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No Rio, Faixa exclusiva para ônibus chega ao Leblon e Ipanema neste sábado

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A faixa preferencial de ônibus que já existe desde fevereiro em Copacabana começa a funcionar neste sábado, dia 20, em Ipanema e no Leblon. Os corredores da BRS (Bus Rapid System) serão formados pela Avenida Ataulfo de Paiva e Rua Visconde de Pirajá. As ruas Gomes Carneiro e Francisco Sá também terão faixas exclusivas, fazendo a integração das duas faixas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes a frota deverá sofrer redução da frota em 10,6% no novo corredor. Além da redução do número de ônibus, a organização do tráfego também vai ajudar na fluidez, contribuindo para reduzir os tempos de viagem nas duas vias.

Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 48 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema, distantes cerca de 250 metros entre si no caso de pontos de BRS diferentes. As oito linhas que deixam de circular no BRS são a 438, 439, 512, 522 e 574, 503, 591 e 593, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre.

Seguindo os mesmos critérios adotados no BRS de Copacabana, o novo corredor funcionará nos dias úteis, das 6h às 21h, nos sábados, exceto nos feriados, de 6h às 14h.

No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações da Prefeitura vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.


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Metrô começa a implantar novo sistema de recarga do Bilhete Único

O Metrô dará início à transição do atual sistema de recarga do Bilhete Único (BU), a partir das 5h30 do próximo dia 23 (terça-feira). Ao todo, nas 62 estações do sistema metroviário, haverá aumento de pontos assistidos de carga e recarga do BU (de 70 para 80), das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática de vale transporte (VT) e consulta de saldos (de 254 para 353).

Com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Isso permitirá a ampliação dos canais de acesso para carga e recarga dos bilhetes, garantindo a melhoria da qualidade do serviço e, consequentemente, a redução de filas.

Já no início da transição, a partir de terça-feira (23), 25 estações terão novas cabines de atendimento assistido, que realizam carga e recarga do BU. São elas: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Brigadeiro, Paraíso, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República e Pedro II.

Estima-se para meados de setembro a instalação de novas cabines assistidas em mais 15 estações: Anhangabaú, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Chácara Klabin, Butantã, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. As demais estações têm instalação prevista a partir da segunda quinzena de setembro.

No início da transição, algumas estações do Metrô contarão apenas com máquinas de atendimento automático, onde é possível fazer somente a recarga do Bilhete Único. Essa recarga pode ser feita com cédulas ou cartão de débito. Haverá monitores para orientar os usuários na utilização desses equipamentos.

Nesse período, os usuários do sistema também terão a facilidade de recarregar seus cartões em endereços próximos às estações (esses locais serão informados em cartazes nas estações).

Veja aqui os postos de recarga:
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Fonte: Metrô


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Transporte coletivo de Porto Alegre terá ônibus híbrido

O transporte coletivo de Porto Alegre contará pela primeira vez com um modelo híbrido de ônibus. O veículo deve chegar à Capital em setembro, por meio de parceria com a fabricante Volvo, conforme ficou definido em reunião na tarde desta quinta-feira, 19, quando o prefeito José Fortunati recebeu o presidente da Volvo América Latina, Luis Carlos Pimenta. Com motores elétrico e a diesel, o modelo consome 35% menos combustível.

Ônibus Hibrido em Curitiba
O prefeito afirmou que é uma grande oportunidade, que será aliada nas consecutivas intervenções para qualificar o transporte coletivo e chega no momento em que a cidade prepara-se para receber grandes obras de mobildiade urbana. "É um projeto com tecnologia sustentável, que reduz em larga escala os impactos no meio ambiente", comentou Fortunati.

Conforme explicou Pimenta, o veículo é dotado de sistema autogerador de energia elétrica, acumulada no processo de frenagem. Assim, do arranque até atingir a velocidade de 20 quilômetro horários, o ônibus é movido pela energia elétrica, reduzindo o consumo de combustível, a emissão de gases e a poluição sonora. "O projeto do ônibus híbrido é resultado de 10 anos investindo em tecnologia sustentável. A partir de 2012 traremos a produção para a planta no Brasil, em Curitiba", disse o presidente da Volvo.

