Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Prova de fogo chamada Agamenon Magalhães

quarta-feira, 9 de junho de 2010


Entre os grandes desafios de dirigir no Recife está a Avenida Agamenon Magalhães. Alguns motoristas dizem que se alguém for capaz de cruzar a avenida, em hora de rush, merece uma condecoração. Tanto pelo exercício de dirigir defensivamente - pois os cruzamentos da via com outras ruas e avenidas são um teste de atenção -, quanto pela lentidão do trânsito. Nos horários de pico, as velocidades médias são de 20,6 km/h (manhã) e de 16,3 km/ (noite).

"Essa Agamenon é uma prova de fogo", acredita o auxiliar administrativo Ubirajara Silva, 50 anos. Ele passa pela prova pelo menos cinco vezes por semana, quando se desloca de Rio Doce, bairro de Olinda, com destino à Zona Sul do Recife. E no sentido contrário. Experiência em dirigir na avenida Ubirajara tem. Mesmo assim, o auxiliar administrativo evita trafegar na via em horários de maior movimento ou assumir compromissos em diferentes pontos da avenida. "Procuro andar somente o que é indispensável", revela.

O caminho de Ubirajara ao trabalho coincide com parte do corredor PE-15/Ponte Paulo Guerra, analisado pela reportagem do Diario. No percurso, ele se depara com a Avenida Pan-Nordestina, onde o tráfego costuma fluir bem. A maior parte do melhor trecho do corredor para se dirigir, entretanto, fica de fora do roteiro de Ubirajara. É o de pistas triplicadas, que possui vias exclusivas para ônibus e outras destinadas aos demais veículos. Uma viagem por aí tem ares de passeio se comparada com o desafio imposto pelo girador do Complexo de Salgadinho, em Olinda, e a Agamenon Magalhães.

Do início da PE-15 ao Shopping Tacaruna, de manhã, podem ser feitas viagens a uma média de 30,6 km/h. Mesmo à noite, com o tráfego intenso, o percurso no sentido contrário ficou em 28,7 km/h. Lembre-se das "broncas" matinais do trânsito nos Bultrins, em Olinda, e das noturnas no semáforo ao lado terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da rodovia. O semáforo controla o acesso a Rio Doce e Jardim Atlântico. Superada a demora, argumenta o secretário de Transporte de Paulista Sérgio PinhoAlves, o que se vê é o exemplo de primeiro mundo. E que seja implantado em outros lugares da Região Metropolitana.


Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960