Motoristas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto devem fazer nesta sexta-feira (3) uma manifestação no Centro da cidade, em repúdio à proposta de reajuste salarial de 6,3% feito pela Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo).
Os ônibus vão permanecer parados a partir das 8h, nas principais ruas do quadrilátero central, o que deve causar congestionamento.
A retaliação aos patrões foi decida nesta quinta-feira (2) em assembleia com a participação de ao menos 300 motoristas.
O vice-presidente do sindicato dos trabalhadores, Alcides Lopes de Souza Filho, afirma que a paralisação tem o objetivo de forçar as concessionárias a elevar o aumento de salário e melhorar outros benefícios. "A nossa reivindicação era elevar o valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados de R$ 200 para um salário do motorista. Outro pedido era pagamento integral do convênio médico", diz.
O salário dos motoristas hoje é de R$ 1.202,39. Ribeirão mantém três concessionárias - Turb, Rápido D´Oeste e Transcorp -, que transportam por dia em média 60 mil usuários.
Outro lado
O presidente da Transurb, Roque Felício, disse nesta quinta-feira (2) que os donos das três concessionárias (Rápido D´Oeste, Turb e Transcorp) estão abertos a retomar a negociação com os trabalhadores.
"Mas é preciso uma negociação coerente e responsável, não apenas pedir reajuste por achismo."
Felício afirmou que as empresas trabalham com planilha justa e não lucram o bastante para atender todas as reivindicações da categoria. O presidente da associação descartou elevar a participação nos lucros ou fornecer plano de saúde integral.
"Se não chegarmos a um consenso, eles podem recorrer à Justiça. Não fugimos da negociação."
Sobre o impasse que envolve motoristas e patrões, a Transerp afirmou que acompanha todo o processo e aguarda um consenso entre as partes envolvidas. Entretanto, não informou se vai enviar agentes de trânsito ao local da manifestação.
Fonte: Jornal A Cidade
1 comentários:
quando os onibus voltarão a circular?
Postar um comentário