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Transporte público vira alvo de reclamação em fins de semana e feriados em São Paulo

terça-feira, 3 de novembro de 2009


Em várias regiões da capital, passageiros reclamam da lotação e da demora dos ônibus. A frota que durante a semana é de 15 mil ônibus é reduzida em 50% nos domingos e feriados. Será que é desse jeito que o governo quer incentivar o uso do transporte coletivo? como incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa se o transporte público é totalmente desrespeitoso com a população, neste video, mostra com exatidão o que passa os usuários dependentes do transporte coletivo, e as empresas que gerem o transporte sempre vem com explicação de números de passageiros e por ai se vai, mas nós gostaríamos que eles passassem o que nós passageiros passamos nas paradas e não apenas ficar atrás de gabinetes com números que não resolvem os anseios da população.
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Depois de dez anos, ônibus em Guarulhos voltam a ter cobrador

Depois de dez anos, Guarulhos, na Grande São Paulo, vai voltar a ter cobradores dentro dos ônibus. Alívio para os cerca de 300 mil passageiros que usam a condução, todos os dias. Hoje, o motorista tinha que cobrar as passagens, além de dirigir, é claro. Ficava de olho no trânsito, uma mão no volante, e a outra no dinheiro.
Depois de muitas reclamações, a Prefeitura de Guarulhos obrigou as empresas a contratar os cobradores. A partir deste domingo (1), toda a frota da cidade vai ter que ter cobradores. Na segunda maior cidade do estado, a maioria dos motoristas trabalha guiando o ônibus e controlando o pagamento dos passageiros.
As empresas tiveram seis meses para se adaptar às novas medidas, que atingem os 650 ônibus que circulam em Guarulhos. O problema é que cerca de 200 coletivos ainda nem têm espaço adequado para o cobrador. “Só milagre”, diz um motorista. Nos ônibus que já estão cumprindo a lei, a felicidade é de quem conseguiu um emprego.
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Terminais vão desafogar Niterói

Urbanista Jaime Lerner apresentou ao prefeito Jorge Roberto o planejamento para disciplinar trânsito e transporte

Cinco terminais de integração, dois mergulhões, reversíveis e mudanças de mão em diversas vias fazem parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner para trazer melhorias ao trânsito e ao transporte de Niterói. O prefeito Jorge Roberto Silveira definiu as propostas como “audaciosas, mas realistas”. O total de investimentos chega a R$ 205 milhões, dos quais R$ 120 milhões virão de contrapartida da iniciativa privada e os R$ 85 milhões restantes serão providos pelo setor público, que, de acordo com o prefeito, deverá contar com ajuda do estado e da União.

Lerner defende que a melhoria nos transportes públicos é o principal fator para resolver os engarrafamentos. Ele anunciou a implantação dos terminais de integração no Centro, Piratininga, Charitas, Caramujo e Largo da Batalha, que receberão ônibus alimentadores de diversos pontos. Com isso, segundo Lerner, mais pessoas deverão optar pelos ônibus, que passarão em intervalos curtos de tempo. “À medida que o serviço fica melhor, mais pessoas vão utilizá-lo e isso vai gerar benefício até para quem vai de carro”, afirma Lerner.
MERGULHÕESA frota de veículos de transporte público no município poderá ser reduzida, sem causar prejuízos à população, segundo Jaime Lerner. Ele calcula que atualmente 600 ônibus circulam dentro da cidade e que 275 mil pessoas se utilizam do serviço em cada dia útil. “É necessário racionalizar e melhorar a oferta”, conclui.

Nos terminais serão construídas espécies de tubos, onde os passageiros poderão comprar as passagens antes da chegada do veículo, agilizando o embarque. Estas plataformas ficarão no mesmo nível da porta dos ônibus, o que também economiza tempo. Lerner diz que, dependendo do numero de passageiros que utilizam cada um dos terminais, o número de tubos poderá dobrar ou triplicar.
Ainda em defesa de um transporte público de qualidade, o responsável pelo projeto não se preocupou em criar mais vagas de estacionamento nas ruas da cidade. “Se existe um bom sistema, a cidade não sofre com problemas de estacionamento”, avalia, acrescentando que o projeto deve ser implementado independente da criação da Linha 3 do metrô, já que, segundo ele, não se deve sacrificar este tempo até as obras começarem.

