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Sorocaba recebe primeira audiência do Trem Intercidades

segunda-feira, 26 de maio de 2025

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), realiza nesta segunda-feira (26), em Sorocaba, a primeira audiência pública sobre o projeto de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, o TIC Sorocaba, que ligará o município à capital paulista. O encontro será presencial, às 11h, na Câmara Municipal de Sorocaba, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Governo no YouTube.

Não é necessário se inscrever previamente para assistir às audiências públicas, basta respeitar a capacidade do local. Já os interessados em se manifestar durante as sessões podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no site da SPI ou presencialmente, no momento indicado durante o evento.

Além da participação nas audiências, os interessados poderão contribuir por meio da consulta pública, aberta no dia 30 de maio e disponível à sociedade até o dia 2 de junho. As sugestões devem ser enviadas por formulário eletrônico disponível por meio de data room no site do projeto. A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas que desejam colaborar com o aprimoramento do projeto.

Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, o projeto do TIC Sorocaba prevê a implantação de dois serviços: Expresso e Parador, ampliando as opções de mobilidade para a população. A proposta inclui ainda a modernização das estações, aquisição de uma nova frota e a integração com as linhas de trens metropolitanos, metrô e o Trem Intercidades Eixo Norte. A expectativa é que o TIC atenda até 50 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em cerca de uma hora entre Sorocaba e São Paulo.

Outras duas audiências serão realizadas: nas cidades de São Roque (28 de maio) e São Paulo (29 de maio), sempre às 11h. O TIC Sorocaba faz parte do programa SP nos Trilhos que conta com mais de 40 projetos de expansão da malha metroviária, de trens urbanos e a construção dos Trens Intercidades (TICs) e VLTs. Ao todo, as iniciativas estão estimadas em mais de R$ 190 bilhões, somando mais de mil quilômetros de extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral. 

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul

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Ministério das Cidades viabiliza avanço do BRT em Florianópolis

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Florianópolis deu mais um passo rumo à modernização do seu sistema de transporte público com a assinatura do termo de compromisso para a implantação do BRT no Trecho Sul da capital catarinense. A iniciativa, selecionada pelo Novo PAC, conta com apoio do Ministério das Cidades, que tem desempenhado papel fundamental na viabilização técnica e financeira do projeto. O investimento inicial previsto é de R$ 159 milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU). 

O projeto do BRT de Florianópolis prevê a implantação de um corredor de 5,2 quilômetros entre o Terminal de Integração da Trindade e o do Saco dos Limões, passando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está prevista a construção de nove estações ao longo do trajeto, além de adequações viárias no entorno do BRT e um novo sistema de iluminação pública na região. 

A proposta do BRT também inclui uma extensão de 2,67 quilômetros da Avenida Mauro Ramos, com faixas exclusivas para ônibus, uma para cada sentido. A ampliação da via ainda terá a instalação de 20 novos abrigos de passageiros, uma ciclovia no canteiro central e melhorias nas calçadas. 

“Essa nova etapa do BRT em Florianópolis faz parte de uma estratégia de transformação do sistema de transporte coletivo em todo o país, priorizando qualidade, acessibilidade e sustentabilidade. O Ministério das Cidades quer continuar garantindo uma mobilidade urbana eficiente e inclusiva”, disse o diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Morais. 

Assinado o termo de compromisso, o projeto passará por uma etapa de revisão e, em seguida, será submetido à análise técnica da Caixa Econômica Federal. Somente depois dessa fase será iniciado o processo licitatório para a execução das obras. 

Informações a imprensa

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Empresa de ônibus ‘Capital do Agreste’ será substituída em Caruaru


A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informou que a empresa de ônibus Capital do Agreste será substituída em Caruaru. A nova empresa será a Bandeira Mobilidade, que deve substituir a frota atual com 28 novos ônibus.

As linhas da Capital do Agreste continuarão funcionando normalmente. A mudança deve acontecer gradativamente até o final de julho. O objetivo da alteração é atender a população caruaruense com mais conforto e segurança.

Confira as linhas
107 - Salgado/ Lagoa do Algodão;
109 - Rendeiras/ Morada Nova;
110 - São José/Centro Adm/ São José ;
117 - Universitário/ Via Luiz Gonzaga;
123 - Cidade Jardim;
130 - UFPE;
139 - Polo Caruaru;
171 - Patos/Juá;
181 - Serra Velha;
182 - Gonçalves Ferreira.

