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Rio: Viação São Miguel renova frota de veículos

sábado, 28 de novembro de 2009


Os usuários do transporte coletivo municipal já estão usufruindo dos novos ônibus zero quilômetro adquiridos pela Viação São Miguel, responsável pelas linhas urbanas e intermunicipais da cidade. A empresa conta com 11 coletivos dotados de três portas laterais, sendo uma delas adaptada com elevador para atender aos portadores de necessidades especiais. Os novos coletivos são mais espaçosos e contam ainda com o sistema de circulação de ar.

De acordo com Amauri Natividade, diretor-presidente da Viação São Miguel, os novos coletivos integram o cronograma da empresa no projeto de renovação da frota. A São Miguel opera com ônibus novos, com tempo de fabricação na média de 2,5 anos, o que a deixa no patamar de destaque no cenário regional. “Estamos sempre buscando atender melhor os nossos clientes, por isso investimos em treinamento e temos um cronograma de investimento na renovação da frota que hoje é uma das mais novas de todo o Sul do Estado”, afirma Amauri, ressaltando que os ônibus são equipados com chassis Volkswagen 17230, fabricados em Resende, e carrocerias Marcopolo, fabricadas em Xerém.

Nas ruas, a aceitação dos usuários justifica o investimento da empresa. Muitos passageiros têm dado preferência aos novos coletivos, que estão circulando nos itinerários das linhas 125 (Jardim Primavera-Campos Elíseos), 275 (Jardim Primavera-Paraíso) e 330 (Rodoviária-Engenheiro Passos). “Está aprovado, o conforto é muito importante, ainda mais neste período de tempo quente.

A preocupação com os deficientes também é bacana, a empresa está de parabéns. Tenho mudado meu itinerário somente para vir nesses carros grandões”, brinca a dona de casa Isoldina Paiva, 53 anos, da Cidade Alegria, ex-adepta da linha 280 (Cidade Alegria-Paraíso).
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Ônibus voltam a circular depois de liminar em Sorocaba

Os 29 ônibus, que cobrem 24 linhas estavam proibidos de deixar a garagem desde a manhã de terça-feira, por medida da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que alegando falta de condições da empresa em continuar operando cassou sua permissão.
Embora o órgão estadual tivesse uma relação de empresas indicadas para a substituição das linhas, nenhuma entrou em operação por resistência do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que exige que toda mão-de -obra da Breda Sorocaba seja absorvida pela nova empresa. A ação judicial, para a retomada das linhas rodoviárias, foi impetrada pela empresa pertencente ao Grupo “René Gomes de Souza”, que também é dono da Transportes Coletivo Sorocaba (TCS).
A liminar expedida pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública, determinou a retomada imediata dos serviços pela Breda Sorocaba por entender que “os usuários estão sendo prejudicados com a interrupção do serviço de transporte de passageiros, como apontado pela imprensa”.
Ainda de acordo com o parecer judicial, a retirada dos ônibus foi considerada como “atitude precipitada, porque as empresas, inicialmente escolhidas em substituição não iniciaram a prestação do serviço e até já foram substituídas por outras, indicando assim a existência de dúvidas quanto aos critérios adotados pela Artesp para a seleção das permissionárias”.
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Passageiros enfrentam calor e superlotação no Metrô Rio e ônibus


Apesar das reclamações e até ameaça de boicote de passageiros, que está marcada para a próxima segunda-feira, dia 30, os cariocas continuam enfrentando problemas nas estações do Metrô do Rio. E a situação pode ser vista também nos ônibus de integração expressa, como a linha 406A (Largo do Machado - Rodoviária). E o usuário que quis reclamar pelo serviço telefônico gratuito de atendimento ao cliente (0800-595-2000), disponibilizado pela Rio Ônibus através de um cartaz dentro do coletivo, informa uma mensagem eletrônica: "o serviço solicitado está temporariamente indisponível".
Usuário do Metrô Rio, o leitor João Vicente registrou, na manhã desta sexta-feira, dia 27, plataformas e trens cheios na Estação Estácio de sá - que faz a ligação das linhas 1 e 2 -, problemas enfrentados por ele e milhares de clientes, que trafegam pelas estações da Tijuca diariamente, no horário considerado de pico.
Do lado de fora, os passageiros que utilizam a integração expressa para a Rodoviária, em Laranjeiras, dizem que, apesar dos motoristas garantirem o funcionamento do ar condicionado, o equipamento parece não dar vazão à quantidade de pessoas, que se aglomeram no pouco espaço fornecido pelo pequeno corredor.
Há poucos meses, a empresa colocou uma frota de coletivos maiores, mas que ainda não suportam a quantidade de usuários que todos os dias formam filas nos pontos ao lado da Estação Largo do Machado.
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Urbs reforça linhas de ônibus para o vestibular da UFPR


A Urbs - Urbanização de Curitiba S/A colocará linhas de ônibus especiais e reforçará outras linhas para atender os candidatos que farão a prova do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em diversos Locais da cidade, neste domingo (29).
Os candidatos devem dar atenção às linhas especiais, que funcionarão apenas durante o período do vestibular, com saídas de pontos estratégicos. São 28 endereços, oito deles novos.

