Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Natalcard disponibiliza à população natalense o sistema rede de vendas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Inovador sistema de bilhetagem eletrônica, o NatalCard disponibiliza à população natalense cartões recarregáveis de passagens para o transporte coletivo de ônibus urbanos da cidade de Natal. Oferecendo praticidade, segurança e facilidade no dia a dia dos cidadãos, o NatalCard proporciona fluidez na mobilidade urbana.

Adicionar legenda
Foi pensando em proporcionar serviços de qualidade para toda a população e na facilidade de integração das novas tecnologias que o NatalCard escolheu a CIS, fabricante nacional de produtos e soluções em automação, para fornecer as leitoras de cartão Mifare modelo Smartport RF, substituindo a tecnologia POS, que era implantada nos postos de venda fixos no NatalCard e limitava o acesso para dias e horários comerciais. O novo sistema Rede de Vendas se ajusta ao horário e dias de funcionamento do lojista conveniado, como lan houses, mercados, bancas de revistas, entre outros, disponíveis em finais de semanas, feriados e perto de locais de fácil acesso à população.

Com mais de 90 lojas conveniadas, a Rede de Vendas ofereceu uma rápida adaptação aos lojistas e trouxe extrema comodidade para cidadãos de Natal. O NatalCard fornece um limite de crédito ao lojista, e, à medida que são realizadas as vendas de passagens eletrônicas, são gerados boletos bancários. Antes de finalizar seus créditos, o lojista paga o que foi vendido e tem seu limite de crédito restabelecido. Dessa forma, a Rede de Vendas possibilita total controle e acompanhamento de vendas pelo lojista e, ao mesmo tempo, o NatalCard observa o que está sendo vendido em todas as lojas.

“O diferencial desse projeto, não é só vender crédito pela internet, é o NatalCard poder trabalhar com uma plataforma de software em que é possível fazer a gestão nas duas pontas: a central da NatalCard e a própria loja. Em POS não existe isso, já que preciso de uma logística, por exemplo: ter uma equipe apenas para entregar e receber o “cartão mestre” o dia inteiro e, mesmo assim, não seria possível mensurar em tempo real o volume de vendas. A Rede de Vendas surgiu para simplificar todo esse processo”, explica Nicholas Paiva. Ao contrário do sistema POS que era alimentado por um “cartão mestre” no início e ao final do dia, a nova tecnologia descarta o uso desse instrumento, funcionando apenas com um “cartão virtual”.

Desde que foi lançada, a Rede de Vendas cresceu significativamente. Hoje o NatalCard possui um custo de venda bem menor do que com os postos de venda fixos, já que nos estabelecimentos conveniados os custos são fixos e do lojista, com repasse de uma porcentagem de venda para o local conveniado. Além disso, devido à expansão que a Rede Vendas ofereceu, as pessoas têm comprado mais créditos eletrônicos, proporcionando à empresa um custo menor e aumento de receita.

READ MORE - Natalcard disponibiliza à população natalense o sistema rede de vendas

Município paulista de Aparecida terá uma estação do trem-bala

sábado, 8 de dezembro de 2012

Na semana passada, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, deu sinal verde ao novo edital do trem-bala, mas recomendou, entre outras orientações, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avaliasse a construção de uma estação em Aparecida. Segundo Nardes, a estação na cidade ainda precisa de dados técnicos consistentes sobre o volume de demanda.

Figueiredo garantiu que Aparecida tem demanda suficiente para justificar uma estação do trem-bala, que vai ligar Campinas (SP) ao Rio, passando por São Paulo. “Gera demanda quando os outros não têm. Faz contrafluxo, como é o caso de feriados”, afirma, ressaltando que outras cidades onde haverá estação terão maior demanda em dias de semana. “Quem acha que não tem demanda [em Aparecida] não tem visão adequada do projeto”, disse.

O trem-bala também possui estações previstas em Campinas, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Barra Mansa e Rio de Janeiro.

