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Fortaleza: Manifestações em garagens e paralisações no segundo dia de greve

quarta-feira, 9 de junho de 2010


A população continua sofrendo com a greve dos trabalhadores rodoviários de Fortaleza. Nesta quarta-feira (09), segundo dia de paralisação da categoria, a situação está ainda pior do que nesta terça (08). Motoristas, cobradores e fiscais estão realizando manifestações em garangens de ônibus.
A categoria chegou a parar os veículos da empresa São José, na Parangaba, e em outra sede, na avenida Rogaciano Leite. Os grevistas também realizaram paralisações na empresa Timbira, na avenida José Bastos; e na empresa Dragão do Mar.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, os próprios funcionários aceitaram essa paralisação. De acordo com a categoria, eles não estão deixando de cumprir a ordem do Tribunal Reginal do Trabalho (TRT-CE) de manter a frota em 70% em horários de pico e de 50% nos demais horários.
Só no terminal da Parangaba, são transportadas mais de 200 mil pessoas entre as 52 linhas disponíveis, diariamente. O cenário que se vê, nesta quarta-feira (09), são longas filas, atrasos e a população revoltada.

Fonte: Diário do Nordeste
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Recife: Campanha orienta passageiros sobre como usar o transporte público corretamente


Com a intenção de orientar os usuários de ônibus para usufruir melhor do serviço, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) está realizando durante esta semana várias ações com ajuda de arte-educadores. A campanha conta ainda com cartazes e publicidade nos abrigos.
A ação pretende conscientizar os usuários do transporte público quanto à forma correta de pedir parada, como deve ser o embarque e desembarque e a determinação de não pedir para subir ou descer do ônibus fora da parada.
Antes das ações voltadas para os usuários, a campanha foi realizada com motoristas e cobradores. A campanha interna orientou sobre os 10 passos para o sucesso incentivando os profissionais a se tornarem o “Rei das Paradas”. A proposta é que os motoristas e cobradores estejam atentos e cumprindo as orientações contidas no material como reduzir a velocidade do veículo ao se aproximar de uma parada, evitar fila dupla, usar a faixa da direita e observar se o embarque ou desembarque foi totalmente concluído antes de dar partida no ônibus.
Programação - Hoje, a campanha vai estar, das 17h às 21h, na Praça do Derby, na altura do banco Bradesco. Amanhã, das 7h às 11h, os arte-educadores orientam os usuários que passarem em frente ao viaduto e ao Hospital Barão de Lucena. À tarde, entre às 17h e 21h, é a vez de levarem a ação às proximidades do Parque de Exposições do Cordeiro, em frente à Celpe e ao banco do Brasil. Na quinta-feira (10), os arte-educadores estarão das 12h às 16h, na Avenida Cruz Cabugá (em frente ao Shopping Tacaruna e em frente à Igreja Universal) e na sexta-feira (11), das 17h às 21h, a campanha será realizada novamente na Praça do Derby.

Fonte: Diário de Pernambuco
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DF: 1 milhão de usuários podem ser afetados pela greve dos rodoviários


O sindicato dos rodoviários confirmou a previsão de uma greve geral para a próxima segunda-feira (14). Dentre as reivindicações estão um aumento salarial de 20% e a renovação do contrato coletivo, garantia de vários benefícios à categoria.

O presidente do sindicato dos rodoviários, João Osório da Silva, encaminhou um ofício ao representante dos empresários para a definição da quantidade mínima de funcionamento dos ônibus. De acordo com João Osório, o sindicato aguarda a confirmação de uma reunião para o final desta semana.

A greve será iniciada as 00hrs da segunda-feira, quando todos os ônibus serão estacionados nas garagens das empresas. A estimativa é que a paralisação afete aproximadamente um milhão de usuários, diariamente.