O motor a diesel pode utilizar até 30% de biodiesel sem alteração na mecânica do automóvel. O modelo a ser utilizado em Porto Alegre foi produzido na fábrica da empresa na Suécia. De acordo com o diretor-presidente da Carris, João Pancinha, o modelo deverá entrar em testes no final de setembro. A data e a linha da operação estão em avaliação.




Informações da Prefeitura de Porto Alegre
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Em São Paulo, Novas linhas de ônibus, só com licitação

A reformulação geral do sistema de transporte coletivo de São Paulo, cogitada no ano passado, vai mesmo demorar. A Prefeitura deve aguardar nova licitação para fazer modificações nos itinerários e linhas de ônibus e micro-ônibus (peruas) em circulação. Para redistribuir as linhas existentes e até criar outras, a Prefeitura espera a conclusão de estudos e o fim do atual contrato - o que só vai ocorrer em julho de 2013.


O prefeito Gilberto Kassab (sem partido) afirmou ontem que ajustes pontuais solicitados por usuários têm sido feitos nas linhas, mas que uma reformulação maior (com itinerários revistos) nunca foi apresentada. "Isso se faz em uma licitação", disse.

Em 2010, o então titular da Secretaria de Transportes e presidente da São Paulo Transporte (SPTrans), Alexandre de Moraes, defendeu modificações no setor. Para ele, a melhor distribuição dos ônibus poderia acelerar o fluxo em vias saturadas e corredores da capital, além de minimizar disputas entre viações concessionárias e cooperativas de peruas - que "brigam" por linhas com mais passageiros e trajetos mais rentáveis.

A secretaria disse que faz a reorganização das linhas - reduzindo a sobreposição - de forma gradual. A ação permite aumentar a velocidade e a oferta de ônibus sem colocar mais veículos nas ruas.


Fonte: Estadão

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Mobilidade urbana é discutica na assembléia legislativa de Pernambuco

A recuperação de estradas, tarifa única de táxis e a construção de viadutos e avenidas na Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Todos foram assuntos discutidos, nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A Região Metropolitana do Recife é formada por 14 cidades. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, tem mais de 3,6 milhões de habitantes. O vai e vem entre os municípios é constante, mas isso não significa que seja fácil.

Melhorar a mobilidade urbana em toda a região até a Copa de 2014 é um desafio. A Alepe criou uma comissão para discutir o assunto. Na reunião desta quinta-feira, um dos temas abordados foi o funcionamento dos táxis entre municípios do Grande Recife.

Hoje, para ir de uma cidade a outra, o passageiro têm que pagar mais caro, é a chamada bandeira 2. A proposta da comissão é criar uma tarifa única para todos os táxis da Região Metropolitana. "A nossa ideia é que até 2014 todos os municípios façam a sua regulamentação, façam cursos de qualificação de profissional do ponto de vista de aulas de inglês, espanhol para preparar esse taxista para receber bem aquele que vem nos visitar. E até 2014 uma possibilidade de uma integração metropolitana no período da Copa do Mundo”, explicou o presidente da comissão, Sílvio Costa Filho.

Outros assuntos também foram discutidos na reunião. Entre eles, a verba disponibilizada pelo Governo do Estado de R$ 1,5 bilhão para melhorar o trânsito na Região Metropolitana.

De acordo com o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, esse dinheiro já está sendo aplicado. "Esses recursos vão ser envolvidos não só para a área da mobilidade urbana. Vamos fazer também um processo de recuperação de rodovias, tanto o restauro delas quando a questão da conservação e vamos também estabelecer um novo modelo de composição do ponto de vista da infra-estrutura nas estradas.”




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Edital para ampliação do metrô de Salvador deve sair em 45 dias

O governo da Bahia pretende lançar o edital de licitação para as obras de ampliação do metrô de Salvador dentro de um mês e meio. A contratação, no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), deve ocorrer até o final do ano.

A conclusão da obra está prevista para março ou abril de 2014, a dois meses da Copa do Mundo. O novo trecho do metrô terá 22 km e está orçado em R$ 2,5 bilhões. "Ele vai se conectar aos 6 km já existentes", disse hoje (18) Ney Campello, secretário da Secopa da Bahia, durante o Sports Business, em São Paulo.

