Grande Recife Consórcio de Transportes voltará a gerir receitas do VEM Metropolitano

A partir do dia 1º de março, o Grande Recife Consórcio de Transporte volta a ser responsável pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público na Região Metropolitana da cidade. Desde 2008, a administração dos recursos obtidos com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) competia ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE).

O diretor de gestão do Grande Recife, Carlos Eduardo Figueiredo, disse que o acordo foi fechado por meio de muito diálogo. “Um ano depois que a Urbana começou a administrar a bilhetagem eletrônica, o estado quis reverter essa situação. A Urbana não aceitou e teve início uma disputa judicial. Mas, ao longo do ano passado, abrimos o diálogo e agora concretizamos o acordo”, contou.

O sistema gera uma receita mensal de R$ 90 milhões. Segundo o executivo, as empresas que operam o transporte coletivo não terão prejuízo. “Nas reuniões, a gente demonstrou a importância de essa gestão voltar para o Grande Recife, sem causar nenhum ônus para as operadoras, fazendo com que nós tenhamos regularidade com os repasses”, garantiu.

Informações: G1 PE


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Porto Alegre terá dois dias de passe livre nos ônibus em fevereiro

Moradores de Porto Alegre terão deslocamento gratuito em dois dias do mês de fevereiro. Os dias de passe livre são motivados por feriados. A medida é criticada por parte da população que acredita que a falta de cobrança traz maior insegurança para os passageiros.

Os dias definidos pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) para os dias sem cobrança são os dias 2 e 7 de fevereiro, terça-feira e domingo, respectivamente, relativos aos feriados de Nossa Senhora dos Navegantes e Carnaval.

Conforme o órgão de trânsito da Capital, as tabelas horárias das linhas são equivalentes as de domingo. As tabelas podem ser consultadas no site da EPTC.

Informações: Plantão RS


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Criança recebe descarga elétrica em estação do BRT no Rio

Um menino de quatro anos recebeu uma descarga elétrica dentro da estação do BRT, em Madureira, na tarde desta quarta-feira (27). A criança está internada, em estado grave, no Hospital Albert Schweitzer, Realengo, na Zona Oeste do Rio.

Segundo a família, a criança foi atingida quando desembarcava na estação com a mãe, a avó paterna e a bisavó. Caíque Diego voltava do Fundão com a família por volta das 17h, no Mercadão de Madureira. Ao tentar passar pela catraca, a criança ficou presa e recebeu o choque.

De acordo com a avó materna do garoto, Maria do Socorro, os seguranças teriam ficado de braços cruzados e se limitaram a dizer que tinha sido apenas um choque elétrico e que isso já havia acontecido antes. Ninguém do BRT teria prestado socorro, segundo Maria do Socorro. Um policial que fazia serviço extra na estação foi quem socorreu o menino para a maternidade Herculano Pinheiro, onde ele foi atendido inicialmente.

Após os primeiros socorros, Caíque Diego foi transferido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e, em seguida, para o Hospital Municipal Albert Schweitzer. O menino sofreu duas paradas cardíacas e uma parada respiratória. Ele permanece nesta unidade de saúde em coma, mas, segundo a avó, já começou a apresentar sinais de melhora.

Em nota, o BRT informou que a criança recebeu atendimento imediato de um policial do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), que permite a PMs trabalharem fora de batalhões. Ainda de acordo com o BRT, a bateria de catracas onde houve a ocorrência foi interditada logo depois para que as autoridades pudessem realizar perícia.

Informações: G1 Rio
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Ônibus da Empresa Piracicabana chegam a Blumenau

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Os primeiro ônibus da Piracicabana, empresa que vai operar emergencialmente o transporte coletivo de Blumenau a partir de segunda-feira, já estão na cidade. Brancos e ainda sem identificação do município, cerca de 15 ônibus estariam estacionados na garagem da empresa Nossa Senhora da Penha, integrante do mesmo grupo da Piracicabana e que já atua na região. 
Foto: Reprodução RBS TV

O total de veículos que foram trazidos para Blumenau não foi confirmado nem pela empresa, nem pela prefeitura, mas segundo o Executivo, até segunda-feira, a frota de 190 ônibus, cada um com média de uso de seis anos, estará completa. Os veículos devem ficar estacionados em garagens pela cidade, entre elas a da Cia Urbanizadora de Blumenau (URB). A expectativa da Piracicabana é de que, até o fim de fevereiro, 240 veículos estejam circulando pela cidade. 

Bilhetagem ainda será definida 

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o sistema de bilhetagem dos novos ônibus ainda não foi definido. Entretanto, a prefeitura alerta a população que não jogue fora os cartões que eram usados no sistema do Consórcio Siga e que também não adquiram novos créditos, já que as empresas não estão mais autorizadas a vender as passagens, nem a circular pela cidade. 

Diferente dos ônibus que rodavam em Blumenau até sábado, a frota da Piracicabana tem, em média, apenas duas portas, uma para embarque e outras para desembarque. A situação dos veículos, entretanto, não é motivo de preocupação para a prefeitura. Conforme a assessoria de imprensa, esses ônibus atendem uma situação emergencial e por isso não foram feitas exigências como esta. 

Os detalhes sobre os veículos devem, segundo a prefeitura, ser contemplados no novo edital de concessão, previsto para sair em, no máximo, seis meses. A Piracicabana faz parte do grupo Comporte, possui forte atuação na Baixada Santista e tem a concessão do transporte coletivo em 17 cidades do Brasil. 

