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Em Brasília, Metrô funciona de forma diferenciada por conta da greve dos rodoviários

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Metrô-DF está operando de forma diferenciada nesta semana. O chamado horário de pico, quando há um número maior de pessoas à procura do transporte, foi alterado. Normalmente, este horário é entre 6h e 9h30 e das 16h30 às 19h30. Desde a última segunda-feira (6/6), o metrô opera das 8h às 10h30 e entre 16h e 20h30.
A ação da Secretaria de Transportes foi tomada por conta da greve dos rodoviários e encerra na próxima sexta-feira (10/6). De acordo com a assessoria do Metrô, o número de passageiros aumentou 10% esta semana. Neste horário especial, 24 trens estarão à disposição da população do Distrito Federal.
Esta não é a primeira medida tomada em relação à greve. Na última sexta-feira (3/6) o Metrô anunciou que o fechamento das estações e manutenção aos domingos está cancelado durante o mês de junho. Inicialmente, todas as 24 estações em operação ficariam fechadas aos domingos e os 32 trens da companhia parados. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, cerca de 25 mil pessoas utilizam esse meio de transporte aos domingos. Já pela semana, 160 mil pessoas usam diariamente o metrô.



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Projeto de Lei que desonera folha salarial do transporte urbano é aprovado no Senado

Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto de lei, de autoria do senador Clésio Andrade (PR-MG), que desonera a folha salarial das empresas do setor de transporte público urbano e metropolitano.
A redução da carga tributária tem como objetivo reduzir as tarifas, manter e gerar novos postos de trabalho e diminuir a exclusão de quem hoje se vê impedido de utilizar o transporte regularmente, por falta de recursos.
O PLS 39/2011 foi aprovado em caráter terminativo e agora segue para análise na Câmara dos Deputados. A expectativa do autor é de que a redução seja de 5%, em média.
"O trabalhador vai pagar menos. E o empresário, que paga passagem para o empregado, também vai pagar menos. Essa medida vai ativar a circulação e incluir camadas que não podiam usar o transporte", destaca Clésio Andrade.
O senador lembrou ainda que o agronegócio já foi beneficiado com alteração semelhante, na legislação que contribui para o sucesso do setor.

Fonte: Senado Federal

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Circulação de trens da CPTM é retomada após acidente em São Caetano do Sul

Foto: Nelson Antoine
A circulação dos trens da linha 10 da CPTM foi retomada, inclusive no trecho entre as estações Utinga e São Caetano, onde aconteceu a queda de um ônibus em cima da linha férrea. A informação foi dada pelo gerente-geral de operações da CPTM Francisco Pierrini, em entrevista à BandNews FM.

Segundo Pierrini, a circulação dos trens é feita apenas por uma das linhas férreas, já que a outra continua bloqueada até que a perícia seja finalizada e o trem e o ônibus sejam retirados. Ele informou que os trens na região do acidente seguem a 90 quilômetros por hora.

O maquinista do trem, que conduzia passageiros para Rio Grande da Serra, percebeu a queda do ônibus do alto do viaduto, e acionou o dispositivo de emergência, que dispara a frenagem máxima. Nenhum passageiro do trem ficou ferido.

Segundo a responsável pelo transporte público da Secretaria de Transportes Urbanos do município, Cristina Baddini, apenas a rua Felipe Camarão, na Vila Prosperidade, permanece totalmente interditada.

O acidente

O grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Um ônibus caiu de um viaduto sobre uma linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e foi atingido em seguida por uma composição que trafegava no local.

O ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) trafegava pela rua Felipe Camarão, na Vila Prosperidade, quando bateu contra uma mureta de proteção do viaduto sobre a Linha 10-Turquesa da CPTM e caiu na linha férrea. O veículo foi atingido logo em seguida por um trem, que trafegava pelo local.

Oito carros do Samu e nove do Corpo de Bombeiros, além do helicóptero Águia 14 da Polícia Militar, estão no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 15 pessoas ficaram feridas, sendo que uma sofreu traumatismo craniano. Outra também está em estado grave. Por causa do acidente, a circulação dos trens está interrompida na Linha 10, entre as estações São Caetano e Utinga.


Fonte: eBand

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Em São Paulo, Novos trens da CPTM serão entregues amanhã

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregam nesta sexta-feira (10/6), os dois primeiros trens modernizados do Metrô, na Estação Palmeiras–Barra Funda, e mais três novas composições para a CPTM, na Estação da Luz.
As duas composições, de seis carros cada, são as primeiras de um lote de 98 unidades - 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) do Metrô que passarão por modernização.
Os trens modernizados ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem, entre outros.
Com as três novas composições da CPTM, o número de trens entregues neste ano chega a 14, totalizando 52 em operação, dos 105 adquiridos nos últimos anos, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays).


Fonte: Metrô SP

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Google Maps informa horários e atrasos de ônibus e trens

O Google anunciou nesta quarta-feira um novo serviço de informações em tempo real sobre o transporte público coletivo. A partir de agora, em algumas cidades do mundo, o Maps terá informações sobre os horários do ônibus, trens e metrôs.

O serviço, disponível nos celulares com o sistema operacional Android 1.6 e desktops, foi lançado em Madri (Espanha), Turin (Itália) e Boston, Portland, San Diego, San Francisco, nos Estados Unidos.

