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Recife: Motoristas protestam na Conde da Boa Vista

sexta-feira, 5 de junho de 2009


Um grande engarrafamento se formou ontem na avenida Conde da Boa Vista depois que motoristas de ônibus da Região Metropolitana do Recife resolveram realizar uma operação tartaruga. A mobilização ocorreu em protesto contra as multas que estão sendo aplicadas aos motoristas por meio de câmeras de trânsito instaladas no semáforo de pedestres do cruzamento da avenida com a rua Sete de Setembro. As câmeras fotografam os ônibus que avançam o sinal vermelho ou param em cima das faixas de pedestre. Alguns motoristas resolveram diminuir a velocidade dos ônibus, por volta das 17h30, e um congestionamento se formou em questão de segundos. A via ficou engarrafada até as 18h30.
“Tenho vários colegas com mais de seis multas nesse sinal. Ele é muito rápido. Além disso, os pedestres passam no sinal verde. Quando vamos passar, o sinal fica vermelho novamente. O pior é que as empresas estão cobrando as multas e dando suspensão aos motoristas”, comentou o motorista da Vera Cruz, Arnaldo José.
Em nota à Imprensa, a CTTU afirmou que irá marcar uma reunião, para próxima semana, com representantes do sindicato dos motoristas e do Grande Recife Consórcio de Transporte para avaliar a possibilidade de se instalar um contador regressivo no sinal. Mas, ressalta na nota que “independente da existência desse equipamento, os motoristas precisam respeitar o semáforo para a segurança deles e dos pedestres”.
A reportagem da Folha de Pernambuco se dirigiu até o semáforo e constatou uma série de infrações dos motoristas e pedestres. Depois que o semáforo é acionado por um pedestre, demora dois minutos para fechar e o motorista tem todo esse intervalo de tempo para cruzá-lo. No entanto, muitos passam pelo sinal verde no momento em que o trecho da avenida, após o semáforo, está ocupado por outros ônibus.
Com isso, o coletivo fica sobre a faixa de pedestre e as câmaras são acionadas. Essa situação se repetiu várias vezes, durante os 20 minutos que a reportagem esteve no local. Quanto aos pedestres, a grande maioria não respeita o período de 21 segundos que é destinado a sua travessia e atravessam a via a qualquer momento.
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BH: Pontos de ônibus na Avenida Senhora do Carmo são alterados


Mais agilidade na operação de embarque e desembarque e segurança para os usuários são objetivos da mudança trazida pela Rota Sul Com o objetivo de melhorar o embarque e desembarque de passageiros e proporcionar mais segurança aos passageiros, a BHTRANS altera pontos de parada de ônibus na Avenida Senhora do Carmo, a partir de 3 de junho.

As melhorias fazem parte do projeto em execução na Avenida Senhora do Carmo, o Rota Sul.Dois pontos de parada hoje existentes, entre as Ruas Maldonado e Mendoza (em frente à loja Macal), terão as linhas redistribuídas entre eles para garantir mais conforto aos usuários.

O ponto denominado Macal 1 ficará destinado às linhas 3050, 3055, 8001 A, 8106, 3051 (exceto domingo e feriado) e 3052 (somente domingo e feriado).

No outro, o Macal 2, vão parar as linhas 2004, 2104, 4034 e 9250 do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte e as linhas 3832, 3833, 3837, 3838, 3842 3900, 3905, 3910, 3915, 3932, 3933, 3937, 3938, 3942, 3943, 3947, M1003, M1122, M1128 de gerenciamento do DER-MG.

A segunda mudança é a desativação de dois pontos localizados entre as Ruas Mendoza e Bolívia (um em frente ao Shopping Sul e o outro em frente ao supermercado Verdemar) e a criação de dois outros no passeio em frente ao posto Shell.

As distâncias entre os antigos e os novos pontos são de 38 e 106 metros, respectivamente.No novo ponto, denominado Shell 1, vão parar as seguintes linhas 3050, 3055, 8001 A, 8106, 3051 (exceto domingo e feriado) e 3052 (somente domingo e feriado).