Outro ponto que chamou a atenção do arquiteto e de sua equipe foi a necessidade de melhorar o fluxo na saída da Ponte Rio-Niterói nos horários de rush. A sugestão é esta: a Rua Marquês de Paraná ganhará novos semáforos, faixas reversíveis e um mergulhão exclusivo para ônibus, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro — projeto que também será implantado na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Praça da Renascença, próximo ao antigo terminal de trens. As ações deverão ajudar no escoamento de veículos em direção à Zona Norte da cidade.
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Recife: Banhistas da praia de Boa Viagem enfrentam ônibus lotado no feriadão

Espera nas paradas era grande e coletivos já vinham cheios na ida e na volta para casa; usuários reclamam do transporte público
Quem não viajou e preferiu curtir o Feriadão de Finados na praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife, e precisou ir de ônibus, teve o desprazer de ficar muito tempo a espera de transporte nas paradas. Quem levou os filhos pequenos sofreu ainda mais.A praia é um destino que atrai muita gente. “Passa a semana trabalhando, no fim de semana a gente quer se divertir um pouco”, diz a dona de casa Rose Maria da Silva. Mas quando os coletivos chegam, já vêm lotados, se queixa a vendedora Andréa Maria Barbosa. “É o jeito, a gente tem que pegar ele, se não chega muito tarde na praia”.

O comerciante Bartolomeu Fernando saiu de casa cedo com a mulher e os filhos, disposto a aproveitar o sol em Boa Viagem. Ele quase desistiu do programa - teve que pegar dois ônibus para ir do Ibura à praia. “Hoje vou fazer duas opções, descer na avenida Recife e tentar pegar outro”, disse. Às 11h30, a família continuava na parada. O táxi acabou sendo a solução.Na volta para casa, no fim da tarde, o problema se repete.
A família de Marília Lima, que foi completa, recolheu o lixo, arrumou as coisas e foi para o carro. Ela diz que eles não encarariam um ônibus. “Ia ser muita contramão, a gente teria que ir para a Conselheiro Aguiar, enfrentar ônibus lotado, o sol quente, com criança”, observa.

No entanto, para muita gente, não há outro jeito. Na volta para casa, correria, empurrão e aperto nos coletivos. Para quem sobe com criança de colo, a situação não é melhor e é bom não contar com a boa-vontade de quem está sentado.

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Prefeitura de Florianópolis fecha parceria com URBS de curitiba para monitorar o trânsito da capital


A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis estabeleceu parceria com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) colocando a disposição da Prefeitura Municipal de Florianópolis equipamentos para aferir a demanda de veículos nas principais vias da cidade.

A parceria foi fruto da visita do secretário de Transportes e vice-prefeito João Batista Nunes às instalações da empresa no começo do mês de outubro, quando esteve na capital paranaense participando do 17° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.

Os equipamentos com sensores que irão medir o tráfego em Florianópolis serão colocados em todas as ruas com grande fluxo no Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, além das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Pela primeira vez será estimado também o número de bicicletas a fim de trabalhar a mobilidade sustentável.

João Batista Nunes alerta como fundamental a medição de tráfego como meta estabelecida pelo Governo que prioriza o transporte coletivo, além dessa pesquisa será providenciado também uma análise de origem/destino de todas as pessoas que se movem na cidade para verificar o deslocamento e os motivos que fazem essas pessoas a realizarem tal deslocamento como: estudo, lazer, trabalho. “Essas ações serão executadas em curto prazo e o diagnóstico priorizará o sistema, principalmente o transporte coletivo na nova licitação”, explica o secretário de Transportes. O engenheiro do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, Carlos Eduardo Medeiros, ressalta que o monitoramento dará subsídios para realizar o planejamento da cidade.

