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Em SP, Tarifas de transporte intermunicipal rodoviário e suburbano terão atualização a partir de julho

domingo, 29 de junho de 2025

As tarifas do transporte intermunicipal rodoviário e suburbano de passageiros em São Paulo serão atualizadas em 5,32% a partir de 1º de julho de 2025. O percentual segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses, indicador oficial de inflação do país, considerado o parâmetro mais adequado para o momento, pois reflete diretamente no poder de compra da população.

A medida está alinhada às análises técnicas da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e respeita a prerrogativa da Administração Pública de definir o percentual de reajuste a ser aplicado, de forma a garantir a continuidade dos serviços prestados aos usuários.

O percentual aplicado segue critérios objetivos e técnicos, preservando o poder de compra dos cidadãos e proporcionando previsibilidade para o planejamento do setor. O reajuste tarifário, conforme o entendimento jurídico da Procuradoria Geral do Estado, não configura obrigações legais ou contratuais, sendo uma decisão administrativa baseada em juízo de conveniência e oportunidade.

A atualização faz parte de um processo transparente, ampliado por pareceres técnicos e jurídicos, referente ao sistema de transporte intermunicipal paulista.

Informações: Artesp

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Começam as obras da expansão da Linha 1 do Metrô-DF em Samambaia

Começaram as obras da expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), com destaque para a construção do Emissário Samambaia, as duas novas estações 35 e 36 e a estação de energia SR63. As obras são executadas pelo Consórcio CG–JFJ, vencedor da licitação para a expansão de Samambaia.

Localizado no Parque Gatumé e formado por uma bacia de amortecimento e um canal de restituição de águas pluviais, o emissário fica distante cerca de 5,5 quilômetros da nova via do Metrô-DF e é essencial para a proteção não só da via, mas da região administrativa contra problemas durante o período chuvoso, ao reduzir inundações, erosões e danos ambientais, trazendo benefícios tanto para os moradores quanto para o meio ambiente.

"A construção da bacia está sendo realizada em uma área com vegetação local, e todos os estudos necessários foram conduzidos para garantir o respeito às normas e legislações ambientais", informa o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. "As obras receberam todas as licenças ambientais exigidas, emitidas pelos órgãos competentes, e foram planejadas para minimizar os impactos e para preservar a vegetação e os recursos hídricos da região", completa.

Nas Estações 35, 36 e SR63, os canteiros de obras das estações encontram-se em fase de finalização. O canteiro é o ponto inicial para a execução da obra propriamente dita e, até o momento, já foi concluída a terraplenagem na estação 35 e também na SR63 e estão em andamento os serviços de armação de blocos, vigas baldrames e estacas das fundações e estruturas destas duas áreas. A estação 36 encontra-se com o canteiro de obras em fase de finalização.

Ordem de serviço

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no último dia 19 de fevereiro pela vice-governadora Celina Leão, em cerimônia realizada no auditório do Complexo Administrativo e Operacional (CAO) do Metrô-DF em Águas Claras. Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul.

Ao longo do trajeto, haverá duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados de área construída: as estações nº 35 e nº 36 serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico, sendo que esta última passará a ser a estação final do trecho de Samambaia.

Também serão construídos três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população. A estimativa é beneficiar entre 12 mil e 15 mil pessoas que utilizarão o transporte diariamente, gerando impacto positivo no desenvolvimento de todo o bairro e na mobilidade da população do DF.

Expansão

A expansão da linha 1 do Metrô do Distrito Federal em Samambaia integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília e decorre da previsão legal para Expansão da Rede Ferroviária de Brasília, disposta na Lei n° 4.566, de 4/5/2011.

A obra em Samambaia conta com a realização de projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.

O consórcio CG–JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. A previsão inicial de custo da obra é de R$ 348.976.013,45 em valores atualizados (que chega a mais de R$ 400 milhões com os demais custos associados) e a estimativa de prazo de execução é de 2,5 anos a 4 anos. Os recursos para a realização da obra são do Governo do Distrito Federal (GDF) e do BNDES e já foram investidos, até o momento, R$ 16.361.795,24.

O Metrô-DF tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta entre 160 mil e 180 mil usuários por dia útil.