Não há previsão de quando serviço chegará ao país, mas a empresa anunciou em seu blog oficial que está conversando com departamentos de trânsito de outras cidades do mundo para fornecer dados ao vivo para mais pessoas.

Fonte: eBand

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Recife: Prefeitura começa revitalização dos corredores de ônibus da Av. Sul e Caxangá

A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (08), a troca de 32 placas de concreto que constituem o pavimento das avenidas Sul e Caxangá. O trabalho tem o objetivo recuperar a infraestrutura dos dois corredores e, assim, dar melhores condições para a mobilidade dos veículos particulares e do transporte público. A intervenção receberá investimento de R$ 130 mil e deve durar oito dias.

Na Avenida Sul, as obras iniciam no período da manhã e proporcionarão a substituição de 20 placas. O trecho beneficiado tem cerca de 120 metros e fica localizado no corredor exclusivo de ônibus, na entrada do Cabanga, sentido cidade/subúrbio. Já na Avenida Caxangá, o trabalho será iniciado em dois trechos, depois das 20h. Um dos locais fica no corredor de ônibus, na altura do Hospital Getúlio Vargas, sentido cidade/subúrbio. A outra área beneficiada será na faixa de veículos particulares, próximo à Iputinga Veículos, sentido subúrbio/cidade.

"O tempo ensolarado tem favorecido o trabalho de manutenção. Estamos empenhados com mais de 10 equipes tanto para tapa-buracos como para obras de recapeamento e de troca de placas de concreto", detalha o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo. Além da recuperação das placas das avenidas Sul e Caxangá, a Prefeitura do Recife também já recuperou trechos no Cais do Apolo e na Avenida Norte.


Fonte: Prefeitura do Recife

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São Paulo: Maioria dos usuários do Metrô não consegue evitar horário de pico, diz pesquisa

Foto: Clayton de Souza
A maioria dos usuários do Metrô de São Paulo usa o sistema de transporte público nas horas pico e afirma não ter como alterar seu horário.

É o que constata a pesquisa “Caracterização socioeconômica dos usuários e seus hábitos de viagem” realizada pelo Metrô de São Paulo a cada dois anos e que teve trechos divulgados nesta quarta-feira (8). O estudo ouviu 7.080 usuários do Metrô.

O período mais complicado é das 17h às 20h, quando 64% dos passageiros utilizam o Metrô. O pico da manhã é parecido - até as 9h, 59% dos usuários usam o sistema.

Questionados sobre a possibilidade do uso fora da hora do rush, 95% afirmaram não ter condições de mudar o de ida e 97% não ter como mudar o horário da volta.

MulheresBaseado nas características levantadas, o Metrô afirma que seu passageiro mais comum usa o sistema três vezes ou mais por semana, é mulher, tem entre 18 e 34 anos e recebe cerca de 3,5 salários mínimos em seu trabalho.

As mulheres são 55% dos usuários do Metrô, 1% a mais do que o levantamento anterior, realizado em 2008.

A maior parte dos usuários (67%) viaja no Metrô para trabalhar.


Fonte: R7.com

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ANTT muda edital do trem-bala para definir tecnologia

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai alterar o edital do trem-bala para permitir que a empresa que receberá a tecnologia do consórcio vencedor seja escolhida em comum acordo entre o governo e os empresários. "Já está definido. Fizemos uma reunião técnica e faremos essa alteração. O que muda é o fato de a escolha da empresa não mais ser de livre arbítrio do governo", afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT, em entrevista à Agência Estado.
O Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala, vai ligar São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Segundo Figueiredo, essa alteração do edital só não foi publicada ainda no Diário Oficial da União porque a ANTT aguarda a análise das mudanças de outros itens, a exemplo da flexibilização do traçado.
Em São Paulo, a proposta em análise é a retirada do texto final do edital da citação do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, como o local da estação na capital paulista. A prefeitura defende que seja na Barra Funda, na zona oeste, porque tem um projeto de revitalização para o local.
Essa e outras alterações, como a flexibilização do porcentual de conteúdo nacional no empreendimento, serão tema de uma reunião na ANTT na semana que vem, quando serão apresentadas as conclusões do grupo de trabalho responsável por essas questões. O grupo é constituído, entre outros, por representantes do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Depois dessa reunião, as alterações serão publicadas no Diário Oficial.
Eleconsidera razoável que as mudanças ocorram até 30 dias antes da entrega das propostas, ou seja, 11 de junho. Mas segundo ele, a lei permite que esse tipo de alteração, que não implica mudança no modelo do projeto, possa ser feita até 15 dias antes.
"Sem alteração". O diretor-geral da ANTT já adiantou, porém, que o governo não aceitará nenhuma proposta que altere "o modelo e a economia" do projeto. "Não há argumento, por exemplo, para mudar a tarifa teto", afirmou. Nas últimas semanas, empresas interessadas na licitação começaram a defender que a tarifa teto seja definida no leilão por meio de lances livres. O edital estabelece que o valor máximo que pode ser cobrado para os passageiros da classe econômica é de R$ 0,49 por quilômetro, o que limita o preço da passagem entre Rio e São Paulo, por exemplo, a cerca de R$ 200,00.


Fonte: Estadão

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