O presidente da EPL diz que aguarda deliberação do TCU sobre a modelagem do trem.

Apesar da dificuldade que o governo federal tem enfrentado na fase inicial de projeto, Figueiredo considera que essa não é a parte mais difícil do trem-bala. “A parte crítica é a engenharia, a infraestrutura”, afirmou. De acordo com ele, o cronograma prevê que as obras comecem em 2014 e a operação pode ser adiantada de 2020 para 2018.

Informações: Transporta Brasil

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Município paulista de Aparecida terá uma estação do trem-bala

Novas ciclovias de BH já apresentam defeitos e problemas na pista

Tintas de má qualidade na Avenida João XXIII, pisos rachados na Rua Professor Moraes, ciclovias entre o Faixa Azul e a pista de veículos nas ruas Fernandes Tourinho e São Paulo. Na Avenida João XXIII, no Bairro Alípio de Melo, limite entre as regiões Noroeste e Pampulha, a ciclofaixa de 1,6 quilômetro mal foi inaugurada e apresenta defeito na pintura. Os trechos tingidos de vermelho indicam áreas de intercessão com outros veículos, passagens de pedestres ou pontos que exigem maior atenção, como bocas de lobo. Brilhante de tão nova, a camada de tinta está toda estufada e descolando do asfalto. Além disso, boa camada acabou dentro da boca de lobo. Os irmãos Geraldo e Clélio Figueiredo, de 59 e 42 anos, moram em frente à via e acreditam que foi usado material de má qualidade. “Fizeram porcaria aqui. Na primeira chuva, a tinta começou a estufar e se soltar”, conta Clélio. A BHTrans informou que a empreiteira contratada para o serviço é responsável por refazer a pintura, em caso de defeito.

Não bastasse o desafio do relevo montanhoso da cidade, essas falhas e as críticas sobre as ciclovias implantadas recentemente em Belo Horizonte são um obstáculo a mais no caminho da BHTrans, que tem planos ousados para fazer da bicicleta meio de transporte na capital. A empresa que administra o trânsito pretende que, em 2020, a magrela corresponda a 7% da distribuição das viagens no tráfego. A meta requer crescimento de 288% na participação da bicicleta no sistema de transporte, que, em 2010, correspondia a uma parcela de 1,8% do total de viagens. O percentual é duas vezes maior em relação ao mísero 0,6% constatado em pesquisa da BHTrans de 2001, o equivalente a 19 mil viagens por dia. Atualmente com 36 quilômetros implantados, a autarquia corre para construir mais 70 quilômetros no primeiro semestre e outros 39 quilômetros no segundo semestre.

Para ciclistas, a pressa tem sido inimiga da perfeição e os principais interessados neste processo – quem anda de bike – têm ficado de fora. “Falta compartilhar essa discussão com a gente. As ciclovias em BH estão deixando ciclistas em situação de risco, muito colados aos carros, sem espaço para desviar de obstáculos”, afirma o ciclista Augusto Schmidt, de 20 anos, voluntário da Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo).

O coordenador de projetos de trânsito da BHTrans, José Carlos Ladeira, responsável pelo Pedala BH, afirma que as ciclofaixas em implantação pela autarquia tentam tornar compatível o uso da via por carros e bicicletas, sem comprometer o estacionamento. “As ciclovias podem ser construídas isoladamente ou junto do fluxo. Nas ruas Rio de Janeiro, Fernandes Tourinho e São Paulo, não havia necessidade de retirar o estacionamento Faixa Azul, bastante usado”, ressalta o coordenador, que afirma que qualquer situação no trânsito exige cuidado. “Com ciclofaixa ou não, o motorista tem que dirigir com atenção”, diz.

EMPECILHOS - Mas quem dirige no trânsito de BH nem sempre vê com bons olhos as faixas exclusivas para as bicicletas. Na Rua São Paulo, onde uma ciclofaixa está sendo implantada entre o estacionamento e a pista, o taxista Wallace de Sena, de 43, reclama da novidade. “Acho que espremeu muito os carros e, quando vamos pegar passageiros, temos que parar em cima da faixa. Se tivesse ciclista que usasse, ainda iria, mas fica um espaço perdido”, afirma.