A via do Metrô-DF possui o formato de Y. Dessa forma, 19,19 km constituem o eixo principal e interligam a Estação Central (localizada na Rodoviária do Plano Piloto) à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras até Ceilândia Norte. O outro ramal, com 8,8 km, abrange o trecho que liga a estação Águas Claras a Samambaia.

*Com informações do Metrô-DF

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População de Curitiba é atendida com 4 novas linhas de ônibus e mais integração no Interbairros III

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, nesta sexta-feira (27/6), na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs), a criação de mais quatro linhas do transporte coletivo - Cabral/Estação PUC, Vila Tiradentes/CIC, Tatuquara/Sítio Cercado e Batel/Mossunguê - além de mais uma integração da linha Interbairros III. As novidades devem beneficiar cerca de 20 mil passageiros/dia e valem a partir deste fim de semana.

“São quatro novas linhas e mais a nova integração do Interbairros III na Linha Verde, novidades que eram demandas da população e que vão melhorar o transporte coletivo da nossa cidade”, disse o prefeito ao apresentar os novos itinerários no Centro de Controle Operacional (CCO) do transporte coletivo da capital. Com os novos itinerários, Curitiba passa a ter 243 linhas de ônibus.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, as mudanças vão trazer mais integrações e deslocamentos eficientes no dia a dia. “A população terá mais conforto e acesso mais rápido ao transporte coletivo, com pontos mais próximos dos seus locais de origem”, disse Maia Neto.

Cabral/Estação PUC
Uma das principais novidades é o Ligeirinho 220 - Cabral/Estação PUC, que vai circular nos dias úteis entre o Terminal Cabral e a estação-tubo PUC, no cruzamento da Linha Verde com a Avenida Senador Salgado Filho, no Prado Velho. A linha, que era um pedido da população, vai atender 6,5 mil passageiros por dia. 

O trajeto, de 16,9 km (ida e volta), prevê passagem também pelas estações PUC (Rua Imaculada Conceição), Paiol, Rodoferroviária e Agrárias e pelos pontos nas ruas Comendador Silveira, Conselheiro Laurindo, João Negrão, Padre Germano Mayer e Jaime Balão. O novo Ligeirinho será do tipo “duplo ataque”: vai parar tanto em estações-tubo quanto em pontos de rua. Com o início da operação da nova linha, a 518 - PUC/Rodoferroviária será desativada.  

“É uma inovação, são ônibus novos que vão atender tanto o passageiro que está na rua quanto o que está na estação-tubo”, disse o prefeito.  Saiba mais sobre a linha AQUI

Vila Tiradentes/CIC
Outra nova linha é a 709 - Vila Tiradentes/CIC, que será mais uma opção para os passageiros que já utilizam diariamente as linhas 721-Mario Jorge e 653-Sabará. A nova linha nasce como uma extensão da 668-Casa de Custódia, que operava apenas dois dias da semana e será desativada. 

Com circulação diária a partir deste sábado (28/6), Vila Tiradentes/CIC tem potencial para atrair até 3,2 mil passageiros/dia útil e contará com pontos de parada nas ruas dos Palmenses, Estrada Velha do Barigui, Manoel Eurico de Miranda, Lauro Schereiber, Manoel Lopes Haygert e Águas do Passaúna. O trajeto é de 12,9 quilômetros (ida e volta). Saiba mais sobre a linha AQUI

Tatuquara/Sítio Cercado
Com trajeto de 29,6 quilômetros, a nova linha 708 - Tatuquara/Sítio Cercado vai ligar os dois terminais, com pontos de parada nas seguintes ruas: São José dos Pinhais, Nova Aurora, Ourizona, Helena Grodzki, Estrada do Ganchinho, Nicola Pelanda, Valdomir Rodrigues, João Batista Bettega Júnior, Estrada Delegado Bruno de Almeida, Antônio Zanon, Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, Engenheiro João Kloss, Odis Gomes da Rocha e Presidente João Goulart. 