E o Shell 2 é destinado às linhas municipais 2004, 2104 e 9250 e às linhas intermunicipais 3832, 3833, 3837, 3838, 3842, 3900, 3905, 3910, 3915, 3932, 3933, 3937, 3938, 3942, 3943, 3947, M1122, M1128.
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Superlotação é principal queixa contra ônibus intermunicipais em São Paulo

Nessa reportagem, vemos como a EMTU demora para resolver os problemas da superlotação em São Paulo, pessoas se expremendo dentro dos coletivos para poderem irem trabalhar e voltar pra casa, e ai fica a pergunta, é dessa forma que temos que icentivar as pessoas que usam o carro a usarem o transporte público?



Passageiros se queixam da falta de qualidade nos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) catalogou reclamações dos passageiros que usam as linhas intermunicipais. Vinte e três linhas foram apontadas como as piores.
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População continua cobrando melhorias no transporte coletivo de Montes Claros-MG


Atrasos e ônibus lotados. Estas são as duas principais reclamações dos usuários do transporte coletivo urbano de Montes Claros.
As campeãs de reclamações são as linhas, 72 e 92, Renascença – Maracanã; 11, São Geraldo Fábrica de Cimento e 41, Alto da Boa Vista Rodoviária.
Maria Augusta Ruas afirma que diariamente utiliza o transporte coletivo para se ir ao trabalho. Frisa que inúmeros são os problemas que vêm acontecendo na linha 41.
De acordo com ela, alguns motoristas não param ao usuário sinalizar, e ainda tem o problema das duas lotações passarem nos pontos praticamente nos mesmos horários.
LOTADA
Moradores que utilizam a linha 72 e 92, Maracanã – Renascença, reclamam o fato dos lotações estarem sempre lotados. De acordo com o usuário, Flávio Ribeiro, estudante, pega o ônibus às 6h30 e considera uma aventura ou um desafio.
- Considero esta linha como uma das piores. Os lotações estão sempre cheios. A empresa responsável por operar a linha ou a MC-Trans têm que tomar providências o quanto antes, pois do jeito que está não dá para continuar mais - desabafa.
ÔNIBUS
De acordo com a assessoria de Comunicação da prefeitura, a MCTrans fiscaliza e controla as reclamações dos usuários no sentido de amenizar o problema. Outra informação passada é que as empresas não dispõem de linhas para atender toda a cidade, mas, com o sistema integrado que será implantado possibilitará a disponibilização de mais linhas.
Ainda segundo a Ascom, o grande número de veículos no centro da cidade e os congestionamentos têm provocado também, atrasos nos lotações. Outra informação diz respeito a 13 novos ônibus, que serão disponibilizados, no sentido de atender a demanda em algumas linhas.

- Segundo a gerente executiva da ATCMC- Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros, Jaqueline Camelo, sobre as linhas 72 e 92, a informação é que 10 carros estavam fazendo o trajeto e que houve um acréscimo de mais quatro carros e divididos dois para cada linha.
Salienta ainda que a frequência em termos de horários passou de 12 em 12 minutos para seis em seis minutos.
Quanto às linhas 11 e 41 até o fechamento desta edição, a ATCMC não passou à reportagem, qualquer informação no sentido de resolver os problemas citados na matéria.
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Campo Grande: Novo Terminal Rodoviário terá inovações tecnológias para acompanhamento da frota


O prefeito Nelson Trad Filho visitou nesta manhã as obras do Terminal de Integração localizado defronte à Escola Estadual Hércules Maymone, na Avenida Zahran. O projeto, orçado em cerca de R$ 1 milhão, será entregue para a população em agosto e trará algumas inovações que devem servir de modelo para a modernização dos terminais rodoviários da capital.Localizado em um ponto estratégico de convergência e integração - ligando a região do bairro Tiradentes, na saída para São Paulo, à região do Shopping - em frente a um dos maiores colégios da cidade, o projeto muda o padrão dos terminais rodoviários de Campo Grande, apostando na tecnologia e na informação e incentivando o uso do cartão eletrônico para agilizar o embarque e otimizar o processo de escoamento do transporte público."Este novo terminal é resultado da nossa constante busca pela modernização e qualidade do transporte coletivo. É um ponto de integração inteligente, feito com as técnicas mais modernas, que será colocado em operação para dar mais agilidade e conforto aos usuários do transporte coletivo de nossa cidade", afirmou o prefeito.

