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Trem da SuperVia descarrilou nesta manhã na estação de Nova Iguaçu

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Um trem do ramal de Japeri, que seguia para a Central do Brasil, no Centro do Rio, descarrilou quando saía da estação de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na manhã desta quarta-feira. Passageiros tiveram que descer da composição e seguir a pé pela linha férrea até a estação Presidente Juscelino. Segundo a SuperVia, ninguém ficou ferido.
Foto enviada pelo leitor Daniel Júnior pelo WhatsApp

Devido ao acidente, a circulação ficou interrompida em sete estações do ramal de Japeri e em duas do ramal de Paracambi. Segundo a concessionária, as estações foram reabertas por volta das 7h30m. No entanto, os intervalos estão irregulares. Nas redes sociais, usuários reclamam de plataformas lotadas.

De acordo com a concessionária, o problema ocorreu por volta das 6h10m, e técnicos trabalham para fazer os reparos necessários. A empresa disse que iniciou a distribuição de vale viagem, e as pessoas estão sendo informadas sobre o ocorrido por meio do sistema de áudio da composição.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, lamentou o acidente e determinou que as empresas de ônibus façam reforço em Nova Iguaçu para atender aos passageiros que seguem em direção ao Centro do Rio. Osorio disse ainda que a normalização do sistema teve de ser atrasada por motivos de segurança.

Informações: O Globo

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Belém e Região Metropolitana amanhece com greve de ônibus‏

A população de Belém e região metropolitana amanheceu sem ônibus nesta quarta-feira (6). Mesmo com uma liminar da Justiça que garantiria o percentual de 80% dos coletivos circulando pelas ruas em caso de greve, os veículo não saíram da garagem. As paradas de ônibus estão lotadas e o transporte de passageiros está sendo feito por vans, que não são suficientes para a população.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba não aceitou as propostas de reajuste da patronal e decidiu, após assembleia realizada quarta-feira (5), entrar em greve por tempo indeterminado a partir de meia-noite.

 A categoria pede o reajuste salarial de 13%, aumento no valor do tíquete alimentação de R$ 425 para R$ 550, além do pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade e reajuste na verba de clínica médica de aproximadamente 20%. Outra reivindicação é a redução da jornada de trabalho para 6h.

De acordo com o Setransbel, a proposta da patronal foi de zerar perdas salariais de acordo com o INPC, que ainda será divulgado. Segundo o Dieese, este aumento seria de 8,5%, sem ganho real. Nos tíquetes alimentação, a proposta também é de reajuste de 8,5%. Além disso, a verba para atendimentos clínicos - atualmente de R$ 210 mil - teria um reajuste de 8,5%.

Informações: G1 PA
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Metrô de Salvador atinge a marca de 5 milhões de passageiros transportados

terça-feira, 5 de maio de 2015

Desde o início da operação,  em junho de 2014, o metrô atingiu a marca de cinco milhões de passageiros transportados. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, cumprimenta o passageiro cinco milhões às 8h30 desta terça-feira (5/), na Estação Bom Juá.

Essa marca foi alcançada depois da entrega de mais uma estação da Linha 1, a do Bom Juá, inaugurada no dia 23 de abril pelo governador Rui Costa.

Com esta extensão, o metrô alcançou 9 km, operando nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. As próximas estações a serem entregues são Bonocô e Pirajá, que completa os 11 km de metrô previstos para a Linha 1.

Linha 2
As obras da Linhas 2 seguem em ritmo intenso, com diversas frentes de trabalho entre as regiões do Acesso Norte e Pernambués, passando pelo Iguatemi e Rodoviária. A linha, que seguirá pelo canteiro central da Avenida Paralela até o Aeroporto, terá 13 estações e 23 km de extensão.

Informações: Tribuna da Bahia


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Em Cuiabá, Estudo diz que 80% não trocaria carro por VLT

Um estudo apresentado pelo professor Luiz Miguel de Miranda, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras da Copa do Mundo de 2014 aponta que cerca de 80% da população não estaria disposta a trocar o carro ou a motocicleta por um modal de transporte de alto desempenho, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O estudo, segundo o professor, foi realizado em meados de 2010, quando ainda se discutia qual modal seria implantado em Cuiabá e Várzea Grande - VLT ou o Bus Rapid Transit (BRT) - e levou os parlamentares membros da CPI à conclusão de que o governo do Estado, à época, também teria condições de realizar uma pesquisa semelhantes que auxiliasse na escolha entre as opções então disponíveis.