A linha atende a uma demanda da população e vai atender os trabalhadores do no centro de distribuição Condor e os frequentadores do Santuário da Divina Misericórdia. A linha está disponível a partir deste sábado (28/6). Saiba mais sobre a linha AQUI

Batel/Mossunguê
A partir deste domingo (29/6), entrará em funcionamento a linha 725 - Batel/Mossunguê com pontos de embarque e desembarque nas ruas Bispo Dom José, Gonçalves Dias, Jerônimo Durski, Gastão Câmara, Rodovia do Café (Governador Ney Braga), BR-277, José Izidoro Biazetto, Pedro Nicco, Doutor Brasílio Vicente de Castro, Jeremias Maciel Perretto, Isabel Maria Sikorski Moscalevski e Doutor João Motter. 

A linha vai funcionar exclusivamente aos domingos e vai atender solicitação de profissionais que trabalham nos hospitais Ônix Notre Dame, Santa Cruz e da Visão e no Shopping Pátio Batel. A nova linha funcionará como uma extensão dominical da linha 814 – Mossunguê. Saiba mais sobre a linha AQUI

Interbairros III
A Urbs também está implantando uma nova integração da linha 030 - Interbairros III, que passará a ter embarque e desembarque na estação-tubo São Pedro, na Linha Verde a partir deste sábado (28/6). Com a nova parada, serão ampliadas as possibilidades de integração com as demais linhas que param no local, como 350 - Ligeirão Atuba/Pinheirinho, sentido Estação Atuba; 550 - Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes, sentido Praça Carlos Gomes, 624 - Vila São Pedro, sentido Terminal Capão Raso e 625 - Gramados. Serão beneficiados os 8 mil passageiros por dia da linha. 

A linha 030-Interbairros III circula entre os terminais Capão Raso e Santa Cândida, com paradas também nos terminais Carmo, Oficinas e Bairro Alto. Saiba mais AQUI

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Marcopolo Rail conclui exportação de trens para o Chile

A Marcopolo Rail fez o embarque de mais dois carros para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país. Com isso, a divisão especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários concluiu o fornecimento das três composições previstas para este ano no mais importante negócio internacional realizado.

“O objetivo agora é acompanhar a entrega das composições e dar suporte nos testes de campo, que serão realizados ao longo do segundo semestre, para que os veículos possam entrar em operação ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas das zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Os trens vão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O contrato com a EFE inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção.

Veículos modernos e eficientes
As unidades do modelo Prosper fornecidas são modernas, eficientes e bidirecionais, pois possuem cabines de operação em cada extremidade. As composições têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado. São três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma, com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.

“O negócio com a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, reforça a posição da Marcopolo Rail como player importante no cenário metroferroviário internacional e fortalece nossa atuação neste mercado, o que pode facilitar a nossa entrada em outros países da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos”, afirma Petras Amaral Santos.

Transformação da mobilidade sobre trilhos
Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

Além do fornecimento à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos estão o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail e que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Informações: Jornal de Brasília

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Atraso do BRT-ABC deixa 158 milhões sem ligação direta à Capital

“Se entregar em 2028, está rápido ainda. Está muito lento e tem pouca equipe”, descreveu um funcionário da equipe de obras, que trabalha para tirar do papel o tão esperado BRT-ABC, sistema de ônibus rápidos via corredores exclusivos, que deveria já ter transportado cerca de 157,7 milhões de passageiros entre a região e a Capital, se considerar a média diária prevista e a perspectiva inicial de entrega do serviço. Entretanto, quem observa os avanços das intervenções, não consegue acreditar que o corredor será entregue em junho de 2026, após cinco adiamentos por parte do governo do Estado de São Paulo.

O Diário percorreu nesta sexta-feira (27) o trajeto previsto para o BRT-ABC, entre São Bernardo, passando por Santo André e São Caetano, até a Estação Tamanduateí, uma das últimas paradas do corredor, que se estende um pouco mais para a Estação Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. Ambas as paradas garantiriam acesso rápido ao sistema metroferroviário à população do Grande ABC, se os ônibus já circulassem onde hoje só há canteiro de obras, entulhos, sujeiras, lama, vegetação, animais abandonados e transeuntes.

As obras começaram no corredor em fevereiro de 2022 e tinham como previsão inicial conclusão em 18 meses, ou seja, em julho de 2023. A partir desse prazo, a estimativa da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que assume as atribuições da extinta EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), era de 173 mil passageiros fossem atendidos por dia. No entanto, com a nova previsão, já é possível calcular, no mínimo, 912 dias de atraso para o início dessa operação.