Neste ano, também haverá provas nos colégios estaduais Júlia Wanderley; Presidente Lamenha Lins e Professor Júlio Mesquita; na Fundação de Estudos Sociais do Paraná; no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR; nos campus da Cidade Universitária e João Negrão; na Uniandrade e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Os portões dos locais de aplicação das provas serão fechados às 13h30. Ao todo, 43.064 candidatos farão o vestibular. Confira os aqui os locais de provas, as linhas que atendem e os principais pontos de embarque.
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2010 vai começar com aumento de ônibus em São Paulo

sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Depois de propor à Câmara Municipal de São Paulo um aumento no IPTU para 2010, que pode chegar a 300%, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou o aumento da tarifa de ônibus no município. Embora o prefeito tenha evitado falar em percentual, já se estima reajuste entre 10% e 15%. O que deve elevar a tarifa dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,60 ou R$ 2,70.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobre os dois últimos aumentos de ônibus em São Paulo, em março de 2005 e dezembro de 2006, revela que esse tipo de transporte foi reajustado muito acima da inflação. “Do primeiro aumento até setembro de 2009 a inflação foi de 21,72%. Mas as tarifas de ônibus já subiram 35,29%”, aponta Cornélia Nogueira Porto, coordenadora de Pesquisa de preços do órgão.

Para a pesquisadora, os reajustes anteriores já garantiram “uma gordura grande” nos lucros das empresas de ônibus e no momento nada justifica aumentos, muito menos reajustes extraordinários.De acordo com cálculos do Dieese, as tarifas de ônibus mais caras em 2010 vão pesar principalmente no bolso das famílias que vivem com um salário mínimo. “Hoje, as famílias já gastam 4,3% do orçamento só em ônibus, 7,61% em transporte coletivo e 10,77% com transporte em geral”, avalia.
O novo valor também vai representar acréscimo entre 0,43% a 0,64% na inflação da capital paulista. “É um percentual muito alto para um item só”, critica.
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Boa parte dos ônibus de Guarulhos ainda circula sem cobrador desrespeitando uma lei municipal em vigor desde o do começo do mês.


Vencido no domingo, 1º, o prazo de 180 dias para que as empresas de ônibus se adaptassem ao decreto da prefeitura, de 29 de abril deste ano, que estabelece a obrigatoriedade do cobrador nos transportes coletivos, a função continua sendo exercida pelo próprio motorista. Durante um período de 15 minutos, no qual a reportagem do DG ficou no ponto de ônibus da Igreja Matriz, no Centro, mais de 15 veículos, de diversas empresas, circularam sem a presença do cobrador.Embora a maioria dos carros fossem da Viação Transguarulhense, outras como a Empresa de Ônibus Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão, Guarulhos Transportes e Internorte também não estavam cumprindo o decreto municipal. Procurada, a Secretaria de Transportes e Trânsito informou, via assessoria de imprensa, que equipes estão realizando fiscalização nas ruas e nas garagens das empresas, notificando as que ainda não se adaptaram.
As empresas terão um prazo de 15 dias e, em caso de descumprimento, receberão multa no valor de R$ 2 mil por dia para cada carro que circular sem o cobrador.
Um motorista da Transguarulhense, que preferiu não se identificar, disse que às 4h de ontem, dois fiscais estavam em frente à garagem da empresa anotando a numeração dos carros que saíam sem cobradores. Ele ressaltou que concorda com a lei, já que seu cumprimento oferece segurança para os funcionários e para os passageiros. "É muito arriscado dirigir e cobrar ao mesmo tempo, pois normalmente o veículo já está em movimento na hora de passar o troco, aumentando o risco de um acidente", disse o motorista.
Outro motorista da Transguarulhense, que também pediu para manter sua identidade em sigilo, revelou que dois colegas sofreram acidentes no momento exato de dar o troco ao passageiro. "É perigoso. Graças a Deus nunca me aconteceu nada em três anos trabalhando com dupla função. Um dos meus colegas bateu o ônibus na alça de acesso da Rodovia Ayrton Senna, próximo ao presídio Adriano Marrey; e o outro acabou batendo o veículo na traseira de um outro ônibus, na Vila Galvão, os dois no momento de dar o troco", lembra.



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Trânsito influencia a maneira como as cidades crescem no Brasil

Por causa de dificuldades para cruzar as grandes cidades brasileiras, é melhor morar perto do trabalho . Por isso, muita gente vive em favelas para não depender de um sistema de transporte ruim.

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