Sobre a largura das ciclovias, estreitas na avaliação de ciclistas, o coordenador afirma que o padrão mínimo exigido, de 2,5 metros, se considerados os dois sentidos, tem sido atendido. “A demanda de ciclovias em BH ainda é pequena. Quando houver um fluxo maior de bicicletas, vamos ter que aumentar as ciclovias”, afirma Ladeira, que prevê uma malha de 145 quilômetros de ciclovia em BH até o fim de 2013. Haverá pistas nas avenidas Otacílio Negrão de Lima, Aminthas Jacques de Moraes, Heráclito Mourão, João Paulo I, Cecília, Fleming, Tancredo Neves, Tereza Cristina, Barbacena, Carandaí, Olímpio Meireles, Dom João VI, Clóvis Salgado, Ressaca e Vilarinho.

Num total de 35,4 quilômetros de novas pistas, o serviço faz parte do contrato de R$ 4,3 milhões assinado pela prefeitura com a empreiteira para implantar e fazer a manutenção de pistas de bike em BH. O coordenador da BHTrans afirma que outras rotas a serem implantadas levarão em conta a pesquisa Origem Destino da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudo, previsto para ser concluído em maio, vai identificar os principais trajetos percorridos na RMBH e o uso de cada um dos meios de transportes pelos cidadãos.

SOBRE DUAS RODAS De acordo com o Ministério das Cidades, a bicicleta é o veículo individual mais usado nas cidades com menores de 50 mil habitantes, correspondentes a 90% das cidades brasileiras. Dados mais recentes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apontam que, em conjunto, nos municípios acima de 60 mil habitantes, foi feita em 2010 cerca de 1,9 bilhão de viagens de bicicleta, o que corresponde a 5% de aumento em relação ao ano anterior, quando o balanço indicava 1,8 bilhão de viagens ao longo do ano.

Informações: Estado de Minas

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Novas ciclovias de BH já apresentam defeitos e problemas na pista

Venda de cartões do Metrô Rio para réveillon começam nesta segunda

A venda dos cartões especiais do metrô para o réveillon começa na próxima segunda-feira (10). Serão disponibilizadas 143 mil passagens que serão comercializadas em bilheterias especiais em oito estações entre as linhas 1 e 2. Idosos e pessoas com deficiência terão 10 mil bilhetes reservados para a virada de ano.

Os usuários terão cinco faixas de horário para ida. Eles deverão comprar o bilhete da cor correspondente ao horário desejado. Já na volta, o metrô ficará aberto das 0h às 5h do primeiro dia do ano. Os cartões serão vendidos até 24 de dezembro nas seguintes estações: Pavuna, Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e General Osório.

Dos 143 mil bilhetes a serem vendidos, 104 mil garantem ida e volta ao passageiro e serão vendidos a R$ 6. As 26 mil passagens de ida e 13 mil de volta serão vendidas a R$3,20, mesmo valor da tarifa do metrô. Cada cliente tem o direito de comprar até 10 bilhetes especiais. Cartões pré-pagos e vales-transporte eletrônicos não serão aceitos no período de révellion e só voltarão a valer a partir das 7h de 1º de janeiro.

Não haverá transferência de linhas no dia da virada para o ano novo. Os trens da Linha 2 seguirão da estação Pavuna, no Subúrbio, direto para a General Osório, em Ipanema, na Zona Sul.