A reportagem conversou com os trabalhadores desse projeto ao longo do caminho, que atuam no Grande ABC, como na Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, e em São Paulo. O Diário informou ambas as equipes que a previsão do Estado para o BRT-ABC ser inaugurado seria para o fim do primeiro semestre de 2026. Nos dois casos, a reação dos colaboradores foi a mesma: risada. “Talvez em 2040”, brincou um funcionário, que fazia parte de um grupo de pessoas, que desembarcava no período da tarde de um ônibus que transportava a mão de obra após mais um dia de trabalho.

Os olhares de quem está no dia a dia do corredor de ônibus são um contraste com a visão otimista que o vice-governador Felicio Ramuth (PSD), que naquela ocasião estava no comando do Estado, apresentou ao lado de prefeitos da região em janeiro deste ano, em São Bernardo, na Parada Metrópole, que é atualmente é um modelo isolado de paradas do BRT-ABC. “O corredor tem previsão de entrega em janeiro de 2026”, disse à época. Três meses depois, o prazo foi estendido para junho do mesmo ano.


Enquanto não sai do papel, o Grande ABC se lembra que o BRT veio com a missão de substituir a finada Linha 18-Bronze de monotrilho, que faria o mesmo trajeto, inicialmente previsto, até Tamanduateí, conectando-se com as linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O ramal contaria com 27 trens com capacidade de transportar 653 passageiros cada um. Em maio, o Estado decidiu desembolsar cerca de R$ 344 milhões para dar fim à briga judicial com a concessionária que administraria o ramal por 25 anos.

Assim, o Grande ABC segue sem monotrilho e sem BRT, à espera de um acesso rápido à Capital, custando acreditar de que em breve será diferente.

Informações: Diário do Grande ABC 

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Projeto de trem Salvador-Feira é apresentado a secretarias estaduais

O projeto de construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana foi apresentado por empresários, nesta sexta-feira, 27, a integrantes do governo da Bahia, durante a reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI). A ideia da implantação do novo modal, com trens de alta velocidade, já havia sido levada anteriormente ao Ministério do Transportes, que colocou o projeto — elaborado pela TIC Bahia — sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização.

De acordo com o assessor especial da Seplan e coordenador do GTI, Antônio Alberto Valença, o projeto vem sendo aprimorado ao longo dos anos, com a participação direta do governo do estado.

“Inicialmente, a proposta previa o transporte exclusivo de passageiros. Mas, em diálogo com o governo do estado, o modelo foi atualizado para também permitir o transporte de cargas, o que amplia significativamente seu potencial logístico e econômico”, explicou Valença.

“Estamos falando de um eixo com grande capacidade de atrair novos investimentos e dinamizar a economia. O projeto tem sido bem avaliado pelo Ministério dos Transportes justamente por reunir atributos técnicos e econômicos”, completou o coordenador.

Detalhes do projeto
Conforme antecipado pelo Portal A TARDE no último dia 12 de junho, o projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.

A linha teria 98 km a serem percorridos por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h, além de vagões de carga que poderiam circular em até 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

A ferrovia seria implantada pensando em trens de bitola larga, de 1.600 mm, com eletrificação em 25kV e sistema de controle ETCS Nível 2, visando garantir a alta velocidade, em compatibilidade com os principais corredores ferroviários nacionais.

Estações
De acordo com o projeto obtido pelo Portal A TARDE, a ferrovia entre Salvador e Feira de Santana teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga.

A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, na capital baiana, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária soteropolitana, prevista para ser inaugurada até outubro deste ano.

Os trens ainda passariam por estações de passageiros em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar em Feira de Santana, na parada Noide Cerqueira, e finalizar com a Estação Rodoferroviária Contorno.

Com esse traçado, na avaliação da TIC Bahia, a nova ferrovia Salvador-Feira de Santana teria impacto direto sobre uma população de 6 milhões de habitantes.