Ainda de acordo com Miranda, a pesquisa não se estendeu aos motivos pelos quais as pessoas não trocariam de modal de transporte, mas boa parte delas teria respondido aos pesquisadores não acreditar que um novo modelo de transporte coletivo seria, de fato, implantado na Capital até a Copa do Mundo pelo governo do Estado.

A pesquisa desenvolvida para embasar uma tese de mestrado ouviu 1.150 pessoas, dentro de um período de quatro meses. As entrevista foram realizadas no horário de pico do trânsito, no trajeto que deve ser o eixo Aeroporto/CPA do VLT.

Os questionamentos para avaliar se as pessoas estariam ou não dispostas a deixar seus veículos individuais para se locomover com um sistema de transporte coletivo levaram em consideração o tempo e o custo das viagens realizadas por elas de casa ao trabalho. De acordo com o professor, mesmo com um gasto menor e um tempo relativamente semelhante, a maioria dos entrevistados respondeu não estar disposto a fazer a troca.

Durante a oitiva em que apresentou os dados, Miranda afirmou que a conclusão a que se pode chegar é de que não valeria a pena para o Estado investir na implantação de um modal de alto desempenho, como o VLT, a menos que também se discutissem políticas públicas de incentivo ao uso deste transporte.

O professor citou como alternativas o rodízio de carros, que proibiria parte dos veículos de circular em determinado dia da semana, conforme a numeração de suas placas de identificação; assim como a extinção das zonas de estacionamento no centro da cidade ou mesmo a cobrança de pedágio para trafegar pelo centro da Capital.

Informações: Cenário MT

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Prefeitura do Rio quer incentivar uso da bicicleta no trajeto para o trabalho

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A bicicleta pode ser o meio mais rápido de chegar ao trabalho e uma solução para escapar dos congestionamentos. Para incentivar mais pessoas a aderir à prática, uma série de ações de estímulo ao uso da biciicleta como meio de transporte marcará o Dia Mundial de Bicicleta ao Trabalho, na sexta-feira (8), no Rio de Janeiro.

A ideia é buscar alternativas para os problemas de mobilidade, que, além de melhorar o trânsito, promovem mais qualidade de vida.

As atividades fazem parte de uma agenda mundial, que se repetirá em várias cidades brasileiras. No Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as organizações não governamentais Bike Anjo e Escola de Pedal promovem, a partir de hoje (4), palestras com dicas destinadas àqueles que querem ganhar confiança para enfrentar as movimentadas avenidas da cidade.

“O primeiro passo para ir de bicicleta ao trabalho é escolher uma rota. O ciclista tem de pegar vias menos movimentadas. Ou seja, escolher um roteiro para conquistar segurança”, orientou Ana Luiza Carboni, da Bike Anjo. Segundo ela, é preciso saber um pouco de direção defensiva.

“O ciclista deve ser assertivo, se impor na pista [e não ficar acuado no canto], gesticular e se comunicar com os demais motoristas”, acrescentou.

Para Ana Luiza, a desculpa de não ter vestiário ou bicicletário na empresa não deve impedir ninguém de andar de bicicleta. Como solução para evitar o suor excessivo no trajeto, no caso do Rio, ela sugere pedaladas mais lentas ou o conforto de um estacionamento pago.

Entusiasta das bicicletas, o secretário de Meio Ambiente, Altamirando Fernandes Moraes, que recentemente inaugurou, na sede administrativa da prefeitura, uma estrutura para que os ciclistas tomem banho e troquem de roupa, informou que tem ampliado ciclovias e estações onde é possível alugar uma bicicleta. O desafio é a integração com trens e o metrô, que ainda não permitem passageiros com bicicletas no horário comercial.

“A parceria com a Supervia [empresa que administra os trens] é muito boa. Temos vagas para bicicletas e local para encher pneus. A parceria foi muito boa. Aos sábados e domingos, está liberado o transporte de bicicletas nos trens. No metrô, a liberação inclui sábados, domingos e [o período] após 21h, o que é um avanço”, destacou Altamirando.

Quem usa a bicicleta de casa para o trabalho garante que a prática revigora. Antônio Nunes, consultor de informática, disse que não perde mais tempo procurando vagas e não tem mais o mesmo estresse no trânsito. “Os ônibus, táxis e motos ainda não se acostumaram às bicicletas, mas eles não têm outra opção a não ser nos aceitar”, explicou. “Quanto mais pessoas usando bicicletas por toda a cidade, mais os ciclistas serão notados e respeitados”, completou Nunes.

