Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Terminais vão desafogar Niterói

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Urbanista Jaime Lerner apresentou ao prefeito Jorge Roberto o planejamento para disciplinar trânsito e transporte

Cinco terminais de integração, dois mergulhões, reversíveis e mudanças de mão em diversas vias fazem parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner para trazer melhorias ao trânsito e ao transporte de Niterói. O prefeito Jorge Roberto Silveira definiu as propostas como “audaciosas, mas realistas”. O total de investimentos chega a R$ 205 milhões, dos quais R$ 120 milhões virão de contrapartida da iniciativa privada e os R$ 85 milhões restantes serão providos pelo setor público, que, de acordo com o prefeito, deverá contar com ajuda do estado e da União.

Lerner defende que a melhoria nos transportes públicos é o principal fator para resolver os engarrafamentos. Ele anunciou a implantação dos terminais de integração no Centro, Piratininga, Charitas, Caramujo e Largo da Batalha, que receberão ônibus alimentadores de diversos pontos. Com isso, segundo Lerner, mais pessoas deverão optar pelos ônibus, que passarão em intervalos curtos de tempo. “À medida que o serviço fica melhor, mais pessoas vão utilizá-lo e isso vai gerar benefício até para quem vai de carro”, afirma Lerner.
MERGULHÕESA frota de veículos de transporte público no município poderá ser reduzida, sem causar prejuízos à população, segundo Jaime Lerner. Ele calcula que atualmente 600 ônibus circulam dentro da cidade e que 275 mil pessoas se utilizam do serviço em cada dia útil. “É necessário racionalizar e melhorar a oferta”, conclui.

Nos terminais serão construídas espécies de tubos, onde os passageiros poderão comprar as passagens antes da chegada do veículo, agilizando o embarque. Estas plataformas ficarão no mesmo nível da porta dos ônibus, o que também economiza tempo. Lerner diz que, dependendo do numero de passageiros que utilizam cada um dos terminais, o número de tubos poderá dobrar ou triplicar.
Ainda em defesa de um transporte público de qualidade, o responsável pelo projeto não se preocupou em criar mais vagas de estacionamento nas ruas da cidade. “Se existe um bom sistema, a cidade não sofre com problemas de estacionamento”, avalia, acrescentando que o projeto deve ser implementado independente da criação da Linha 3 do metrô, já que, segundo ele, não se deve sacrificar este tempo até as obras começarem.

Outro ponto que chamou a atenção do arquiteto e de sua equipe foi a necessidade de melhorar o fluxo na saída da Ponte Rio-Niterói nos horários de rush. A sugestão é esta: a Rua Marquês de Paraná ganhará novos semáforos, faixas reversíveis e um mergulhão exclusivo para ônibus, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro — projeto que também será implantado na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Praça da Renascença, próximo ao antigo terminal de trens. As ações deverão ajudar no escoamento de veículos em direção à Zona Norte da cidade.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960