Impacto econômico
Segundo os estudos feitos pela TIC Bahia, a ferrovia Salvador-Feira pode gerar um impacto econômico de R$ 73 bilhões na capital baiana e seu entorno, com foco no polo portuário e nos serviços; além de outros R$ 17,2 bilhões na região metropolitana feirense, com suas mais de 300 indústrias.

A empresa também estima um faturamento de R$ 1,115 bilhão por ano com o trem intercidades, sendo R$ 1,035 bilhão com os 23 milhões de embarques anuais, a um preço médio de R$ 45; e outros R$ 80 milhões com o transporte de cargas.

O que é o GTI
Criado por meio de um decreto do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no dia 10 de fevereiro de 2025, o Grupo de Trabalho Intersetorial é composto por representantes de 12 órgãos do governo do estado, entre titulares e suplentes.

O GTI é responsável por elaborar diagnósticos e propor soluções para os principais desafios logísticos da Bahia, com foco na integração multimodal, na superação de gargalos e na atração de investimentos sustentáveis.

Na reunião do GTI desta sexta, estiveram representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Casa Civil, bem como de outros órgãos e empresas como a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), BahiaInveste e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Informações: A Tarde

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Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’ na zona Oeste

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Guarda Municipal, realizou, nesta sexta-feira, 27/6, mais uma edição da operação “Transporte Legal”, voltada ao combate do transporte clandestino na capital. A ação aconteceu durante a manhã, na avenida do Turismo, zona Oeste da cidade.

Ao todo, cinco veículos foram autuados por realizarem transporte irregular de passageiros. Além da ausência de autorização legal para operação, os agentes constataram que os veículos apresentavam mau estado de conservação, o que representa um risco direto à segurança dos usuários.

 Segundo o chefe de fiscalização de transporte do IMMU, Waldir Sousa, a operação segue um cronograma permanente de ações preventivas e repressivas. “Nossa intenção é trazer mais segurança aos usuários do transporte público. As fiscalizações são cotidianas e abrangem todas as zonas da capital”, destacou Sousa.

A operação “Transporte Legal” tem como objetivo reforçar a fiscalização e proteger a população de práticas irregulares que comprometem a integridade física e os direitos dos passageiros. O transporte clandestino, além de não cumprir normas técnicas e legais, não atende a qualquer controle de manutenção e segurança exigido para veículos de transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Em Florianópolis, Corredor exclusivo para ônibus passa a operar na Beira-mar Norte

Quem utilizou o transporte público de Florianópolis, nesta sexta-feira (27), percebeu que o corredor de ônibus da avenida Beira-mar Norte começaou a operar. A funcionalidade compreende as vias marginais dos três bolsões da avenida. Ao todo, são 690 metros de exclusividade em uma das regiões mais movimentadas da capital catarinense.

Além do corredor de ônibus, os locais receberam nova sinalização, com pintura horizontal e a instalação de placas de sinalização vertical, indicando a nova dinâmica do trânsito de veículos. A prefeitura deve realizar, nos próximos dias, a instalação de um semáforo adicional para orientar a saída de um dos bolsões.

Corredor de ônibus passa a operar em Florianópolis
A rota exclusiva do transporte público compreende os bolsões do Koxixos, da elevatória da Casan e do trapiche da Beira-mar Norte, em direção ao Centro da cidade.

Corredor de ônibus na Beira-mar Norte compreende os bolsões do Koxixos (foto), elevatória da Casan e do trapiche – Foto: Anderson Coelho/ND
Os veículos de passeio poderão continuar acessando a área de escape dos bolsões porque dão acesso a diferentes pontos de interesse na região.

Os motoristas precisam estar atentos para não interromper o fluxo da faixa exclusiva. Veículos de segurança, em caso de necessidade, estão autorizados a circular no corredor de ônibus.

Guarda Municipal fará fiscalização do trecho
A partir da próxima semana, a Guarda Municipal de Florianópolis dará início às fiscalizações de trânsito no corredor de ônibus. A medida busca garantir o cumprimento das normas de circulação e preservar a segurança viária.

O local do corredor de ônibus da Beira-mar Norte já conta com sinalização adequada. Motoristas que forem flagrados descumprindo as determinações poderão ser autuados e receber multa, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O uso do corredor de ônibus será permanente, sem alteração durante os fins de semana.

Informações: ND Mais

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