Parte da receita dos cartões especiais de réveillon será destinada ao movimento Rio Como Vamos, quetem como objetivo melhorar a qualidade de vida na cidade.
Serviço:
Embarque entre 19h e 20h – Cartão azul

Embarque entre 20h e 21h – Cartão laranja

Embarque entre 21h e 22h – Cartão verde
Embarque entre 22h e 23h – Cartão vermelho

Embarque entre 23h e 0h – Cartão amarelo
Cartões de volta (0h a 5h) - Cartão cinza

READ MORE - Venda de cartões do Metrô Rio para réveillon começam nesta segunda

Metrô SP instala máquinas provisórias de recarga do Bilhete Único

O Metrô de São Paulo instalou nesta sexta-feira (7) máquinas provisórias de recarga do Bilhete Único nas 17 estações da capital paulista que estavam com problemas neste serviço. Segundo a companhia, os equipamentos foram fornecidos pela empresa Ponto Certo, que prestará o atendimento enquanto tramita o processo licitatório para contratação de uma nova companhia.
Foto: ALEXANDRE MOREIRA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O problema começou no dia 27 de novembro, quando a SPTrans informou que abriu processo para descredenciar a empresa terceirizada Serviços Digitais, a qual havia recebido cerca de 30 multas por descumprimento de contrato. De acordo com a SPTrans, a empresa deixou de repassar o dinheiro da venda dos créditos. Por esse motivo, a empresa teve o sistema bloqueado e agora tem um prazo para se defender.

Nesta quinta-feira (6), o Metrô havia implantado um serviço de emergência de recarga do Bilhete Único, que funcionou principalmente nos horários de pico. Nele, 20 atendentes ficaram nas entradas das estações onde funcionavam os guichês da empresa bloqueada pela SPTrans. O serviço aceitava apenas dinheiro. Com as máquinas instaladas nesta sexta, o atendimento volta a ser feito como anteriormente.

Confira a lista de estações que possuem o serviço de recarga provisório:
- Parada Inglesa
- Jardim São Paulo
- Armênia
- Guilhermina-Esperança
- Vila Matilde
- Penha
- Patriarca
- Santana
- Praça da Árvore
- Saúde
- São Judas
- Ana Rosa
- Vila Mariana
- Santa Cruz
- Tucuruvi
- Corinthians-Itaquera
- Arthur Alvim

O Metrô informou ter instaurado processos administrativos visando penalizar a empresa com multa de R$ 100 mil para cada um dos dez contratos firmados com a companhia por má prestação de serviço de recarga do Bilhete Único.

Informações: G1 SP

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Metrô SP instala máquinas provisórias de recarga do Bilhete Único

Governador do Piauí conhece o VLT de Sobral, no Ceará

O governador Cid Gomes apresentou nesta sexta-feira (07) ao governador do Piauí, Wilson Martins, as instalações do VLT de Sobral, na Região Norte do Estado. Ao lado do prefeito daquele município, Veveu Arruda, e do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, o Governador explicou o funcionamento do equipamento e a sua funcionalidade para a melhoria da mobilidade urbana nas cidades de médio porte. 

"Muitos trabalhadores têm quase uma terceira jornada de trabalho, entre sair de casa pro emprego e depois do trabalho pra casa. É importante que a gente tenha transporte coletivo feito de forma rápida, e o VLT é uma grande alternativa para isso, principalmente nas médias cidades. Em Fortaleza nós estamos implantando duas linhas de metrô e tem também um VLT e uma linha de trem urbano, mas nas médias cidades essa é uma alternativa mais viável. A presidenta Dilma Rousseff  tem extimulado isso, tem liberado recursos, incentivado os Estados e municípios que apresentem projetos nessa linha e o governador do Piauí, nosso conmpanheiro Wilson Martins, vai fazer um investimento lá", explicou Cid Gomes.
Após a visita ao VLT, o governador do Piauí e Cid Gomes visitaram o Hospital Regional Norte - que será inaugurado em janeiro próximo -  e a escola de ensino profissional Lisia Pimentel.