Informações: g1 PE

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Prefeitura leva 5,7 mil vagas de trabalho para dentro dos 22 terminais de ônibus de Curitiba

Aviso aos trabalhadores de Curitiba: atualizem seus currículos e andem com a Carteira de Trabalho na bolsa (ou no bolso) porque uma nova oportunidade de trabalho pode chegar até você ao descer do ônibus. De segunda (19/5) a sexta-feira (23/5), das 9h e às 15h, 66 empresas vão aos 22 terminais do transporte coletivo da cidade oferecer vagas de emprego.

Essas empresas aceitaram o convite da Prefeitura para estarem mais próximas da população, apresentando as vagas a quem estiver nesses locais de grande concentração de pessoas. Serão ofertadas 5.671 vagas nos seguintes terminais: Sítio Cercado, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Santa Cândida, Boqueirão, Carmo, Hauer, Centenário, Vila Oficinas, Capão da Imbuia, Caiuá, CIC, Cabral, Capão Raso, Pinheirinho, Fazendinha, Portão, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santa Felicidade e Tatuquara. 

A ação é chamada de Emprega Curitiba – Emprego nos Terminais é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) em parceria com a Urbs e faz parte da agenda de eventos do Mês do Trabalhador.

“Nosso objetivo é mostrar à população que há vagas a serem preenchidas em Curitiba e que a Prefeitura está com seus esforços voltados para auxiliar quem está desempregado a encontrar essas oportunidades. Durante toda a semana do Emprega Curitiba, estaremos nos terminais com nossas equipes dos Sines ao lado das empresas participantes”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

Entrevistas e banco de talentos
Entre as participantes, estão empresas de diferentes segmentos: de recrutamento, supermercados, comércios, lanchonetes, restaurantes, construção, do segmento de serviços, instituições de qualificação profissional e indústrias, que terão profissionais oferecendo vagas de trabalho em diversos cargos.

Durante esses cinco dias, os representantes das empresas vão buscar contratados em potencial, agendar próximas etapas de processos seletivos e juntar informações para seus bancos de talentos. Esses profissionais e os servidores da SMDEI estarão identificados com seus crachás e uma credencial do evento.

A cada dia e a cada terminal, diferentes empresas estarão atuando, dentro de um cronograma que pode ser conferido NESTE LINK.

Participam do Emprega Curitiba nos terminais de ônibus as empresas: Rede Condor, Nova Gestões, IEL/PR, Brasa Braba, Terceirize Mais Facilities, Irmãos Muffato, Instituto Barigui, Liderança, Tahto, Ademicon Batel I, Deltalimp, Habib’s, McDonald's (Pátio Batel, Mercês, Mossunguê, Mueller, Seminário) Super Zamp, Servlar Portaria e Limpeza, Farmácias Unipreço, Restaurante Azuki, DBM Contact Center, Grupo Risotolândia, Grupo GPS, Top Service, Elco Engenharia, Kapazi, Lavitta Engenharia, RH Nossa, Hospital Universitário Cajuru, RH Center, Instituto Ressignificar, Packtogo, Agilidade Rh, Metalúrgica Império, Panelux, Veper, DrogaRaia, Farmácias Nissei, Master Vigilância Especializada, GRSA/GPS, Lojas Colombo, Circuito Atacadista, Supermercados Jacomar, Reproset Gráfica, Destro, Confeitaria Panetelli, Auto Viação Redentor, Grupo Kharina, Popeyes, HD Ferragens, Deville Hoteis e Turismo, Singular, Grupo Unidas, CSN Siderúrgica, CIEE/PR/, TRC Taborda, Cead Supermercado, Angeloni, Superdia Atacado, Honda Blokton Motocar, Concentrix, Cemitério Jardim da Saudade, Supermercado Agrimar, Assaí Atacadista.

O evento terá, em cada um dos terminais:
Oferta de 5.671 mil vagas de emprego em diversos setores;
Entrevistas no local;
Encaminhamento direto para entrevistas;
Encaminhamento ao Sine para concessão de Tarifa Zero para quem for chamado para o processo seletivo, nos casos em que o candidato se enquadre nos requisitos do programa;
Suporte para uso da Carteira de Trabalho Digital; 

Como participar
Quem busca uma oportunidade de um novo trabalho e estiver em um desses terminais de ônibus durante o Emprega Curitiba pode procurar o ponto fixo da SMDEI ou conversar com os profissionais das empresas, que estarão usando identificação profissional e credencial do evento. É importante ter em mãos documento com foto, CPF, carteira de trabalho (física ou digital) e currículo atualizado.

No caso dos trabalhadores que se enquadram no benefício do Tarifa Zero a Caminho do Emprego, também é importante ter o cartão-transporte na categoria Usuário. A recarga será feita em uma das unidades do Sine de Curitiba, nas Ruas da Cidadania (o trabalhador poderá utilizar a integração dos terminais) e no Sine Móvel.