Segundo Campello, o BRT (Bus Rapis Transit) pode ser uma alternativa para alimentar o metrô, mas ainda não há definição. "A rede estruturante é metroviária e a rede alimentadora será sobre pneus. Falta saber se será BRT ou ônibus convencional", afirmou. 

O secretário minimizou o fato de a conclusão estar prevista somente para depois da Copa das Confederações, em 2013. "As propostas cumprem o prazo para o início de 2014", disse.



Fonte: Portal 2014


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Campo Grande já tem 38 km de ciclovias

A reformulação do sistema viário de Campo Grande, com implantação de novas vias de trânsito rápido e avenidas coletoras, não assegura apenas melhoria no tráfego de veículos, mas também no trânsito de ciclistas. A Prefeitura de Campo Grande está ampliando as ciclovias, que devem chegar a uma extensão de 38 quilômetros após a conclusão do complexo Imbirussu-Serradinho e Orla Morena-Duque de Caxias.

Segundo a Prefeitura, nas áreas de influência dos parques lineares estão sendo implantadas ciclovias novas. Já as ciclovias das saídas da Capital – Gury Marques (SP) e Cônsul Assaf Trad (MT), além da Avenida dos Cafezais, estão sendo revitalizadas e preparadas ao uso, com sinalização da pista e placas indicativas.

Segundo o secretário de Governo da Prefeitura da Capital, Rodrigo Aquino, os ciclistas se habituaram a circular em vias normais, enfrentando não só a poluição ambiente como se submetendo a riscos constantes. Com a revitalização das antigas ciclovias e os dois novos projetos, a expectativa é de que a população passe a utilizar os corredores exclusivos quando transitar em bicicletas.

O pedestre Mark Souza, 41 anos, diz que enquanto não está pronta, a ciclovia no eixo Imbirussu-Serradinho serve de caminho aos pedestres. Ele reconhece o perigo, mas prefere andar por onde os veículos não trafegam. "As novas avenidas estão mudando a cidade e essas ciclovias vão fazer a diferença". Já Sidney dos Santos, 36, morador na região do Aeroporto, diz que está circulando pela ciclovia com mais segurança. "Uso sempre a bicicleta e quase sofri acidente quando andava nas vias normais. Agora fico muito mais tranquilo".

Com 38 quilômetros de ciclovias, Campo Grande se aproxima das cidades no ranking mundial em vias exclusivas para ciclistas. Bogotá, capital da Colômbia, é a terceira e tem pouco mais de 100 km de ciclovias. No Brasil, a cidade com maior extensão de ciclovias é Curitiba, com pouco mais de 50 km. De acordo com estatísticas, Campo Grande tem uma frota de aproximadamente 200 mil bicicletas. No ranking mundial, as cidades com melhor estrutura viária para ciclistas são Amsterdã (Holanda), Copenhagen (Dinamarca), Bogotá (Colômbia), Curitiba (Brasil), Montreal (Canadá), Portland (Estados Unidos); Basileia (Suíça), Barcelona (Espanha), Pequim (China) e Trondheim (Noruega)

Hoje, com o crescimento do número de pessoas optando por andar de bicicletas, a ciclovia se tornou um sistema fundamental à engenharia de tráfego e à segurança. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada, pois a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos. Daí a preocupação da Prefeitura em sinalizar e dar condições para que as ciclovias, construídas há algum tempo passem a ter utilidade.



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No Rio, Pontos de ônibus e trajeto das linhas do metrô na superfície sofrem mudanças a partir de sábado em Ipanema e no Leblon

Três pontos de ônibus das linhas do metrô na superfície que fazem o trajeto Ipanema/Gávea mudarão de lugar a partir deste sábado, quando começa a funcionar o sistema BRS de corredores exclusivos para coletivos nos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul. O trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525) também sofrerá mudanças.