Informações: Jornal de Santa Catarina


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Prefeitura de Blumenau divulga rotas de transporte alternativo

Começaram a circular em Blumenau, no Vale do Itajaí, vans, micro-ônibus e ônibus autorizados para fazer o transporte alternativo na cidade. Os veículos irão operar entre 6h e 20h e a tarifa máxima é de R$ 4.
Prefeitura rompeu contrato com o Consórcio Siga

O serviço se iniciou nesta terça-feira (26) e vai funcionar até segunda (1º), quando a empresa Viação Piracicabana assumirá o transporte de forma emergencial. Ela foi contratada pela prefeitura para realizar o serviço, já que o executivo rompeu o contrato com o Consórcio Siga.

A procura de interessados em fazer o transporte até segunda está baixa e somente 14 veículos estão autorizados pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) para atuar. Os veículos irão operar especialmente nos horários de pico, sem regularidade de horário, durante os dias úteis.

O Seterb esclareceu que o transporte alternativo é reduzido diante da demanda da cidade e enfatizou que a carona solidária é importante neste momento.

Confira abaixo a rota dos veículos autorizados:
- Uma van saindo do final da Fortaleza para o Centro, ida e volta. (segue o itinerário da linha 603)
- Uma van saindo do Badenfurt até Furb/Centro, ida e volta. (sai do Trevo de Pomerode)
- Uma van saindo do Ristow via Rua dos Caçadores até Centro, ida e volta. (sai do ponto final)
- Uma van saindo da entrada do Jordão até Centro/Furb, ida e volta.
- Um ônibus Volare saindo da Nova Esperança até Centro, ida e volta. (sai do ponto final)
- Dois ônibus saindo da Vila Itoupava até Centro, ida e volta. (saem da Intendência)
- Dois ônibus saindo da Margem Esquerda até Centro, ida e volta. (saem final da Rua Gustavo Zimmermann)
- Um ônibus saindo da Franz Volles até Centro, ida e volta. (sai do ponto final)
- Um ônibus saindo da Via Moinho/Franz Volles até Centro, ida e volta.
- Um ônibus e um microônibus saindo do Loteamento Primavera até o Centro, ida e volta.
- Uma van saindo da Rua Belo Horizonte e Rua da Gloria até Centro/Furb, ida e volta.

Chamamento público
O chamamento público para o serviço de transporte alternativo continua aberto, informou o Seterb. Interessados devem ir à sede da autarquia, na rodoviária. O credenciamento é efetuado pela Diretoria de Transportes do Seterb, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações através dos telefones 3381-7006 ou 3381-7011.

Os corredores de ônibus seguem liberados aos veículos menores, mas é importante a conscientização dos motoristas ao transitarem nas vias, respeitando os limites de velocidade e mantendo a distância mínima 1,5m ao passar por um ciclista.

Trabalhadores do transporte
Duas empresas que operavam parte do serviço até sábado passado decidiram rescindir os contratos com cobradores e motoristas.
"Pelo menos o FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] que estiver lá depositado eles vão receber. Aqueles que não quiserem continuar no serviço, no transporte coletivo, vão poder usar o seguro-desemprego", explicou o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), Ari Germer

Os cerca de 500 profissionais da Rodovel e Verde Vale devem voltar ao trabalho na segunda, já contratados pela empresa que vai assumir o transporte coletivo de forma emergencial.

Já sobre os funcionários da empresa Nossa Senhora da Glória, o sindicato não descarta uma rescisão indireta por causa da falta de pagamento.
"O sindicato representa todos os trabalhadores, entra com uma ação no judiciário para fazer com o juiz chama a empresa para dar baixa na carteira dos trabalhadores", afirmou o presidente do Sindetranscol.

O Ministério Público do Trabalho (MPT)  acompanha a situação de perto. Nesta quarta (27), o sindicato e a procuradora responsável vão se reunir mais uma vez .
"Infelizmente, a prefeitura não pode fazer nada de concreto no sentido de tomar uma ação, uma providência. E o importante é que as empresas e o consórcio deem essa oportunidade para os trabalhadores", disse o presidente do Seterb, Carlos Lang.

Informações: G1 SC


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Rodoviários dizem que não haverá greve no transporte coletivo de Curitiba até o dia 5

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Com o pagamento do adiantamento salarial de motoristas e cobradores, o risco de uma nova paralisação no transporte coletivo de Curitiba fica para fevereiro. Neste fim de semana, o Sindimoc (sindicato que representa os trabalhadores) confirmou o pagamento do vale.

O benefício é previsto na convenção coletiva da categoria. No último dia 20, os trabalhadores deveriam ter recebido 40% dos salários, mas algumas empresas chegaram a pagar com três dias de atraso. Segundo o sindicato patronal (Setransp), o atraso aconteceu porque as viações estão com problemas financeiros.

Elas alegam que o valor que recebem da Urbs, empresa que coordena o transporte coletivo na cidade, não cobre integralmente os custos. Agora, o Sindimoc aguarda que o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT) aplique a multa de R$ 30 ao dia por empregado das empresas que pagaram o vale em atraso.

No dia 5 de fevereiro vence o prazo para o pagamento do salário referente ao mês de janeiro e novos atrasos podem ocorrer, o que deve resultar em protestos da categoria. Além disso, fevereiro é o mês da data-base dos trabalhadores do transporte público coletivo: é o prazo para empregados e empresas firmarem novo acordo salarial. Caso não haja acordo, novas greves podem ser deflagradas.

Informações: Bem Paraná

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