A obra tem investimento de R$ 70 milhões. O aquipamento vai  transportar 5.000 pessoas por dia em cinco composições. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. A execução das obras chegou a 20% em novembro. Os recursos são do Governo do Estado (R$ 50 milhões) e União (R$ 21,6 milhões), por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

O Metrô de Sobral, que está sendo construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), terá dois ramais e onze estações. O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Os dois ramais formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas e que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística. O segundo ramal será implantado ligando Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

O Metrô de Sobral é mais uma iniciativa do Governo do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e de estruturar as cidades de médio porte, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida da população destes municípios. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.

O VLT faz parte de um conjunto de cinco composições fabricadas pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O Governo do Ceará investiu na compra dos equipamentos cerca de R$ 22,4 milhões. Cada VLT é formado por dois carros, tem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de 358 passageiros.

O que é um VLT

O VLT é um Veículo Leve sobre Trilho com capacidade para 230 passageiros. As composições medem 29 metros de comprimento e alcançam uma velocidade máxima operacional de 60 km/h. Os VLTs que serão utilizados em Sobral estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. Ao todo, serão fabricados cinco veículos automotrizes, com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando e ar condicionado.

Informações: Governo do Ceará

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Governador do Piauí conhece o VLT de Sobral, no Ceará

Em Curitiba, Vestibular da UFPR terá reforço de ônibus

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Por causa da realização da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste domingo (9), e na segunda-feira (10), a Urbs Urbanização de Curitiba S/A, empresa que administra o sistema de transporte coletivo, elaborou a relação de linhas de ônibus que estarão à disposição dos estudantes, facilitando deslocamentos a partir do centro da cidade ou de terminais de bairros.

Os locais de prova no domingo (9) e segunda-feira (10), são os seguintes: Colégio Estadual Júlia Wanderley; Colégio Estadual Paulo Leminski; Colégio Estadual Presidente Lamenha Lins; Colégio Estadual Professor Elias Abrão; Colégio Estadual Xavier da Silva; Faculdade Padre João Bagozzi; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC Campus Curitiba; Universidade Federal do Paraná (UFPR) respectivamente, no Centro Politécnico, Reitoria e Hospital de Clínicas (região central) e setores de Ciências da Saúde e Ciências Aplicas, no Jardim Botânico.

Confira os locais das provas, as linhas de ônibus disponíveis e os locais de parada

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ Rua Imaculada Conceição, 1.155 Prado Velho
Transporte
  Bom Retiro/PUC; Raquel Prado/PUC Rua José Loureiro (entre alameda Doutor Muricy e rua Desembargador Westphalen);
  Linha Direta (Ligeirinho) Curitiba/Fazenda Rio Grande estações-tubo Carlos Gomes (rua Lourenço Pinto, entre a rua André de Barros e a avenida Visconde de Guarapuava); Rodoferroviária; Paiol; PUC; Terminal Fazenda Rio Grande.
  Linha Interbairros I  – como a linha é circular, permite embarques em pontos diversos da cidade.
  Linha Direta (Ligeirinho) Aeroporto estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura, Círculo Militar, Rodoferroviária, Paiol. PUC, Salgado Filho, Aeroporto Afonso Pena.
  Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão.


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

FACULDADE BAGOZZI Rua Caetano Marchesini, 952 Portão 
 Transporte 
  Nossa Senhora da Luz Praça Rui Barbosa;
  Linha Interbairros V  – Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas;
  Araucária/Portão Terminais Portão e Araucária;
  Curitiba/Araucária (linha troncal) Terminal Araucária e alameda Doutor Muricy (no trecho entre a rua André de Barros e a avenida Visconde de Guarapuava).

COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA WANDERLEY Avenida Vicente Machado, 1.643 Batel 
 Transporte
  Detran/Vicente Machado; Itupava/Hospital Militar embarques na praça Zacarias.
  Linha Interbairros I circular, com paradas para embarques em diversos pontos da cidade.