Para o secretário Altamirando Fernandes, a convivência respeitosa é a única solução para o trânsito. “Não teremos ciclovias em todas as ruas. Temos de baixar a velocidade [dos carros], como fizemos em Copacabana [para 30 quilômetros por hora nas ruas principais]. A bicicleta anda na pista e o carro espera o melhor momento para ultrapassar.”

Por Isabela Vieira
Informações: Agência Brasil

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Transporte coletivo de Florianópolis circula com novos horários

A partir desta segunda-feira (4), haverá ajuste no quadro de horários de quinze linhas do transporte coletivo e executivo de Florianópolis.

Devido às interferências no trânsito, algumas mudanças tiveram de ser feitas para que as integrações pudessem ser realizadas, não prejudicando os usuários.

Confira:

154 – UFSC Semidireto / Sul

Dias úteis
Saída TICEN
Exclusão do horário de 11h30

162 – Saco dos Limões

Dias úteis
Saída TICEN
O horário de 08h30 passa para 08:35
O horário de 12h30 passa para 12:35
O horário de 13h30 passa para 13:35
O horário de 14h30 passa para 14:35
O horário de 16h30 passa para 16:35

185 – UFSC Semidireto

Dias úteis
Saída TICEN
Inclusão do horário de 11h28
O horário de 11h15 passa para 11h12
O horário de 11h25D passa para 11h20D
O horário de 11h45 passa para 11h44
O horário de 11h55 passa para 11h54

267 – Rio Vermelho

Dias úteis
Saída TICAN
O horário de 11h20D para 11h15D
D = Horário veículo adaptado

D267 – Rio Vermelho Direto

Dias úteis
Saída Bairro
O horário de 11:55 para 11:50

320 – Lagoa da Conceição Semidireto

Dias úteis
Saída TILAG
Dias úteis
O horário de 13h25D passa para 13h27D
D = Horário veículo adaptado

333 – TITRI/TILAG

Dias úteis
Saída TILAG
O horário de 13h27 passa para 13h25

469 – Tapera Rio Tavares

Dias úteis
Saída TIRIO/TIRIO
O horário de 05h25 passa para 05h20

661 – Balneário

Sábado
Saída TICEN
O horário de 12h10 passa para 12h15

760 – Morro do Geraldo

Dias úteis
Saída TICEN
O horário de 07h19 passa para 07h15

840 – Canasvieiras Lagoa da Conceição

Dias Úteis
Saída TICAN
O horário de 11h15 passa para 11h35

Saída TILAG
O horário de 18h45 passa para 19h

Sábado
Saída TILAG
O horário de 12h40 passa para 12h45

Domingo ou feriado
Saída TILAG
O horário de 12h40 passa para 12h45

842 – Canasvieiras / Lagoa

Dias úteis
Saída TILAG
O horário de 11: 25 para 11:40
Saída TICAN
O horário de 12:45 para 13:15

1120 – Executivo Canasvieiras

Dias úteis
Saída Bairro
O horário de 07h para 06h50

2124 – Executivo Sambaqui

Dias úteis
Saída Terminal Cidade Florianópolis
O horário de 14h passa para 14h10 

4124 – Executivo Caieira da Barra do Sul via Tapera

Dias úteis
Saída Bairro
O horário de 12h passa para 11h50

Informações: Floripa Notícias

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Em Salvador, paralisação de ônibus é suspensa após acordo

Rodoviários, empresários e representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) entraram em acordo durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4), em Salvador. Com isso, a paralisação de 24 horas de motoristas e cobradores, prevista para esta terça-feira (5) em diversas cidades da Bahia, foi suspensa.

O encontro, que também contou com representantes da Associação das Empresas de Transportes Coletivos do Estado da Bahia (Abemtro), discutiu, entre outros pontos, a questão da licitação da integração com o metrô da capital e a segurança de motoristas e cobradores da capital e da região metropolitana.

O Sindicato dos Rodoviários da Bahia informou que a Agerba garantiu que, por enquanto, não haverá licitação no setor de transporte metropolitano e que, se houver, futuramente, nenhum trabalhador será desempregado.
"Fizemos acordo e a Agerba se comprometeu em nao fazer nenhuma licitação na área da RMS. Não havendo licitação, ficam garantidos os postos de trabalho e, sendo assim, a paralisação de amanhã [terça] foi suspensa", garantiu, em contato com o G1.