Orientações do Sine
A secretaria terá um ponto fixo em cada terminal, com a equipe dos Sines de Curitiba, que vão orientar os trabalhadores a:

Instalar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
Auxiliar no uso do aplicativo para que possam gerar seus próprios encaminhamentos para entrevistas de emprego disponíveis;
Sanar dúvidas sobre outros serviços e programas como Seguro-Desemprego, Tarifa Zero e cursos profissionalizantes;
Realizar encaminhamento para outras oportunidades cadastradas no banco de dados.
Sine Móvel
Durante Emprega Curitiba – Emprego nos Terminais, o Sine Móvel também estará nos terminais de ônibus em um local diferente a cada dia, das 9h às 15h30:

19/5 (segunda-feira) - Terminal Sítio Cercado
20/5 (terça-feira) - Terminal Tatuquara
21/5 (quarta-feira) - Terminal Boqueirão
22/5 (quinta-feira) - Terminal Santa Cândida
23/5 (sexta-feira) - Terminal Pinheirinho

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Mais 19 ônibus com ar-condicionado começam a circular em Aracaju

Dezenove novos ônibus com ar-condicionado da viação Atalaia, que passarão a integrar o sistema de transporte coletivo de Aracaju, foram entregues na manhã desta segunda-feira, 19, pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Os novos ônibus já começam a circular na capital a partir desta segunda.

Com a nova entrega, a frota de ônibus com ar-condicionado passa a contar com 34 veículos, garantindo mais conforto e dignidade à população usuária do transporte público.

Além do ar-condicionado, os novos veículos contam com Wi-Fi gratuito e carregadores para celular, tecnologias que começaram a ser implementadas na capital. Todos os ônibus atendem ao padrão Euro 6, que reduz em até 95% a emissão de poluentes, contribuindo diretamente com a preservação do meio ambiente.

“É mais conforto para o usuário, mais segurança, mais respeito, mais dignidade. Eu não vou me cansar de repetir isso, porque parece que coisas positivas têm prazo de validade. Aracaju nunca teve ônibus com ar-condicionado com essa qualidade antes. A gente agradece inclusive a compreensão e o compromisso das empresas”, destacou a prefeita Emília Corrêa.

Ela também reforçou que a prefeitura está em fase final para a nova licitação do transporte público e destacou que com a chegada dos novos veículos, a prefeitura segue cumprindo o decreto que estabelece a idade máxima de 12 anos para os ônibus em circulação.

As linhas beneficiadas são:

001-Augusto Franco / Bugio
004-Santa Maria / Mercado
005-Maracaju / D.I.A.
080-Bugio / Atalaia
100-2-Circular Shoppings 02
200-1-Circular Indústria e Comércio 01
401-Inácio Barbosa / UNIT / D.I.A
405 -17 de Março / D.I.A. via Marivan
408 -Paraíso do Sul / D.I.A.
410 -Res. Horto Santa Maria / D.I.A. via CIRAS
414-Marivan / D.I.A.
720 -UNIT / Centro via Jardins

Informações: Infonet

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São Paulo poderá ter 2.200 novos ônibus elétricos até 2028

domingo, 18 de maio de 2025

A transição elétrica do transporte público em São Paulo acaba de receber um reforço bilionário. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou, no dia 12 de maio de 2025, um financiamento de US$ 248,3 milhões — aproximadamente R$ 1,4 bilhão — para apoiar a expansão da frota de ônibus elétricos na capital. O plano prevê a incorporação de até 2.200 veículos movidos a bateria até 2028.

O financiamento foi aprovado na modalidade de Empréstimo Baseado em Resultados (EBR), vinculando o repasse de recursos ao cumprimento de metas. Entre elas, está a aquisição mínima de 582 ônibus elétricos até 2030, como parte do esforço da cidade para reduzir as emissões no setor de mobilidade.

De acordo com o BID, o programa vai beneficiar diretamente os cerca de 7 milhões de passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente em São Paulo. Os efeitos indiretos devem alcançar toda a população da capital (11,5 milhões de habitantes) e da região metropolitana (21,5 milhões), com a expectativa de melhoria na qualidade do ar.

O projeto também contempla investimentos em ferramentas de apoio à gestão do transporte público, com foco em eficiência operacional e planejamento. Segundo o BID, o impacto será particularmente relevante para cidadãos de baixa renda e mulheres, que representam a maior parte dos usuários do sistema.

A Prefeitura de São Paulo destaca ainda os benefícios operacionais da eletrificação. Além de serem menos poluentes, os ônibus elétricos oferecem uma operação mais silenciosa, ar-condicionado, entradas USB e conexão Wi-Fi, o que representa avanços na experiência de viagem para passageiros, motoristas e cobradores.