Fonte: Clicabrasília
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Recife: Prova de fogo chamada Agamenon Magalhães


Entre os grandes desafios de dirigir no Recife está a Avenida Agamenon Magalhães. Alguns motoristas dizem que se alguém for capaz de cruzar a avenida, em hora de rush, merece uma condecoração. Tanto pelo exercício de dirigir defensivamente - pois os cruzamentos da via com outras ruas e avenidas são um teste de atenção -, quanto pela lentidão do trânsito. Nos horários de pico, as velocidades médias são de 20,6 km/h (manhã) e de 16,3 km/ (noite).

"Essa Agamenon é uma prova de fogo", acredita o auxiliar administrativo Ubirajara Silva, 50 anos. Ele passa pela prova pelo menos cinco vezes por semana, quando se desloca de Rio Doce, bairro de Olinda, com destino à Zona Sul do Recife. E no sentido contrário. Experiência em dirigir na avenida Ubirajara tem. Mesmo assim, o auxiliar administrativo evita trafegar na via em horários de maior movimento ou assumir compromissos em diferentes pontos da avenida. "Procuro andar somente o que é indispensável", revela.

O caminho de Ubirajara ao trabalho coincide com parte do corredor PE-15/Ponte Paulo Guerra, analisado pela reportagem do Diario. No percurso, ele se depara com a Avenida Pan-Nordestina, onde o tráfego costuma fluir bem. A maior parte do melhor trecho do corredor para se dirigir, entretanto, fica de fora do roteiro de Ubirajara. É o de pistas triplicadas, que possui vias exclusivas para ônibus e outras destinadas aos demais veículos. Uma viagem por aí tem ares de passeio se comparada com o desafio imposto pelo girador do Complexo de Salgadinho, em Olinda, e a Agamenon Magalhães.

Do início da PE-15 ao Shopping Tacaruna, de manhã, podem ser feitas viagens a uma média de 30,6 km/h. Mesmo à noite, com o tráfego intenso, o percurso no sentido contrário ficou em 28,7 km/h. Lembre-se das "broncas" matinais do trânsito nos Bultrins, em Olinda, e das noturnas no semáforo ao lado terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da rodovia. O semáforo controla o acesso a Rio Doce e Jardim Atlântico. Superada a demora, argumenta o secretário de Transporte de Paulista Sérgio PinhoAlves, o que se vê é o exemplo de primeiro mundo. E que seja implantado em outros lugares da Região Metropolitana.


Fonte: Diário de Pernambuco
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Frota de Campinas roda com biodiesel 5%


As empresas VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Padova, concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas, adotaram recentemente o uso de combustível composto por 5% de biodiesel (B5) em todos os 931 ônibus que compõe a frota da cidade.
A principal vantagem da utilização deste combustível é a redução de mais de 20% na emissão de poluentes quando comparado ao diesel comum. No entanto, o biodiesel tem custo médio de R$ 1,75/litro, cerca de 8% mais caro que o comum. Além disso, a utilização do biocombustível exige manutenção mais frequente. Os filtros utilizados no motor, que tinham vida útil de 30 mil quilômetros rodados, por exemplo, duram no máximo 10 mil com o biodiesel. Isto se deve ao elevado nível de gordura animal presente no combustível (14%).