Segundo a concessionária Metrô Rio, a parada Estação Nossa Senhora da Paz sai da Rua Visconde de Pirajá, número 259, e vai para a Rua Visconde de Pirajá, número 431. O novo ponto fica próximo à Galeria 444, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria. Já o ponto da antiga Estação Garcia D’Ávila, na Visconde de Pirajá, número 483, passa a ser em frente ao numero 577, próximo ao Supermercado Zona Sul, entre a ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça. Esse ponto passa a ser chamado de Estação Aníbal de Mendonça. Outro ponto que passará por mudança é a parada da antiga Estação Jardim de Alah, que sai da Rua Ataulfo de Paiva, número 19, e passa para a altura do número 221 da mesma rua, em frente ao shopping Rio Design Leblon, entre a Almirante Guilhem e a Afrânio de Melo Franco. Esse ponto passa a ser chamado Estação Afrânio de Melo Franco.

Foto: Vinicius
Outra mudança será no trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525). No sentido Barra, o ônibus não passará mais na orla de Ipanema. O novo itinerário será pelas ruas Prudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto segue como o antigo até o ponto final no Terminal Alvorada. Em direção a Ipanema, o ônibus não passará mais pela Rua Vinícius de Morais e seguirá da Avenida Delfim Moreira para a Epitácio Pessoa, passando pela Visconde de Pirajá até a Estação Ipanema/General Osório.

Com a entrada em funcionamento dos corredores de ônibus BRS no Leblon e em Ipanema, oito linhas não farão parte do sistema, terão os seus itinerários modificados e deixarão de circular na Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a mudança não acarretará aumento de tráfego em ruas internas do Leblon nem trará prejuízos aos passageiros que as utilizam. As linhas afetadas são a 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei), a 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei), a 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular), 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular), a 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular), a 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular), a 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular) e a 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular). Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos.

A portaria que regulamenta e estabelece a faixa preferencial para os ônibus que passam a operar neste sábado, nos corredores BRS (Bus Rapid System) formados pela Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, foi publicada pela Secretaria Municipal de Transportes no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira. As ruas Gomes Carneiro e Francisco Sá também terão faixas exclusivas, integrando-se ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro.

A portaria determina que os ônibus que vão circular no BRS Leblon/Ipanema deverão, ao longo do trajeto, manter acesa a luz baixa dos faróis de dia e à noite. A secretaria determinou também a redução da frota em 10,6% no novo corredor. Além da redução do número de ônibus, a organização do tráfego também vai ajudar na fluidez, contribuindo para reduzir os tempos de viagem nas duas vias.

Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 48 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema, distantes cerca de 250 metros entre si no caso de pontos de BRS diferentes. As oito linhas que deixam de circular no BRS são a 438, 439, 512, 522 e 574, 503, 591 e 593, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre.

Como em Copacabana — primeiro BRS a entrar em operação no Rio — o novo corredor vai funcionar nos dias úteis, das 6h às 21h, nos sábados, exceto nos feriados, de 6h às 14h, permitindo a circulação pelo lado direito da via, apenas de ônibus ou micro-ônibus, de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados; veículos regulamentados e identificados para transporte escolar e táxis com passageiros ou identificados para transporte de portador de necessidades especiais. Podem ainda circular pelo lado direito dos corredores os veículos utilizados para transporte de pessoas com problemas de mobilidade portando autorização específica emitida pelos órgãos de trânsito. Em situações de emergência, essas categorias de veículos podem trafegar fora da faixa exclusiva.

Segundo as portarias da SMTR, os demais veículos somente poderão acessar a faixa exclusiva para fazer a conversão à direita no cruzamento seguinte ou entrar nas garagens existentes na mesma quadra ou acessar as baias de serviço existentes. Terão que obedecer a sinalização existente em cada uma dessas baias, nos horários estabelecidos, sendo permitida a circulação em qualquer faixa de rolamento nos demais horários. Podem fazer o embarque e desembarque de passageiros ao longo do lado esquerdo do sentido do tráfego, nos horários especificados, sendo permitido em ambos os lados nos demais horários. Será proibido o estacionamento de veículos ao longo do lado direito da via em qualquer horário, exceto nas baias existentes, obedecida a sinalização de regulamentadora existente.

O estacionamento nas baias existentes do lado esquerdo do sentido do tráfego deverá obedecer a sinalização de regulamentação existente. O descumprimento dos dispositivos implicará na aplicação das medidas administrativas e penalidades previstas na Legislação de Trânsito em vigor.

No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações da Prefeitura vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.



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