Inovações

Um dos diferenciais do novo terminal será um sistema de rastreamento dos veículos com o objetivo de controlar todo o trajeto e, assim, informar ao usuário sobre o tempo de espera para cada ônibus e, também, fazer com que o poder público e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) possam controlar o sistema de formas mais eficiente.

Este acompanhamento será feito por meio de monitores disponíveis no próprio terminal e em outros locais de grande fluxo de passageiros, onde o usuário poderá verificar o tempo de espera para a sua linha de ônibus e assim se programar melhor."Este será um modelo a ser expandido para outros terminais. Juntamente com a Assetur, poderemos implementar um sistema de rastreamento de toda a frota de ônibus coletivos em Campo Grande, trazendo vários benefícios, como a melhoria da fiscalização e do serviço", assegurou o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior.

Câmeras reduzem índice de violência no transporte coletivo

A instalação de câmeras nos ônibus do transporte coletivo de Campo Grande está gerando resultados práticos. Dois meses após a instalação do equipamento em 28 veículos que servem a 12 linhas que circulam pela capital, o índice de assaltos nestes ônibus caiu a zero. Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior, a tendência agora é que o projeto de dotar toda a frota com câmeras de vigilância seja ampliado e acelerado para ser concluído até 2010.
“Nestes dois meses observamos que tivemos três assaltos logo no início, quando a existência das câmeras ainda não havia sido divulgada, e a partir daí não tivemos mais nenhum problema nestes ônibus, embora em algumas outras linhas ainda tenham sido registrados assaltos, o que aponta a necessidade de dar continuidade ao projeto”, afirmou Rudel.
Segundo Rudel, nos três assaltos ocorridos em linhas dotadas de câmeras, os assaltantes foram filmados e o material entregue à polícia civil. “Em apenas um dos casos o bandido tentou quebrar a câmera, mas ele foi filmado e identificado antes”, assegurou.
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Grande Recife lança VEM Trabalhador

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dando continuidade a implantação do novo modelo de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte anuncia, hoje, o detalhamento do início da operação do VEM Trabalhador, que irá substituir o Vale Transporte (nas versões eletrônica e papel). Atualmente, mais de 450 mil trabalhadores utilizam o vale transporte diariamente para seu deslocamento casa/trabalho. Dezoito mil empresas, públicas e privadas, estão cadastradas junto ao Grande Recife para a utilização do serviço. O VEM Trabalhador entra em funcionamento no início de junho.
O fim do vale papel é um reivindicação antiga dos empregadores. Apesar da fiscalização intensa, muitos usuários utilizam de forma errada o vale papel o que possibilitou a criação de um mercado paralelo, onde este tipo de produto é vendido para pessoas que não têm direito ao benefício, provocando prejuízos para as empresas. Assim como o VEM Estudante – cuja venda de créditos pela Internet será iniciada no próximo dia 01 de junho - o VEM Trabalhador oferecerá todo o conforto e segurança do carregamento embarcado (que possibilita a inserção dos créditos no cartão eletrônico dentro do próprio ônibus).
Atualmente cerca de 150 mil cartões são utilizados por funcionários da rede pública e 300 mil usuários/empregados utilizam o bilhete na rede privada. A implantação do serviço trará mais segurança devido ao fim do manuseio, movimentação e estocagem dos bilhetes por parte das empresas. Para os funcionários os benefícios serão ainda maiores, pois os mesmos não precisarão se deslocar até um ponto da rede credenciada para a recarga, ou ter que entregar o cartão e aguardar a recarga por parte da empresa.