Campinas foi a cidade pioneira no Brasil a adotar o biodiesel em toda a frota de ônibus convencional (mais detalhes, abaixo). As experiências com esse combustível renovável começaram em 2005 com a antiga permissionária Empresa Bortolotto Viação Ltda. (EBVL). Em setembro de 2007, todos os veículos que compõem as frotas das concessionárias passaram a utilizar o biodiesel 2% (B2). Em setembro de 2009, os ônibus já utilizavam o B4, ou seja, combustível com 4% de biodiesel e, agora, estão utilizando o B5.
O biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil (lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005).
Ele pode ser produzido a partir de plantas oleaginosas como a mamona, o dendê, o algodão, a soja e o girassol, ou ainda de gordura animal. Em Campinas é utilizado o biodiesel derivado da mamona. Misturado ao diesel convencional (derivado de petróleo), o biodiesel apresenta muitas vantagens ambientais, entre elas a diminuição das emissões de gás carbônico (CO2), a ausência de enxofre e a menor geração de partículas poluentes formadoras de fumaça negra.
Uma tonelada de biodiesel evita a emissão de 2,5 toneladas de CO2 para a atmosfera. No caso de Campinas, por exemplo, o uso do biodiesel contribui para que 100 toneladas de gás carbônico deixem de ser lançadas na atmosfera todos os meses.
O programa brasileiro para a produção e uso do biodiesel foi aprovado em 2004. A lei 11.097 estabelece metas e prazos para introdução desse novo combustível na matriz energética do Brasil. E, desde 2005, a adição de 2% de biodiesel no diesel foi autorizada pelo Governo Federal e a meta brasileira é que em 2013 a mistura passe para 5%, percentual que já é utilizado em Campinas.

Fonte: Transurc
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Audiência discute segurança do transporte coletivo de Teresina


Acontece nesta quarta-feira (9), a audiência pública, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, que discutirá o transporte coletivo de Teresina e da chamada 'grande Teresina'. A audiência foi pedida pela deputada Flora Izabel (PT).

De acordo com a deputada, a audiência tem como objetivo analisar, debater e avaliar as condições de funcionamento do Sistema de Transporte de Teresina e da Grande Teresina. "É importante debate sobre a questão da segurança das ruas e das estradas, das condições físicas dos ônibus, das condições de trabalho dos condutores, do cumprimento dos horários", afirmou a deputada Flora Izabel.

Deverão participar das discussões, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina, Secretaria de Transportes do Estado, prefeitos dos municípios que englobam a 'grande Teresina' e do Ministério Público Estadual.

A deputada teve também aprovado requerimento solicitando que seja enviado expediente ao prefeito Elmano Ferrer, ao presidente do Sindicato dos Empresários de Transporte Urbano de Teresina (SETUT), solicitando uma série de informações sobre a veiculação de peças publicitárias nos ônibus que circulam na capital.

Fonte: TV Canal 13
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Caixa libera R$ 6,5 bi para financiar obras de transporte para Copa de 2014


A Caixa Econômica Federal vai emprestar R$ 6,5 bilhões para financiar 42 projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014, informou o banco estatal nesta sexta-feira (5).
Os empreendimentos, que serão construídos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Salvador, Recife, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, têm orçamento total previsto de quase R$ 8,9 bilhões. A diferença será bancada pelos governos estadual e municipal em contrapartida ao empréstimo da Caixa.
Todas as obras estão vinculadas ao programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades e fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Alguns exemplos são os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; a Linha 17-Ouro de São Paulo, que ligará o aeroporto de Congonhas ao metrô; a implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Fortaleza, que ligará Parangaba a Mucuripe; e em Brasília, o VLT na ligação do Aeroporto ao Terminal Asa Sul.
O dinheiro da Caixa virá do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e será repassado pelo por meio do Pró-Transporte, conforme decisão aprovada pelo Conselho Gestor do Fundo, em janeiro de 2010.
Segundo o banco, os recursos "são caracterizados pela inovação tecnológica e pelos benefícios a serem revertidos à população das cidades-sede, tanto em geração de emprego e renda quanto em ganhos estruturais de mobilidade e acessibilidade da população".
O superintendente nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa, Rogério Tavares, afirmou que o banco vai financiar projetos sustentáveis e que possam ser usados pela população após o evento.
- A Caixa pretende dar amplo apoio à realização da Copa de 2014 com o financiamento de ações voltadas à melhoria dos transportes, que sejam tecnicamente consistentes e ambientalmente sustentáveis.
Outro destaque do programa é a implantação dos BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte de ônibus operado em sistema de corredores nas cidades de Belo Horizonte, Recife e Salvador. O novo conceito de transporte atenderá especialmente aos trechos Antonio Carlos/Pedro I, em Belo Horizonte, Aeroporto/Acesso Norte em Salvador e Igarassu/Joana Bezerra em Recife, Protásio Alves e Assis Brasil em Porto Alegre.
A próxima etapa do programa compreende a entrega de documentação à Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda para autorização de endividamento dos Estados e dos Municípios.
Mobilidade Urbana
Os recursos do PAC da Mobilidade Urbana, programa lançado pelo governo federal em janeiro de 2010, serão investidos em melhorias em cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Ao todo são 48 projetos para melhorar a infraestrutura dos aeroportos e de transporte nas 12 cidades que receberão o evento: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Fonte: R7.com
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Fortaleza: Sufoco nos terminais e nas ruas no primeiro dia de greve