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI -   Avenida Coronel Augusto de Almeida Garret, 135 Tarumã 
 Transporte
  Tarumã Praça Carlos Gomes;
  Linha Direta (Ligeirinho) Bairro Alto/Santa Felicidade Praça Tiradentes. Terminais Bairro Alto e Santa Felicidade.
  Detran/Vicente Machado praças Tiradentes e Santos Andrade;
  Linha Interbairros II Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Campina do Siqueira, Capão Raso, Hauer.
  Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2 – Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Portão, Campina do Siqueira, Capão Raso, Hauer.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Centro Politécnico Jardim das Américas Setores: Ciências da Terra, Exata e Química.
 Transporte
  Linha Direta Especial Centro Politécnico a partir das 10h, com saídas do tubo Círculo Militar às 10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42 e 13h. Após às 13h, ônibus serão liberados pela fiscalização da Urbs no Centro Politécnico e sedes da UFPR no Jardim Botânico para retorno ao centro.
Petrópolis; Santa Bárbara Praça Rui Barbosa;
  Estudantes Passeio Público;
  Linha Direta (Ligeirinho) Inter II Terminais Campina do Siqueira, Capão Raso, Capão da Imbuia, Cabral.
  Linha Direta Centro Politécnico embarque na estação-tubo do Largo Bittencourt, defronte ao Círculo Militar, sentido centro/bairro saída dos ônibus pela rua Tibagi.
  Linha Interbairros II Terminais Campina do Siqueira, Portão, Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia, Cabral.
  Linha Interbairros V Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Agrárias Rua dos Funcionários Juvevê 
 Transporte
   Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2; Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso, Portão e Campina do Siqueira;
   Linha Interbairros II – Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso, Portão e Campina do Siqueira;
   Juvevê/Água Verde Avenida Marechal Floriano (entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro), ou na face sul da praça Tiradentes.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ  (UFPR) Botânico - (Setor de Ciências de Saúde; Setor de Ciências de Saúde Didático II; Setor de Ciências Sociais Aplicadas) – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 Jardim Botânico 
Transporte
  Linha Direta Especial Centro Politécnico a partir das 10h, com saídas do tubo Círculo Militar às 10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42 e 13h. Após às 13h, ônibus serão liberados pela fiscalização da Urbs no Centro Politécnico e sedes da UFPR no Jardim Botânico para retorno ao centro.

Linha Direta (Ligeirinho) Centenário Rua Marechal Deodoro (entre as ruas Mariano Torres e Tibagi) e Terminal Centenário;
Petrópolis; Santa Bárbara Praça Rui Barbosa;
Solitude Praça Carlos Gomes;
Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REITORIA  (UFPR) -  Rua General Carneiro, 460 Centro 
Transporte
Candidatos dispõem de inúmeras linhas convencionais que passam defronte à Reitoria, na rua XV de Novembro, ou nos fundos, quando sobem a rua Amintas de Barros, ou ainda de linhas que param nas praças próximas (Santos Andrade, Tiradentes).

COLÉGIO ESTADUAL XAVIER DA SILVA Avenida Silva Jardim, 613 Rebouças
 Transporte
Expresso Santa Cândida/Capão Raso desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola embarques também nos terminais Central (rua Presidente Faria, ao lado do Correio Velho); Santa Cândida; Boa Vista; Cabral; Portão e Capão Raso;
Expresso Pinhais/Rui Barbosa praça Rui Barbosa e terminais Capão da Imbuia e Pinhais. Desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola
Expresso Centenário/Campo Comprido – desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola embarques também nos terminais Capão da Imbuia, Oficinas, Centenário, Campo Comprido, Campina do Siqueira e, no centro, na praça Rui Barbosa (sentido Centenário).
Expresso Pinheirinho embarques nos terminais Portão, Capão  Raso e Pinheirinho. No centro, o Terminal Rui Barbosa é o mais próximo para se alcançar o endereço da escola.
Expresso Boqueirão Praça Carlos Gomes, ou terminais Boqueirão, Carmo e Hauer. Quem procede do bairro, tem como ponto de desembarque mais próximo da escola a estação-tubo UTFPR (antigo Cefet), que fica na avenida Marechal Floriano, a poucos metros da esquina com a avenida Sete de Setembro.