"Além disso, caso alguma empresa por acaso deixe de operar em alguma linha de ônibus, a empresa que assumir a linha vai absorver 100% dos trabalhadores para que eles nao fiquem sem trabalho. Definido isso, a gente agora vai tratar da nossa campanha salarial", informou. Conforme Hélio, a assembleia marcada para esta quinta-feira (7) está mantida.

Segundo o adimintrador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvadir (Sindimetro), Mario Cléber Costa, também ficou acordado a intensificação de blitze para coibir os transportes clandestinos operados por cooperativas e associações sem concessões.

"Com relaçao à segurança, ficou definido que as blitze serão intensificadas em Lauro de Freitas e Simões Filho, e ampliadas para as cidades da Camaçari, Dias D'Ávila e Alagoinhas. Também será criado bilhete único com sistema de metrô e o Integra Salvador, para não haver corte de trabalhos. Além disso, a relocação de 100% de profissionais de empresas que desistam de fazer determinada linha deverá ser obrigatório em qualquer licitação" afirmou.

A assessoria de comunicação da Agerba foi procurada pelo G1 nesta segunda para falar sobre o resultado da reunião, mas informou que só poderia enviar informações sobre o encontro nesta terça-feira (4).

Informações: G1 BA

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Sem plano de mobilidade urbana, Recife ficará sem recursos para projetos

domingo, 3 de maio de 2015

Se encerrou na quinta-feira (30) o prazo para que municípios brasileiros entreguem ao governo federal o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). Recife, que no ano passado foi apontada como a capital de pior trânsito do Brasil por uma pesquisa, será uma das cidades que não entregará o documento no prazo estabelecido pela Lei 12.587/2012. Com isso, não receberá novos recursos federais para projetos na área até que as exigências sejam cumpridas. Nesta quarta-feira, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) foi à tribuna durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa e fez críticas diretas ao prefeito Geraldo Julio (PSB), que segundo ela se vangloria de tornar público que realiza uma gestão alicerçada pelo planejamento e monitoramento de suas ações.

Priscila, que durante o tempo em que foi vereadora do Recife sempre fez uma oposição bastante crítica ao governo do PSB, lembrou que algumas intervenções como a ampliação da Avenida Beira Rio e a implantação de corredor de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Avenida Norte, dois compromissos da administração socialista que dependem diretamente de recursos do Ministério das Cidades, dificilmente sairão do papel. "Onde está o monitoramento do prefeito que não apontou luz vermelha para a confecção do plano, um assunto tão importante? Nós somos, de acordo com pesquisa recente, a capital com mais trânsito do país, mas a cidade continua absolutamente defasada no que diz respeito ao seu planejamento urbano", salientou a parlamentar. A resolução, contudo, não interfere no repasse de recursos para contratos antigos.

No início do mês, o Diario publicou matéria sobre o tema. À época, a Secretaria Municipal de Planejamento informou que a construção do documento depende da entrega de uma pesquisa de origem/destino, que está sob a responsabilidade do Grande Recife Consórcio. “Em todo o país, tem sido apontada a necessidade deste estudo, com base em pesquisa domiciliar, em particular nas regiões metropolitanas”, justificou o órgão.

A pesquisa demanda abertura de licitação. “A previsão é de que a pesquisa só comece a ser realizada no segundo semestre deste ano, quando devem acontecer o lançamento do edital e a abertura da licitação para a escolha da empresa”, informou o Grande Recife no início do mês. O último trabalho feito nesse sentido foi realizado há 18 anos, pela extinta Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

A Secretaria de Planejamento também informou que houve um pedido ao Ministério das Cidades para prorrogação da entrega do plano. “Outros municípios que não conseguiram entregar o documento fizeram esse pedido. Aguardamos a sinalização do Ministério das Cidades quanto ao adiamento do prazo”, informou a pasta. Consultada novamente nesta quarta-feira, a secretaria informou que não houve mudanças no quadro, mas agregou que já trabalha com um prazo para conclusão do plano: o final do primeiro semestre de 2016.

Em 2011, ainda na gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), foi apresentado um plano de mobilidade à Câmara de Vereadores, quando foi criada uma Comissão Especial de Mobilidade para promover audiências públicas e discutir os encaminhamentos. No primeiro semestre de 2013, o projeto foi retirado da casa para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB), alegando que faltavam estudos técnicos que embasassem o plano. Um novo projeto seria elaborado pela atual gestão. Até agora, no entanto, o Recife segue sem definições das políticas públicas de mobilidade urbana.

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