Cerca de 300 mil estudantes que utilizam o bilhete serão diretamente beneficiados pelo no modelo. Além da modalidade embarcada, os estudantes contarão com a opção de continuar carregando os cartões no posto de atendimento da Praça Maciel

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Shows de música nos terminais de ônibus de São Paulo


O projeto SPTrans Cultural, concebido em 2009 pela SPTrans, tem o objetivo de levar arte, cultura e entretenimento para público usuário de transporte público da cidade.
A primeira iniciativa do projeto é o programa Som Jovem, que promove a apresentação de grupos musicais de diferentes estilos, duas sextas-feiras (29/05 e 26/06), a partir das 18 horas. O primeiro show será nesta sexta-feira, dia 29 de maio, no Terminal Lapa, com a apresentação do grupo Duo Jazz Gui. No dia 26 de junho, será a vez do grupo Bula da Cumbuca que vai tocar samba de raiz no Terminal Mercado.
Trazendo grupos de rock, samba, jazz, sertanejo, rap, entre outros, o SPTrans Cultural também aproveita o espaço público para incentivar os novos artistas paulistanos. No início do ano foi aberto um edital de chamamento, para o qual foram recebidas 362 inscrições de artistas interessados. Desses, 243 foram selecionados. A escolha dos cantores e bandas foi feita por uma curadoria formada por músicos, DJS, produtores e jornalistas*.
Para a concretização dessa iniciativa, a SPTrans contou com o apoio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude
"Existe um número muito grande de artistas qualificados que não são conhecidos. É importante que eles tenham um espaço, que 'saiam da garagem' e proporcionem, através da música, divertimento para a população", afirma o coordenador da Coordenadoria da Juventude, Rafael Parra Castilho.
"É muito gratificante para nós, da SPTrans, poder contribuir para melhorar a qualidade do cotidiano dos milhões de passageiros que circulam de ônibus diariamente na cidade", declara Anna Flavia Vicentini, gerente de Marketing da SPTrans e responsável pelo SPTrans Cultural.
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Curitiba: Estações tubo serão climatizadas


As estações-tubo do Inter 2 ficarão climatizadas após a conclusão das reformas que estão sendo feitas pela Prefeitura de Curitiba. Esta adequação faz parte das melhorias para receber os ônibus articulados Inter 2. Em todas as estações estão sendo colocadas plataformas de concreto em frente de cada parada. As mudanças também permitirão melhor vazão ao embarque e desembarque de passageiros. Por dia, o Inter 2 transporta 77 mil passageiros.Com as mudanças, a circulação natural do ar será favorecida dentro da estação, ficando mais agradável, seja em dias de calor ou de frio. As novas estações serão mais altas e em nível mais elevado do chão, permitindo a troca com o ar ambiente. Equipes trabalham na elevação das estações em pontos como as estações-tubo Agrárias, Praça das Nações e Teffé. Outra melhoria é a ampliação das estações-tubo. As novas estações ficarão em média com 11 metros de largura, contra os atuais sete metros. Com o aumento de mais de 50% na capacidade das estações, foi possível criar uma nova porta de embarque para os ônibus articulados. Também está sendo trocada a parte elétrica das estações, que ficarão mais modernas. O acesso às estações-tubo também será adaptado para pessoas com deficiência. Dentro do projeto de reforma, estão previstas calçadas antiderrapantes, que darão mais segurança aos passageiros.A Prefeitura reformará as estações-tubo Xaxim, Salgado Filho, Jardim das Américas, Colégio Militar, Praça das Nações, Agrárias, Centro Cívico, Assembléia, Tribunal de Justiça, Teffé, Praça das Bandeiras, Detran, Praça das Mercês, Santa Quitéria, Terminal Cabral, Terminal Capão da Imbuia e Terminal Hauer.Ônibus - Dos 70 ônibus que fazem a linha, 40 serão trocados por veículos articulados. Onze deles já foram substituídos. A principal diferença entre os dois tipos de veículo está na capacidade de transporte. Enquanto o ligeirinho padrão leva 110 passageiros, tem 12 metros de comprimento e duas portas de acesso, o articulado tem capacidade para 160 pessoas, três portas e 18 metros de comprimento (seis metros a mais que o ônibus normal). Por enquanto, o embarque e desembarque têm sido feitos apenas por duas portas, até que as estações sejam ampliadas.O ligeirinho Inter 2 é a principal linha direta do sistema de transporte de Curitiba, com uma média de 77.298 passageiros por dia útil. Os ônibus fazem um percurso circular de quase 38 quilômetros em cada viagem, passando por 12 bairros, no sentido horário e anti-horário. A ampliação da capacidade da linha faz parte do Programa de Transporte Urbano, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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