Com a aprovação do BID, o próximo passo é a análise do financiamento pelo Senado Federal, em Brasília. A liberação dos recursos depende da aprovação legislativa. Caso o processo avance, São Paulo se compromete a cumprir o prazo de amortização de 15 anos.

O investimento faz parte da estratégia municipal de descarbonização do transporte público, em linha com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e a Política de Mudanças Climáticas. A cidade busca reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis, com a meta de eletrificar grande parte de sua frota até o fim da década. 

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) destaca que os ônibus elétricos representam uma economia significativa no longo prazo. De acordo com os cálculos apresentados, o custo mensal de operação de um ônibus a diesel é estimado em R$ 25 mil, enquanto um elétrico tem despesa de cerca de R$ 5 mil, gerando uma economia de R$ 20 mil por veículo por mês.

Informações: UOL

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BRT Salvador registra crescimento de 42% no número de passageiros

Um novo balanço da Secretaria de Mobilidade (Semob) sobre o sistema BRT Salvador aponta crescimento expressivo no volume de passageiros nos últimos 12 meses. De acordo com os dados, o número de usuários aumentou 42% no mês de abril de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No total, 1.859.114 passageiros utilizaram o BRT Salvador em abril deste ano, frente a 1.304.684 passageiros registrados no mesmo mês de 2024, um crescimento de mais de meio milhão no volume de pessoas transportadas.

Para o secretário de mobilidade, Pablo Souza, o crescimento no número de passageiros demonstra a aceitação da população.

“Os números confirmam que o BRT Salvador está cada vez mais consolidado como uma alternativa de transporte ágil e confortável para os soteropolitanos. O crescimento de 42% em um ano mostra que a população confia no serviço e está aderindo à mudança”, destacou o secretário.

Ainda segundo a Semob, nos últimos três meses o crescimento acumulado foi de 18%, resultado diretamente ligado à chegada de novos serviços e à ampliação das linhas em operação. A linha B5 passou a funcionar de forma integral, das 5h às 23h10, e a linha B2 foi estendida até o Rio Vermelho, atendendo a uma demanda importante da cidade.

“A ampliação das linhas e a integração com outras áreas estratégicas da cidade vêm consolidando cada vez mais o BRT da rotina da população. A tendência é que esses números continuem crescendo nos próximos meses”, reforçou Pablo Souza.

Informações: Sociedade Online

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Frota de ônibus de Belo Horizonte tem a menor idade média entre as capitais

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza melhorias no transporte coletivo da cidade e, um dos focos, é a renovação da frota dos ônibus da capital. Entre 2023 e 2025, a capital recebeu 1.088 novos veículos, o que representa a renovação de 40% da frota do sistema convencional atual, composta por 2.741 coletivos. 

Com a chegada dos novos coletivos, Belo Horizonte possui a menor idade média de frota entre as capitais brasileiras, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2023-2024. Enquanto a média nacional permanece em 6 anos e 5 meses desde 2011, a idade média atual da frota municipal é de 5 anos e 2 meses. 

Segundo o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, Rafael Murta Resende, as melhorias no transporte coletivo já têm gerado impactos positivos para os passageiros. “A Prefeitura vem promovendo uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana, com investimentos em infraestrutura viária, ações de fiscalização do Tolerância Zero e a renovação da frota do transporte coletivo. Os novos veículos já demonstram para a cidade que as melhorias estão acontecendo e as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Sumob e da BHTrans seguem empenhadas em novas ações e projetos para a cidade”, salienta Rafael. 

A renovação da frota em Belo Horizonte atende aos diversos segmentos do transporte coletivo convencional da cidade. As linhas de vilas e favelas receberam 23 novos miniônibus, 175 novos ônibus foram incorporados ao sistema MOVE e outros 890 novos veículos já estão operando nas linhas convencionais. Os novos ônibus oferecem mais conforto e comodidade aos passageiros, com ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia sustentável, baseada no sistema Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.

Lei de Melhorias para o Transporte Coletivo

A qualidade do serviço está assegurada pela Lei 11.458/2023, que desde março de 2023 vem modernizando o transporte público de Belo Horizonte. Com essa legislação, a Prefeitura passou a adotar um novo modelo de remuneração para os sistemas de transporte coletivo suplementar e convencional, em que o poder público complementa a tarifa, antes custeada exclusivamente pelos usuários.

Para receber a remuneração complementar, as concessionárias devem cumprir uma série de condicionantes, como segurança, limpeza, conservação dos ônibus, garantia de ar-condicionado em funcionamento, pontualidade, cumprimento da programação e respeito ao limite de passageiros.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte 

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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