A Urbanização de Curitiba S/A foi criada em 1963 para desenvolver obras de infra-estrutura, programas de equipamentos urbanos, estudos e projetos para o crescimento urbano da cidade. Além disso, a empresa faz o gerenciamento e o planejamento operacional do transporte coletivo, do sistema de táxi e a operacionalização dos sistemas de tráfego e trânsito. A empresa prestará suporte técnico para projetos de transporte e trânsito a serem implantados na capital catarinense a partir da próxima terça-feira, 03.

Segundo o presidente da URBS, Marcos Valente Isfer, a importância da aferição da demanda de veículos em Florianópolis será ajudar o planejamento e mobilidade do trânsito da cidade e consequentemente o melhor planejamento das ações.
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Tarifa de ônibus de Uberaba pode ser reajustada


A tarifa do transporte coletivo pode ter alteração, para mais ou para menos, segundo informa o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.Na quinta-feira, dia 29 de outubro, o prefeito esteve reunido com a diretoria das empresas que estão atuando em Uberaba, a Líder e a Piracicabana. Do encontro ficou definido que o gerenciamento do sistema de transporte coletivo será compartilhado, ficando a cargo de um superintendente da prefeitura e de um diretor de cada empresa.
O prefeito afirmou na reunião que o sistema deve funcionar bem e se autossustentar, destacando que primeiro serão sanadas todas as questões e, depois, será discutida a tarifa.A reportagem do JORNAL DE UBERABA perguntou ao prefeito se vai haver aumento na tarifa.
"É claro que eles [a direção das empresas] querem conversar sobre a tarifa, já que está no edital a instituição da tarifa. Só que quero debater todo o processo de melhoria do sistema, definir as ações e o cronograma para a implantação destas ações. Somente depois disto a gente aceitaria falar sobre tarifa. Mas não sei se a tarifa vai aumentar ou diminuir. O próprio processo licitatório definiu isso. Fiz questão de nem saber isso, exatamente porque os passos são estes. Primeiro concluir o processo licitatório, as empresas começarem a trabalhar, definir o programa de melhoria, quais as ações serão implantadas, e é depois que vamos chegar a este ponto [de avaliar a tarifa].
O sistema se paga e, se a pessoa quiser mais ônibus nos horários de pico, com ninguém em pé, isso é possível, é só colocar mais ônibus no horário de pico, mas a tarifa tem de ser compatível para isso", observa Anderson, tentando amenizar se o usuário poderá aguardar por um possível aumento de tarifa.
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EMTU vai aumentar a fiscalização sobre vans da linha São Paulo-Guarulhos e Começa a Funcionar o Terminal de ônibus Campo Limpo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O prefeito de São Paulo entregou nesta sexta-feira (30) o Terminal de Ônibus Campo Limpo, na zona sul, que vai melhorar as condições de transporte público para 270 mil passageiros por dia, com mudanças em 29 linhas da região. Esses trajetos de ônibus terão alterações escalonadas, que serão implementadas até o final do ano.Durante a inauguração, o prefeito lançou o novo site da SPTrans - São Paulo Transportes, com novas ferramentas para facilitar a navegação pelos serviços de ônibus. O site está disponível no Terminal Campo Limpo em três totens, com acesso livre para a população conhecer o serviço. Os equipamentos são itinerantes e ficarão por cinco dias úteis nos terminais.“O terminal traz mais conforto para os usuários e integra melhor as linhas. Com isso, ele diminui o tempo de viagem. O nosso objetivo é continuar avançando com investimentos que melhorem a qualidade do transporte público”, disse o prefeito.
Localizado na estrada do Campo Limpo, esquina na rua Campina Grande, o terminal tem capacidade para atender 62 mil pessoas por dia e operar com 331 ônibus. Ele receberá as linhas alimentadoras, vindas dos extremos da zona oeste e da região metropolitana oeste e sudoeste, oferecendo itinerários para as regiões de Pinheiros, central, avenida Paulista e estações do Metrô.
As linhas locais, ou alimentadoras, ficarão com itinerários menores e isso possibilitará um número maior de partidas, diminuindo o intervalo entre os ônibus. Cada bairro terá uma solução diferente, dentre as quais, maior oferta de viagens, um novo tipo de veículo na operação e uma maior opção de destinos. As linhas troncais serão equipadas com veículos novos e com maior capacidade, oferecendo mais conforto aos usuários.“Em toda a estrada do Campo Limpo, no horário de pico dos ônibus, nós proibimos o estacionamento nos dois lados para que os ônibus possam sair mais rapidamente do terminal”, explicou o secretário municipal de Transportes, sobre as adaptações no local.