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE LAMENHA LINS Rua Lamenha Lins, 2.185 Rebouças
 Transporte
Linha Interabairros I A linha, circular, permite embarques em pontos variados da cidade;
Jardim Mercês/Guanabara Rua José Loureiro (ponto fica no trecho entre a alameda Doutor Muricy e a rua Desembargador Westphalen);
Linha Interbairros V Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas;
Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão;
Alferes Poli; Lindóia; Dom Ático; Vila Cubas; Vila Rex; Novo Mundo praça Rui Barbosa.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ELIAS ABRAHÃO Avenida Senador Souza Naves, 1.221 Alto da Rua XV
 Transporte
  Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão;
  Cajuru Praça Carlos Gomes;
  Palotinos Praça Rui Barbosa.

READ MORE - Em Curitiba, Vestibular da UFPR terá reforço de ônibus

Linha Turismo de Curitiba funcionará às segundas

A partir do dia 3 de dezembro, os ônibus double decker da Linha Turismo, que normalmente atendem apenas de terça-feira a domingo, também circularão às segundas-feiras, até a época do Carnaval, em fevereiro. Os ônibus de dois andares completam quatro anos de serviço, e foram colocados em operação em 15 de novembro de 2008.

Além de os turistas e visitantes desfrutarem do serviço durante toda a semana, os ônibus, que normalmente rodam das 9h às 17h00, com saídas regulares a cada 30 minutos defronte à Catedral Metropolitana, na praça Tiradentes, a partir do dia 3 iniciam o serviço às 8h45, realizando as duas últimas viagens às 17h30 e 17h45.

Linha Turismo,  mantida pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e operada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte público, de janeiro a meados de novembro já transportou 537.476 passageiros no circuito que percorre 25 pontos de interesse turístico em cerca de duas horas e meia.

Durante todo o ano, o maior movimento foi registrado no mês de janeiro, durante as férias de verão, quando 96.459 pessoas conheceram os principais pontos turísticos de Curitiba do alto dos double deckers com capacidade para até 55 passageiros por viagem. O segundo maior movimento anual foi registrado nas férias de julho, quando os embarques somaram 65.329. 

A passagem, que dá direito a quatro reembarques durante o percurso, custa R$ 27,00.  Assim, quem faz o passeio, pode desembarcar até quatro vezes, percorrer demoradamente o ponto turístico de interesse, embarcando novamente em um dos ônibus que passam em média a cada 30 minutos pelos respectivos locais, entregando ao cobrador uma das passagens. Na parte superior da carroceria, os ônibus dispõem de uma cobertura de lona, removível, usada em dias de clima instável, permitindo passeios sem risco.

De 1º a 18 de novembro, o movimento na linha gerenciada pela Urbs foi de 40.494 turistas. Em virtude de dois feriados – Finados, dia 2, e Proclamação da República, dia 15, os embarques foram, respectivamente, de 3.879 e 7.042 pessoas nos ônibus.
Percurso – Os ônibus da Linha Turismo passam, além da região central, em mais 11 bairros da cidade, durante o percurso que privilegia a passagem por 25 diferentes pontos de interesse. 

Saindo do centro, no sentido anti-horário, os ônibus percorrem os bairros Prado Velho; Jardim Botânico;Centro Cívico; Vista Alegre; Pilarzinho; São Lourenço; Taboão, Santa Felicidade, Mercês e São Francisco, retornando à praça central ao fim do circuito.
Para melhor orientar o turista, a Urbs  informa o primeiro e último horário de passagem em cada um dos pontos descritos abaixo. Esses horários são os das tabelas normais, não incluindo a saída extra, pela manhã, às 8h45, nem as saídas com reforço, à tarde, às 17h45 e 18h.

Preço da passagem: R$ 27,00

READ MORE - Linha Turismo de Curitiba funcionará às segundas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960