A utilização do bilhete eletrônico será fundamental para a agilidade no embarque de passageiros. Além disso, este benefício ajudará a Prefeitura a gerir a demanda de passageiros em cada linha de ônibus do município.
“A Prefeitura terá a possibilidade de otimizar o transporte coletivo rural e urbano de Atibaia com dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, além de identificar novas demandas e redistribuir o número de viagens nas linhas existentes para a busca de melhoria contínua da oferta do serviço de transporte coletivo à população”, esclarece a secretária de Transportes e Trânsito, Cláudia Nogueira.
Para o prefeito em exercício, Ricardo dos Santos Antonio, a implantação do bilhete eletrônico é uma grande conquista para Atibaia. “Vamos modernizar o sistema de transporte coletivo e, com isso, ter um controle maior na gestão dos serviços”, disse.
A entrega dos bilhetes eletrônicos para os idosos será realizada a partir do dia 12 de julho, no Fórum Cidadania, localizado à Avenida Nove de Julho, 185 – Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Para a retirada do bilhete os beneficiários devem apresentar o RG. A emissão do primeiro bilhete eletrônico é gratuita.
Atenção ao cronograma para a entrega dos cartões dos idosos que obedecerá a ordem de convocação por nome:
2ª SEMANA (18/07 a 22/07) – iniciais F, G, H, I, J, K, L
3ª SEMANA (25/07 a 29/07) – iniciais M, N, O
4ª SEMANA (01º/08 a 05/08) – iniciais P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
É um bilhete eletrônico, parecido com um cartão magnético de banco. Ele permitirá a passagem pela catraca com mais agilidade no embarque. Para aqueles que têm gratuidade da passagem – idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas – e também para os estudantes que têm passe escolar, o bilhete eletrônico será identificado por uma foto. Ele é pessoal e intransferível nesses casos.
Os bilhetes eletrônicos são importantes para a gestão do sistema de transporte coletivo na cidade, por isso a Prefeitura insistiu tanto nesta questão. Com a implantação total do sistema, a Prefeitura terá um melhor controle do fluxo de passageiros, para planejamento de linhas e horários.
A Prefeitura realizou um cadastramento de todas as pessoas que têm gratuidade no sistema - idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas - inclusive com fotos para confecção dos bilhetes. Para que a distribuição seja feita de forma tranquila, os bilhetes serão entregues por ordem alfabética, em local e horários previamente divulgados. Os primeiros a serem beneficiados, ainda no mês de julho, serão os idosos, e, em agosto, os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.
Para quem paga passagem na catraca, o que vai mudar?
Neste primeiro momento nada. Mas, a proposta é que cada usuário tenha o seu bilhete eletrônico, para “carregá-lo” com a quantidade de passagens que desejar. Funciona como “créditos” de celular; o usuário poderá carregar o bilhete com as passagens da semana, do mês, ou quantas desejar. De posse do Vai Legal com “créditos”, esse usuário não precisará levar o dinheiro para a passagem, facilitando seu embarque nos ônibus, bastando aproximar o bilhete eletrônico da catraca para liberar a passagem. No futuro, o sistema de bilhete eletrônico permitirá a implantação do bilhete único, que possibilitará ao usuário fazer mais de uma viagem com uma mesma passagem.