Instalada em um terreno de 21.000 m², a obra conta com área coberta de 9 mil m², sendo 8.200 m² de plataformas, acessos e travessias; e 800 m² de edifícios operacionais (Centro Operacional, bilheteria, subestação e bicicletário). Em breve, o terminal terá também quiosques de atendimento e de alimentação.O custo total é de R$ 43 milhões. Até o momento, foram investidos R$ 31 milhões. Outros R$ 12 milhões serão destinados para compensação ambiental, prevista para 2010.

O Terminal Campo Limpo vai beneficiar os bairros Jardim Rosana, Jardim das Rosas, Jardim Helga, Jardim Macedônia, Valo Velho, Campo Limpo, Jardim Guarujá, Jardim Maria Sampaio, Inocoop, Jd. Rebouças, Parque do Lago, Parque Ipê, Jardim Mitsutani, Parque do Engenho e Jardim das Virtudes.
Os abusos cometidos pelos motoristas do transporte coletivo se repetiram nesta sexta (30). O novo terminal de ônibus de Campo Limpo, na Zona Sul da capital, começou a funcionar hoje. Veja na reportagem do SPTV.


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Já está no Senado Federal um novo projeto de lei de estímulo à desoneração tarifária, ou seja, de redução do preço das passagens do transporte público


Depois de quatro ou cinco anos de discussão, já está no Senado Federal um novo projeto de lei de estímulo à desoneração tarifária, ou seja, de redução do preço das passagens do transporte público coletivo do País. Se for sancionada pela Presidência da República e realmente posta em prática, a futura lei poderá representar uma redução de até 15% no preço das tarifas dos serviços urbano e metropolitano, por meio de ônibus, microônibus, metrô, trem metropolitano e trólebus.
No sistema da Região Metropolitana do Recife, a passagem cairia de R$ 1,85 para R$ 1,60, aproximadamente. São R$ 0,25 a menos no bolso do trabalhador, o que ajuda.O projeto institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) e condiciona a participação aos sistemas que tenham rede integrada de transportes ou possuam o bilhete único temporal (como em São Paulo, onde a pessoa tem um tempo estipulado para pegar vários ônibus pagando uma única passagem). Podem participar do Reitup, municípios, Estados e pessoas jurídicas prestadoras de serviços de transporte público, cada um com deveres e direitos. No caso do poder público, a contrapartida é a redução, isenção ou não incidência dos tributos de sua competência, como ISS e ICMS, sobre os serviços de transporte e os insumos utilizados para a operação desses sistemas.
Se vingar, projeto de lei poderá representar uma redução de até 15% no preço das passagens de ônibus do País.
Para as pessoas jurídicas prestadoras de serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano, as exigências são aderir e concordar com todas as regras do Reitup, não estar em débito com o INSS ou com as fazendas públicas federal, estadual e municipal e ter transparência sobre toda a movimentação do sistema. Em troca, os benefícios são muitos: redução a zero das alíquotas da contribuição do PIS/Pasep, Cofins e Cide incidentes sobre o faturamento dos serviços de transporte público coletivo e na aquisição dos insumos necessários, como óleo diesel, gás veicular e outros combustíveis, desde que renováveis e não-poluentes, além de chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar, utilizados diretamente na prestação de serviço. E ainda na energia elétrica utilizada na alimentação, tração e funcionamento de metrôs, trens metropolitanos e trólebus, inclusive centros de controle e estações, e na iluminação de terminais e abrigos de passageiros.

Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, Dilson Peixoto está otimista com a aprovação integral do projeto, que, por ser substitutivo, passa automaticamente pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado Federal. Além de ter como relator o deputado Carlos Zarattini, da base aliada do governo, o substitutivo conta com o aval da Frente de Prefeitos, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), além de outras entidades sérias ligadas ao transporte de massa brasileiro. A previsão é de que seja votado no Senado até o fim do ano.
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