No início da manhã e fim da tarde, as pessoas sentiram os transtornos de não ter ônibus disponíveis na cidade

A greve dos motoristas, trocadores e fiscais de ônibus, em Fortaleza, provocou transtornos a população, fato já esperado. Mas, os problemas foram bem menores do previsto, muito provavelmente pelo percentual da frota de ônibus circulando. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), trafegaram entre 49% a 64% da frota, sendo este último às 8h45.

Os problemas maiores foram registrados no período da manhã. Nas primeiras horas do dia, os terminais de integração ficaram lotados com passageiros enfrentando o sufoco para conseguir se deslocar por Fortaleza. Muitas pessoas chegaram atrasadas no trabalho.

Nos terminais do Siqueira e Parangaba, houve também quem desistisse do embarque. A opção pelo veículo particular congestionou várias ruas e avenidas de Fortaleza. Apesar do anúncio antecipado da paralisação do sistema de transporte público, muitos usuários não conseguiram buscar maneiras alternativas para se deslocar e acabaram encarando a confusão nos terminais.

"Cheguei aqui no Siqueira (terminal) às 5 horas, como costumo fazer todos os dias e até agora (6h50) não consegui entrar no ônibus Siqueira/Barão de Studart", conta a cozinheira Erli Braga Barbosa, que reside no Bom Jardim, periferia da cidade.

Por volta do meio dia, os grevistas fecharam, por uma hora, o terminal da Parangaba. Colocaram três veículos na entrada e saída do local, impedindo a circulação dos carros. Segundo o diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, informou que a paralisação atingiu somente os veículos que estavam no interior do terminal. "Aqueles que estavam fora conseguiram contornar para o desembarque dos passageiros". Para ele, a ação justifica o pedido de abusividade da greve.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) nega que tenha fechado o terminal. A assessora jurídica, Eliana Ferreira, informou que foi realizada apenas uma pequena assembleia com os trabalhadores que não estavam trabalhando, ou seja, os 30% liberados pelo TRT para participar do movimento grevista.

No período da tarde, motoristas de ônibus realizaram mobilização em frente a empresas de transporte na Capital. Uma das empresas a receber a visita dos manifestantes foi a Dragão do Mar, no Passaré. O objetivo dos grevistas foi tentar convencer outros colegas de profissão a aderir ao movimento.

Também à tarde, as pessoas voltaram a sentir os transtornos de não ter ônibus disponíveis. A fonoaudióloga Nínive Tavares, que trabalha no Centro, passou meia hora esperando a saída de um veículo no fim de linha, próximo ao colégio Liceu. Mas a espera foi em vão. Com o tempo corrido, ela decidiu pegar um mototáxi para chegar até o Benfica. "Chegaram três ônibus, mas os motoristas se negavam a sair", reclamou.

Já nos terminais, o movimento ficou mais intenso no fim da tarde. Com filas imensas e longa espera, o sufoco era grande para conseguir pegar um ônibus. O problema maior foi a demora, resultado da lentidão proposital dos motoristas. Além disso, eles não estavam pegando passageiros nas paradas, como informaram alguns usuários.

Fonte: Diário do Nordeste
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